Início / Europa / Suíça / Como ir do aeroporto de Zurique para o centro rápido e fácil

Como ir do aeroporto de Zurique para o centro rápido e fácil

Uma das principais formas de chegar à Suíça é utilizar o aeroporto de Zurique, na maior cidade do país. Esse é o aeroporto mais importante de todo o território suíço (logo após vem o aeroporto da capital da paz – Genebra).

A infraestrutura do aeroporto de Zurique é boa e ele possui os itens básicos para a chegada depois de uma longa viagem: restaurantes, wifi gratuito e balcões com atendentes que podem dar assistência no momento da chegada.

Se o seu voo tiver feito conexão em outro país da Europa, como Alemanha ou França, provavelmente a imigração já terá sido realizada, então, a preocupação na chegada é apenas certificar-se de pegar sua bagagem e já começar a aproveitar as primeiras fases da viagem.

Se você optar por se hospedar em um hotel próximo ao aeroporto, provavelmente ele te disponibilizará de um serviço de ônibus de cortesia, porém, o mais indicado é procurar um hotel próximo a alguma estação de trem, em outra região da cidade.

Planeje sua viagem​ => Hotéis em oferta em Zurique

Seguro viagem para a Suíça »

 

Como ir do aeroporto de Zurique ao centro

Aeroporto de Zurique
Veja como sair do aeroporto de Zurique.
  • Trem
  • Tram
  • Ônibus
  • Táxi
  • Uber
  • Carro alugado

Imperdível => Melhores passeios em Zurique

 

Trem

Como se virar no aeroporto de Zurique
Trem de Zurique | Foto: Kenritley, via Wikimedia Commons.

É possível já sair do Brasil com o bilhete de trem da Suíça, o Swiss Pass. Isso pode ser de grande ajuda e comodidade no momento de desembarque. Contudo, pode te fazer gastar um pouco a mais, uma vez que alguns hotéis disponibilizam um cartão de transporte  local gratuito para turistas. Para isso, você precisa consultar o seu hotel, se há esse benefício. Do contrário, confira a opção do Zurique Card.

Por outro lado, se não tiver o bilhete Swiss Pass, você pode comprar um ticket numa máquina eletrônica. Apesar de não conter o idioma português, o processo de compra não é complexo. Atente-se para o fato do bilhete ter uma duração máxima, por isso, deixe para comprar quando realmente já desejar embarcar.

Na Suíça, os trens são extremamente pontuais (a mesma regra se aplica aos ônibus e outras formas de transporte público), ou seja, não há atrasos, mesmo de minutos. O aeroporto possui dois terminais de desembarque: A e B. A estação de trem está localizada no B. Então, o primeiro ponto é se localizar para saber em qual terminal está.

Interessante => Curiosidades da Suíça

 

Mais sobre trem do aeroporto de Zurique

Como ir do aeroporto de Zurique para o centro
Estação de trem de Zurique | Foto: No machine-readable author provided, via Wikimedia Commons

O trem é a melhor forma de se locomover saindo do aeroporto e a mais indicada, salvo se seu hotel ficar muito longe de qualquer estação. O trajeto do aeroporto ao centro tem uma duração média de apenas 10 minutos.

A sinalização no aeroporto é muito boa. Dessa forma, não há a necessidade de preocupação, basta seguir as placas com indicação de trem. Os suíços costumam ser cordiais e educados aos responder visitantes. Além disso, a maioria costuma entender e falar inglês, o que pode ajudar.

Para não cometer uma gafe, preste atenção no vagão do trem, existem vagões de primeira e de segunda classe. Saindo do aeroporto para o centro, o seu destino deve ser a estação Hauptbahnhof (HB).

Como a língua tem uma pronúncia diferenciada, preste atenção no desembarque. Ao embarcar também preste atenção para deixar sua bagagem no local adequado para não impedir a passagem dos outros usuários. Guarde seu bilhete em local seguro, pois, pode acontecer alguma verificação ao longo do trajeto.

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

 Tram

Como funciona o aeroporto de Zurique
Tram de Zurique | Foto: CEphoto, Uwe Aranas, via Wikimedia Commons.

Além do trem, há o tram. Esse segundo meio de transporte consiste numa espécie de bonde elétrico. A distância até o centro costuma demorar mais, mas a experiência é bastante diferente e pode compensar.

O tempo médio da viagem gira em torno de 40 minutos. A vantagem, sem dúvidas, fica por conta da paisagem. Ao contrário do trem, o tram fica todo o trajeto no nível superior, uma boa opção para ir observando a maior cidade suíça. Outra forma de apreciar as belezas, é por meio de um cruzeiro em Zurique.

Saiba mais​ => Quando ir para a Suíça

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Ônibus

Como andar de ônibus em Zurique
Ônibus de Zurique | Foto: Tim Adams, via Wikimedia Commons.

O sistema de trem na Suíça é muito rápido e eficiente. Por isso, o ônibus pode ser uma escolha melhor apenas para quem está hospedado mais próximo ao aeroporto (verifique se o seu hotel disponibiliza alguma forma de transfer). E se você gosta de transportes alternativos, veja também para agendar um bike tour em Zurique.

Conheça => Evento e feriados na Suíça

 

Táxi

Para ir do aeroporto ao centro de Zurique também existe a opção de táxi. Você pode pegar um táxi no próprio ao aeroporto, garantindo mais comodidade. Contudo, essa opção pode pesar bastante no seu bolso: uma corrida até o centro da cidade pode te gerar um custo aproximado de 60 a 80 francos.

Contudo, caso prefira essa comodidade, o táxis se encontram nas áreas de desembarque 1 e 2 do aeroporto. Além disso, esse meio de transporte pode ser uma boa para quem viaja em grupo e pode dividir o valor do deslocamento. Apesar de demorar mais que o trem.

Prático => Segway tour em Zurique

 

Uber

A opção de Uber também pode ser uma boa escolha. Se for utilizar, certifique-se de deixar o aplicativo instalado e opte por pagar em dinheiro. Por falar em dinheiro, há um passeio bem barato para fazer, é o tour a pé pela Zurique antiga. Uma experiência incrível.

Prático => Chip de internet na Europa

 

Carro alugado

Como alugar carro em Zurique
Se for dirigir, preste bastante atenção na sinalização de trânsito.

Com um carro alugado, o seu tempo de deslocamento do aeroporto de Zurique até a região central da cidade é de aproximadamente 15 minutos. Certifique-se de ter um bom GPS. As pistas no inverno suíço podem estar escorregadias, leve isso em conta, caso sua viagem ocorra neste período.

Já em território Suíço, você poderá encontrar uma empresa para o aluguel de carro. Contudo, procure já reservar seu carro antes mesmo de embarcar rumo ao continente europeu.

Se for dirigir, preste bastante atenção na sinalização de trânsito para garantir que não levará nenhuma multa, ainda que as regras sejam muito parecidas com as aplicadas em solo brasileiro. Também certifique-se se terá onde deixar seu carro no local da estadia para não ter nenhuma surpresa. Para entender melhor, leia o post sobre aluguel de carro na Suíça.

Encante-se => Regiões turísticas da Suíça

 

Dicas para aproveitar a estadia em Zurique

Aeroporto de Zurique fotos
Aeroporto de Zurique | Foto: Philipp Dubach philippdubach, via Wikimedia Commons.

Lembre-se de que a moeda local é o Franco Suíço e não o Euro, uma vez que a Suíça não faz parte da União Europeia. Por isso, tenha consigo um pouco da moeda local, ainda que opte por levar a maior quantia em cartão pré-pago ou Euro. Isso garantirá que você tenha dinheiro suficiente para os primeiros deslocamentos.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

No aeroporto você encontrará algumas casas de câmbio que podem ajudar em um momento de urgência, mas não faça todas as transações no local, pois, provavelmente conseguirá um preço melhor em outra região. Para te ajudar mais, leia o artigo sobre qual moeda levar para a Suíça.

Ao sair do aeroporto até a estação de trem, você poderá entrar em uma espécie de shopping, com alguns caixas eletrônicos. Se a data da sua chegada for um domingo, dar uma passada no local é uma ótima opção.

Afinal, a paz prevalece na Suíça e é praticamente impossível encontrar qualquer tipo de comércio aberto em outros lugares da cidade, por isso, aproveite o aeroporto. Além de sacar dinheiro, você pode comprar alguns itens básicos para o início da viagem.

Lembre-se de que a Suíça possui cinco línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche). A língua falada em Zurique é alemão suíço (um pouco diferente do alemão tradicional). Por isso, leve anotado e pesquise antes sobre o local da sua hospedagem para não ficar perdido. Ler placas em outro idioma pode ser complicado sem a ajuda de um tradutor.

Economia => Viagem barata para Suíça

Mapa do aeroporto de Zurique
Esteiras do aeroporto de Zurique | Foto: Jo-Jo Eumerus, via Wikimedia Commons.

O aeroporto de Zurique é o maior do país e possui dois terminais de chegada. É um ótimo ponto de partida para as regiões montanhosas do país e inclusive já ganhou alguns prêmios como o melhor do mundo.

Dependo do local de desembarque, você precisará pegar um tipo de trem no aeroporto. A experiência também é muito interessante, pois, saem sons e músicas imitando vaquinhas, um dos símbolos da Suíça. Símbolo que estará na maioria das lembrancinhas no país. Aproveite e confira também o artigo com dicas para primeira vez na Suíça.

Uma dica esperta antes de ir para o meio de transporte é utilizar o wifi do aeroporto, ele fica disponível aos viajantes por uma hora. Nessa hora é possível conferir horários, avisar que a viagem ocorreu bem, entre outras coisas.

Viajar tendo o aeroporto de Zurique é sinônimo de tranquilidade, a sinalização e boa estrutura do local garantem que o passeio pela Suíça já comece muito bem. Além dessas opções, há também a possibilidade de contratar uma empresa especializada em transfers, uma alternativa para quem viaja com mais de cinco pessoas.

Ficou com alguma dúvida em relação à chegada ou saída do aeroporto de Zurique, na Suíça? Deixe seu comentário!

 

Leia os últimos artigos sobre a Suíça:

 

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *