7 tipos de visto para Suíça: estudante, trabalho etc
O visto para a Suíça é uma das partes mais importantes na programação da viagem. Mais do que um lindo país para visitar e fazer uma bela viagem de férias, a Suíça pode ser o destino certeiro para estudar, trabalhar ou até morar. Por isso, saber e tirar a documentação correta para cada caso é essencial.
Se você está planejando morar na Suíça, os primeiros passos para obter o visto são diferentes de uma simples viagem de férias. Estar com a documentação correta garantirá segurança, tranquilidade e seus direitos durante a estadia no país. A Suíça é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, com uma boa segurança e diversos benefícios, por isso, atrai a atenção de habitantes de outros lugares do mundo.
Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Suíça
Saiba tudo sobre seguro viagem para a Suíça »
Quais são os tipos de visto para a Suíça?
- Visto de turismo
- Visto de trabalho
- Permissão L
- Permissão B
- Permissão C
- Permissão S
- Visto para estudante
Programe-se => Melhores passeios guiados na Suíça
Visto de turismo
Se a sua viagem para a Suíça for somente a passeio e tiver duração de até três meses, não há a necessidade de solicitação prévia de visto. A permissão para ingresso no país irá acontecer no momento da sua imigração, no aeroporto.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Sua imigração poderá acontecer em outros países da Europa, dependendo da conexão do seu voo, como Alemanha ou França. Ainda assim, diversos documentos devem ser previamente separados.
Em primeiro lugar, verifique a validade do seu passaporte. A entrada na Suíça segue as determinações do Tratado de Schengen. Por esse motivo, o passaporte deve ter validade superior a três meses. Além disso, você precisa ter em mãos a passagem de volta com uma data que não ultrapasse os 90 dias, contando a partir da data de entrada. Também é preciso comprovar que possui dinheiro suficiente para o seu tempo no país.
Ter o seguro saúde também faz parte dos documentos. Nesse caso, a cobertura mínima deve ser de 30 mil euros. Além de obrigatório para ingresso no país, atente-se para o fato da Suíça não possuir opções de saúde pública, apenas opções privadas, ou seja, o plano é muito importante para uma estadia.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Por fim, é necessário possuir o comprovante das reservas do hotel ou a carta convite de um amigo ou parente que irá te receber. Lembre-se de que a Suíça, apesar de ser um país pequeno territorialmente, possui quatro línguas oficiais (Alemão, Francês, Italiano e Romanche). E, como a imigração também pode acontecer em outros países, peça a carta convite na língua do local da hospedagem e também uma cópia em inglês.
Visto de trabalho
Para o visto de trabalho, existem duas situações. A primeira, para brasileiros que possuem cidadania de outro país europeu. Nesse caso, pode-se passar até três meses no país e solicitar autorização de residência, depois de conseguir algum emprego na Suíça.
O segundo caso, brasileiros que não possuem cidadania de outro país europeu, precisam primeiro de um contrato de trabalho para depois entrar com o pedido de visto. Para solicitar esse visto, alguns documentos devem ser apresentados no Consulado Suíço no Brasil: passaporte com validade superior a seis meses, fotografias recentes, autorização emitida pela autoridade cantonal suíça e pagamentos das taxas (o valor aproximado é cerca de R$220).
Os membros da família (conjugue e filhos menores de 21 anos) também serão inclusos nesse pedido de visto para poderem permanecer na Suíça. Existem diversos tipos de permissões, por isso, cada caso deve ser analisado e pesquisado.
Permissão L
Esse tipo de visto é empregado em alguns casos, como situações de estudo (mestrado, doutorado), estágio ou trabalho. A permissão L, curto prazo, é concedida também para pessoas que estão dando início ao processo civil para casamento com um suíço. Quando o casamento acontecer, essa permissão é substituída pela B e, com ela, será permitida a busca por emprego no território suíço.
Estudantes de cursos de idioma podem receber a permissão L. Todavia, somente se o curso tiver pelo menos vinte horas por semana, ou seja, um tanto intensivo.
Permissão B
Esse visto é destinado para uma residência inicial e é concedido para pessoas que tenham um contrato de trabalho com duração superior a 12 meses. Tal permissão pode ser prorrogada.
Permissão C
Essa permissão é permanente. Esse visto pode ser adquirido depois de alguns anos vivendo em solo suíço (5 ou 10, dependendo do caso). Ainda que seja conhecido como permissão permanente, existem, como tudo na Suíça, algumas regras.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
A mais importante é que o brasileiro portador desse documento deve permanecer em território suíço, podendo ficar fora somente até seis meses sem avisar o governo e até dois anos com prévio aviso.
Permissão S
Esse tipo de visto é concedido somente em questões humanitárias para auxílio a pessoas necessitadas.
Visto de estudante
O visto de estudante pode ser requerido após matrícula em uma instituição de ensino suíça. No entanto, há a obrigatoriedade de que o curso tenha duração maior do que 90 dias. Esse visto deve ser pedido no consulado da Suíça no Brasil.
Como é a vida na Suíça
A Suíça é um país bastante atrativo, seja para viajar e desfrutar da boa estrutura e paisagens ou estudar e trabalhar. Contudo, um bom conselho: procure conhecer as curiosidades, leis e principais informações com antecedência.
A Suíça possui 26 cantões (similares a estados) autônomos. Cada um deles possui uma constituição e leis próprias. Além disso, existem diferenças entre eles. Então, se você se mudar de um cantão para outro, pode notar algumas mudanças.
Impostos podem ser cobrados de maneiras diferentes e a grade curricular de escolas pode se alterar, por exemplo. Alguns cantões podem ser mais flexíveis em relação a outros que são rigorosamente burocráticos.
No quesito mercado de trabalho, conseguir um contrato para ter permissão de trabalhar não é fácil. Empresas suíças precisam justificar o motivo de contratarem mão de obra estrangeira e não um profissional local. Por isso, a maioria das vagas para estrangeiros costumam ser bastante específicas.
Para obter o passaporte suíço de fato, a espera leva mais de dez anos. Além disso, será preciso se sair bem em diversos testes sobre a história e cultura do país.
Existem outras permissões, contudo, provavelmente não se encaixarão nas situações de cidadãos brasileiros. Dentre elas, está a Permissão G, cujo foco são moradores de países que fazem fronteira com a Suíça.
Inclusive, se sua viagem for a passeio, inclua também outros países no roteiro, de uma das cidades mais bonitas da Suíça, Lausanne, pode-se chegar a França com um belíssimo passeio de barco, vendo os Alpes Suíços.
Também há a Permissão N, destinada para pedidos de asilo no país, com enfoque nos tratados internacionais. E a Permissão F que apenas não permite a deportação.
Mais sobre visto para a Suíça
A última permissão concedida para cidadãos na Suíça é a Ci. Esse visto é destinado para familiares de representantes diplomáticos e de organizações internacionais.
Aliás, a cidade de Genebra, é conhecida como sede de órgãos que realizam trabalhos humanitários, por isso, carrega o apelido de capital da paz.
São diversas organizações no município, como a sede das Organizações Unidas (ONU) e da Cruz Vermelha. Desse modo, o país carrega também o título de um dos principais locais de encontro de líderes mundiais.
Essas e outras características como limpeza, educação de qualidade, exemplo de segurança (taxa de criminalidade próxima a zero) fazem da Suíça um destino muito bom para passar um período da vida. Entretanto, tenha em mente que tudo isso tem um preço, o custo de vida na Suíça é bastante caro. Aluguel e despesas com alimentação pode consumir boa parte do seu orçamento. Por isso, programe-se financeiramente para seu tempo no país.
Vale a pena conhecer a Suíça?
Por fim, algumas observações: lembre-se de que esse país não faz parte da união europeia e, consequentemente, não tem o Euro como moeda, mas sim o Franco Suíço, tire todas as dúvidas no post Qual moeda levar para a Suíça.
Ainda que existam diversas opções de visto e a maioria repleta de burocracia. Tenho os documentos em dia e verifique todos pré-requisitos para passear, estudar ou morar legalmente no país, garantindo seus direitos, deveres e segurança.
E para dar mais leveza ao tema, encerro este post com o melhor vídeo promocional de um país da vida! É muito engraçado a forma como o site oficial de turismo da Suíça usa do humor para mostrar suas belas paisagens:
Ficou com alguma dúvida sobre o visto para a Suíça? Deixe seu comentário.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *