Suíça no inverno: 6 melhores cidades para explorar a neve e o frio

por Alana Romão

Suíça no inverno: 6 melhores cidades para explorar a neve e o frio

A Suíça no inverno é imperdível. Essa é uma das principais estações para conhecer esse belo país. Principalmente, a partir do mês de dezembro, quando geralmente começa a nevar e esse destino recebe visitantes de todo o mundo em busca de aventura e conforto.

De vilarejos encantadores a famosas estações de esqui, o inverno na Suíça é um leque amplo de opções a serem exploradas pelos mais diversos perfis de viajantes. Além disso, a gastronomia se torna ainda mais especial na estação mais fria do ano, com muito fondue, chocolate e queijos. Alguns restaurantes, inclusive, produzem um menu especial somente para o inverno.

O país possui muitos lugares para serem conhecidos durante esse período. Por isso, preste atenção nas dicas para escolher os melhores destinos e cidades da Suíça durante o inverno no seu roteiro e não perder nada desta viagem dos sonhos.

Planeje sua viagem​ => Melhores hotéis da Suíça

Seguro viagem para a Suíça »

 

Quando começa o inverno na Suíça?

Quando neva na Suíça
O inverno na Suíça é intenso, mas as cidades estão preparadas para isso.

O inverno na Suíça começa em dezembro e vai até março. O mês mais frio é janeiro, porém, no Alpes, há a presença de neve durante todos os meses gelados. A temperatura varia, mas a média costuma ficar abaixo de zero! Mas fique calmo, as cidades são preparadas para receber essa estação. Veja agora os destinos surpreendentes para ver neve na Suíça.

 

Lugares para conhecer na Suíça no inverno

  1. Zermatt
  2. Interlaken
  3. St. Moritz
  4. Davos
  5. Montreux
  6. Genebra

Saiba mais​ => Quando ir para a Suíça: melhor época e clima

 

Zermatt

Fotos da Suíça no inverno
Zermatt possui diversas pistas de esqui e uma paisagem de tirar o fôlego.

Essa cidade é sem dúvida uma das principais (se não a principal) no quesito inverno nos Alpes suíços. Zermatt possui diversas pistas de esqui e uma paisagem de tirar o fôlego!

Uma das principais pistas possui 25 quilômetros de extensão, sendo considerada uma das maiores de todo o continente europeu. Saiba onde se hospedar em Zermatt.

Além disso, a montanha mais conhecida do país, estampada nas embalagens do chocolate toblerone, encontra-se em Zermatt: a Matterhorn, o que garante fotos exclusivas aos viajantes que incluem esse município no roteiro. Veja uma excursão até Matterhorn.

Dica: utilize o teleférico para chegar bem próximo à montanha.

Em Zermatt, o viajante pode desfrutar de um vilarejo típico do país, com diversas lojinhas e sem se preocupar com veículos, uma vez que carros não são permitidos na região.

A tão sonhada viagem de trem panorâmico pelos Alpes Suíços também tem como início a cidadezinha de Zermatt. O Glacier Express sai com destino a outro local imperdível, em um roteiro de inverno pelo país: o St. Moritz.

Programe-se​ => Melhores passeios da Suíça

 

Interlaken

Férias de inverno na Suíça
A cidade foi considerada um refúgio de inspiração para artistas.

Como o nome sugere, a cidade está situada entre dois lagos (Brienz e Thun), o que garante uma paisagem ainda mais linda em meio a locais nevados. O município está localizado a apenas duas horas de Zurique e possui teleféricos, bondinhos e pistas de esqui.

A paisagem da região é tão bonita que a cidade foi considerada um refúgio de inspiração para artistas. Vale a pena incluir no roteiro!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ainda que seja considerada um destino com opções para os viajantes mais aventureiros, Interlaken também é o cenário ideal para quem busca conforto e comodidade. Você pode aproveitar tudo isso nos hotéis em Interlaken com menores preços.

Não deixe de conhecer o charmoso centrinho da cidade e observar as vitrines, quem sabe essa viagem será a desculpa para adquirir um autêntico exemplar de relógio suíço. Inclusive, esse objeto tem tudo a ver com as curiosidades e costumes na Suíça.

O passeio mais famoso de Interlaken é o Jungfraujoch, que tem como destino o chamado “topo da Europa”. Nesse local, há um complexo turístico no qual há a possibilidade de praticar diversas atividades de inverno e conhecer um “palácio” de gelo. Conheça uma excursão para Jungfraujoch a partir de Interlaken.

Chip​ => Como usar internet ilimitada na Europa?

 

St. Moritz

Onde curtir o frio na Suíça
A cidade possui uma das melhores infraestruturas para curtir o frio.

Um dos destinos de inverno mais procurados da Suíça é St. Moritz, que já foi até sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. A cidade possui uma bela paisagem e é portadora de uma das melhores infraestruturas para curtir o frio, o que o torna um dos destinos mais elegante e mais caros de todo o país.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No centrinho, há diversas opções de lojinhas e é possível achar bons chocolates, mas o charme fica por conta do lago, que fica congelado, contrastando com o belo azul de outras estações. Conheça os melhores hotéis de St. Moritz.

Nesse período do ano, há locais em que é permitido realizar caminhadas sobre o lago, uma experiência bem diferente, principalmente para quem puder conhecer o lago em outras estações.

A cidade também é conhecida pelas águas termais e spa. Aliás, um item indispensável nas malas de viagem para o inverno na Suíça são roupas de banho. Isso mesmo, roupas de banho! A maioria das cidades possui spas com águas aquecidas, alguns com vista panorâmica para os Alpes e saunas, por isso, você acabará precisando deste item.

A cidade tem como um dos atrativos os passeios de trem, além do roteiro até Zermatt, St. Moritz é ponto de partida do Bernina Express que vai para a cidade de Tirano, na Itália, trajeto considerado pela Unesco como patrimônio da humanidade. Veja um ingresso para o Bernina Express.

Conheça​ => Cidades mais bonitas da Suíça

 

Davos

Lugares nos alpes suíços para passar inverno
Davos é a cidade mais alta dos Alpes Suíços.

Com uma altitude de mais de 1.500 metros, Davos é a cidade mais alta dos Alpes Suíços, sendo um dos principais centros para a prática de esportes de inverno.

Com uma estrutura muito bem planejada, ela conta com quase 60 teleféricos, diversas pistas de esqui e também três pistas de trenó. Uma experiência bastante inusitada. Por falar nisso, você pode até voar de parapente com instrutor de vôo em Davos.

A escolha da cidade em um roteiro de viagem agrada também aqueles que desejam praticar esportes, sem abrir mão de atividades noturnas. O município possui diversos restaurantes e até mesmo um cassino, sendo bem agitado durante todo o dia.

Davos também possui um museu de esportes de inverno, no qual são expostos diversos equipamentos, tanto modernos, como alguns bem antigos. Aproveite e veja os melhores hotéis de Davos.

Saiba mais => Regiões turísticas da Suíça

 

Montreux

Passeios com neve na Suíça
O pequeno município é conhecido como Riviera suíça no verão.

Fugindo um pouco da temática de esqui, mas tendo os Alpes como paisagem, a cidade de Montreux também é um belo destino para ser incluído em um roteiro de viagem no inverno na Suíça, principalmente, se o mês escolhido for dezembro. Descubra também os 30 melhores hotéis de Montreux.

Com luzes e decoração encantadora, o pequeno município, conhecido como Riviera suíça no verão, se transforma no inverno em um dos principais destinos de compras natalinas de todo o país.

No mercado de natal é possível encontrar os mais diversos itens, desde alimentícios, como churros e macarrons, até velas, sabonetes e enfeites para árvores de natal.

Além disso, a cidade abriga um dos principais castelos de toda a Suíça: o Castelo de Chillon, que tem quase mil anos, e fica próximo aos vinhedos de Lavaux, declarados patrimônio da humanidade pela Unesco. Veja uma excursão com parada no Castelo de Chillon.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa?

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Genebra

Melhores vistas de Genebra no inverno
A cidade fica próxima a diversos locais com estações de esqui.

A capital da Paz também é um ótimo destino de inverno na Suíça, apesar de não ser o local mais indicado para prática de esporte de inverno. Em Genebra, pode-se encontrar pistas de patinação do gelo e desfrutar de outras atividades no inverno europeu, principalmente, da gastronomia. Para saber como curtir os melhores ingredientes, leia o post sobre comidas típicas da Suíça.

Esta cidade cabe perfeitamente em um roteiro na estação mais fria do ano por estar localizada próxima a diversos locais com estações de esqui (até mesmo francesas). Dessa forma, ao incluir a cidade, você pode aproveitar de toda a infraestrutura urbana, sem deixar de praticar snowboard ou esqui.

Outro motivo importante para incluí-la é que, nos  dias que estiver nevando bastante, você pode aproveitar para conhecer algum museu, como o Museu da Cruz Vermelha e o Museu de História da Arte. Para isso, veja os ingressos para passeios imperdíveis em Genebra.

Delícia => Excursão de Genebra com degustação de chocolate

 

Como aproveitar o melhor da Suíça no inverno

Suíça com neve
No inverno, o charme da Suíça se torna ainda maior.

A Suíça é encantadora em todas as estações do ano, mas no inverno o charme se torna ainda maior. Por isso, planeje bem seu roteiro para incluir os destinos que mais combinam com seus gostos e bolso. As opções são muitas e não há erros na escolha dos locais, principalmente nessa estação.

Importante ressaltar que a maioria dos hotéis fornece o cartão de mobilidade local com o qual é possível desfrutar o transporte público (trens) gratuitamente. A malha ferroviária possibilita conhecer o país de maneira bem tranquila.

Por isso, evite aluguéis de carro, principalmente se você nunca dirigiu na neve. As pistas ficam bastante escorregadias, mesmo utilizando as correntes. Nos Alpes, sempre escolha o trem.

Prefere o calor? => Para onde ir na Suíça no verão?

Suíça no inverno vale a pena
Anoitecer na Suíça.

Certifique-se de fazer suas reservas com antecedência, a estação é uma das mais procuradas por turistas. Se adiante para escolher as melhores opções de hospedagem.

Não se esqueça também de levar cremes para cabelo, principalmente no estilo leave in. A água da suíça é ótima para consumo, mas possui muito calcário, por isso, a pele e principalmente o cabelo costumam ficar bastante ressecados.

Dicas anotadas. Agora é só planejar o seu roteiro e embarcar para um dos países mais bonitos de toda a Europa! Duvida? Assiste só esse vídeo curtinho sobre o inverno na Suíça feito pelo site oficial de turismo da Suíça. Dá ou não dá vontade de correr para o próximo inverno no país?

Já fez esta viagem? Ou está se programando para conhecer a Suíça no inverno? Deixe sua opinião nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Alana Romão

ESCRITO POR

Alana Romão

Alana Romão Santiago é jornalista, apaixonada por viagens, estudou comunicação e cultura na Suíça e desde então tem um pedaço do coração naquele país. Tem experiência em assessoria de imprensa e revista. Ama ler, escrever e fazer roteiros de viagens, ama mais ainda poder colocá-los em prática.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ellen

    Pretendo viajar para Suíça em 15/10 e queria saber se neste período tem algum local no país onde possa ver neve. Obrigada!

  2. Polly Batista

    Oi, Ellen. Tudo bem?! Certamente, você já verá neve nos Alpes no outono na Suíça. Procure incluir no seu roteiro, as cidades alpinas e fazer passeios pelas montanhas para aumentar as chances. Com sorte, uma nevasca no começo de outubro vai garantir uma paisagem branquinha para você!!! Boa sorte!

  3. Rafael

    Fui em Genebra no meio de Novembro e passei um dia naos Alpes , mais precisamente em Gran Montana. É fascinante!! Desde a viagem de trem que não dura mais de 1h até a subida com o chamado Funiculaire.. A desvantagem sempre na Suiça são os preços.. Salgadíssimos!!!

  4. Fabricio

    Oi Alana, tudo bem?! A frase abaixo chamou minha atenção: "Importante ressaltar que a maioria dos hotéis fornece o Swiss Pass, um cartão com o qual é possível desfrutar o transporte público (trens) gratuitamente.". Poderia explicar um pouco mais sobre isto? Este passe dá direito ao uso de transporte público local ou também pode ser utilizado para viajar de uma cidade para outra? Abraço!

  5. Polly Batista

    Oi, Fabrício. Tudo bem?! A melhor forma de saber é verificar diretamente com sua hospedagem. Quando a colunista diz "Swiss Pass", na verdade, ela quer dizer um cartão de mobilidade local, e não outro tipo de ticket mais abrangente, que também é chamado assim. No geral, o cartão de mobilidade oferecido pelos hotéis é válido durante a estadia apenas na cidade, mas, existem algumas exceções. Manda um email para o seu hotel e confere os benefícios oferecidos por ele. Boa Sorte!

  6. Ana Paula

    Adorei as dicas! Vou viajar para a Suiça no final de janeiro/inicio de fevereiro e gostaria de saber alguma ideia de roteiro para 6 dias/7 dias chegando e saindo de Zurique.

  7. Polly Batista

    Oi Ana Paula, tudo bem?! Dá uma conferida nos posts sobre Suíça. Não deixe de ler também o post sobre a primeira vez na Suíça, sobre as regiões turísticas da Suíça, sobre os pontos turísticos da Suíça e também sobre as cidades mais bonitas da Suíça. Vai faltar dias para tantos lugares incríveis hihihihi! Boa viagem e volta aqui para dizer como foi a trip!