Europa Ocidental: mapa, clima, população, economia e turismo

por Gabriella Mognon

Europa Ocidental: mapa, clima, população, economia e turismo

A Europa Ocidental é uma das regiões mais desenvolvidas do planeta e também um dos lugares com mais fluxo de turistas no mundo. Sua diversidade e beleza atraem pessoas de vários países, que tem interesse em conhecer outra cultura e costumes.

Ou mesmo aprender mais sobre a origem do mundo ocidental. Afinal há muita história pelas cidades e ruas, pelos diversos museus, antigas igrejas e construções históricas.

Por tudo isso, a Europa Ocidental é um lugar muito rico culturalmente.

Vários dos países conservam histórias de toda a humanidade, datados antes mesmo de Cristo e guardadas no interior dos seus museus. 

Boa parte do que sabemos hoje sobre o desenvolvimento humano nos foi contato a partir das relíquias encontradas e conservada nestes lugares.

Hoje, a Europa Ocidental concentra o maior desenvolvimento tecnológico, econômico e turístico do continente.

A delimitação específica dessa região, dependendo dos critérios usados para a divisão da Europa, mas geralmente fazem parte de 25 dos 50 países presentes no continente.

Planeje sua viagem => Como usar internet na Europa

Seguro viagem Europa »

Mapa da Europa Ocidental

O território da Europa Ocidental pode ser definido de duas formas, historicamente ou geograficamente. A definição geográfica, feita pela ONU, inclui a Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Países Baixos (Holanda) e a Suíça.

Já a separação político-histórica do continente europeu engloba toda a parte oeste da região, pois, esses foram os países capitalistas durante a Guerra Fria.

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »

Diferenças da Europa Ocidental e Oriental

As europas Ocidental e Oriental possuem diferenças culturais, políticas, sociais e econômicas presentes até hoje. O principal conflito entre as culturas foi a relação que tiveram com Estados Unidos e Rússia, depois da Segunda Guerra Mundial.

No período chamado de Guerra Fria, todo o planeta esteve dividido, assim como a Europa.

A metade oeste do continente, a chamada Europa Ocidental, esteve sob influência dos Estados Unidos – era capitalista. Já o lado leste esteve sob influência socialista, sendo liderado pela União Soviética.

Isso criou as mais marcantes diferenças entre elas. Hoje, a parte Ocidental possui uma cultura muito mais semelhante a americana enquanto o lado Oriental se aproxima mais da Ásia e das culturas orientais. As diferenças entre os territórios se expandem para outras áreas.

O clima também é diferente entre as regiões, assim como os idiomas e religião predominante. Apesar do continente inteiro ter um alto índice de desenvolvimento, os países ocidentais possuem taxas mais altas em educação, saúde, economia ou qualidade de vida.

O conjunto de países do lado oeste possui ainda uma outra larga vantagem se comparado ao leste. É que dos 28 países que integram o bloco da União Europeia, 16 fazem parte da Europa Ocidental e, com isso, usufruem das vantagens de participar do grupo.

Clima da Europa Ocidental

Destinos na Europa Ocidental
Clima temperado é comum em lugares muito úmidos, como o norte da Bélgica.

De forma geral, podemos considerar o clima da Europa Ocidental um pouco mais quente que da Europa Oriental, mas bastante variado. São quatro regiões climáticas: continental fresco, clima temperado, clima de montanha e o clima mediterrâneo.

Clima continental fresco: A maior parte da Europa Ocidental possui esse clima, mas, dependendo das regiões, terá pequenas variações. É caracterizado por invernos de baixas temperaturas com dias nevosos, verões muito quentes e de chuvas moderadas na maior parte do ano. Os países com essas características são as regiões centrais da Espanha, França, Alemanha e Itália.

Clima temperado: É comum em lugares muito úmidos, como o Reino Unido, parte norte da Bélgica, Alemanha, França, Espanha e Portugal, sul da Noruega e Suécia. Mesmo presente em alguns países mais ao norte, não costuma ser de invernos muito nevosos, porém, bem frios devido à umidade.

Clima de montanha: Como o nome diz, é restrito às áreas montanhosas da Europa Ocidental, parte sudeste da França, norte da Itália, Suíça e Áustria. As principais características desse clima são os invernos com neve, devido às baixas temperaturas e verões mais frescos. Confira mais no post sobre as montanhas da Europa.

Clima mediterrâneo: É praticamente exclusivo dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Ele é típico da costa sul de Portugal, Espanha, França e toda a costa Itália. Dentre os climas europeus, esse é o menos frio no inverno e seus verões são muito quentes e secos.

População da Europa Ocidental

A população da Europa é bem dividida entre seus territórios. Ao total, o continente abriga mais de 740 mil pessoas. Somente do lado Ocidental encontra-se cerca de metade da população total. Boa parte dela na Bélgica e na Holanda.

Apesar de serem países com pouca extensão territorial, são os mais densos da Europa. Eles são os que possuem mais pessoas por km², seguidos do Reino Unido e Suíça.

Já os países mais populosos da Europa Ocidental estão a Alemanha, França, Reino Unido Itália e Espanha.

Além dos mais populosos, a região abriga também os menores países da Europa: Vaticano, Mônaco, San Marino e Liechtenstein. Ainda que a população não seja pequena na maioria dos países, a taxa de natalidade já é das menores do mundo.

O Chipre, apesar de geograficamente posicionado mais a leste, por questões históricas, é considerado como parte da Europa Ocidental, sendo o país com a menor taxa de natalidade do mundo!

Economia na Europa Ocidental

Europa ocidental economia
Moeda usada na Europa Ocidental, e na sua vizinha Oriental, é o euro.

A Europa sempre foi um lugar privilegiado no que concerne a facilidade de comércio com o exterior. Devido a sua grande quantidade de portos, foi uma das primeiras a iniciar as navegações a longas distâncias. Assim, com o tempo, algumas regiões se destacaram no desenvolvimento econômico.

Pelos motivos já explicados, a Europa Ocidental e Oriental tiveram diferentes regimes políticos e, nas últimas décadas, diferentes desenvolvimentos tecnológicos e econômicos.

   

Hoje, as maiores potências econômicas localizam-se a oeste do continente.

São elas: França, Alemanha e Itália. Por isso, a região ocidental é mais economicamente ativa e representa a maior taxa de transações comerciais do continente, principalmente com os Estados Unidos e Japão.

O comércio também ocorre de maneira bastante forte dentro do próprio continente, incentivado pela União Europeia.

Após a Revolução industrial, a Europa teve seu desenvolvimento ainda mais alavancado, inclusive o da Europa Ocidental, que é um dos maiores polos de pesquisa e economia da terra.

Concentrou-se em boa parte do seu território a produção de eletrônicos, automóveis, aeronaves e energia nuclear do continente.

Também não podemos deixar de falar sobre a rica agricultura da Europa Ocidental, um pouco inferior a outros continentes, mas ainda assim abastece boa parte do seu território. Já os recursos naturais do continente, como petróleo, carvão e ferro, concentram-se na Europa Oriental.

Hoje as maiores exportações da Europa derivam manufaturados, automóveis, embarcações e químicos.

A moeda usada tanto pela Europa Ocidental, quanto por sua vizinha, é o Euro, que é uma das moedas mais fortes do mundo e já há muito tempo custa muito mais que o real.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

Turismo na Europa Ocidental

O turismo também é um ponto de divergência entre “as europas”. A parte Ocidental costuma ser mais procurada pelos turistas do que o Leste Europeu, que começou a ser explorado pelos viajantes há pouco tempo.

Por conta das temperaturas quentes do verão e praias lindas, a Europa Ocidental é um destino turístico muito buscado não só pelos brasileiros, é também o foco de muitos europeus e chineses.

Veja uma sugestão de roteiro de até 30 dias na Europa.

Cidades mais famosas da Europa Ocidental

Lisboa

Principais cidades da Europa ocidental
Lisboa.

É a capital de Portugal e a mais populosa cidade do país. É um dos principais pontos turísticos da Europa Ocidental.

Há tanto o que fazer em Lisboa como visitar as lindas praias, a conhecida Torre de Belém, museus, parques e a uma das mais famosas universidades do país.

Paris

Mapa da Europa Ocidental
Paris.

Dois dos principais lugares turísticos de Paris também estão entre os mais importantes da Europa Ocidental estão na França: a torre Eiffel e o Museu Louvre.

A cidade possui uma infinidade de atrações turísticas conhecidas em todo o mundo, como as Catacumbas de Paris, a Catedral de Notre Dame e o Palácio de Versalhes. E é responsável por grande parte da economia do país devido a quantidade de turistas que recebem todos os anos.

Londres

O que fazer em Londres
Descubra tudo o que fazer em Londres.

Este é o principal ponto turístico do Reino Unido e também o centro econômico da Inglaterra. A cidade possui muitas atrações turísticas, por isso, não fica muito atrás quando o assunto é destino turístico na Europa Ocidental.

Algumas das mais conhecidas atrações são: Palácio de Westminster, Torre de Londres, London Eye e a vista do The Shard, que é o edifício mais alto da União Europeia e um dos mais bonitos com sua arquitetura triangular. Conheça os pontos turísticos mais visitados de Londres.

Roma

Roma Europa Ocidental

A cidade mais visitada da Itália, que é também sua capital, é um dos lugares mais visitados da Europa Ocidental e a quarta cidade mais populosa dos países da União Europeia.

   

Roma é uma das cidades mais antigas do mundo e possui até hoje a Basílica Civil e o Arco do Triunfo, cujas primeiras construções datam do Século II a.c.

Por isso, seu Centro Histórico atualmente é patrimônio da Unesco. Ela foi uma das mais importantes para a história do mundo ocidental, berço da civilização como a conhecemos. A capital abriga outro país dentro do seu território: o Vaticano. Sim, Vaticano é considerado um país europeu.

Amsterdam

Amterdam fica onde
Amsterdam

Localizada nos Países Baixos (que apesar do nome é apenas um país da Europa), possui um clima um pouco mais frio, mas é também muito procurado pelos turistas por suas tradições e grande variedade de pontos turísticos de Amsterdam.

Amsterdam é um lugar com muita oferta de divertimento noturno, é famosa por pertencer a um país liberal e culturalmente bastante distinta de nós. A casa onde se escondeu Anne Frank e sua família faz parte das atrações da cidade, assim com o Museu Van Gogh e a praça Leidseplein.

Madrid

Dicas para viajar pela Europa
Madrid.

Madrid é uma das mais receptivas a estrangeiros. Sua própria população é composta por muitos deles.

Uma das maiores comunidades de brasileiros que vivem no exterior está na Espanha. É um ótimo lugar para quem quer passear e conhecer uma cidade europeia apenas usando meios de transporte públicos.

Como uma capital, os pontos de interesse em Madrid se embasam na arquitetura dos principais edifícios da cidade, parques, museus e catedrais.

Espanha é um dos países que mais recebe turistas na Europa, portanto, grande parte da sua economia provém desse setor, que cresce ano a ano na Europa Ocidental.

Países e regiões da Europa Ocidental

Mapa da Europa Grécia
Grécia faz parte da Europa Ocidental.

Segundo a divisão geográfica da Europa, na verdade, o que conhecemos como Europa Ocidental abrigaria outras regiões, como a Europa Setentrional, Europa Ocidental e Europa Meridional.

Essa forma de divisão do continente europeu é a mais correta por não apresentar traços históricos da separação entre os países.

Mas considerando o continente em apenas duas regiões, Europa Ocidental e Europa Oriental, o mapa seria composto pelos seguintes países: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia.

Além da França, Grécia, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, São Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.

Visite a Europa Ocidental

Toda a Europa foi palco de importantes fatos históricos. A parte Ocidental, em particular, nos traz alguns momentos e lugares marcantes para a construção da nossa cultura.

Esse é apenas um dos motivos pelo qual o continente é um destino turístico tão rico que você deveria considerar para suas próximas viagens seja para desfrutar da gastronomia, cultura ou belas arquiteturas ali presentes.

Quer incluir a Europa Ocidental no seu roteiro de viagem? Quais países você quer visitar? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Gabriella Mognon

ESCRITO POR

Gabriella Mognon

26 anos, italo-brasileira, cientista social e apaixonada por animais. Como boa sagitariana que é, ama viajar, escrever e aprender mais sobre o mundo por cada lugar que passa. Vive há um ano na Itália e é apaixonada pela gastronomia e estilo de vida italiano.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *