Europa Ocidental: mapa, clima, população, economia e turismo

por Gabriella Mognon

Europa Ocidental: mapa, clima, população, economia e turismo

A Europa Ocidental é uma das regiões mais desenvolvidas do planeta e também um dos lugares com mais fluxo de turistas no mundo. Sua diversidade e beleza atraem pessoas de vários países, que tem interesse em conhecer outra cultura e costumes.

Ou mesmo aprender mais sobre a origem do mundo ocidental. Afinal há muita história pelas cidades e ruas, pelos diversos museus, antigas igrejas e construções históricas. Por tudo isso, a Europa Ocidental é um lugar muito rico culturalmente.

Vários dos países conservam histórias de toda a humanidade, datados antes mesmo de Cristo e guardadas no interior dos seus museus. Boa parte do que sabemos hoje sobre o desenvolvimento humano nos foi contato a partir das relíquias encontradas e conservada nestes lugares.

Hoje, a Europa Ocidental concentra o maior desenvolvimento tecnológico, econômico e turístico do continente. A delimitação específica dessa região, dependendo dos critérios usados para a divisão da Europa, mas geralmente fazem parte de 25 dos 50 países presentes no continente.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Mapa da Europa Ocidental

O território da Europa Ocidental pode ser definido de duas formas, historicamente ou geograficamente. A definição geográfica, feita pela ONU, inclui a Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Países Baixos (Holanda) e a Suíça.

Já a separação político-histórica do continente europeu engloba toda a parte oeste da região, pois, esses foram os países capitalistas durante a Guerra Fria.

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »

 

Diferenças da Europa Ocidental e Oriental

Europa Ocidental
Europa Ocidental já esteve sob influência dos Estados Unidos.

As europas Ocidental e Oriental possuem diferenças culturais, políticas, sociais e econômicas presentes até hoje. O principal conflito entre as culturas foi a relação que tiveram com Estados Unidos e Rússia, depois da Segunda Guerra Mundial.

No período chamado de Guerra Fria, todo o planeta esteve dividido, assim como a Europa. A metade oeste do continente, a chamada Europa Ocidental, esteve sob influência dos Estados Unidos – era capitalista. Já o lado leste esteve sob influência socialista, sendo liderado pela União Soviética.

Isso criou as mais marcantes diferenças entre elas. Hoje, a parte Ocidental possui uma cultura muito mais semelhante a americana enquanto o lado Oriental se aproxima mais da Ásia e das culturas orientais. As diferenças entre os territórios se expandem para outras áreas.

O clima também é diferente entre as regiões, assim como os idiomas e religião predominante. Apesar do continente inteiro ter um alto índice de desenvolvimento, os países ocidentais possuem taxas mais altas em educação, saúde, economia ou qualidade de vida.

O conjunto de países do lado oeste possui ainda uma outra larga vantagem se comparado ao leste. É que dos 28 países que integram o bloco da União Europeia, 16 fazem parte da Europa Ocidental e, com isso, usufruem das vantagens de participar do grupo.

Dúvida => Quanto custa usar internet na Europa

 

Clima da Europa Ocidental

Clima temperado é comum em lugares muito úmidos, como o norte da Bélgica.

De forma geral, podemos considerar o clima da Europa Ocidental um pouco mais quente que da Europa Oriental, mas bastante variado. São quatro regiões climáticas: continental fresco, clima temperado, clima de montanha e o clima mediterrâneo.

Clima continental fresco: A maior parte da Europa Ocidental possui esse clima, mas, dependendo das regiões, terá pequenas variações. É caracterizado por invernos de baixas temperaturas com dias nevosos, verões muito quentes e de chuvas moderadas na maior parte do ano. Os países com essas características são as regiões centrais da Espanha, França, Alemanha e Itália.

Clima temperado: É comum em lugares muito úmidos, como o Reino Unido, parte norte da Bélgica, Alemanha, França, Espanha e Portugal, sul da Noruega e Suécia. Mesmo presente em alguns países mais ao norte, não costuma ser de invernos muito nevosos, porém, bem frios devido à umidade.

Clima de montanha: Como o nome diz, é restrito às áreas montanhosas da Europa Ocidental, parte sudeste da França, norte da Itália, Suíça e Áustria. As principais características desse clima são os invernos com neve, devido às baixas temperaturas e verões mais frescos. Confira mais no post cadeia montanhosa da Europa.

Clima mediterrâneo: É praticamente exclusivo dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Ele é típico da costa sul de Portugal, Espanha, França e toda a costa Itália. Dentre os climas europeus, esse é o menos frio no inverno e seus verões são muito quentes e secos.

Economia => Tax Free na Europa

 

População da Europa Ocidental

Europa ocidental Europa central
Boa parte da população concentra-se na Holanda.

A população da Europa é bem dividida entre seus territórios. Ao total, o continente abriga mais de 740 mil pessoas. Somente do lado Ocidental encontra-se cerca de metade da população total. Boa parte dela na Bélgica e na Holanda.

Apesar de serem países com pouca extensão territorial, são os mais densos da Europa. Eles são os que possuem mais pessoas por km², seguidos do Reino Unido e Suíça. Já os países mais populosos da Europa Ocidental estão a Alemanha, França, Reino Unido Itália e Espanha.

Além dos mais populosos, a região abriga também os menores países da Europa: Vaticano, Mônaco, San Marino e Liechtenstein. Ainda que a população não seja pequena na maioria dos países, a taxa de natalidade já é das menores do mundo.

O Chipre, apesar de geograficamente posicionado mais a leste, por questões históricas, é considerado como parte da Europa Ocidental, sendo o país com a menor taxa de natalidade do mundo!

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa

 

Economia na Europa Ocidental

Europa ocidental economia
Moeda usada na Europa Ocidental, e na sua vizinha Oriental, é o euro.

A Europa sempre foi um lugar privilegiado no que concerne a facilidade de comércio com o exterior. Devido a sua grande quantidade de portos, foi uma das primeiras a iniciar as navegações a longas distâncias. Assim, com o tempo, algumas regiões se destacaram no desenvolvimento econômico.

Pelos motivos já explicados, a Europa Ocidental e Oriental tiveram diferentes regimes políticos e, nas últimas décadas, diferentes desenvolvimentos tecnológicos e econômicos. Hoje, as maiores potências econômicas localizam-se a oeste do continente.

São elas: França, Alemanha e Itália. Por isso, a região ocidental é mais economicamente ativa e representa a maior taxa de transações comerciais do continente, principalmente com os Estados Unidos e Japão. O comércio também ocorre de maneira bastante forte dentro do próprio continente, incentivado pela União Europeia.

O que fazer na Alemanha
Alemanha é uma das potências da Europa Ocidental.

Após a Revolução industrial, a Europa teve seu desenvolvimento ainda mais alavancado, inclusive o da Europa Ocidental, que é um dos maiores polos de pesquisa e economia da terra.

Concentrou-se em boa parte do seu território a produção de eletrônicos, automóveis, aeronaves e energia nuclear do continente.

Também não podemos deixar de falar sobre a rica agricultura da Europa Ocidental, um pouco inferior a outros continentes, mas ainda assim abastece boa parte do seu território. Já os recursos naturais do continente, como petróleo, carvão e ferro, concentram-se na Europa Oriental.

Hoje as maiores exportações da Europa derivam manufaturados, automóveis, embarcações e químicos.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A moeda usada tanto pela Europa Ocidental, quanto por sua vizinha, é o Euro, que é uma das moedas mais fortes do mundo e já há muito tempo custa muito mais que o real.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Turismo na Europa Ocidental

Mapa da Europa ocidental países e capitais
Parte Ocidental é geralmente mais procurada pelos turistas.

O turismo também é um ponto de divergência entre “as europas”. A parte Ocidental costuma ser mais procurada pelos turistas do que o Leste Europeu, que começou a ser explorado pelos viajantes há pouco tempo.

Por conta das temperaturas quentes do verão e praias lindas, a Europa Ocidental é um destino turístico muito buscado não só pelos brasileiros, é também o foco de muitos europeus e chineses. Veja uma sugestão de roteiro de até 30 dias na Europa.

 

Cidades mais famosas da Europa Ocidental

Lisboa

Principais cidades da Europa ocidental
Lisboa.

É a capital de Portugal e a mais populosa cidade do país. É um dos principais pontos turísticos da Europa Ocidental.

Há tanto o que fazer em Lisboa como visitar as lindas praias, a conhecida Torre de Belém, museus, parques e a uma das mais famosas universidades do país.

Só os melhores => Passeios imperdíveis em Lisboa

 

Paris

Mapa da Europa Ocidental
Paris.

Dois dos principais pontos turísticos de Paris também estão entre os mais importantes da Europa Ocidental estão na França: a torre Eiffel e o Museu Louvre.

A cidade possui uma infinidade de atrações turísticas conhecidas em todo o mundo, como as Catacumbas de Paris, a Catedral de Notre Dame e o Palácio de Versalhes. E é responsável por grande parte da economia do país devido a quantidade de turistas que recebem todos os anos.

Agende => Passeios imperdíveis em Paris

 

Londres

O que fazer em Londres
Descubra tudo o que fazer em Londres.

Este é o principal ponto turístico do Reino Unido e também o centro econômico da Inglaterra. A cidade possui muitas atrações turísticas, por isso, não fica muito atrás quando o assunto é destino turístico na Europa Ocidental.

Algumas das mais conhecidas atrações são: Palácio de Westminster, Torre de Londres, London Eye e a vista do The Shard, que é o edifício mais alto da União Europeia e um dos mais bonitos com sua arquitetura triangular. Conheça os  pontos turísticos de Londres.

Consulte => Passeios imperdíveis em Londres

 

Roma

Roma Europa Ocidental

A cidade mais visitada da Itália, que é também sua capital, é um dos lugares mais visitados da Europa Ocidental e a quarta cidade mais populosa dos países da União Europeia.

Roma é uma das cidades mais antigas do mundo e possui até hoje a Basílica Civil e o Arco do Triunfo, cujas primeiras construções datam do Século II a.c.

Por isso, seu Centro Histórico atualmente é patrimônio da Unesco. Ela foi uma das mais importantes para a história do mundo ocidental, berço da civilização como a conhecemos. A capital abriga outro país dentro do seu território: o Vaticano. Sim, Vaticano é considerado um país europeu.

Descubra => Passeios imperdíveis em Roma

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Amsterdam

Amterdam fica onde
Amsterdam

Localizada nos Países Baixos (que apesar do nome é apenas um país da Europa), possui um clima um pouco mais frio, mas é também muito procurado pelos turistas por suas tradições e grande variedade de pontos turísticos de Amsterdam.

Amsterdam é um lugar com muita oferta de divertimento noturno, é famosa por pertencer a um país liberal e culturalmente bastante distinta de nós. A casa onde se escondeu Anne Frank e sua família faz parte das atrações da cidade, assim com o Museu Van Gogh e a praça Leidseplein.

Confira => Passeios em Amsterdam

 

Madrid

Dicas para viajar pela Europa
Madrid.

Madrid é uma das mais receptivas a estrangeiros. Sua própria população é composta por muitos deles.

Uma das maiores comunidades de brasileiros que vivem no exterior está na Espanha. É um ótimo lugar para quem quer passear e conhecer uma cidade europeia apenas usando meios de transporte públicos.

Como uma capital, os pontos turísticos imperdíveis de Madrid se embasam na arquitetura dos principais edifícios da cidade, parques, museus e catedrais.

Espanha é um dos países que mais recebe turistas na Europa, portanto, grande parte da sua economia provém desse setor, que cresce ano a ano na Europa Ocidental.

Pronto e grátis => Roteiro de viagem pela Europa

 

Países e regiões da Europa Ocidental

Mapa da Europa Grécia
Grécia faz parte da Europa Ocidental.

Segundo a divisão geográfica da Europa, na verdade, o que conhecemos como Europa Ocidental abrigaria outras regiões, como a Europa Setentrional, Europa Ocidental e Europa Meridional.

Essa forma de divisão do continente europeu é a mais correta por não apresentar traços históricos da separação entre os países.

Mas considerando o continente em apenas duas regiões, Europa Ocidental e Europa Oriental, o mapa seria composto pelos seguintes países: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia.

Além da França, Grécia, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, São Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.

Confira => Dicas para alugar carro para viajar

 

Visite a Europa Ocidental

Toda a Europa foi palco de importantes fatos históricos. A parte Ocidental, em particular, nos traz alguns momentos e lugares marcantes para a construção da nossa cultura.

Esse é apenas um dos motivos pelo qual o continente é um destino turístico tão rico que você deveria considerar para suas próximas viagens seja para desfrutar da gastronomia, cultura ou belas arquiteturas ali presentes.

Veja toda a beleza da Espanha, um dos países da Europa Ocidental, neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo na Europa:

Quer incluir a Europa Ocidental no seu roteiro de viagem? Quais países você quer visitar? Deixe o seu comentário!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Gabriella Mognon

ESCRITO POR

Gabriella Mognon

26 anos, italo-brasileira, cientista social e apaixonada por animais. Como boa sagitariana que é, ama viajar, escrever e aprender mais sobre o mundo por cada lugar que passa. Vive há um ano na Itália e é apaixonada pela gastronomia e estilo de vida italiano.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *