A Europa Ocidental é uma das regiões mais desenvolvidas do planeta e também um dos lugares com mais fluxo de turistas no mundo. Sua diversidade e beleza atraem pessoas de vários países, que tem interesse em conhecer outra cultura e costumes.
Ou mesmo aprender mais sobre a origem do mundo ocidental. Afinal há muita história pelas cidades e ruas, pelos diversos museus, antigas igrejas e construções históricas.
Por tudo isso, a Europa Ocidental é um lugar muito rico culturalmente.
Vários dos países conservam histórias de toda a humanidade, datados antes mesmo de Cristo e guardadas no interior dos seus museus.
Boa parte do que sabemos hoje sobre o desenvolvimento humano nos foi contato a partir das relíquias encontradas e conservada nestes lugares.
Hoje, a Europa Ocidental concentra o maior desenvolvimento tecnológico, econômico e turístico do continente.
A delimitação específica dessa região, dependendo dos critérios usados para a divisão da Europa, mas geralmente fazem parte de 25 dos 50 países presentes no continente.
Planeje sua viagem => Como usar internet na Europa
Mapa da Europa Ocidental
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
O território da Europa Ocidental pode ser definido de duas formas, historicamente ou geograficamente. A definição geográfica, feita pela ONU, inclui a Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Países Baixos (Holanda) e a Suíça.
Já a separação político-histórica do continente europeu engloba toda a parte oeste da região, pois, esses foram os países capitalistas durante a Guerra Fria.
CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »
Diferenças da Europa Ocidental e Oriental
As europas Ocidental e Oriental possuem diferenças culturais, políticas, sociais e econômicas presentes até hoje. O principal conflito entre as culturas foi a relação que tiveram com Estados Unidos e Rússia, depois da Segunda Guerra Mundial.
No período chamado de Guerra Fria, todo o planeta esteve dividido, assim como a Europa.
A metade oeste do continente, a chamada Europa Ocidental, esteve sob influência dos Estados Unidos – era capitalista. Já o lado leste esteve sob influência socialista, sendo liderado pela União Soviética.
Isso criou as mais marcantes diferenças entre elas. Hoje, a parte Ocidental possui uma cultura muito mais semelhante a americana enquanto o lado Oriental se aproxima mais da Ásia e das culturas orientais. As diferenças entre os territórios se expandem para outras áreas.
O clima também é diferente entre as regiões, assim como os idiomas e religião predominante. Apesar do continente inteiro ter um alto índice de desenvolvimento, os países ocidentais possuem taxas mais altas em educação, saúde, economia ou qualidade de vida.
O conjunto de países do lado oeste possui ainda uma outra larga vantagem se comparado ao leste. É que dos 28 países que integram o bloco da União Europeia, 16 fazem parte da Europa Ocidental e, com isso, usufruem das vantagens de participar do grupo.
Clima da Europa Ocidental
De forma geral, podemos considerar o clima da Europa Ocidental um pouco mais quente que da Europa Oriental, mas bastante variado. São quatro regiões climáticas: continental fresco, clima temperado, clima de montanha e o clima mediterrâneo.
Clima continental fresco: A maior parte da Europa Ocidental possui esse clima, mas, dependendo das regiões, terá pequenas variações. É caracterizado por invernos de baixas temperaturas com dias nevosos, verões muito quentes e de chuvas moderadas na maior parte do ano. Os países com essas características são as regiões centrais da Espanha, França, Alemanha e Itália.
Clima temperado: É comum em lugares muito úmidos, como o Reino Unido, parte norte da Bélgica, Alemanha, França, Espanha e Portugal, sul da Noruega e Suécia. Mesmo presente em alguns países mais ao norte, não costuma ser de invernos muito nevosos, porém, bem frios devido à umidade.
Clima de montanha: Como o nome diz, é restrito às áreas montanhosas da Europa Ocidental, parte sudeste da França, norte da Itália, Suíça e Áustria. As principais características desse clima são os invernos com neve, devido às baixas temperaturas e verões mais frescos. Confira mais no post sobre as montanhas da Europa.
Clima mediterrâneo: É praticamente exclusivo dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Ele é típico da costa sul de Portugal, Espanha, França e toda a costa Itália. Dentre os climas europeus, esse é o menos frio no inverno e seus verões são muito quentes e secos.
População da Europa Ocidental
A população da Europa é bem dividida entre seus territórios. Ao total, o continente abriga mais de 740 mil pessoas. Somente do lado Ocidental encontra-se cerca de metade da população total. Boa parte dela na Bélgica e na Holanda.
Apesar de serem países com pouca extensão territorial, são os mais densos da Europa. Eles são os que possuem mais pessoas por km², seguidos do Reino Unido e Suíça.
Já os países mais populosos da Europa Ocidental estão a Alemanha, França, Reino Unido Itália e Espanha.
Além dos mais populosos, a região abriga também os menores países da Europa: Vaticano, Mônaco, San Marino e Liechtenstein. Ainda que a população não seja pequena na maioria dos países, a taxa de natalidade já é das menores do mundo.
O Chipre, apesar de geograficamente posicionado mais a leste, por questões históricas, é considerado como parte da Europa Ocidental, sendo o país com a menor taxa de natalidade do mundo!
Economia na Europa Ocidental
A Europa sempre foi um lugar privilegiado no que concerne a facilidade de comércio com o exterior. Devido a sua grande quantidade de portos, foi uma das primeiras a iniciar as navegações a longas distâncias. Assim, com o tempo, algumas regiões se destacaram no desenvolvimento econômico.
Pelos motivos já explicados, a Europa Ocidental e Oriental tiveram diferentes regimes políticos e, nas últimas décadas, diferentes desenvolvimentos tecnológicos e econômicos.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Hoje, as maiores potências econômicas localizam-se a oeste do continente.
São elas: França, Alemanha e Itália. Por isso, a região ocidental é mais economicamente ativa e representa a maior taxa de transações comerciais do continente, principalmente com os Estados Unidos e Japão.
O comércio também ocorre de maneira bastante forte dentro do próprio continente, incentivado pela União Europeia.
Após a Revolução industrial, a Europa teve seu desenvolvimento ainda mais alavancado, inclusive o da Europa Ocidental, que é um dos maiores polos de pesquisa e economia da terra.
Concentrou-se em boa parte do seu território a produção de eletrônicos, automóveis, aeronaves e energia nuclear do continente.
Também não podemos deixar de falar sobre a rica agricultura da Europa Ocidental, um pouco inferior a outros continentes, mas ainda assim abastece boa parte do seu território. Já os recursos naturais do continente, como petróleo, carvão e ferro, concentram-se na Europa Oriental.
Hoje as maiores exportações da Europa derivam manufaturados, automóveis, embarcações e químicos.
A moeda usada tanto pela Europa Ocidental, quanto por sua vizinha, é o Euro, que é uma das moedas mais fortes do mundo e já há muito tempo custa muito mais que o real.
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »
Turismo na Europa Ocidental
O turismo também é um ponto de divergência entre “as europas”. A parte Ocidental costuma ser mais procurada pelos turistas do que o Leste Europeu, que começou a ser explorado pelos viajantes há pouco tempo.
Por conta das temperaturas quentes do verão e praias lindas, a Europa Ocidental é um destino turístico muito buscado não só pelos brasileiros, é também o foco de muitos europeus e chineses.
Veja uma sugestão de roteiro de até 30 dias na Europa.
Cidades mais famosas da Europa Ocidental
Lisboa
É a capital de Portugal e a mais populosa cidade do país. É um dos principais pontos turísticos da Europa Ocidental.
Há tanto o que fazer em Lisboa como visitar as lindas praias, a conhecida Torre de Belém, museus, parques e a uma das mais famosas universidades do país.
Paris
Dois dos principais lugares turísticos de Paris também estão entre os mais importantes da Europa Ocidental estão na França: a torre Eiffel e o Museu Louvre.
A cidade possui uma infinidade de atrações turísticas conhecidas em todo o mundo, como as Catacumbas de Paris, a Catedral de Notre Dame e o Palácio de Versalhes. E é responsável por grande parte da economia do país devido a quantidade de turistas que recebem todos os anos.
Londres
Este é o principal ponto turístico do Reino Unido e também o centro econômico da Inglaterra. A cidade possui muitas atrações turísticas, por isso, não fica muito atrás quando o assunto é destino turístico na Europa Ocidental.
Algumas das mais conhecidas atrações são: Palácio de Westminster, Torre de Londres, London Eye e a vista do The Shard, que é o edifício mais alto da União Europeia e um dos mais bonitos com sua arquitetura triangular. Conheça os pontos turísticos mais visitados de Londres.
Roma
A cidade mais visitada da Itália, que é também sua capital, é um dos lugares mais visitados da Europa Ocidental e a quarta cidade mais populosa dos países da União Europeia.
Roma é uma das cidades mais antigas do mundo e possui até hoje a Basílica Civil e o Arco do Triunfo, cujas primeiras construções datam do Século II a.c.
Por isso, seu Centro Histórico atualmente é patrimônio da Unesco. Ela foi uma das mais importantes para a história do mundo ocidental, berço da civilização como a conhecemos. A capital abriga outro país dentro do seu território: o Vaticano. Sim, Vaticano é considerado um país europeu.
Amsterdam
Localizada nos Países Baixos (que apesar do nome é apenas um país da Europa), possui um clima um pouco mais frio, mas é também muito procurado pelos turistas por suas tradições e grande variedade de pontos turísticos de Amsterdam.
Amsterdam é um lugar com muita oferta de divertimento noturno, é famosa por pertencer a um país liberal e culturalmente bastante distinta de nós. A casa onde se escondeu Anne Frank e sua família faz parte das atrações da cidade, assim com o Museu Van Gogh e a praça Leidseplein.
Madrid
Madrid é uma das mais receptivas a estrangeiros. Sua própria população é composta por muitos deles.
Uma das maiores comunidades de brasileiros que vivem no exterior está na Espanha. É um ótimo lugar para quem quer passear e conhecer uma cidade europeia apenas usando meios de transporte públicos.
Como uma capital, os pontos de interesse em Madrid se embasam na arquitetura dos principais edifícios da cidade, parques, museus e catedrais.
Espanha é um dos países que mais recebe turistas na Europa, portanto, grande parte da sua economia provém desse setor, que cresce ano a ano na Europa Ocidental.
Países e regiões da Europa Ocidental
Segundo a divisão geográfica da Europa, na verdade, o que conhecemos como Europa Ocidental abrigaria outras regiões, como a Europa Setentrional, Europa Ocidental e Europa Meridional.
Essa forma de divisão do continente europeu é a mais correta por não apresentar traços históricos da separação entre os países.
Mas considerando o continente em apenas duas regiões, Europa Ocidental e Europa Oriental, o mapa seria composto pelos seguintes países: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia.
Além da França, Grécia, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, São Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.
Visite a Europa Ocidental
Toda a Europa foi palco de importantes fatos históricos. A parte Ocidental, em particular, nos traz alguns momentos e lugares marcantes para a construção da nossa cultura.
Esse é apenas um dos motivos pelo qual o continente é um destino turístico tão rico que você deveria considerar para suas próximas viagens seja para desfrutar da gastronomia, cultura ou belas arquiteturas ali presentes.
Quer incluir a Europa Ocidental no seu roteiro de viagem? Quais países você quer visitar? Deixe o seu comentário!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *