Tudo sobre o que fazer em Varsóvia, na Polônia: dicas essenciais

por Carolina Romeiro

Tudo sobre o que fazer em Varsóvia, na Polônia: dicas essenciais

Para você que quer saber tudo o que fazer em Varsóvia, preparei neste artigo um guia completo.

Nele há muitas dicas de hospedagem, restaurantes, bares, baladas, passeios guiados, visita aos arredores da capital polonesa e muito mais.

Minha sugestão é que o seu roteiro inclua um passeio pela rota real de Varsóvia e pela Cidade Velha (Centro Histórico).

Além disso, o Museu do Levante de Varsóvia, também conhecido como Museu da Resistência, é provavelmente um dos melhores sobre a luta de um povo durante a 2ª Guerra Mundial e o governo da antiga União Soviética.

Porém há muito mais o que saber sobre está que é uma das cidades mais incríveis da Europa. Confira abaixo as dicas e se planeje para uma da melhores viagem da sua vida!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Varsóvia

Seguro viagem Europa »

 

Principais pontos turísticos de Varsóvia

dicas da Polonia
Museu do Levante de Varsóvia conta a história da cidade durante a 2ª Guerra.

Começo as dicas do que fazer em Varsóvia, capital da Polônia pelos principais pontos turísticos de Varsóvia.

Para aqueles turistas que gostam de museus, tenho duas dicas: Museu do Levante de Varsóvia e o Museu Militar Polonês.

O Museu do Levante possui uma exposição impressionante, interativa e que irá te transportar diretamente para os tempos de luta vividos pelos poloneses; enquanto que o Museu Militar possui no seu exterior uma exposição gratuita com diversos tanques e aviões de guerra.

O Palácio da Cultura e Ciência também é uma grande dica. É possível subir na torre do palácio e ter uma vista de 360° de Varsóvia; dá para ter uma ideia de como a cidade conseguiu se reerguer após a guerra e o contraste entre o Centro Histórico e o restante da cidade. E também o Castelo de Wilanów, no distrito de Wilanów, em Varsóvia.

Castelo de Wilanów, em Varsóvia.

Se quiser conhecer a história local, faça uma visita guiada a Cidade Velha ou um tour com ônibus turístico em Varsóvia.

Além disso, para quem quiser conhecer os arredores, poderá aproveitar para fazer um bate-volta nas cidades perto de Varsóvia. Łódź, Torún e Żelazowa Wola são excelentes opções.

Existem diversas opções de passeios em Varsóvia guiados que incluem guias experientes e uma grande riqueza de detalhes, que irão deixar a sua visita ainda mais especial.

Aproveite para assistir a um concerto de Chopin no Castelo Real, ou então para fazer uma excursão pela História Judaica em Varsóvia.

Para quem quiser fugir um pouco do lugar comum, pode ainda fazer o tour fora do caminho batido, que inclui uma visita a diferentes lugares que foram importantes durante o governo soviético, ou ainda a excursão ao gueto de Varsóvia.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Varsóvia »

 

Onde ficar em Varsóvia

hoteis na polonia
Cidade Velha fica no distrito de Śródmieście.

Como trata-se de uma cidade relativamente grande, recomendo ficar em um local mais centralizado, pois irá te ajudar a aproveitar mais a capital polonesa, sem se preocupar com deslocamentos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Centro de Varsóvia possui diversas opções de hotéis que irão agradar a todos bolsos e estilos de viagem.

O distrito de Śródmieście, que inclui a Cidade Velha, é sem dúvida alguma a melhor escolha, já que você estará perto dos principais pontos turísticos. Dentre os melhores hotéis em Varsóvia existem opções luxuosas e ótimo custo benefício.

Uma delas é o New York Apartament Powiśle, que traz uma opção de hospedagem com conforto a um preço mais acessível; se você quiser um hotel mais requintado, pode se hospedar no Hotel Bristol e o Radisson Collection Hotel.

Há também ótimas opções de hospedagem no distrito de Praga Północ ou Praga do Norte, que fica do outro lado do rio Vistula.

O acesso ao centro de Varsóvia é bastante fácil através do metrô e as hospedagens são mais baratas. O hotel Millennium Manufaktura Yellow é um dos que apresentam um bom custo-benefício na região.

Há ainda a opção de ficar no distrito de Mokotów, que está mais afastado da região central, mas próximo ao parque Real Łazienki e ao Monumento de Chopin; ou seja, ideal para quem prefere um pouco mais de tranquilidade; aqui a dica é para o apartamento Rent like home – Bruna 2.

Conforto => Traslado do aeroporto de Varsóvia

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Como se locomover em Varsóvia

meios de transporte em varsóvia
Transporte público de Varsóvia é composto por tram, ônibus e metrô.

Para quem está saindo do Brasil para visitar Varsóvia, na Polônia, terá de fazer pelo menos uma escala ou conexão durante o trajeto.

Isso porque não existem voos direitos entre os dois países, mas o acesso ao Centro a partir do aeroporto de Varsóvia é bastante fácil.

Existem diferentes linhas de ônibus e trens que conectam os dois pontos da cidade.

Caso você prefira, há serviços de aplicativos, táxis ou pode alugar um carro; neste caso recomendo o site Rentcars, pois nele você irá comparar preços de cada locadora e o serviço é contratado pela internet com segurança.

Para quem for utilizar o transporte de Varsóvia, saiba que a cidade dispõe de dezenas de linhas de ônibus, metrôs e bondes ou trams.

Uma dica boa para se localizar é utilizando o aplicativo JakDojade, assim fica bem mais fácil se locomover pela cidade.

E ainda, se for usar bastante o transporte público, a dica é adquirir o bilhete com validade de 3 dias. Ele custa 36 PLN (cerca de 38 reais), sendo que você poderá utilizar quantas vezes quiser no sistema integrado durante a validade do bilhete.

Essa é uma excelente dica para economizar tempo, dinheiro e ainda descansar um pouquinho entre uma atração turística e outra.

Lembre-se apenas de validar o bilhete ao entrar no transporte e guardá-lo. Isso porque ele é a única comprovação de que você efetivamente pagou a passagem e deverá ser mostrado aos fiscais.

Imperdível => Tour em Varsóvia com traslado de ida e volta

 

Onde comer em Varsóvia

restaurantes em varsóvia
Restaurante Zapiecek em Varsóvia | Foto: Guillaume Speurt, via Wikimedia Commons.

A culinária polonesa é sem dúvida alguma uma atração turística para quem visita o país, portanto, inclua alguns dos melhores restaurantes em Varsóvia na sua lista do que fazer na cidade. Descubra quais são as comidas típicas da Polônia.

O Pierogi é o prato polonês mais tradicional. Você provavelmente irá encontrá-lo na grande maioria dos restaurantes.

Mas não deixe de provar também as diversas receitas com arenque (ou Śledź), Kotlet schabowy e a Kapusniak (sopa de Chucrute) ou mesmo um lanche rápido, com o zapiekanka.

Vale a pena experimentar estas e outras delícias em restaurantes como o Zapiecek, o Gościniec Polskie Pierogi ou o Stara Szaja.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

E para variar um pouco o cardápio e incluir pratos da culinária internacional durante a visita, pode experimentar os restaurantes Literatka ou Różana.

A noite em Varsóvia pode ser bem agitada e oferece diversas opções para os turistas. Para quem quiser aproveitar sem gastar muito, então o bar Do DNA é uma das melhores opções, mas eles não oferecem muitas opções de comidas.

Quem gosta de rock’n’roll vai curtir o Rock Friends; enquanto o BrowArmia é excelente para saborear um delicioso jantar e as cervejas artesanais da casa.

Para quem prefere uma boa balada, o Room 13 Club & Lounge ou o N58 Clube são boas escolhas. Se puder gastar um pouquinho mais, vá ao Panorama Sky Bar ou ao Enklawa.

Delícia => Excursão gastronômica em Varsóvia

 

Dicas sobre Varsóvia

inverno em varsóvia
Inverno em Varsóvia é bastante rigoroso.

Já deu para ter uma ideia de que seu roteiro em Varsóvia será em uma cidade diversificada, que oferece muitas opções do que fazer, tanto em termos de atrações turísticas como de restaurantes, bares e baladas.

 Mas é bom ficar atento a algumas dicas antes de embarcar para a Polônia:

  • Caso viaje para a Polônia no inverno saiba que ele pode ser bem rígido, com neve e temperaturas negativas em até -12°C. Portanto, se você tem pavor de frio, é melhor evitar viajar de dezembro a fevereiro.
  • Por outro lado, a Polônia no verão pode ter temperaturas acima dos 30°C, além de ser considerado como alta temporada, com mais turistas e valores maiores.
  • Não há necessidade de tirar visto para ir para a Polônia, como o país faz parte do Tratado Schengen, brasileiros podem viajar a turismo por um período de até 90 dias sem visto.
  • É bom apenas lembrar que alguns documentos podem ser solicitados durante o controle de fronteira quando chegar na Europa, como: seguro-viagem, passagem de volta, comprovante de hospedagem e dinheiro suficiente para se manter durante o período de viagem. Saiba quanto custa viajar para Varsóvia.
  • Outro ponto importante é que não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas, somente em bares e restaurantes. Quem infringe a lei paga multa, que é de no mínimo 100 PLN.
  • Caso decida fazer compras em Varsóvia, fique atento as tarifas do cartão de crédito, pois algumas operadoras cobram valores altos.

Como ter? => Chip de celular na Europa

 

O que fazer em Varsóvia: últimas dicas

Aproveite as dicas do que fazer em Varsóvia e comece a planejar o seu roteiro agora mesmo. O ideal é que você fique na cidade por pelo menos 2 dias.

Caso tenha disponibilidade de ficar mais dias poderá aproveitar para conhecer os arredores ou fazer um roteiro na Polônia, desbravando todas as atrações que o país oferece. Para descobrir mais valores, veja os preços dos passeios em Varsóvia.

Segundo destino mais visitado do país, Cracóvia oferece arquitetura única e fica próxima aos campos de Auschwitz, da famosa Mina de Sal e ainda de muitos castelos.

A Polônia também tem lindas cidades litorâneas, como Gdánsk, Gdynia e Sopot; além disso, a fronteira com a Eslováquia e a belíssima cadeia de montanhas Tatras podem ser acessadas pela cidade de Zakopane.

E você, ainda têm dúvidas sobre quanto custa viajar para Varsóvia? Já esteve na cidade e tem alguma dica para economizar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *