Pontos turísticos de Varsóvia: 10 principais lugares para ir

Pontos turísticos de Varsóvia: 10 principais lugares para ir

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Conhecer os principais pontos turísticos de Varsóvia, capital da Polônia, é uma verdadeira viagem no tempo. Além de uma aula de história do país, é também da história do mundo, como as grandes guerras e o holocausto que tiveram reflexo na cidade.

A capital polonesa e também a maior cidade do país, com os seus quase 2 milhões de habitantes, ainda reserva aos visitantes muitas belezas e arte antiga e moderna!

Varsóvia está às margens do belo Rio Vístula. E o seu Centro Histórico foi declarado em 1980 pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, o que reforçou ainda mais a importância da cidade. A Cidade Velha é imperdível.

Varsóvia é muito bonita e interessante. Por isso, é bacana saber que você pode conhecer os pontos turísticos de Varsóvia até mesmo no inverno quando chega a nevar. Visitar a cidade, seja em qualquer época do ano, é uma experiência única!

Confira dicas, fotos e curiosidades dos atrativos poloneses.

Planeje sua viagem => Bairros para ficar em Varsóvia

Como é o aluguel de carro na Polônia »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Varsóvia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

Mapa com pontos turísticos de Varsóvia

  1. Praça do Mercado (Rynek Starego Miasta)
  2. Monumento aos insurgentes (Pomnik Powstania Warszawskiego)
  3. Museu da Resistência (Muzeum Powstania Warszawskiego)
  4. Museu Frederic Chopin (Fryderyk Chopin Muzeum)
  5. Parque Lazienki (Lazienki Królewskie w Warszawie)
  6. Palácio da Cultura e Ciência (Palac Kultury i Nauki)
  7. Castelo Real de Varsóvia (Zamek Królewski W Warszawie)
  8. Monumento Nicolau Copérnico
  9. Muralha de Varsóvia (Barbakan w Warszawie)
  10. Museu do Neon (Muzeum Neonów)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Vársovia »

 

O que fazer em Varsóvia

Deixando para trás o passado de guerras e dominações de outros povos, Varsóvia reinventou-se. Hoje, a cidade é repleta de vida, mas sem apagar os resquícios de sua história. A seguir, você acompanhará as melhores dicas dos pontos turísticos em Varsóvia para incluir no seu roteiro de viagem!

 

Praça do Mercado

Turismo em Varsóvia
Praça do Mercado na Cidade Velha | Foto: Tony Castle, via Wikimedia Commons.

A Praça do Mercado (Rynek Starego Miasta) foi construída no século XIV e ainda hoje é o símbolo da região da Cidade Velha. Ela integra o espaço da cidade considerado Patrimônio Mundial da Unesco e é cercada por lojas de souvernirs, restaurantes e cafés. Inclusive, você pode agendar um food tour em Varsóvia.

A Praça do Mercado fica na parte central da cidade, por isso, obviamente está sempre lotada de turistas. Além do fato de ser um passeio gratuito, posso garantir que a beleza da praça impressiona.

Mas, o mais incrível do local é que ele foi parcialmente destruído durante a II Guerra Mundial, mas foi restaurado e é um dos símbolos da força da cidade e da sua população. Ao passar por ela, você garantirá belas fotos da sua viagem e um contato único com a Polônia antiga.

 

Monumento aos insurgentes

Dicas de viagem em Varsóvia?
Monumento aos Insurgentes é formado por várias estátuas.

O Monumento aos Insurgentes (Pomnik Powstania Warszawskiego), localizado na praça Plac Krasinskich, presta uma justa homenagem, tanto aos judeus quanto aos poloneses, que combateram o exército nazista em 1944.

Embora tenha um nome só, na verdade, são dois monumentos no local. Por falar nisso, confira um tour guiado pela Varsóvia judaica.

Um dos monumentos representa os soldados que lutaram na chamada “Insurreição de Varsóvia”, quando um grupo de poloneses lutou contra os alemães e os rendeu.

O outro monumento, por sua vez, retrata os judeus nesse mesmo período. Nele é possível ver uma pessoa entrando em um esgoto em referência ao mesmo ato que se fazia à época para se esconder dos nazistas.

 

Museu da Resistência

Dicas de turismo na Polônia
Museu da Resistência tem fotos e objetos | Foto: Adrian Grycuk, via Wikimedia Commons.

O Museu da Resistência (Muzeum Powstania Warszawskiego) é também conhecido como Museu do Levante. No local, há um acervo com mais de 800 objetos e 1.500 fotografias sobre períodos negros da história polonesa. São registros que contam a ocupação nazista até o regime comunista que assolou o país.

Um dos principais pontos positivos é que tudo é bem interativo e de fácil entendimento. O museu utiliza recursos como sons, vídeos e até filmes com relatos de sobreviventes sobre esse período. É um museu impactante, mas também muito necessário, por isso vale a pena a visita.

Uma dica importante: o museu abre gratuitamente aos domingos. Já nos outros dias a entrada custa 25 PLN (zloty) por pessoas.

O museu fica na Grzybowska, 79. O horário de funcionamento de segunda, quarta e sexta é das 8 às 18 horas e quinta-feira, das 8 às 20 horas. Já aos sábados e domingos, funciona das 10 às 18 horas e às terças-feiras, não abre.

Passeio => Excursão de 3 horas no gueto de Varsóvia

 

Museu Frederic Chopin

Roteiro pela Polônia
Museu Chopin | Foto: Jorge Láscar, via Wikimedia Commons.

O compositor Frederic Chopin é um dos poloneses mais célebres da história. Para homenagear o conterrâneo, os poloneses investiram em um museu super moderno às margens do Vístula, o Museu Frederic Chopin. É um ponto turístico imperdível de Varsóvia.

Nele, há equipamentos de última tecnologia para que os visitantes tenham a sensação de estar em uma experiência audiovisual única. Devo dizer que o objetivo dos poloneses foi alcançado: o museu supera as expectativas. Inclusive, Chopin é tema de diversos passeios guiados em Varsóvia, como o um concerto de piano com composições de Chopin.

Também há um grande acervo da vida de Chopin, incluindo manuscritos e objetos pessoais do compositor. Se você tem filhos, o museu tem ainda alguns espaços exclusivos para as crianças entenderem de forma didática quem foi e como viveu Chopin.

O museu fica no Ostrogski Palace, na Rua Okólnik, 00-368. O local funciona de terça a domingo, das 11 às 20 horas. O ingresso custa 22 PLN.

 

Parque Lazienki 

O que fazer em Varsóvia no verão
Parque Lazienki Królewskie.

A natureza em Varsóvia também pode ser aproveitada ao máximo, inclusive recomendo bastante isso! O Parque Lazienki (Lazienki Królewskie w Warszawie) é um lugar especial para passar um tempo ao ar livre e até mesmo ao lado dos esquilos que circulam por aqui.

Você até aproveitar os espaço ao ar livre para fazer um passeio de segway em Varsóvia.

Esse é um parque de destaque porque é o maior da cidade, além de ter palácios e outros parques em seu complexo. É nele que está localizada a estátua de Chopin, outro dos pontos turísticos em Varsóvia que você pode visitar.

Se estiver passando pela cidade no verão, aproveite bastante o parque, principalmente os seus concertos gratuitos!

 

Palácio da Cultura e Ciência

O que fazer em Varsóvia no inverno
Palácio da Cultura e Ciência | Foto: Carlos Delgado, via Wikimedia Commons.

Você consegue ver o Palácio da Cultura e Ciência (Palac Kultury i Nauki) praticamente de qualquer lado da cidade. Ele é realmente o prédio mais alto do país, tendo sido construído na década de 1950.

Apesar de ser um dos pontos turísticos de Varsóvia mais conhecidos, o prédio envolve algumas polêmicas. É que parte da população polonesa não aceita tão bem o palácio, uma vez que porque foi um presente da antiga União Soviética.

De qualquer forma, se você não se apegar a isso, pode subir na torre para ter uma vista panorâmica. A vista ao topo é paga e custa 20 PLN por pessoa. O Palácio fica na plac Defilad 1 e fica aberto diariamente das 10 às 20 horas.

Traslado e ingressos => Tour pelo Palácio da Cultura e Ciência e Castelo Real de Varsóvia

 

Castelo Real de Varsóvia

Roteiro de 5 dias em Varsóvia
Castelo Real de Varsóvia | Foto: Doronenko, via Wikimedia Commons.

Se você gosta de castelo, certamente ao visitar o Castelo Real de Varsóvia (Zamek Królewski W Warszawie) irá se apaixonar completamente! Embora hoje ele seja uma reconstrução do original, uma vez que foi bastante destruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial, ainda ostenta uma bela história.

O castelo foi construído no século XIV e guarda um grande acervo da família real polonesa. Nele estão conservadas diversas obras de arte importantes ao longo da história da Polônia. Os cômodos onde a família real dormia e passava o seu tempo também foram montados e hoje o local é um verdadeiro museu.

Ele faz parte do passeio a pé em Varsóvia.

A visitação é gratuita aos domingos. Entre outubro e abril o local funciona das 10 às 16 horas. Já de maio a setembro está aberto das 10 às 18 horas de segunda à quarta, das 10 às 20 horas nas quintas-feiras é das 11 às 18 horas aos domingos. Na segunda-feira o local não funciona.

 

Monumento Nicolau Copérnico

Roteiro de 7 dias na Polônia
Estátua de Nicolau Copérnico.

Enquanto estiver pela Cidade Velha aproveite para prestigiar o Monumento Nicolau Copérnico. Ele está localizado em frente ao prédio da Academia Polonesa de Ciências e foi inaugurado em 1830. A homenagem ao matemático e astrônomo atraí a atenção de muitos turistas. Embora seja “apenas” uma estátua, a importância histórica de Copérnico vale a ida até ela.

 

Muralha de Varsóvia

Roteiro de 3 dias em Varsóvia
Muralha de Varsóvia | Foto: Carlos Delgado, via Wikimedia Commons.

A Muralha de Varsóvia (Barbakan w Warszawie) foi construída em 1540 para proteger a cidade de invasões. Apesar disso, foi destruída na II Guerra Mundial. Um tempo depois, parte foi reconstruída e vale completamente a visita pela nova cara que ganhou.

Em volta da muralha, que fica na Cidade Velha, há diversos restaurantes e lojas que dão um charme especial à área. Hoje em dia a construção virou um dos pontos turísticos de Varsóvia e é também uma forma de preservar a história antiga da cidade. E por falar em restaurantes, conhece um tour pelos pubs de Varsóvia.

Você pode visitá-la de terça a domingo das 10 às 19 horas. Embora a entrada seja paga, é um valor simbólico de 2 PLN.

 

Museu do Neon

Onde fica Varsóvia
Museu Neon | Foto: Adrian Grycuk, via Wikimedia Commons.

Não poderia deixar de incluir na lista o Museu do Neon (Muzeum Neonów). O motivo? Simplesmente porque é uma proposta que encanta todos os viajantes que passam por aqui. Por isso, não se espante ao entrar: tudo é preparado para ser impactante.

O Muzeum Neónw localiza-se no bairro de Praga, uma região mais moderna e descontraída de Varsóvia, em Soho Factory. Antigamente o local abrigava uma fábrica de munições e transformou-se em um incrível espaço cultural e artístico.

O museu, criado em 2005, reúne diversas placas em neon da época da União Soviética. A ideia foi justamente reunir o material para que isso não se perdesse, afinal, também é uma forma de contar a história da Polônia. São placas de todos os tipos apresentando todas as marcas possíveis.

O ingresso custa 10 PLN. Ele abre segunda, terça, quinta e sexta das 12 às 17 horas, sábado das 12 às 18 horas e domingo das 11 às 17 horas. O endereço é Soho Factory, Minska, 25.

 

Dicas sobre os pontos turísticos de Varsóvia

Roteiro em Varsóvia, na Polônia
Centro Histórico de Varsóvia.

Depois de conhecer um pouco mais sobre esses 10 pontos turísticos de Varsóvia, posso dizer que você tem um roteiro perfeito pela cidade. Mesmo que o seu tempo seja curto, conhecer pelo menos dois desses lugares já valerá a visita.

Mas se conseguir visite mais, você não se arrependerá. Se tiver mais tempo, vale também fazer uma excursão de Varsóvia para o campo de concentração Auschwitz-Birkenau.

A história de um povo que se superou guerra após guerra e agora se reinventa, mas faz questão de mostrar o que passou, em meio a museus de neon vale uma viagem e tanto!

Se você é apaixonado por história, arte, arquitetura e destinos além do comum, coloque Varsóvia na sua rota e aproveite! A Cidade Velha, o Castelo Real e os demais atrativos são imperdíveis.

E quer saber mais sobre como incluir a Polônia na sua viagem? Leia a post com dicas para seu roteiro na Polônia.

E você, já conhece Varsóvia? Conte nos comentários qual ponto turístico você mais gostou ou tem vontade de conhecer.

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Varsóvia

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Varsóvia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Varsóvia para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Varsóvia. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Varsóvia, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Varsóvia. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Polônia, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios em Varsóvia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Varsóvia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Varsóvia

Ter um chip de celular na Polônia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Varsóvia.

Seguro viagem em Varsóvia

Contratar um seguro viagem para a Polônia é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais