Roteiro na Polônia: dicas para viagens de até 30 dias

Roteiro na Polônia: dicas para viagens de até 30 dias

Elaborar um roteiro na Polônia te proporcionará não apenas tranquilidade para visitar todos os pontos turísticos, mas também a evitar aqueles pequenos imprevistos que sempre acontecem durante as viagens.

Como a Polônia, na Europa, é um país relativamente grande viajar sem planejar o seu roteiro turístico, pode te fazer perder um tempo precioso de viagem em deslocamentos. E, com isso, deixar de conhecer alguns lugares que você gostaria.

É importante lembrar também, que apesar de não ter invernos tão rigoroso como alguns países do leste e do norte europeu, a Polônia tem sim alguns meses de frio intenso. Inclusive, no inverno, o horário de funcionamento das diversas atrações é reduzido. E algumas atividades simplesmente não estão disponíveis nesta época.

As dicas para montar um roteiro na Polônia te fará aproveitar os pontos turísticos do país. Assim, você só terá o melhor da Polônia, além de saber o que fazer na Polônia no inverno ou em outras estações do ano. E, de quebra, apreciar belas fotos da Polônia. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Polônia

Seguro viagem Europa »

 

Melhores roteiros na Polônia

Turismo na Polônia
Roteiro na Polônia é essencial para não perder nenhum atrativo.
  • Roteiro de 7 dias na Polônia
  • Roteiro de 10 dias na Polônia
  • Roteiro de 15 dias na Polônia
  • Roteiro de 20 dias na Polônia
  • Roteiro de 25 dias na Polônia
  • Roteiro de 30 dias na Polônia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Polônia »

 

O que fazer na Polônia

Roteiro de 7 dias na Polônia

  • 1, 2: Varsóvia
  • 3 a 7: Cracóvia

Nesta primeira opção de roteiro na Polônia há sugestões de passeios para 7 dias. Pode parecer pouco tempo, e é, mas se bem planejado, você conseguirá ver os principais pontos turísticos da Polônia. Antes, veja o mapa da Polônia e entenda a divisão das regiões turísticas do país.

Provavelmente a sua chegada por Varsóvia, a capital polonesa. O bom é que a cidade está localizada bem no meio da Polônia, facilitando o deslocamento para qualquer outro ponto do país. Além disto, a rede de transportes na Polônia é muito boa, e ir de uma cidade para outra é bem simples.

Em Varsóvia fique pelo menos 2 dias para conhecer os principais pontos turísticos de Varsóvia como o Castelo Real de Varsóvia e a Cidade Velha.

No primeiro dia, caminhe pelas ruas estreitas da cidade e aproveite para descobrir algum restaurante ou café bacana pelo local.

Uma vez na Cidade Velha, não deixe de ver a Basílica de São João Batista, que possui uma arquitetura externa bastante diferente. Visite também a famosa praça do mercado de Varsóvia.

E, finalmente não perca o Barbican de Varsóvia, parece um pequeno castelo, mas era uma barreira defensiva da cidade.

Uma opção para conhecer a cidade é fazer um tour com o ônibus turístico em Varsóvia. Confira ainda os hotéis em oferta em Varsóvia.

Dicas de Varsóvia
Castelo Real de Varsóvia | Foto: Marcin Białek, via Wikimedia Commons.

Já no segundo dia em Varsóvia, vá visitar o Museu do Levante de Varsóvia (Warsaw Rising Museum). Uma impressionante coleção de itens, relatos e fotos do que aconteceu durante a II Guerra Mundial, e após o seu fim. Você ficará impressionado com a força dos poloneses.

Em seguida, vá ao Palácio da Cultura e da Ciência de Varsóvia. Subindo na torre, você terá uma impressionante vista da cidade inteira. É de tirar o fôlego.

Ainda neste segundo dia, sugiro ir para Cracóvia, uma das mais bonitas cidades da Polônia. São cerca de 4 horas de viagem entre as duas cidades. Então você ainda terá metade do dia para aproveitar quando chegar lá.

Aproveite este dia de chegada para andar pela cidade e conhecer um pouco dos principais pontos turísticos  de Cracóvia.

Entre os atrativos da cidade estão a praça do mercado, a Igreja de São José, a Basílica de Santa Maria, Castelo de Wawel e ainda o Museu da Fábrica Schindler (aquele do filme A lista de Schindler).

Você pode, inclusive comprar o ingresso antecipado e evitar filas para a excursão Fábrica de Schindler.

o melhor da polonia
Castelo Wawel, em Cracóvia.

Tire um dia para conhecer o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. O campo fica a 1h30 de viagem da Cracóvia, há diversos horários de ônibus fazendo o trajeto.

A entrada no campo é gratuita, mas você precisa agendar a visita pelo site. Por isso, vale a pena fazer uma excursão guiada a Auchwitz-Birkenau.

Outro passeio que vale a pena é  visita à mina de sal Wieliczka em Cracóvia, com a sua impressionante catedral subterrânea, repleta de esculturas religiosas. Após esse passeio, você pode aproveitar para curtir um pouco mais da cidade, e ver o que ainda falta.

Ao redor da Cracóvia existem diversos castelos, alguns mais próximos como o Palácio Przegorzałach (apenas 10 km do Centro de Cracóvia) e outros mais longe como o Castelo Pieskowa Skala (30 km). Existem excursões disponíveis para todos eles.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Portanto, se você é apaixonado por castelos, aproveite para conhecê-los. O melhor é que este roteiro de viagem pela Polônia pode ser feito tanto durante o verão, quanto durante o inverno.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Polônia

 

Roteiro de 10 dias na Polônia

  • 1, 2: Varsóvia
  • 3 a 7: Cracóvia
  • 8 a 10: Zakopane

Já se você tiver um pouco mais de 7 dias para fazer um roteiro na Polônia, terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do país. Iniciando sua viagem por Varsóvia, aproveite os 2 ou 3 primeiros dias para conhecê-la.

Pode ser por um food tour em Varsóvia ou um passeio de segway em Varsóvia. Entre os pontos turísticos de Varsóvia, sugiro conhecer a Cidade velha, o Museu do Levante de Varsóvia, o Palácio da Cultura e Ciência.

Se você gostar um pouco mais e ainda quiser visitar algum outro museu, por exemplo, é melhor ficar 3 dias na cidade.

Em seguida, siga para a região sul, para a Cracóvia, há bastante coisa para ver na cidade e ao redor dela fique uns 4 dias – veja os hotéis em Cracóvia.

Você poderá escolher entre visitar o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, as minas de sal de Wielczka, além dos inúmeros castelos existentes próximos da cidade, fazendo uma excursão para o Castelo de Wawel.

Pontos turísticos de Zakopane
Zakopane | Foto: Jerzy Opioła, via Wikimedia Commons.

Depois de explorar Varsóvia e Cracóvia, você pode continuar o seu roteiro na Polônia indo para a cidade de Zakopane. Ela fica a apenas 100 km ao sul da Cracóvia e é o lugar ideal para você conhecer as famosas Montanhas Tatra.

O local é perfeito para visitas durante o ano todo – já pesquise os hotéis em oferta em Zakopane. No inverno é bom para quem gosta de esquiar, além de que você conseguirá as melhores fotos da Polônia durante o inverno.

Já nos demais meses do ano, é um excelente destino para quem gosta de caminhadas ao ar livre. Se você reservar 3 dias para conhecer o local será mais do que o suficiente, inclusive você pode fazer excursão para as termas de Zakopane.

Dica => Tour guiado pelo Palácio da Cultura e Ciência em Varsóvia

 

   
   

Roteiro de 15 dias na Polônia

  • 1, 2: Varsóvia
  • 3 a 7: Cracóvia
  • 8, 9: Lódz
  • 10, 11: Poznán
  • 12, 13: Gdánsk
  • 14, 15: Sopot

A próxima dica para quem tem 15 dias para conhecer o melhor do roteiro da Polônia é seguir o cronograma dos dias anteriores feitos nos roteiros acima. Assim, fique os primeiros 2 dias na capital da Polônia, Varsóvia. Há passeios como a excursão ao gueto de Varsóvia ou um tour guiado pela Varsóvia judaica.

Conheça a Cidade Velha, com suas ruas estreitas, e arquitetura bastante típica. Não deixe de visitar a Praça do Mercado, e o Castelo Real de Varsóvia. Com relação aos museus, as recomendações são para que você visite o Museu do Levante de Varsóvia.

E para quem gosta de vistas aéreas, o melhor ponto para fazer isto é no mirante do imponente Palácio da Cultura e Ciência. Depois, você pode seguir para a Cracóvia. A cidade é dita como a mais bonita da Polônia, e também está repleta de coisas para ver.

Você terá a sua disposição conhecer a famosa mina de sal de Wielczka, além dos castelos espalhados pela cidade e ao seu redor.

Para quem quiser há ainda a possibilidade de visitar o mais conhecido dentre os campos de concentração nazista, o Auschwitz-Birkenau.

Viagens à Polônia
Sopot | Foto: Tomasz Kolowski, via Wikimedia Commons.

Seguindo a viagem ao norte do país, você pode ir para Lódz, a segunda maior cidade da Polônia. Essencialmente industrial, a cidade mistura o moderno com o antigo. Ir para Lódz é sair um pouco dos roteiros convencionais da Polônia.

Aproveite para conhecer os monumentos judaicos espalhados pela cidade, fazer uma excursão guiada a pé por Lodz ou mesmo um tour com degustação de cerveja polonesa em Lodz. Para aproveitar os dois dias na cidade, veja os hotéis baratos em Lodz.

Saindo de Lodz, siga viagem para Poznán, cidade conhecida como o centro das feiras internacionais, que ocorrem desde 1921. A cidade velha também é muito bonita, com a sua praça do mercado, e o prédio da prefeitura que possui um estilo renascentista.

Dois dias por lá são suficientes para conhecê-la (pesquise os hotéis em Poznan) e até fazer um tour privado em Poznan. A próxima etapa da viagem é recomendada para ser feita durante o verão, apesar que no inverno e outono também tem o seu charme.

Cidades da Polônia
Gdansk.

As próximas cidades que eu recomendo no roteiro são Gdánsk e Sopot, que ficam no litoral polonês. As duas cidade são pequenas, mas cheias de encantos. Em Gdánsk você poderá andar pelas ruas históricas e se deslumbrar com a arquitetura.

Aproveite também para conhecer o Museu da Segunda Guerra Mundial, que é enorme e um dos que possuem o maior acervo dos itens desta época. Outros passeios recomendados na cidade são a visita ao campo de concentração de Stutthof e o passeio com ônibus turístico de Gdansk.

Não se esqueça de pesquisar os hotéis em Gdansk para não ter que chegar na cidade e sair em busca de hospedagem. Depois, você poderá seguir para Sopot, que fica a apenas 30 km de Gdánsk. Há várias opções de hotéis em Sopot.

A cidade também fica no litoral, e é ideal para quem quiser experimentar um banho no mar Báltico. Sopot é mais moderna do que Gdánsk, mas ainda guarda algumas relíquias do passado. Agende uma excursão para Sopot e cidades vizinhas

Recomendo => Tour para degustação de cerveja em Gdansk

 

Roteiro de 20 dias na Polônia

  • 1 a 3: Varsóvia
  • 4 a 8: Cracóvia
  • 9 a 11: Zakopane
  • 12, 13: Katowice
  • 14 a 16: Poznán
  • 17 a 20: Gdansk

Com a sugestão de roteiro de 20 dias na Polônia você conseguirá ver um pouco de cada região do país. Seguindo a ordem das cidades dos roteiros anteriores comece por Varsóvia. Na capital há muitos lugares lindos e icônicos que você deve visitar.

Entre eles, a Praça do Mercado, o Palácio da Cultura e da Ciência, o Museu do Levante de Varsóvia e muitos outros.

Com 3 dias na capital você conseguirá aproveitar bastante. Depois, na Cracóvia, você também conseguirá conhecer bem a cidade se ficar entre 4 a 5 dias.

Os castelos são uma das grandes atrações do local, além de conhecer o maior campo de concentração nazista Auschwitz-Birkenau e a mina de sal Wielczka. Inclusive, você pode fazer uma excursão para Auschwitz saindo de Varsóvia.

Sugiro que continue seguindo para o sul polonês e fique 3 dias da cidade de Zakopane, e aproveite as atividades ao ar livre na região das Montanhas Tatra, na fronteira com a Eslováquia. Um passeio recomendado é a caminhada pelas montanhas de Zakopane e Trata.

roteiro polonia e romenia
Pôr do sol em Gdánsk | Foto: Brosen, via Wikimedia Commons.

Siga viagem para a cidade de Katowice, outro centro de esportes e atividades ao ar livre, que pode ser aproveitado tanto durante o verão, quanto durante o inverno.

Veja os hotéis bem avaliados em Katowice e faça um passeio a pé em Katowice ou a degustação de vodka em Katowice, uma verdadeira tradição na cidade.

Siga viagem para a cidade de Poznán, e aproveite os dias para andar pela cidade e conhecer a cidade velha e a arquitetura local, com um grande destaque para a praça do mercado na cidade velha e ao prédio da prefeitura. Você também pode fazer uma excursão gastronômica com degustação de cerveja em Poznán.

E termine o seu roteiro em Gdánsk, cidade litorânea, banhada pelo mar Báltico. Apesar de pequena, a cidade possui muitos museus bem interessantes e um clima de cidade do interior que vão fazer você se apaixonar pelo local.

Interessante => Passeio noturno de caiaque em Gdansk

   
   

 

Roteiro de 25 dias na Polônia

  • 1 a 3: Varsóvia
  • 4 a 8: Cracóvia
  • 9 a 11: Zakopane
  • 12, 13: Katowice
  • 14 a 16: Poznán
  • 17 a 20: Gdansk
  • 21, 22: Sopot
  • 23 a 25: Gdynia

A dica de roteiro turístico durante a sua viagem de 25 dias para a Polônia é bem parecida com a de 20 dias. Entretanto, a recomendação aqui é ir conhecer as outras duas cidades que fazem parte da chamada tricidade: Sopot e Gdynia.

Estas duas cidades litorâneas ficam próximas de Gdánsk, portanto o acesso entre elas de trem é bem fácil. Você pode aproveitar para tomar um banho de mar e relaxar nos últimos dias de viagem em algum dos hotéis em Gdynia.

Vale lembrar que durante o verão estes são destinos muito procurados, portanto é bom reservar com antecedência a sua hospedagem e os passeios. Há excursões guiadas para a Tricidade.

Vale a pena => Concerto de Chopin em Varsóvia

 

Roteiro de 30 dias na Polônia

  • 1 a 3: Varsóvia
  • 4 a 8: Cracóvia
  • 9, 10: Katowice
  • 12, 13: Lódz
  • 14 a 16: Lublin
  • 17 a 20: Białystok
  • 21 a 23: Gdánsk
  • 24 a 26: Sopot
  • 27 a 30: Gdynia

Para esse roteiro na Polônia, sugiro manter as cidades de Varsóvia, Cracóvia, Katowice, Lódz, Gdánsk, Sopot e Gdynia. Para aproveitar os 30 dias no país, incluo as cidade de Lublin e Białystok. Elas ficam ao leste da Varsóvia e sem dúvida valem uma visita.

Lublin, além de ser uma cidade muito charmosa, possui uma história muito interessante. Ela foi completamente destruída com o término da II Guerra Mundial.

Após a sua reconstrução, ela é hoje considerada uma “Oxford judaica“, com muitas universidade e uma grande comunidade acadêmica.

Ficando três dias na cidade, veja os hotéis em Lublin e ainda aproveite para fazer um tour em Lublin. Já Białystok é um pouco diferente do restante da Polônia. Isso porque ela fica próxima à Bielorrússia, e há um pouco da cultura deste país por lá também.

Como ela está cercada de parques, é muito frequentada por pessoas que gostam de fazer passeios e atividades ao ar livre. Aproveite para conhecer alguns destes parques. E já veja os hotéis em Bialystok.

Interessante => Excursão sobre o Papa João Paulo II em Cracóvia

 

Aproveite os roteiros na Polônia

A Polônia é um país cheio de atrativos turísticos, por isso, independente de quantos dias você tem disponível dá para fazer um maravilhoso roteiro na Polônia. É claro que, quanto mais dias você tem, mais dá para conhecer o melhor da Polônia.

Com as dicas deste artigo, espero que você se inspire para montar o seu roteiro personalizado pelo país.

Afinal, há sugestões sobre o que fazer na Polônia no inverno ou em outras estações do ano. E, de quebra, você ainda conferiu belas fotos da Polônia. Aproveite então o melhor da Polônia e boa viagem!

E para finalizar, veja o vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Polônia sobre o país:

Conte agora o que achou dos roteiros na Polônia. Ainda tem alguma dúvida? Participe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *