Roteiro na Polônia: dicas para viagens de até 30 dias

por Carolina Romeiro
5/5 - (3 votes)

Roteiro na Polônia: dicas para viagens de até 30 dias

Elaborar um roteiro na Polônia te proporcionará não apenas tranquilidade para visitar todos os pontos turísticos, mas também a evitar aqueles pequenos imprevistos que sempre acontecem durante as viagens.

Como a Polônia, na Europa, é um país relativamente grande viajar sem planejar o seu roteiro turístico, pode te fazer perder um tempo precioso de viagem em deslocamentos. E, com isso, deixar de conhecer alguns lugares que você gostaria.

É importante lembrar também, que apesar de não ter invernos tão rigoroso como alguns países do leste e do norte europeu, a Polônia tem sim alguns meses de frio intenso. Inclusive, no inverno, o horário de funcionamento das diversas atrações é reduzido. E algumas atividades simplesmente não estão disponíveis nesta época.

As dicas para montar um roteiro na Polônia te fará aproveitar os pontos turísticos do país. Assim, você só terá o melhor da Polônia, além de saber o que fazer na Polônia no inverno ou em outras estações do ano. E, de quebra, apreciar belas fotos da Polônia. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Polônia

Seguro viagem para a União Européia »

 

Melhores roteiros na Polônia

Turismo na Polônia
Roteiro na Polônia é essencial para não perder nenhum atrativo.
  • Roteiro de 7 dias na Polônia
  • Roteiro de 10 dias na Polônia
  • Roteiro de 15 dias na Polônia
  • Roteiro de 20 dias na Polônia
  • Roteiro de 25 dias na Polônia
  • Roteiro de 30 dias na Polônia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Polônia »

 

O que fazer na Polônia

Roteiro de 7 dias na Polônia

  • 1, 2: Varsóvia
  • 3 a 7: Cracóvia

Nesta primeira opção de roteiro na Polônia há sugestões de passeios para 7 dias. Pode parecer pouco tempo, e é, mas se bem planejado, você conseguirá ver os principais pontos turísticos da Polônia. Antes, veja o mapa da Polônia e entenda a divisão das regiões turísticas do país.

Provavelmente a sua chegada por Varsóvia, a capital polonesa. O bom é que a cidade está localizada bem no meio da Polônia, facilitando o deslocamento para qualquer outro ponto do país. Além disto, a rede de transportes na Polônia é muito boa, e ir de uma cidade para outra é bem simples.

Em Varsóvia fique pelo menos 2 dias para conhecer suas principais atrações, como o Castelo Real de Varsóvia e a Cidade Velha.

No primeiro dia, caminhe pelas ruas estreitas da cidade e aproveite para descobrir algum restaurante ou café bacana pelo local.

Uma vez na Cidade Velha, não deixe de ver a Basílica de São João Batista, que possui uma arquitetura externa bastante diferente. Visite também a famosa praça do mercado de Varsóvia.

E, finalmente não perca o Barbican de Varsóvia, parece um pequeno castelo, mas era uma barreira defensiva da cidade.

Uma opção para conhecer a cidade é fazer um tour com o ônibus turístico em Varsóvia.

Dicas de Varsóvia
Castelo Real de Varsóvia | Foto: Marcin Białek, via Wikimedia Commons.

Já no segundo dia em Varsóvia, vá visitar o Museu do Levante de Varsóvia (Warsaw Rising Museum). Uma impressionante coleção de itens, relatos e fotos do que aconteceu durante a II Guerra Mundial, e após o seu fim. Você ficará impressionado com a força dos poloneses.

Em seguida, vá ao Palácio da Cultura e da Ciência de Varsóvia. Subindo na torre, você terá uma impressionante vista da cidade inteira. É de tirar o fôlego.

Ainda neste segundo dia, sugiro ir para Cracóvia, uma das cidades mais bonitas da Polônia. São cerca de 4 horas de viagem entre as duas cidades. Então você ainda terá metade do dia para aproveitar quando chegar lá.

Aproveite este dia de chegada para andar pela cidade e conhecer um pouco dos atrativos de Cracóvia.

Entre os atrativos da cidade estão a praça do mercado, a Igreja de São José, a Basílica de Santa Maria, Castelo de Wawel e ainda o Museu da Fábrica Schindler (aquele do filme A lista de Schindler).

Você pode, inclusive comprar o ingresso antecipado e evitar filas para a excursão Fábrica de Schindler.

o melhor da polonia
Castelo Wawel, em Cracóvia.

Tire um dia para conhecer o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. O campo fica a 1h30 de viagem da Cracóvia, há diversos horários de ônibus fazendo o trajeto.

A entrada no campo é gratuita, mas você precisa agendar a visita pelo site e fazer o passeio por conta. Por isso, vale a pena fazer uma excursão guiada a Auchwitz-Birkenau.

Outro passeio que vale a pena é visita à mina de sal Wieliczka em Cracóvia, com a sua impressionante catedral subterrânea, repleta de esculturas religiosas. Após esse passeio, você pode aproveitar para curtir um pouco mais da cidade, e ver o que ainda falta.

Ao redor da Cracóvia existem diversos castelos, alguns mais próximos como o Palácio Przegorzałach (apenas 10 km do Centro de Cracóvia) e outros mais longe como o Castelo Pieskowa Skala (30 km). Existem excursões disponíveis para todos eles.

Portanto, se você é apaixonado por castelos, aproveite para conhecê-los. O melhor é que este roteiro de viagem pela Polônia pode ser feito tanto durante o verão, quanto durante o inverno.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Roteiro de 10 dias na Polônia

  • 1, 2: Varsóvia
  • 3 a 7: Cracóvia
  • 8 a 10: Zakopane

Já se você tiver um pouco mais de 7 dias para fazer um roteiro na Polônia, terá a oportunidade de conhecer um pouco mais do país. Iniciando sua viagem por Varsóvia, aproveite os 2 ou 3 primeiros dias para conhecê-la.

Pode ser por um food tour em Varsóvia ou um passeio de segway em Varsóvia. Entre os pontos turísticos de Varsóvia, sugiro conhecer a Cidade velha, o Museu do Levante de Varsóvia, o Palácio da Cultura e Ciência.

Se você gostar um pouco mais e ainda quiser visitar algum outro museu, por exemplo, é melhor ficar 3 dias na cidade.

Em seguida, siga para a região sul, para a Cracóvia, há bastante coisa para ver na cidade e ao redor dela fique uns 4 dias – veja onde é melhor se hospedar em Cracóvia.

Você poderá escolher entre visitar o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, as minas de sal de Wielczka, além dos inúmeros castelos existentes próximos da cidade, fazendo uma excursão para o Castelo de Wawel.

Pontos turísticos de Zakopane
Zakopane | Foto: Jerzy Opioła, via Wikimedia Commons.

Depois de explorar Varsóvia e Cracóvia, você pode continuar o seu roteiro na Polônia indo para a cidade de Zakopane. Ela fica a apenas 100 km ao sul da Cracóvia e é o lugar ideal para você conhecer as famosas Montanhas Tatra.

O local é perfeito para visitas durante o ano todo – já pesquise os hotéis em oferta em Zakopane. No inverno é bom para quem gosta de esquiar, além de que você conseguirá as melhores fotos da Polônia durante o inverno.

Já nos demais meses do ano, é um excelente destino para quem gosta de caminhadas ao ar livre. Se você reservar 3 dias para conhecer o local será mais do que o suficiente, inclusive você pode fazer excursão para as termas de Zakopane.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Roteiro de 15 dias na Polônia

  • 1, 2: Varsóvia
  • 3 a 7: Cracóvia
  • 8, 9: Lódz
  • 10, 11: Poznán
  • 12, 13: Gdánsk
  • 14, 15: Sopot

A próxima dica para quem tem 15 dias para conhecer o melhor do roteiro da Polônia é seguir o cronograma dos dias anteriores feitos nos roteiros acima. Assim, fique os primeiros 2 dias na capital da Polônia, Varsóvia. Há passeios como a excursão ao gueto de Varsóvia ou um tour guiado pela Varsóvia judaica.

Conheça a Cidade Velha, com suas ruas estreitas, e arquitetura bastante típica. Não deixe de visitar a Praça do Mercado, e o Castelo Real de Varsóvia. Com relação aos museus, as recomendações são para que você visite o Museu do Levante de Varsóvia.

E para quem gosta de vistas aéreas, o melhor ponto para fazer isto é no mirante do imponente Palácio da Cultura e Ciência. Depois, você pode seguir para a Cracóvia. A cidade é dita como a mais bonita da Polônia, e também está repleta de coisas para ver.

Você terá a sua disposição conhecer a famosa mina de sal de Wielczka, além dos castelos espalhados pela cidade e ao seu redor.

Para quem quiser há ainda a possibilidade de visitar o mais conhecido dentre os campos de concentração nazista, o Auschwitz-Birkenau.

Viagens à Polônia
Sopot | Foto: Tomasz Kolowski, via Wikimedia Commons.

Seguindo a viagem ao norte do país, você pode ir para Lódz, a segunda maior cidade da Polônia. Essencialmente industrial, a cidade mistura o moderno com o antigo. Ir para Lódz é sair um pouco dos roteiros convencionais da Polônia.

Aproveite para conhecer os monumentos judaicos espalhados pela cidade, fazer uma excursão guiada a pé por Lodz ou mesmo um tour com degustação de cerveja polonesa em Lodz.

Saindo de Lodz, siga viagem para Poznán, cidade conhecida como o centro das feiras internacionais, que ocorrem desde 1921. A cidade velha também é muito bonita, com a sua praça do mercado, e o prédio da prefeitura que possui um estilo renascentista.

Dois dias por lá são suficientes para conhecê-la (pesquise os hotéis em Poznan) e até fazer um tour privado em Poznan. A próxima etapa da viagem é recomendada para ser feita durante o verão, apesar que no inverno e outono também tem o seu charme.

Cidades da Polônia
Gdansk.

As próximas cidades que eu recomendo no roteiro são Gdánsk e Sopot, que ficam no litoral polonês. As duas cidade são pequenas, mas cheias de encantos. Em Gdánsk você poderá andar pelas ruas históricas e se deslumbrar com a arquitetura.

Aproveite também para conhecer o Museu da Segunda Guerra Mundial, que é enorme e um dos que possuem o maior acervo dos itens desta época. Outros passeios recomendados na cidade são a visita ao campo de concentração de Stutthof.

Não se esqueça de pesquisar os hotéis em Gdansk para não ter que chegar na cidade e sair em busca de hospedagem. Depois, você poderá seguir para Sopot, que fica a apenas 30 km de Gdánsk.

A cidade também fica no litoral, e é ideal para quem quiser experimentar um banho no mar Báltico. Sopot é mais moderna do que Gdánsk, mas ainda guarda algumas relíquias do passado. Agende uma excursão para Sopot e cidades vizinhas.

 

Roteiro de 20 dias na Polônia

  • 1 a 3: Varsóvia
  • 4 a 8: Cracóvia
  • 9 a 11: Zakopane
  • 12, 13: Katowice
  • 14 a 16: Poznán
  • 17 a 20: Gdansk

Com a sugestão de roteiro de 20 dias na Polônia você conseguirá ver um pouco de cada região do país. Seguindo a ordem das cidades dos roteiros anteriores comece por Varsóvia. Na capital há muitos lugares lindos e icônicos que você deve visitar.

Entre eles, a Praça do Mercado, o Palácio da Cultura e da Ciência, o Museu do Levante de Varsóvia e muitos outros.

Com 3 dias na capital você conseguirá aproveitar bastante. Depois, na Cracóvia, você também conseguirá conhecer bem a cidade se ficar entre 4 a 5 dias.

Os castelos são uma das grandes atrações do local, além de conhecer o maior campo de concentração nazista Auschwitz-Birkenau e a mina de sal Wielczka.

Sugiro que continue seguindo para o sul polonês e fique 3 dias da cidade de Zakopane, e aproveite as atividades ao ar livre na região das Montanhas Tatra, na fronteira com a Eslováquia.

roteiro polonia e romenia
Pôr do sol em Gdánsk | Foto: Brosen, via Wikimedia Commons.

Siga viagem para a cidade de Katowice, outro centro de esportes e atividades ao ar livre, que pode ser aproveitado tanto durante o verão, quanto durante o inverno.

Veja os hotéis bem avaliados em Katowice e faça uma degustação de vodka em Katowice, verdadeira tradição na cidade.

Siga viagem para a cidade de Poznán, e aproveite os dias para andar pela cidade e conhecer a cidade velha e a arquitetura local, com um grande destaque para a praça do mercado na cidade velha e ao prédio da prefeitura.

E termine o seu roteiro em Gdánsk, cidade litorânea, banhada pelo mar Báltico. Apesar de pequena, a cidade possui muitos museus bem interessantes e um clima de cidade do interior que vão fazer você se apaixonar pelo local.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Interessante => Passeio noturno de caiaque em Gdansk

   

 

Roteiro de 25 dias na Polônia

  • 1 a 3: Varsóvia
  • 4 a 8: Cracóvia
  • 9 a 11: Zakopane
  • 12, 13: Katowice
  • 14 a 16: Poznán
  • 17 a 20: Gdansk
  • 21, 22: Sopot
  • 23 a 25: Gdynia

A dica de roteiro turístico durante a sua viagem de 25 dias para a Polônia é bem parecida com a de 20 dias. Entretanto, a recomendação aqui é ir conhecer as outras duas cidades que fazem parte da chamada tricidade: Sopot e Gdynia.

Estas duas cidades litorâneas ficam próximas de Gdánsk, portanto o acesso entre elas de trem é bem fácil. Você pode aproveitar para tomar um banho de mar e relaxar nos últimos dias de viagem em algum dos hotéis em Gdynia.

Vale lembrar que durante o verão estes são destinos muito procurados, portanto é bom reservar com antecedência a sua hospedagem e os passeios. Há excursões guiadas para a Tricidade.

 

Roteiro de 30 dias na Polônia

  • 1 a 3: Varsóvia
  • 4 a 8: Cracóvia
  • 9, 10: Katowice
  • 12, 13: Lódz
  • 14 a 16: Lublin
  • 17 a 20: Białystok
  • 21 a 23: Gdánsk
  • 24 a 26: Sopot
  • 27 a 30: Gdynia

Para esse roteiro na Polônia, sugiro manter as cidades de Varsóvia, Cracóvia, Katowice, Lódz, Gdánsk, Sopot e Gdynia. Para aproveitar os 30 dias no país, incluo as cidade de Lublin e Białystok. Elas ficam ao leste da Varsóvia e sem dúvida valem uma visita.

Lublin, além de ser uma cidade muito charmosa, possui uma história muito interessante. Ela foi completamente destruída com o término da II Guerra Mundial.

Após a sua reconstrução, ela é hoje considerada uma “Oxford judaica“, com muitas universidade e uma grande comunidade acadêmica.

Ficando três dias na cidade, veja os hotéis em Lublin e ainda aproveite para fazer um tour em Lublin. Já Białystok é um pouco diferente do restante da Polônia. Isso porque ela fica próxima à Bielorrússia, e há um pouco da cultura deste país por lá também.

Como ela está cercada de parques, é muito frequentada por pessoas que gostam de fazer passeios e atividades ao ar livre. Aproveite para conhecer alguns destes parques. E já veja os hotéis em Bialystok.

 

Aproveite os roteiros na Polônia

A Polônia é um país cheio de atrativos turísticos, por isso, independente de quantos dias você tem disponível dá para fazer um maravilhoso roteiro na Polônia. É claro que, quanto mais dias você tem, mais dá para conhecer o melhor da Polônia.

Com as dicas deste artigo, espero que você se inspire para montar o seu roteiro personalizado pelo país.

Afinal, há sugestões sobre o que fazer na Polônia no inverno ou em outras estações do ano. E, de quebra, você ainda conferiu belas fotos da Polônia. Aproveite então o melhor da Polônia e boa viagem!

E para finalizar, veja o vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Polônia sobre o país:

Conte agora o que achou dos roteiros na Polônia. Ainda tem alguma dúvida? Participe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *