Cidades da Polônia: Principais e mais bonitas para visitar

Cidades da Polônia: Principais e mais bonitas para visitar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Muitas cidades da Polônia sofreram durante a 2ª Guerra Mundial, sendo que algumas foram destruídas quase que em sua totalidade. Mas, apesar disso, a Polônia possui inúmeros lugares únicos e fascinantes para a sua próxima viagem de férias.

Diversos centros históricos nas cidades, com suas ruas de pedras, bonita arquitetura medieval, misturada a prédios da era comunista e igrejas góticas. Excelentes restaurantes podem ser encontrados em praticamente todos os lugares. A vida noturna no país em geral é muito agitada.

Além disso, a Polônia ainda abriga lugares de paisagens magníficas e diversos parques, que atraem muitos turistas ao longo do ano todo. O país ainda possui vários monumentos homenageando os judeus e a todos que foram vítimas do holocausto nazista, como o campo de concentração de Auschwitz.

A seguir, mostro as cidades que são mais bonitas e que devem constar no seu roteiro de viagem para a Polônia.

Planeje sua viagem => Hotéis indicados na Polônia

Seguro com assistência e cobertura na Europa »

 

Cidades da Polônia: veja as imperdíveis

  • Varsóvia
  • Olsztyn
  • Zakopane
  • Bialystok
  • Gdynia
  • Sopot
  • Gdansk
  • Lodz
  • Katowice
  • Lublin
  • Torun
  • Poznan
  • Wroclaw
  • Cracóvia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Polônia »

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.

Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Polônia, usando o cupom VIAJARMAIS15.

 

O que fazer nas cidades da Polônia

Varsóvia

Cidades turísticas da Polonia
Castelo de Wilanów, em Varsóvia.

A primeira entre as cidades da Polônia a ser apresentada é a sua capital, Varsóvia. Quem a visita não imagina que ela foi completamente destruída durante a 2ª Guerra Mundial. O centro antigo de Varsóvia teve que ser reconstruído praticamente em sua totalidade.

Por isso, chama bastante atenção de quem a visita a diferença entre os estilos arquitetônicos existentes. É possível ver igrejas góticas, museus magníficos, edifícios modernos e ainda alguns prédios do período comunista, blocos de concreto cinza.

A capital tem 1,7 milhões de habitantes, portanto, quem passeia por lá percebe o ar de metrópole. Isto também permite à cidade disponibilizar uma grande diversidade de restaurantes, bares e clubes. Para conhecê-la um pouco mais leia o artigo sobre os principais pontos turísticos de Varsóvia.

Talvez um dos pontos mais icônicos da cidade seja o Palácio da Cultura e Ciência (Palac Kultury i Nauki). O lugar mais alto da cidade e muito imponente. Permite aos visitantes uma vista magnífica da cidade inteira. Agende um tour guiado pelo Palácio da Cultura e Ciência em Varsóvia.

 

Olsztyn

Maiores cidades da Polonia
Ruínas de Olsztyn.

Segunda entre as cidades da Polônia que vou mostrar é Olsztyn. Ela foi fundada no século XIV e possui um centro histórico que mostram a sua longa e variada história.

Ao andar pela cidade você irá se deparar com ruas de paralelepípedos, edifício antigos e charmosos e ainda lugares históricos que remetem aos tempos do império da Prússia.

Ela é uma cidade bastante importante na região, ficando a cerca de 200 quilômetros ao Norte de Varsóvia, na província de Vármia-Masúria, às margens do rio Lyna.

Apesar disso, muitos turistas acabam não ficando muito na cidade e apenas a utilizam como parada rápida enquanto visitam os arredores durante os finais de semana ou feriados na Polônia, já que a cidade é cercada por áreas florestais.

Veja => Hotéis em Olsztyn

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

Zakopane

Cidades bonitas da Polonia
Montanhas de Zakopane.

Essa cidade está localizada a 380 quilômetros ao Sul de Varsóvia, quase na fronteira com a Eslováquia.

Ela fica na mais famosa estância de montanhas da Polônia, as chamadas Tatras. Logo, Zakopane é uma excelente opção de viagem para quem gosta de contato com a natureza e ficar ao ar livre.

Devido às lindas paisagens, a cidade pode ficar bastante lotada durante os meses de verão. E é uma grande atração no inverno, quando as pessoas vão ao local para esquiar. E também fazer excursão para as termas de Zakopane.

A cidade conta ainda com arredores super charmosos, com vilas de madeira que são encantadoras. Estas características acabam atraindo muitos artistas, poetas e escritores para a região, que a utilizam como fonte de inspiração para as suas artes. Por isso, claro, está na minha lista de belas cidades da Polônia.

Economia => Hotéis em oferta em Zakopane

 

Bialystok

Cidades históricas da Polonia
Parque em Bialystok.

Dentre as cidades da Polônia mais bonitas destaco também Bialystok. Ela fica bem próxima à Bielorrússia e há mais ou menos 200 quilômetros da capital, Varsóvia. A sua proximidade com o país vizinho trouxe à cidade uma certa mistura entre as duas culturas.

Infelizmente, a cidade foi destruída quase que em sua totalidade durante a 2ª Guerra Mundial, quando cerca de metade da população foi assassinada.

Atualmente, Bialystok possui poucos lugares históricos e a maioria das pessoas utiliza a cidade como local de descanso enquanto visita e faz passeios pelos parques nacionais que ficam ao seu redor.

Dica => Hotéis em Bialystok

 

Gdynia

Cidades litorâneas na Polonia
Gdynia faz parte da Tricidade.

Essa é a primeira cidade da chamada Trójmiasto (ou Tricidade) composta por Gdynia, Sopot e Gdansk, inclusive há excursões guiadas para a Tricidade.

O desenvolvimento da cidade se deu principalmente depois que o governo polonês construiu um porto, na década de 1920. Isto conferiu à cidade uma arquitetura mais moderna do que em outras cidades da Polônia.

Gdynia possui uma orla bastante longa, sendo ideal para passeios à beira mar ou simplesmente aproveitar a praia. E os passeios marítimos também atraem muitos turistas.

Outras atrações bastante procuradas são os vários navios museus, além de um festival de música da Heineken que acontece todos os anos e atrai muitos visitantes.

Pesquise => Hotéis em Gdynia

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Polônia!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

 

Sopot

Cidades de praia da polonia
Sopot é banhada pelo mar Báltico.

A cidade de Sopot fica próxima à Gdynia. Ela atrai muitos ricos e famosos para os seus inúmeros restaurantes chiques, vilas elegantes e uma vida noturna bastante agitada. Agende uma excursão para Sopot e cidades vizinhas.

Ainda é possível encontrar algumas relíquias do passado escondidas pela cidade, mesmo com toda a modernidade que acabou tomando conta dela nos últimos anos.

É um destino muito procurado não apenas por turistas, mas também pelos próprios poloneses. Isto devido à sua praia agradável banhada pelo mar Báltico.

Veja => Opções de hotéis em Sopot

 

Gdansk

Roteiro na Polonia
Gdansk tem diversos estilos arquitetônicos.

A pequena cidade de Gdansk, também na região litorânea da Polônia, é uma região estratégia e foi muito disputada ao longo da sua história. Essa tumultuada história conferiu ao local uma identidade e aparência bastante única para o local.

Ela possui um grande porto, o que a longo de sua história trouxe muitos mercadores ricos para o local, que acabaram deixando a sua marca.

Andar pela cidade é uma festa arquitetônica, com muitos estilos diferentes. Passeios de barco pelo canal que corta a cidade são sem dúvida alguma uma excelente opção durante o verão.

Há ainda a vantagem de que, a partir de Gdansk é bem fácil acessar outros destinos banhados pelo mar Báltico. A cidade conta ainda com um pequeno aeroporto, com voos vindos de outros países europeus, como a Lituânia por exemplo.

Por lá, você pode fazer um tour para degustação de cerveja ou conhecer o campo de concentração de Stutthof.

E uma vez em Gdansk, chegar até as cidades de Sopot e Gdynia é muito fácil, sendo apenas 12 e 22 quilômetros, respectivamente. E essas distâncias podem ser facilmente vencidas de trem a partir do aeroporto.

Mais opções => Hotéis em Gdansk

 

Lodz

Turismo religioso na polonia
Lodz é a terceira maior cidade da Polônia.

Lodz é a terceira maior cidade da Polônia com quase 700 mil habitantes e há apenas 130 quilômetros de Varsóvia.

O local possui um passado industrial, que quando somado à ocupação alemã e ao domínio comunista, resultou em uma grande quantidade de edifícios nada atrativos para turista.

Entretanto, o governo promoveu um programa de renovação para a região e conseguiu levar diversos centros de negócios, shopping center e muitos outros comércios para o local.

A partir daí, surgiu uma rua que passa pelo coração da cidade com todas estas novidades. Caminhas pelas ruas de Lodz e testemunhar essas mudanças é realmente fascinante. Inclusive, consulte um tour saindo de Varsóvia para Lodz.

Quem estiver interessado em história e patrimônio judaico, há inúmeros monumentos e cemitérios que podem ser visitados.

Dica => Hotéis baratos em Lodz

 

Katowice

Roteiro de 10 dias na Polonia
Katowice foi criada no século XIX.

Essa é uma cidade relativamente nova na Polônia, criada durante a expansão industrial do século XIX. Ela fica em região central e cercada por outras 14 cidades e a quase 300 quilômetros ao sul de Varsóvia.

Por ser mais nova Katowice não possui locais históricos, mas é um grande centro cultural e comercial da região e, por isso, está na lista de cidades da Polônia.

Você pode visitar o Tyskie Museum, fazer um passeio a pé em Katowice ou ainda participar de um tour para degustação de vodka em Katowice, uma verdadeira tradição na cidade.

 

Lublin

Roteiro de 7 dias na Polonia
Lublin foi destruída na 2ª Guerra.

Lublin foi fortemente bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial. Ela é considerada como uma “Oxford judaica”, já que é importante centro judaico de aprendizado na Polônia.

A comunidade acadêmica na cidade é bastante representativa. Lublin conta ainda com diversos locais históricos para serem visitados. Inclusive, você pode comprar o ingresso antecipado para o tour em Lublin.

Lista => Hotéis em Lublin

 

Torun

O que fazer em Torun
Torun é a cidade natal de Nicolar Copérnico.

Se você for um amante da cultura gótica, então a cidade de Torun deve ser parada obrigatória. Ela foi uma das poucas cidades da Polônia que não foram destruídas durante a guerra.

Essa é ainda a cidade natal do astrônomo e matemático Nicolau Copérnico e, para conhecê-la, você pode fazer um passeio de dia inteiro em Torun.

Hospedagem => Hotéis em Torun

 

Poznan

Dicas de Poznan
Poznan é cheia de estudantes.

Essa é, sem dúvida, uma cidade da Polônia bastante divertida para se passear. Não apenas pela grande diversidade de restaurantes, bares e clubes, que ficam lotados pelo jovens e estudantes que moram na região. Confira também as quais são as comidas típicas da Polônia.

Mas também pela facilidade de acesso aos arredores da cidade. Entre as opções de passeios em Poznan está o tour privado em Poznan, entre outros.

Pesquise => Hotéis em Poznan

 

Wroclaw (ou Breslávia)

Pontos turísticos da Breslávia
Wroclaw ou Breslávia tem muitos parques.

Wroclaw, como é chamada pelos poloneses, ou Breslávia, como é conhecida pelos alemães, é a quarta maior entre as cidades da Polônia.

Assim como em outras cidades do país, a mistura de estilos arquitetônicos é muito presente. Um ótimo exemplo é a praça do mercado Rynek.

A cidade fica às margens do rio Odra, fazendo com que haja uma grande quantidade de ponte e parques ao redor do rio.

Uma boa parcela da população é formada por estudantes, o que dá a cidade uma agitada vida noturna, repleta de eventos de todos os tipos durante o ano todo.

Você pode fazer um passeio a pé pelo centro histórico de Wroclaw.

Economia => Hotéis em Wroclaw

 

Cracóvia

Pontos turísticos da Cracóvia
Cracóvia é a mais bonita cidade da Polônia.

A cidade de Cracóvia fica a 280 quilômetros de Varsóvia. É dita por muitos como a mais bonita dentre todas as cidades da Polônia, pois os pontos turísticos de Cracóvia são surpreendentes.

O centro velho é simplesmente fascinante, com igrejas e prédios antigos e suas praças bastante únicas. Sendo conhecida também por ter a maior praça do mercado de toda a Europa.

Um dos destinos turísticos muito procurados é o Castelo Wawel. Mas existem muitos outros castelos na região, sendo possível visitar diversos deles. Agenda uma excursão para o Castelo de Wawel.

Outro ponto muito visitado pelos turistas que vão até a Cracóvia é o campo de concentração de Auschwitz.

Não é cobrado nenhum valor para entrar no campo, precisa apenas agendar a sua visita pela internet. Definitivamente não é um passeio fácil de se fazer, mas é sem dúvida uma experiência marcante.

Veja => Hotéis em Cracóvia

 

Dicas das cidades da Polônia

E você, o que achou das cidades da Polônia. Está inspirado para embarcar nesta viagem nas suas próximas férias? Espero que sim, porque a Polônia é um país muito bonito, mas o que chama mais atenção é sua história, forte e bem marcante, sobretudo quando o assunto é superação e reconstrução. Por isso, não deixe de conhecer os principais pontos turísticos da Polônia.

Confira mais nesse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Polônia sobre as belezas do país:

Se você ainda estiver com alguma dúvida a respeito dos destinos poloneses deixe a sua mensagem nos comentários.

Até + !!!

 

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Polônia – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Polônia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas na Polônia

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na Polônia. Reservando ainda em dezembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Internet ilimitada na Polônia

Ter um chip de celular na Polônia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Polônia.

Seguro viagem na Polônia

Contratar um seguro viagem para a Polônia é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais