8 curiosidades da Polônia: cultura, costumes e fatos

8 curiosidades da Polônia: cultura, costumes e fatos

Conhecer as curiosidades da Polônia pode não ser essencial para a sua viagem, mas com certeza fará a sua visita ainda mais especial. Isto porque é muito interessante conhecer a história e o porque de algumas coisas que você vê durante sua visita à aquele destino que escolheu para passar as férias.

A Polônia é um país bem único, com uma história interessante, repleta de guerras e lutas para manter a sua identidade. E há também personagens, como cientistas, músicos e um papa, que foram muito importantes para a história da humana.

Neste artigo você irá conhecer quais são as principais curiosidades da Polônia, algumas delas integram os pontos turísticos da Polônia, além de costumes e alguns fatos interessantes.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Polônia

Seguro viagem Europa »

 

Curiosidades da Polônia

Turismo na Polônia
Polônia é um país com uma história interessante.
  1. Personalidades polonesas
  2. Celebrações religiosas
  3. Grande diversidade de paisagens
  4. Imigração polonesa
  5. Bandeira da Polônia
  6. Comprando sopa em máquinas de café
  7. Altos índices de poluição
  8. II Guerra Mundial

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Polônia »

 

Fatos interessantes da Polônia

Personalidades polonesas

Polônia turismo
Copérnico criou a Teoria do Sistema Solar | Foto: Jan Matejko, via Wikimedia Commons.

A primeira das curiosidades da Polônia é sobre algumas das personalidades polonesas mais famosas. O país foi o berço de grandes cientistas, músicos e até mesmo de um papa. Veja a seguir quais são elas:

  • Nicolau Copérnico (ou Mikołaj Kopernik, em polonês): nascido em 1476, era matemático e astrônomo. Ele realizava pesquisas na Universidade de Cracóvia, onde criou a Teoria Heliocêntrica do Sistema Solar. Este foi um grande marco na história da humanidade, já que esta teoria afirmava que o Sol era o centro do Universo, e não a Terra, como se acredita na época;
  • Marie Skłodowska Curie: outra grande cientista polonesa, nascida em 1867 em Varsóvia. Além de ser pioneira nos estudos da radioatividade, foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel. Aliás, ela foi a única pessoa a ganhar este prêmio 2 vezes. Marie também foi a primeira mulher a ministrar aulas em uma Universidade;
  • Frédéric François Chopin (ou Fryderyk Franciszek Chopin, em polonês): um dos maiores compositores e pianistas da história da humanidade. Era filho de pai francês e de mãe polonesa. Nascido em Żelazowa Wola, uma pequena aldeia próxima a Varsóvia (cerca de 65 km de distância);
  • Papa João Paulo II: com certeza um dos mais queridos e admirados líderes da Igreja Católica, Karol Józef Wojtyła, como era chamado, nasceu em 1920 em Wadowice, que fica a 50 km de Cracóvia.

Prático => Ônibus turístico em Varsóvia

 

Celebrações religiosas

Hábitos dos poloneses
Igreja da Polônia | Foto: Jarosław Kruk, via Wikimedia Commons.

A Polônia é um país muito religioso e a maioria da população, mais de 86%, é cristão praticante da Igreja Católica Apostólica Romana. Existem outras igrejas e religiões no país, como a Igreja Ortodoxa, Testemunha de Jeová, Igreja Metodista, dentre outras.

Devido a essa devoção cristã, durante os feriados e festivais religiosos, praticamente tudo fica fechado no país. As famílias polonesas aproveitam para passar um tempo juntas e irem a igrejas e templos.

Portanto, é bom ficar atento aos feriados da Polônia quando você for programar a sua viagem.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Polônia

 

Grande diversidade de paisagens

Paisagens da Polônia
Tatra | Foto: Maxim75, via Wikimedia Commons

A Polônia é um país grande, o 9º maior da Europa, com uma área de mais de 312 mil km². Ela fica localizada na região central da Europa, fazendo fronteira com a Lituânia, Bielorrússia, Eslováquia, República Tcheca, Rússia (Kaliningrado), Alemanha e Ucrânia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além disto, tem uma costa banhada pelo mar Báltico. Com isto, não é de se espantar que o país esteja cheio de belezas naturais.

Na região sul, na fronteira com a Eslováquia, há uma vasta cadeia de montanhas, conhecidas como Tatra.

São uma excelente opção de destino o ano todo, já que você pode esquiar no inverno e fazer caminhadas nas demais estações do ano.

Já a região litorânea da Polônia, com as famosas tricidades de Gdánsk, Gydnia e Sopot são os destinos mais procurados por poloneses e viajantes durante o verão, época onde é possível aproveitar o mar e o clima agradável da estação.

Outra das curiosidades da Polônia é que o país abriga cerca de 9,3 mil lagos, alguns deles são: Morskie Okolake, Elbląg Lakes, além do Distrito dos Lagos de Mansurian, com mais de 2 mil lagos, somente nesta região.

Recomendo => Excursão guiada para Auschwitz

 

Imigração polonesa

Imigração polonesa
I Guerra Mundial | Foto: Moore, William E.; Russell, James C., via Wikimedia Commons

Outra das curiosidades da Polônia é a imigração no Brasil, que se iniciou no século XVII. Eles vieram para as terras tupiniquins para lutar ao lado dos holandeses contra os portugueses e espanhóis.

Se intensificou no século XIX, quando o governo brasileiro incentivou a vinda de imigrantes para substituir a mão-de-obra escrava.

   

Durante este período, os poloneses estavam à procura de melhores condições de vida, já que o país começou a enfrentar uma crise rural. Somado a isso, algumas potências europeias estava em plena expansão. Eles acabaram se instalando principalmente na região sul do Brasil.

Entre 1890 e 1891, a imigração polonesa foi intensificada, estima-se que cerca de 80 mil polacos desembarcaram no Brasil, principalmente para trabalhar nas lavouras de café.

Mas, a partir de 1905, o perfil de imigrantes poloneses mudou um pouco, sendo em sua maioria jovens revolucionários que estavam sendo perseguidos pelo governo.

Nessa época a imigração era mais de cunho político do que se sócio-econômico. Quando a I Guerra Mundial estourou, em 1914, a onda migratória diminuiu.

Com o fim da Guerra, o perfil de imigrantes mudou novamente, sendo em sua maioria judeus, fugindo do antissemitismo que estava crescendo na região.

 

Bandeira da Polônia

Países da Europa
Bandeira polonesa tem apenas duas cores, branco e vermelho.

A bandeira polonesa tem apenas duas cores, branco e vermelho. Ela é bem parecida com as bandeiras da Indonésia e de Mônaco e é idêntica a bandeira da Thuringia, que é uma província alemã.

Apesar dos civis utilizarem as cores branca e vermelha desde 1792, somente em 1831 é que elas foram reconhecidas oficialmente como sendo as cores nacionais polonesas.

Mesmo assim, apenas no século XIV é que a flâmula vermelha com uma águia branca que foi estabelecida como a bandeira do Reino da Polônia.

Como a Polônia viveu muitas guerras durante a sua história, isso resultou em algumas mudanças na bandeira ao longo dos anos. Mas o amor à bandeira e a nação polonesa é tão grande, que eles celebram, inclusive, o dia da bandeira em 2 de Maio.

 

Comprando sopa em máquinas de café

Comidas polonesas
Principal sopa comprada é a de beterraba.

Esse item entre as curiosidades da Polônia é um hábito polonês bastante comum: o consumo de sopas.

E vendo este costume como um mercado econômico a ser explorado, algumas empresas resolveram facilitar a vida dos poloneses e oferece a possibilidade de comprar as sopas em máquinas semelhantes as de café.

A principal sopa comprada é a de beterraba, que é servida com macarrão, almôndegas pequenas e alguns grãos. Portanto, se bater aquela fome, você pode comprar uma destas.

Interessante => Excursão sobre o Papa João Paulo II em Cracóvia

 

Altos índices de poluição

Fato sobra a Polônia
Poluição na Polônia | Foto: Jerzy, via Wikimedia Commons

A Polônia altos índices de poluição durante os meses de inverno. Isto porque ainda existem algumas casas antigas com sistemas de aquecimento estufa, semelhante a uma lareira.

As autoridades do país estão trabalhando para resolver este problema ambiental, mas os resultados ainda não foram suficientes para melhorar a qualidade do ar nos meses mais frios.

   

 

II Guerra Mundial

Locais históricos da Polônia
Auschwitz | Foto: Alexandre Lepage QC, via Wikimedia Commons

A Polônia talvez seja um dos países que mais sofreu durante a II Guerra Mundial. O país foi literalmente dividido ao meio, sendo que metade pertencia aos nazistas e a outra parte à União Soviética.

Além disto, os nazistas ainda construíram diversos campos de concentração, sendo mais conhecido é Auschwitz, que fica próximo de Cracóvia.

Hoje, o local abriga um museu e está aberto à visitação, e o campo de concentração ainda está bem conservado e também pode ser visitado.

Outra das curiosidades da Polônia é que a capital de Varsóvia, onde o Gueto de Varsóvia foi implementado, recebeu milhares de judeus, antes de serem enviados para Auschwitz.

Com o fim da guerra, o local foi completamente destruído! Hoje há apenas um pequeno muro, que fica meio escondido na cidade. Varsóvia também foi completamente destruída nesta época. A população foi quase que totalmente dizimada.

 

Tudo sobre as curiosidades da Polônia

Como disse no início, a Polônia é um país bem único, com uma história interessante, por isso, você tem muita opção para aproveitar e muito conhecimento para adquirir. Saber desses fatos pode mudar até a percepção que você terá dos pontos turísticos da Polônia.

Por isso, na hora de observar o mapa da Polônia para escolher entre as mais bonitas cidades turísticas da Polônia para conhecer, não esqueça de ler sobre as curiosidades do país e já chegue sabendo um pouco mais da história polonesa.

E para finalizar, fique com um vídeo de um rafting pela Garganta do Rio Dunajec, produzido pelo site oficial de turismo da Polônia:

O que achou das curiosidades da Polônia? Deixei o seu comentário abaixo!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10