12 comidas típicas da Polônia: culinária e cultura polonesa

12 comidas típicas da Polônia: culinária e cultura polonesa

As comidas típicas da Polônia podem ser consideradas uma atração turística à parte do país. Muito pratos da comida polonesa têm repolho, batatas e ovos, que geralmente são servidos cozidos.

Além de comer, os poloneses gostam bastante de chás e vodcas, que são grandes aliados durante o inverno para ajudar a esquentar. E olha que o país possui uma grande diversidade das duas bebidas para oferecer aos viajantes. Conheça agora mais sobre a culinária polonesa e saiba o que pedir quando estiver viajando pelo país, como o pierogi e outros pratos tradicionais. Confira.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Polônia

Como alugar carro na Polônia »

 

Quais são os pratos típicos da Polônia?

Comidas típicas da Polônia

Conheça as mais deliciosas comidas típicas da Polônia:

  1. Pierogi
  2. Arenque (Śledź)
  3. Goulash
  4. Kotlet schabowy
  5. Sopa de Chucrute (Kapusniak)
  6. Queijo oscypek
  7. Barszcz czerwony
  8. Bigos
  9. Gołąbki
  10. Zapiekanka
  11. Żurek
  12. Zapiekanka
  13. Zurek
  14. Café da manhã

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Polônia »

 

1. Pierogi

Comida típica polonesa Pierogi
Pierogi | Foto: Kgbo, via Wikimedia Commons

Dentre todas as comidas típicas da Polônia, o Pierogi talvez seja a mais popular delas. Ele é uma espécie de trouxinha de massa, recheada com os mais diferentes ingredientes, que pode ser servido frito ou assado. Lembra muito um capeletti ou ravioli e até mesmo um guioza.

Os recheios mais comuns são batata, chucrute, queijo, carne moída e até mesmo frutas. O mais tradicional dos recheios é uma mistura de purê de batata com requeijão e cebola frita. O formato geralmente é uma meia lua, mas também podem ser retangulares ou triangulares.

Após preparar a massa, ela é cozida e, depois, assada ou frita. Por ser considerado o prato símbolo da Polônia, ele ganhou até mesmo um festival. A festa ocorre todos os anos, no meio de agosto em Cracóvia, uma das principais cidades turísticas da Polônia.

Incrível => Aula de culinária para fazer pierogi em Zakopane

 

2. Arenque (Śledź)

Culinária polonesa
Śledź | Foto: Mariuszjbie, via Wikimedia Commons.

O arenque é um dos peixes mais comuns no mar Báltico. Ele é preparado com azeite e alho ou com creme de leite e cebola em conserva. O peixe é geralmente servido como entrada, acompanhado de uma dose de vodca polonesa.

É importante ressaltar que o preparo desta iguaria da culinária polonesa não passa por cozimento em fogo. O arenque é colocado em uma espécie de salmoura e, depois, que ele é preparado para ser servido. Não deixe de experimentar esta delícia durante a sua viagem.

Nos cardápios procure pelas entradas com herring, que é o nome em inglês do arenque.

Delícia => Degustação de comida polonesa em Varsóvia

 

3. Goulash

Curiosidades da Polônia
Goulash | Foto: gran, via Wikimedia Commons

Originalmente o Goulash é um prato típico húngaro, mas pode ser encontrado em praticamente toda a Europa Central.

Cada país adaptou o prato ao seu gosto e, na Polônia, ele contém carne, tomate, cebola e pimentão e tempero à base de sal, alho, manjerona e pimenta. O acompanhamento pode ser de pequenas panquecas de batata.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O prato em si nada mais é do que um picadinho de carne, geralmente porco, muito bem temperado e extremamente saboroso. Ideal para aquecer nos dias mais frios de inverno.

Interessante => Tour em Cracóvia com degustações

 

4. Kotlet schabowy

Kotlet Schabowy Polônia
Kotlet Schabowy | Foto: Dmitry Dzema, via Wikimedia Commons.

Essa é uma das comidas típicas da Polônia é muito parecida com o schnitzel austríaco. O prato consiste em uma variação da costela ou lombo de porco à milanesa.

Atualmente, há até mesmo uma versão com frango. Os principais acompanhamentos para esta carne são batatas, repolho ralado e cozido e alguns vegetais, que podem ser beterraba cozida ou cenoura.

Vale a pena => Autêntica comida polaca em Gdansk

 

5. Sopa de Chucrute (Kapusniak)

Kapuśniak Polônia
Kapuśniak | Foto: Mariuszjbie, via Wikimedia Commons.

Há diversas comidas típicas da Polônia com repolho, mas esta, com certeza, é a mais famosa e mais tradicional (conheça outras curiosidades dos poloneses). A Kapusniak ou sopa chucrute é uma delícia, especialmente durante os dias frios de inverno.

O chucrute nada mais é do que repolho ralado e fermentado. Após o preparo do chucrute, a sopa é feita com temperos diversos e pode levar cenouras e até mesmo alguns pedaços de carne.

 

6. Queijo oscypek

Comidas tradicionais da Polônia
Queijo oscypek | Foto: MOs810, via Wikimedia Commons.

Esse é um queijo produzido com leite de cabra e tem o seu nome tão protegido como acontece com vinhos e outros produtos do continente europeu.

   

Podem ser chamados de Oscypek somente os queijos que são produzidos na região das Montanhas de Tatra, que ficam ao Sul da Polônia, na fronteira com a Eslováquia.

Durante a sua produção, o queijo não é pasteurizado e ainda é defumado, o que garante um saber característico e delicioso, ideal para acompanhar uma caneca de cerveja.

Ele ainda possui um formato peculiar, que se assemelha a uma granada de mão.

Excursão => Montanhas de Tatra com degustação de queijos

 

7. Barszcz czerwony

Sopas da Polônia
Barszcz czerwony | Foto: Albertyanks Albert Jankowski, via Wikimedia Commons.

A Barszcz czerwony é uma sopa típica da culinária da Polônia. O prato é bastante comum em outras regiões da Europa Central e Leste, tais como a Ucrânia, Romênia e Rússia.

A sua base de beterraba é servida com smietana, que é um creme azedo, e uma fatia de pão. Também pode ter pepino, cenoura, repolho, tomate, cogumelo, carne, batata e vinagre.

Geralmente, ele é servido quente, mas também pode ser servido frio, muito semelhante à sopa beterraba ou šaltibarščiai, que é um prato típico da Lituânia.

 

8. Bigos

Comidas deliciosas da Polônia
Bigos | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

É praticamente impossível imaginar qualquer um dos tradicionais feriados poloneses sem este prato típico de chucrute com repolho fresco. Este é o chamado bigo e está presente um muitas celebrações polacas.

Além do repolho, o prato leva diversos tipos de carnes, salsichas, cogumelos secos, bacon, ameixas secas, cebolas e especiarias. Ele é servido acompanhado de batatas cozidas ou de fatias de pão de centeio. E ainda pode vir acompanhado de 1 ou 2 doses de vodca.

 

9. Gołąbki

Comidas diferentes da Polônia
Gołąbki | Foto: Kgbo, via Wikimedia Commons.

Este prato é bastante semelhante aos charutos árabes. Ele é feito a partir de carne de porco picada, arroz, cebola e cogumelos, tudo enrolado em uma folha de repolho branco.

Há ainda as variações onde a carne de porco é substituída por frango, carne de carneiro ou mesmo sem carne alguma. O repolho utilizado no preparo são cozidos ou fritos na gordura.

O gołąbki é servido acompanhado de molho de tomate, champignon e pepino.

Divertido => Pub Crawl em Varsóvia com bebidas liberadas

 

10. Kiełbasa

Salsicha da Polônia
Kiełbasa | Foto: Mariuszjbie, via Wikimedia Commons.

Essas são as famosas salsichas polonesas. Há uma grande variedade e elas são feitas de praticamente tudo o que você puder imaginar.

A Cracóvia tem a sua própria salsicha, chamada Krakowska, temperada com pimenta e alho. Há também outra que é chamada de Kabanosy, uma salsicha fininha e seca, que é aromatizada com sementes de alcaravia.

 

11. Paczki

Doces da Polônia
Paczki | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

O paczki nada mais é do que um donut polonês. Esse tradicional pãozinho é coberto com açúcar e recheado dos mais diversos sabores, sendo que o mais comum é o de morango. Você pode encontrar o paczki no país inteiro, em qualquer padaria.

   

 

12. Zapiekanka

Comida de rua da Polônia
Zapiekanka | Foto: Mariuszjbie, via Wikimedia Commons.

O zapiekanka é uma das delícias típicas da Polônia. Pode se dizer que esta é uma das comidas típicas da Polônia de rua. O prato consiste em uma fatia fina de pão, como se fosse a parte de baixo de uma baguete, coberta com cogumelos, queijo e ketchup.

Outros ingredientes podem estar presentes, como espinafre, salame, picles, abacaxi, molho de alho e cebolinha. Você com certeza terá a oportunidade de provar o zapiekanka em praticamente qualquer lugar da Polônia.

 

13. Żurek

Sopas exóticas da Polônia
Zurek | Foto: Julienbzh35, via Wikimedia Commons.

Essa é a mais tradicional das sopas polonesas. O seu sabor é bastante peculiar e pode não agradar a todos, mas bastante gente gosta deste prato.

O żurek é um caldo de centeio azedo, que é feito com ervas e farinha. Após ferver bem as ervas e a farinha, são acrescido ovos cozidos, linguiça defumada, salsicha crua, cogumelos, batata e bacon.

O jeito mais comum de se servir esta sopa é dentro de um pão, que é geral é bem grande e crocante.

Confira => Degustação de vodca e petiscos em Varsóvia

 

14. Café da manhã da Polônia

Quem está acostumado a viajar sabe bem que o café da manhã pode variar bastante em cada região e principalmente entre diferentes países. A Polônia não fica atrás em termos de café da manhã diferentes, pelo menos para os brasileiros.

O café da manhã da Polônia pode ser bem pesado e, para alguns, até mesmo considerado um almoço. Ele contém ovos mexidos com uma salsicha caseira chamada kielbasa e panquecas de batata. Algumas versões ainda incluem tomates, pepinos, cenoura e repolho.

 

Aproveite a Polônia ao máximo

Além das comidas típicas da Polônia, o país também oferece ótimas bebidas! Na Europa, geralmente o café que as pessoas tomam em casa e nos escritórios é bem diferente do servido no Brasil. Ele é bem fraco e, dependendo do modo que for preparado, ainda vem cheio de pó.

Entretanto, o chá da Polônia pode ser bem gostoso. Tomar chá é um grande hábito de muitos europeus e os sabores que são encontrados pelo continente podem variar bastante. Se você é apaixonado por chás, não deixe de experimentar alguns nas diversas casas de chá espalhadas pelo país.

Outra bebida que é muito comum na vida dos poloneses são as vodcas. Elas acompanham muitos pratos e ainda ajudam a esquentar (ou sentir menos frio) durante o inverno polonês. Mas nada de exagerar, hein?!

Já provou algum desses pratos ou acha que ficou faltando algum na lista? Compartilhe a sua dica nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *