Polônia no inverno: destinos e o que fazer no frio polonês

por Carolina Romeiro

Polônia no inverno: destinos e o que fazer no frio polonês

A Polônia no inverno é um destino bem famoso na Europa. O país é dividido em 16 regiões e conta com uma área de mais de 300 mil quilômetros.

Não é à toa que a Polônia atrai muitos turistas que adoram aproveitar todas belezas naturais que ele tem para oferecer, sobretudo no inverno, e que não estão somente em Cracóvia ou em Varsóvia, as cidades mais visitadas do país.

Se olharmos o relevo da região, o país pode ser dividido em duas partes. A primeira é a região sul, que tem diversas montanhas. Enquanto a outra parte, a norte, é uma grande planície. São diferentes paisagens para aproveitar as estações no ano.

Como muitas pessoas ainda têm dúvidas de como aproveitar a estação mais fria, preparei uma lista do que fazer na Polônia no inverno. Veja a seguir quais são as principais atrações (a exemplo de Łódź), confira fotos das incríveis paisagens, entenda mais sobre a temperatura na estação e programe já as suas férias.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Polônia

Seguro viagem Europa »

 

Polônia no inverno: como é o clima

Inverno na Europa
Temperaturas negativas são comuns na Polônia | Foto: StachBpl, via Wikimedia Commons.

A Polônia no inverno pode ter temperaturas que chegam aos -20°C, com nevascas e geadas. O inverno na Polônia, assim como em todo o Hemisfério Norte, vai de dezembro até março (quando é verão no Hemisfério Sul).

Mas, as temperaturas começam a diminuir já em outubro e continuam baixas até meados de abril. A neve e a geada estão muito presentes, principalmente entre dezembro e fevereiro, que são os meses mais frios do ano.

Apesar do tamanho do país, que é um dos maiores da Europa, o clima da Polônia é bem uniforme. Além disso, as mesmas condições climáticas podem ser encontradas em praticamente todo o território.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Polônia »

 

Lugares para conhecer na Polônia no inverno

  • Zakopane
  • Szczecinek
  • Mercados de Inverno (ou de Natal)
  • Szklarska Poreba
  • Ustka
  • Łódź
  • Montanhas Swietokrzyskie

Prático => Ônibus turístico em Varsóvia

 

O que fazer na Polônia no inverno

Zakopane

O que fazer na Polônia
Montanhas de Zakopane.

A cidade de Zakopane fica localizada na fronteira da Polônia com a Eslováquia, e é onde as Montanhas Tatra estão. Ou seja, diversão garantida no inverno polonês para quem gosta de esquiar.

Como é um destino muito procurado durante as férias de inverno, é preciso ficar atento e fazer reservas com antecedência.

Existem muitos resorts no local, que oferecem não apenas o esqui, mas também piscinas termais para se manter aquecido nas baixas temperaturas da Polônia no inverno.

Quem for para Zakopane, ainda pode desfrutar de outras atividades como, por exemplo, o snowmobile, a patinação no gelo e até mesmo passeios de esqui. Um dos passeios recomendados é o esqui e termina nas Montanhas Tatra.

E depois disso tudo você ainda poderá relaxar e se manter aquecido na sauna ou nas piscinas termais após ficar nas baixas temperaturas da Polônia no inverno.  E dá, inclusive, para adquirir antecipadamente o ingresso para a excursão para as termas de Zakopane.

Economia => Hotéis em oferta em Zakopane

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Szczecinek

Fotos da Polônia
Você pode andar sobre os lagos no inverno | Foto: Daria Stec, via Wikimedia Commons.

Indo para a região norte da Polônia, a cidade de Szczecinek, que fica na província da Pomerania, tem muito a oferecer no inverno. Isto porque, a cidade está repleta de lagos, que valem a pena serem visitados tanto no inverno quanto no verão.

Devido às baixas temperaturas na Polônia no inverno, os lagos ficam congelados durante algumas poucas semanas. Assim, além de voltar para casa com lindas fotos da Polônia no inverno, você ainda pode andar sobre eles e observar as pessoas pescando. É muito divertido!

Aqui ficam ainda duas dicas para visitar essa região dos lagos congelados poloneses. A primeira delas é que as pessoas preferem ver as montanhas e esquiar. Portanto, a região estará com menos turistas durante o inverno.

A outra dica é que antes de se arriscar andando sobre o gelo, é bom perguntar aos pescadores que estiverem no local se é realmente seguro. Você com toda a certeza não vai querer correr o risco de cair no lago com a água a temperaturas baixíssimas.

Veja => Hotéis em Szczecinek

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Mercados de Inverno (ou de Natal)

Outono na Polônia
No inverno tem os mercados de Natal | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Para quem for visitar a Polônia no inverno é imprescindível conhecer os famosos mercados de inverno, ou de Natal, já que eles são ainda mais comuns nessa época do ano. Esses mercados ficam localizados sempre nas praças centrais da cidade velha.

Com certeza, os mais conhecidos e visitados são os da Cracóvia ou Varsóvia, mas as cidades de Poznań, Toruń e Gdańsk também oferecem mercados que valem a visita.

A comida servida nesses mercados é sempre boa e muito saborosa. Além das delícias locais, você ainda poderá comprar algumas lembrancinhas de Natal e curtir muito a atmosfera da festa. Para conhecer, veja as comidas típicas da Polônia.

Outra atração que você provavelmente vai encontrar junto de alguns mercados de Natal é o ringue de patinação no gelo. Ele é comum em muitas cidades, e faz o maior sucesso entre crianças e adultos.

Interessante => Excursão para Mina de Sal em Cracóvia

 

Szklarska Poreba

Cracovia ou varsovia
Inverno da Polônia é ótimo para esquiar | Foto: GRAD, via Wikimedia Commons.

A região de Szklarska Poreba é, sem dúvidas, um dos melhores lugares para aproveitar as suas próximas viagens se você for um apaixonado por esqui. O local concentra as melhores pistas e infraestrutura para a prática do esporte na Polônia.

A região fica localizada na fronteira da Polônia com a República Tcheca, também próximo à fronteira com a Áustria. Assim, além de esquiar e curtir as paisagens maravilhosas, ainda é possível visitar os países vizinhos se você quiser.

Essa é também uma das regiões mais frias da Polônia, nevando até mesmo nos invernos menos rigorosos, e podendo fazer temperaturas negativas durante o verão. Veja os hotéis em Szklarska Poreba.

 

Ustka

Ustka, na Polônia
Praia congelada é uma experiência única | Foto: Maria Golinski, via Wikimedia Commons.

Pode parecer estranho visitar o litoral durante o inverno, ainda mais em países tão frios. Apesar disso, a Polônia possui algumas belezas escondidas nas suas praias que devem ser visitadas durante os meses de inverno. Sugiro, assim, um passeio em Ustka.

As praias banhadas pelo mar Báltico costumam ter a areia super branca, que chega a ser até mesmo meio prateada. Se você tiver sorte, pode até ser que você veja algumas partes da praia ainda congeladas.

Se você visitar a praia nesse período, não deixe de provar os deliciosos pratos à base de peixe vendidos na região. Inclusive a produção local de peixe defumado. É um excelente acompanhamento para uma caneca de cerveja. Pesquise os hotéis em Ustka.

Interessante =>Excursão sobre o Papa João Paulo II em Cracóvia

 

Łódź

Lodz, Polônia, no inverno
Você poderá curtir o inverno na floresta | Foto: Zorro2212, via Wikimedia Commons.

A cidade de Łódź, que fica bem na região central da Polônia, possui uma das maiores reservas naturais de toda a Europa, com mais de 1.200 hectares de florestas. Essa floresta é conhecida pelo nome Łagiewnicki.

Na região há carvalhos, pinheiros, bétulas (que são árvores muito comuns na Europa, principalmente na região leste e central), além de várias outras espécies de árvores.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

E, como fica bem pertinho de Łódź, é uma excelente opção para quem gosta de atividades em meio às florestas.

O local é muito frequentado pelos próprios morados de Łódź, que utilizam esse recanto para fugir um pouco da cidade e descansar em contato com a natureza. Durante o inverno é possível fazer caminhadas com esqui em meio a essa linda floresta.

E convenhamos, o passeio é de tirar o fôlego e uma grande experiência para a vida toda. Para fazer o passeio, vale ficar na cidade, por isso veja os hotéis baratos em Lodz. Para conhecer mais o destino, você pode fazer um tour saindo de Varsóvia para Lodz.

Dica => Rotas populares para viajar de trem pela Europa

 

Montanhas Swietokrzyskie

Montanhas Swietokrzyskie, inverno
Montanhas são para caminhadas | Foto: Krzysztof Dudzik, via Wikimedia Commons.

Essas são talvez as montanhas mais antigas da Europa. Assim como muitos outros lugares, o local merece uma visita durante o inverno e durante o verão.

Quem visita a mesma cidade na Europa nas duas estações, sente que está conhecendo dois lugares completamente diferentes.

Assim como outras montanhas, a Swietokrzyskie é um local muito procurado pelos turistas que visitam a Polônia no inverno. E esse é so melhor lugar para fazer caminhadas e ainda mais exuberante para quem gosta de paisagens de tirar o fôlego.

O conjunto de 28 picos que compõe essa cadeia de montanhas além de te deixar deslumbrado, ainda renderão excelentes fotos da Polônia no inverno. Veja os hotéis em Swietokrzyskie.

Delícia => Degustação de comida polonesa em Varsóvia

 

Curta a Polônia no inverno

Clima polonês
Inverno polonês é tudo de bom | Foto: Andrzej Harassek, via Wikimedia Commons.

Visitar a Polônia no inverno com certeza irá te surpreender. Se você não gosta muito de frio, pode ainda programar a sua viagem para setembro ou outubro e desfrutar o outono na Polônia.

Mas, independente das temperaturas, seja mais altas ou menos baixas, saiba que as paisagens serão maravilhosas. Para conhecer melhor o país e escolher seu roteiro, leia o artigo com as mais bonitas cidades da Polônia.

E para finalizar, veja o vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Polônia com dicas para explorar o país!

Ainda tem alguma dúvida sobre como aproveitar a Polônia no inverno? Deixe seu comentário. 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *