Compras em Cracóvia: mercados, ruas, galerias e shoppings

Compras em Cracóvia: mercados, ruas, galerias e shoppings

Que tal aproveitar a sua estadia na Polônia para fazer compras em Cracóvia? É bem provável que esta não tenha sido a sua ideia ao escolher a cidade.

De fato, o local não é mesmo conhecido como referência para compras. Mesmo assim, é difícil não cair na tentação de trazer algumas lembranças para casa.

Saiba que há muitas opções de lojas, mercados de rua e shoppings. Neles você pode encontrar desde artesanatos locais até famosas marcas de roupa e maquiagem.

Se você estiver passeando pela cidade durante os meses de janeiro/fevereiro ou julho/agosto, vai encontrar ainda liquidações de inverno e verão, respectivamente. Durante esses períodos, há saldões de produtos e os descontos podem chegar a 70%.

Fique atento também quanto ao retorno de impostos. A Polônia, assim como outros países na Europa, concede aos visitantes que residem fora da União Europeia reembolso pelos impostos pagos através de compras.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Cracóvia

Seguro viagem Europa »

 

Onde fazer compras em Cracóvia

Compras em Cracóvia
Descubra os melhores lugares para fazer compras em Cracóvia.
  • Mercado de Tecidos
  • Ruas Floriańska e Grodzka
  • Galeria Krakowska
  • Bonarka City Center
  • Massolit Books&Café
  • Hala Targowa
  • Mercado de Natal

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cracóvia »

 

Mercado de Tecidos

Roteiro na Polônia
Mercado de Tecidos | Foto: Pko, via Wikimedia Commons.

Um dos principais pontos turísticos de Cracóvia e o mais antigo centro comercial da Polônia, o Mercado de Tecidos (Sukiennice) é um bom lugar para fazer compras em Cracóvia. Esse suntuoso prédio histórico do século XIII tem ao seu redor bares e cafés, e o seu interior está dividido em diversos estandes.

Além das lembranças, vale observar as especialidades do artesanato polonês. O país tem como uma de suas tradições a produção de artigos talhados em madeira e, por isso, você vai encontrar esculturas, objetos de decoração e religiosos, fabricados com este material.

Símbolo da cidade, o famoso dragão de Wawel também está presente na forma de pelúcia, roupas e produtos decorativos. Outra peça recorrente são as pantufas de couro e lã de ovelha, tradicionais das regiões montanhosas.

Os preços no Mercado de Tecidos não são exorbitantes, mas costumam ser mais caros que os praticados em locais menos turísticos. Ele funciona todos os dias (exceto segunda-feira) das 10 às 18 horas.

Agende => Visita à mina de sal em Cracóvia

 

Ruas Floriańska e Grodzka

Ruas para compras em Cracóvia
Rua Floriańska | Foto: World3000, via Wikimedia Commons.

Ainda na região da Cidade Antiga, as ruas Floriańska e Grodzka, que pertencem à chamada Rota Real, são boas opções para fazer compras em Cracóvia.

Elas ficam em direções opostas, a primeira se encontra ao norte da Praça do Mercado, próxima do Portão de São Floriano. Já a segunda está no sentido sul da praça.

Em Floriańska, perto da muralha de entrada do Centro ficam à venda pinturas e outras obras artesanais. Há lojas como Sephora e Swatch e também locais dedicados a produtos típicos.

Aproveite para apreciar as cerâmicas pintadas à mão, com design em azul, chamadas Bolesławiec, em referência à cidade de onde se originou a tradição.

Passeando por essas vias, outro artigo chama a atenção: o âmbar. Muito comum em países banhados pelo mar Báltico, o material pode ser visto em diversas bijuterias e joias fabricadas na Polônia.

Claro que a vodca não fica de fora dessa lista e há muitos estabelecimentos especializados na mais famosa bebida do país.

Se quiser experimentar algo diferente, pode optar pela Żubrówka, que é uma vodca de sabor herbal, confeccionada com uma planta exclusiva da floresta de Białowieża.

Se preferir, a Cracovia é uma vodca local produzida com batatas. Particularmente, sugiro a Pigwówka, que se assemelha a um licor e é feita de marmelo. Vale a pena provar.

Apesar de não estar exatamente localizada em nenhuma dessas ruas, deixo a dica de um local muito interessante: a Kacper Ryx Historical Shop. Situada na região, próxima à Basílica de Santa Maria.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A loja é repleta de objetos feitos à mão, peças que remetem à era medieval e livros. O espaço é pequeno mas os preços costumam ser convidativos.

Imperdível => Excursão guiada a Auchwitz-Birkenau

 

Galeria Krakowska

primark cracovia
Galeria Krakowska | Foto: Lestat (Jan Mehlich), via Wikimedia Commons.

Bem ao lado da estação central de trens, a Galeria Krakowska é um muito visitada pelos viajantes, especialmente pela excelente localização.

Por conta disso, facilita bastante o acesso a casas de câmbio e supermercado, por exemplo, sendo ótima opção para compras em Cracóvia.

Além disso, alguns setores desse centro comercial tem à disposição conexão wi-fi. O local tem 3 andares e grande variedade de lojas como a Inglot, que quem é fã de maquiagem certamente já ouviu falar.

A marca polonesa conhecida pela enorme gama de cores e paletas customizáveis pode ser encontrada neste shopping.

Também há lojas da famosa MAC, marcas internacionais de vestuário, como Calvin Klein e Lacoste, acessórios e a praça de alimentação oferece opções de fast-food, massas e comida local. Durante o inverno, você pode se divertir na pista de patinação no gelo, instalada na frente do shopping.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Abre de segunda-feira a sábado, das 9 às 22 horas e aos domingos das 10 às 21 horas.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Polônia

 

Bonarka City Center

Shopping em Cracóvia
Bonarka City Center | Foto: Adrian Grycuk, via Wikimedia Commons.

O Bonarka City Center é um shopping construído onde funcionava uma fábrica de cimento e posteriormente de derivados químicos, após a Segunda Guerra Mundial. Reformulado como estabelecimento comercial, ainda preserva algo da arquitetura industrial, como a chaminé.

É bastante frequentado pelos moradores de Cracóvia por não ser tão cheio como o turístico Krakowska e tem uma boa seleção de marcas internacionais e nacionais.

É uma ótima chance não só de garimpar nas já famosas Tkmaxx, Adidas, Zara e H&M, mas também de conhecer marcas polonesas de destaque, como a Mohito e Reserved.

Neste shopping se encontra o maior cinema de Cracóvia com salas 4DX. A desvantagem é que está um pouco afastado, mas é facilmente acessível por meio de várias linhas de ônibus que saem do centro. Funciona de domingo a quinta-feira, das 10 às 21 horas, e de sexta-feira a sábado, das 10 às 22 horas.

Veja também => Excursão religiosa em Wadowice

 

Massolit Books & Café

Cafeteria em Cracóvia
Livraria é referência na cidade e tem vasto acervo em inglês | Foto: Massolit Books & Cafe.

Se você não dispensa uma boa leitura, a Massolit é o seu lugar. A livraria é referência na cidade e uma das únicas com um vasto acervo em inglês, ideal para quem se interessa pela literatura e história polonesa e da Europa Central, mas não encontra exemplares em idioma mais acessível.

Vende tanto livros novos como usados e tem bons preços. O lugar é super aconchegante, com uma decoração antiga e conta também com café especializado em bolos e cookies. Com frequência, são organizados recitais de poesia e música no local.

Fica próximo ao Centro, a menos de 10 minutos de caminhada. Não podia ficar fora da lista de compras em Cracóvia.

O endereço é rua Felicjanek 4 e o horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e sábado a domingo, das 10 às 20 horas.

Divertido => Tour de segway pela Cidade Velha em Cracóvia

 

Hala Targowa

O que trazer da Polônia
Hala Targowa | Foto: fot. Slawek Ilski, via Wikimedia Commons.

Este tradicional mercado de rua do bairro de Kazimierz funciona durante toda a semana, voltado principalmente para produtos alimentícios e roupas, mas indico ele para compras em Cracóvia no domingo, quando ganha ares de um verdadeiro mercado de pulgas.

Objetos de cerâmica, livros, discos de vinil, cartões postais, instrumentos musicais, antiguidades da Europa oriental, relíquias e documentos de guerra.

Enfim, tudo o que você puder imaginar é comercializado em Hala Targowa. Ao redor, barraquinhas de comidas complementam o ambiente, em especial as de salsichas, chamadas kiełbasa.

Recomendo chegar cedo no domingo pois, além de ser o dia mais movimentado, logo no início é quando os melhores artigos ainda estão disponíveis.

É uma experiência muito interessante, pois sai do tradicional eixo de compras turístico e pode resultar em grandes achados.

Ainda assim, não deixe de pesquisar e se possível pechinchar, pois os valores cobrados aos viajantes costumam ser maiores. O Hala Targowa funciona como mercado de pulgas aos domingos, geralmente do amanhecer até às 15 horas.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Imperdível => Excursão guiada Castelo de Wawel

 

Mercado de Natal

Mercado de Natal Polônia
Mercado de Natal | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Apesar de só estar disponível em dezembro, este típico mercado do calendário natalino de Cracóvia merece a menção na lista de lugares para compras em Cracóvia.

Além da decoração e atmosfera que essa época do ano traz, é nesta ocasião que outro artefato tipicamente polonês ganha destaque: o bombki.

Trata-se de enfeites de natal pintados à mão, encontrados durante todo o ano nas lojas turísticas, porém, durante o Mercado de Natal eles se tornam muito mais presentes em quantidade e variedade.

Fora isso, Cracóvia possui uma especial tradição relacionada aos presépios e durante o evento, é realizada uma competição.

O melhor cenário natalino é exposto no Museu Histórico da cidade. Por conta disso, presépios que mesclam o nascimento de Jesus a elementos da arquitetura de Cracóvia são customizados artesanalmente e tornam-se um souvenir bastante comum nos estantes do mercado.

Nessa época, biscoitos e doces natalinos são também uma boa escolha para presentear. O Mercado de Natal é realizado todo ano na Praça do Mercado e os quiosques costumam funcionar das 10 às 20 horas. Depois de aproveitar o mercado à noite, já pode se preparar par curtir as baladas em Cracóvia.

Dúvida => Qual moeda levar para Polônia

 

Dicas de compras em Cracóvia

Fazer compras em Cracóvia é muito interessante, pois o local reúne várias marcas estrangeiras renomadas e nacionais em seus pontos de comércio.

O fato da moeda, o złoty, ter uma conversão similar ao real, ajuda a não estourar o orçamento e os preços costumam ser semelhantes ou até melhores que os do Brasil.

Como a maioria dos estabelecimentos comerciais está dentro do circuito turístico, programar um roteiro de compras não atrapalha a sua rotina de viagem. Mas, para isso vale a pena saber como se locomover em Cracóvia, sobretudo utilizando o transporte público.

Na Polônia você pode solicitar o Tax Free – 23% em valores acima de 200 złoty por estabelecimento. Pegue o recibo na loja e apresente nos balcões dos operadores de reembolso. Em Cracóvia, há no aeroporto e Centro a Global Blue ou Planet.

Lembre-se que o limite de compras imposto pela Receita Federal é de 500 dólares ou o equivalente em outra moeda. Além de comprar artigos únicos, diferentes e de qualidade, fazer compras em Cracóvia é mais uma forma de interagir e conhecer a cultura local. Dito isto, prepare sua lista e boas compras!

Confira mais sobre os lugares imperdíveis de Cracóvia neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Polônia:

Quer fazer compras em Cracóvia? Ficou com alguma dúvida? Qual lugar você quer conhecer? Conte tudo nos comentários!

 

ESCRITO POR

Paula Pimenta

ESCRITO POR

Paula Pimenta

Paula Pimenta, 29 anos, se formou em Relações Internacionais. Atualmente faz doutorado em Política Comparada na Universidade de Lisboa e mora há um ano e oito meses na capital de Portugal. Gosta de conhecer outras culturas, idiomas e está sempre em busca de um novo destino de viagem.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *