Onde ficar em Cracóvia: melhores bairros e dicas de hotéis

por Paula Pimenta

Onde ficar em Cracóvia: melhores bairros e dicas de hotéis

Saber onde ficar em Cracóvia é uma dúvida comum para quem pretende visitar a cidade. Existem algumas variáveis a serem consideradas na hora de escolher o melhor bairro para se hospedar em Cracóvia.

Ter em mente o que se pretende fazer durante a viagem pode facilitar essa escolha. A região do Centro costuma ser a mais comum já que a proximidade dos principais atrativos permite que a cidade seja explorada a pé.

No entanto, é importante ter em conta também o clima, pois o inverno em Cracóvia pode ser rigoroso e a fácil acessibilidade ao transporte é uma mão na roda nesse período do ano.

Claro que o preço é um fator que não deve ser deixado de lado e há muitas opções que englobam desde econômicos hostels a hotéis luxuosos. É possível contemplar todos os gostos, bolsos, e para te ajudar, mostrarei os principais locais para se hospedar em Cracóvia, na Europa.

Ao ler este artigo você não terá dúvidas sobre o melhor hotel e hostel em Cracóvia, e ainda, onde ficar em Cracóvia e outros aspectos para você não deixar de aproveitar os inúmeros atrativos dessa cidade da Polônia. Confira!

Internet na viagem => Wi-fi, roaming ou chip

Seguro viagem para a Europa: qual comprar? »

 

Onde ficar em Cracóvia

Por concentrar os mais comuns pontos de interesse, a área de Stare Miasto (cidade antiga em português), é geralmente a mais procurada por quem visita a cidade.

O entorno dessa região, tanto ao norte quanto ao sul, oferece boa localização, acesso a centros comerciais, transportes. Confira abaixo os melhores bairros de Cracóvia:

  • Stare Miasto
  • Kazimierz
  • Kleparz
  • Ludwinów

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cracóvia »

 

Melhores regiões de Cracóvia para turistas

Stare Miasto

onde se hospedar na polonia
Stare Miasto | Foto: Jacek Halicki, via Wikimedia Commons.

A lista de onde ficar em Cracóvia começa com as opções de hospedagem em Stare Miasto, o coração da cidade.

Para quem deseja passear a pé ou tem pouco tempo de viagem, é a melhor escolha por concentrar os lugares turísticos de Cracóvia como a Praça do Mercado, Basílica de Santa Maria e Castelo de Wawel.

Além disso, diversos restaurantes estão localizados na região e as baladas em Cracóvia também acontece por ali. Stare Miasto tem tudo ao seu alcance. Entretanto, por ser uma área turística, o valor das acomodações costuma ser mais caro em relação a outros bairros.

 

  • Hotel barato em Stare Miasto | O One World Hostel tem uma ótima localização, está a 500 metros da estação de trem e menos de 1km da Praça do Comércio. O café da manhã está incluído, tem wi-fi e oferece serviços de transfer do aeroporto e walking tours a um custo adicional. Nota: 8,6.
  • Hotel com custo-benefício em Stare Miasto | O Hotel Royal está entre a cidade antiga e o distrito judeu, este hotel tem uma localização excelente para aproveitar os dois bairros. Em 15 minutos de caminhada você chega em Kazimierz e em 700 metros se pode vislumbrar a Praça do Mercado. O Royal possui um bar em suas instalações em estilo Art Nouveau. Nota: 8,2.
  • Hotel de luxo em Stare Miasto | O Hotel Gródek é cercado de restaurantes e bares, e está próximo à Basílica de Santa Maria. Além da ótima localização, os hóspedes podem desfrutar de sauna e sala de massagem. Um detalhe importante para quem visita a cidade no inverno é que os banheiros deste local têm aquecimento no piso. O restaurante é especializado em culinária polonesa e há também um bar com lareira e biblioteca. Nota: 9,1.

 

Kazimierz

Hostel em Cracóvia
Bairro é muito frequentado por jovens | Foto: Maksym Kozlenko, via Wikimedia Commons.

Berço da comunidade judia em Cracóvia e esquecida durante algumas décadas, Kazimierz é um dos mais recomendados lugares onde ficar em Cracóvia.

O bairro condensa o lado boêmio com muitas opções de bares e baladas na Plac Nowy ao aspecto histórico através de galerias e exposições.

Abriga a bastante visitada Sinagoga Antiga e também o Festival Cultural Judeu de Cracóvia que acontece todos os anos em junho.

Por ser um ponto onde muitos jovens se encontram e festejam durante a madrugada, talvez não seja o mais apropriado para quem prefere se manter longe de locais agitados.

Se encontra relativamente próximo de Stare Miasto, mais precisamente ao sul da cidade antiga, por isso os deslocamentos entre essas regiões podem ser facilmente realizados tanto por caminhadas como por ônibus e trams.

 

  • Hotel barato em Kazimierz | O Moon Hostel New é considerado muito bom e conta com uma cozinha equipada disponível para os hóspedes além de uma sala com jogos de tabuleiro. Localizado no coração do bairro judeu, a 200 metros da Sinagoga Antiga e 300 metros da Galeria Kazimierz. Nota: 8,3.
  • Hotel com custo-benefício em Kazimierz| O Hotel Krakow Residence além de café da manhã, esta acomodação 3 estrelas dispõe de televisão e cafeteira nos quartos. Para maior comodidade, os quartos têm estrutura para minimizar ruídos externos. Sobre a localização, em menos de cinco minutos de caminhada chega-se à Sinagoga Antiga e em 1km se encontra a Fábrica de Schindler. Nota: 8,4.
  • Hotel de luxo em Kazimierz | Dada Boutique Home Hotel tem quartos espaçosos e em alguns deles é possível desfrutar da vista do jardim do recinto. Tem uma decoração moderna e minimalista, é bem equipado e possui um spa relaxante. O Rio Vístula está a apenas 500 metros. O Castelo de Wawel está a 800 metros de distância do local. Nota: 9,4.

 

Kleparz

O que fazer em Cracóvia
Noite fria em Cracóvia | Foto: bogdan1971, via Wikimedia Commons.

Se, pensando em onde ficar em Cracóvia, você prefere um lugar mais tranquilo, Kleparz é ideal. É uma área residencial ao norte de Stare Miasto, próximo ao Barbacã e o Portão de São Floriano. As estações de trem e ônibus estão situadas nesse bairro, que também conta com supermercados, lojas e restaurantes.

Apesar de muito perto, costuma ser uma área mais barata que a vizinha Stare Miasto e nela está a Stary Kleparz, um pequeno e dos mais antigos mercados de Cracóvia, especialmente frequentado por nativos. Para quem gosta de experimentar um pouco da rotina local sem deixar a comodidade, vale a pena se hospedar em Kleparz.

 

  • Hotel barato em Kleparz | Lorf Hostel&Coffee tem preço bastante acessível. O hostel disponibiliza café da manhã e serviço de lavanderia a um custo adicional. Os quartos têm aquecedor e wi-fi. A 500 metros do Barbacã e Portão de São Floriano, a acomodação está situada na porta de entrada da cidade antiga. A estação de trem pode ser encontrada em apenas 10 minutos a pé. Nota: 8,5.
  • Hotel com custo-benefício em Kleparz | O Hotel Matejko tem 3 estrelas e os quartos dispõem de televisão, ar-condicionado e secador. Está a 200 metros do Barbacã e 5 minutos de caminhada da Galeria Krakowska. Nota: 8,3.
  • Hotel de luxo em Kleparz | Hotel Lavender, além de uma estrutura excelente para garantir o conforto dos hóspedes, o hotel possui um terraço e o café da manhã inclui opções vegetarianas e veganas. Tanto a Praça do Mercado quanto a estação de trem se encontram a 1km de distância. Nota: 9,0.

 

Ludwinów

Melhores hotéis em Cracóvia
Cracóvia no verão | Foto: marek7400, via Wikimedia Commons.

Este é um bairro que tem crescido principalmente pela atividade comercial. O Centro de Congressos ICE atrai feiras e eventos e, por esse motivo, no entorno há muitas opções de hospedagem e restaurantes. Se encontra muito perto de Kazimierz, porém do outro lado do Rio Vístula.

A região proporciona uma bela vista deste ponto da cidade. A desvantagem é que não está tão próximo do Centro Histórico, então utilizar o transporte pode ser indispensável caso você se hospede em Ludwinów.

 

  • Hotel barato | Hostel on the River Marta Este alojamento é bastante inusitado pois trata-se de um barco na margem do rio Vístula. Possui poucos quartos, simples porém aconchegantes. O café da manhã está incluso assim como a belíssima vista para o rio. Em termos de distância, a Praça do Mercado está a 1,8 km do local e a 1,5 km de Kazimierz. Nota: 8,2.
  • Hotel com custo-benefício | B&B Hotel Krakow Centrum Bem próximo ao Centro de Congressos, o hotel oferece fácil acesso ao transporte público. É um estabelecimento que oferece conforto a um preço justo. Além de wi-fi, dispõe de caixa eletrônico para comodidade dos hóspedes. Está a 1,5km de Kazimierz. Nota: 8,9.
  • Hotel de luxo | Park Inn by Radisson Krakow O hotel da famosa cadeia Radisson presente em Cracóvia é classificado como 4 estrelas e tem um restaurante especializado em hambúrguer e saladas. Os quartos e banheiros são amplos e o local ainda conta com uma academia e estacionamento. O bairro judio se situa a 1,7km enquanto o Castelo de Wawel está a 1,2km de distância. Nota: 8,9.

 

Onde não ficar em Cracóvia

onde fica cracovia
Evite ficar em Nowa Huta | Foto: photobeppus, via Wikimedia Commons.

Cracóvia é uma cidade segura e não costuma ter inconvenientes quanto a isso. Ainda assim há áreas que não são tão recomendadas a turistas. Por isso, quando pensar onde ficar em Cracóvia, recomendo tirar o bairro de Nowa Huta da lista.

Quanto mais distante da zona turística, maior a possibilidade de encontrar pessoas que não falam outra língua, além do polonês.

Então, para evitar se perder e até mesmo pela questão de oferta de transporte, é mais cômodo se hospedar em áreas que estejam a uma curta distância do centro.

 

Dicas de onde ficar em Cracóvia

Decidir onde ficar em Cracóvia não é um bicho de sete cabeças. É preciso apenas ter claro seu estilo de viagem e seus objetivos para escolher a melhor opção, além de saber onde serão os passeios para fazer em Cracóvia.

Para quem está pela primeira vez na cidade, certamente os melhores locais para se hospedar são Stare Miasto e Kazimierz. Nesses bairros você vai poder explorar o que há de melhor em Cracóvia com tranquilidade e sem se preocupar com tempo gasto em longos deslocamentos.

Escolher um lugar que atenda o seu propósito e padrão de conforto é importante para que a viagem seja o mais proveitosa possível e sem aborrecimentos.

Conheça mais dos bairros de Cracóvia e as sugestões de hotéis em Cracóvia para escolher melhor onde se hospedar nesta entre as mais bonitas cidades da Polônia.

Confira mais sobre os lugares imperdíveis de Cracóvia neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Polônia:

Gostou das opções de bairros e hotéis? Já foi a Cracóvia? Participe nos comentários e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Paula Pimenta

ESCRITO POR

Paula Pimenta

Paula Pimenta, 29 anos, se formou em Relações Internacionais. Atualmente faz doutorado em Política Comparada na Universidade de Lisboa e mora há um ano e oito meses na capital de Portugal. Gosta de conhecer outras culturas, idiomas e está sempre em busca de um novo destino de viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *