Feriados na Polônia: 8 eventos e comemorações para conhecer

Feriados na Polônia: 8 eventos e comemorações para conhecer

Os feriados na Polônia não são muito numerosos, e as celebrações religiosas cristãs são muito celebradas por todo o país. Assim como os feriados relacionados à liberdade do país, conquistada após muita luta e ao custo de muitas vidas perdidas. Isso sem contar nas férias escolares.

Conheça os principais feriados poloneses e veja como cada um deles é celebrado. Assim você consegue programar a sua viagem para aproveitar cada um deles, ou mesmo para evita-los.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis na Polônia

Seguro viagem para Europa »

 

Feriados na Polônia

*Vídeo oficial do site de turismo da Polônia

  1. Ano novo
  2. Dia de Reis
  3. Páscoa
  4. Dia da Constituição
  5. Férias Escolares
  6. Dia da Assunção
  7. Independência polonesa
  8. Natal

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Polônia »

 

1. Ano Novo (Nowy Rok)

Feriados na Polônia
País também celebra a chegada do Ano Novo com fogos.

Assim como em muitos locais pelo mundo a celebração do Ano Novo é um dos grandes feriados na Polônia. E você também poderá ver a queima de fogos, principalmente nas cidades costeiras como Gdansk. Confira um passeio turístico em Gdansk.

Para os poloneses a melhor forma de celebrar a chegada do ano é festejando, com muita música, dança e shows. A data também é conhecida pelas refeições com bastante comida tradicional polonesa, e o prato mais servido é o Bigos.

Como é feriado tudo acaba fechando no dia 1º de janeiro. E quem planeja viajar de transporte público pela Polônia durante esta época, é recomendado checar primeiro com a companhia s haverá alguma alteração nos horários de operação.

 

2. Dia de Reis (Dzien Trzech Króli)

Feriados na Polônia
Montagem de presépio com os Reis Magos.

A Polônia é um país de maioria cristã e os feriados religiosos são muito celebrados por todo o país. Portanto, não poderia ser diferente com o dia de Reis, celebrado dia 6 de janeiro, e também conhecido como Epifania do Senhor.

Diferente do que ocorre no Brasil, os corais e as árvores de Natal geralmente continuam até fevereiro. Portanto, não se assuste se ainda presenciar estas cenas durante a sua viagem, é assim mesmo.

Neste dia, muitas pessoas vão às igrejas, com um pedaço de giz, incenso, um pedaço de âmbar e um anel de ouro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Polônia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Depois de abençoado, o pedaço de giz é utilizado para marcar as iniciais dos três reis magos (Kaspar, Melchior e Balthazar) no batente da porta da casa: K+M+B. Isto é feito para proteger a família que ali vivo da infelicidade e de doenças.

Nessa data, os desfiles com fantasias que remetem à visita dos três reis magos quando Jesus nasceu.

Outro ponto alto da celebração é o bolo dos três Reis, que é servido com amêndoas e geralmente tem uma moeda no interior. Quem conseguir encontrar a moeda no bolo é considerado como sortudo o ano todo.

 

3. Páscoa (Wielkanoc)

Feriados na Polônia - Páscoa
Igrejas costumam ficar lotadas durante o feriado.

A Páscoa é um feriado da Polônia que é muito celebrado. No Brasil, a Sexta-feira Santa, que é a que antecede o domingo de Páscoa, é feriado. Já na Polônia este dia é normal e o feriado é na segunda-feira após a Páscoa.

A festa se inicia já na quinta-feira gorda (primeira quinta-feira depois do carnaval no Brasil), dia em que você precisa comer pelo menos 1 sonho (pączek) para que você tenha sorte o ano todo.

Você encontrará a guloseima em qualquer lugar, as filas nas padarias são enormes. Como costume, sempre são contabilizados quantos sonhos cada pessoa comeu durante o dia.

Em seguida vem o período de quaresma, época em que as pessoas fazem jejum e escolhem quais as privações que elas terão até a Páscoa. O Domingo de Ramos, que vem em seguida, deixa as igrejas lotadas. Os buquês preparados pelos poloneses são levados para serem abençoados.

   

na sexta-feira sempre há procissões pelas cidades e no sábado é dia de levar a cesta de alimentos para ser benzida. Esta é uma tradição pagã que a igreja decidiu manter. Os alimentos benzidos serão consumidos no café da manhã do domingo de Páscoa.

E no domingo de Páscoa também que são comidos os famosos ovos pintados e outras comidas típicas da Polônia. A arte é feita geralmente um dia antes e as crianças adoram.

A segunda-feira é caracterizada uma tradição bastante diferente, o Śmigus-dyngus. Ela consiste em jogar água nas pessoas, e também é de origem pagã, simbolizando a limpeza da sujeira de inverno e o renascer da primavera.

 

4. Dia da Constituição (Święto Konstytucji)

Feriados na Polônia
Foto: Joymaster Ten, via Wikimedia Commons.

Ele é celebrado no dia 3 de maio e, apesar de ser um feriado nacional desde 1791, ele foi considerado ilegal até 1919. Durante a II Guerra Mundial e da República Popular da Polônia ele passou a ser proibido novamente, voltando a ser feriado novamente em 1990, com a queda do governo comunista.

A celebração é marcada por muitos eventos públicos, paradas, exibições, concertos, tiros de canhão, discursos de pessoas públicas, leitura da constituição, hasteamento da bandeira polonesa e cantar músicas patrióticas.

Por falar no período de guerras, quando estiver na Polônia não deixe de fazer esta Excursão guiada para Auschwitz com traslado saindo de Cracóvia, pois este campo de concentração é o lugar mais famoso do país e registra marcas desta época da humanidade.

5. Férias escolares na Polônia

Feriados na Polônia para crianças
Férias de verão duram 3 meses.

O ano letivo polonês é um pouco diferente do brasileiro. Ele é separado em 2 semestres, cada um com 15 semanas.

O semestre de inverno vai de outubro a fevereiro, fazendo uma pequena pausa durante o natal e o ano novo. Já no semestre de verão se inicia em meados de março e termina em junho. No meio há uma pausa de 1 semana, para as celebrações de Páscoa.

Isso significa que as férias de verão duram 3 meses, de julho a setembro. Isso dá bastante tempo para as pessoas aproveitarem os meses mais quentes do ano e conhecer os atrativos mais famosos; minha dica é utilizar o Ônibus turístico em Varsóvia quando estiver a passeio na capital.

Essa é a conhecida alta temporada na Europa, ou seja, os preços ficam mais altos e os lugares com mais turistas. Mas como as temperaturas estão altas e os dias longos, vale a pena conhecer o país durante essa época.

Mas, se você não gosta de muita gente ou prefere viajar durante o inverno, então é melhor evitar este período de férias escolares na Polônia.

 

6. Dia da Assunção de N.Sra. e do Exército

Melhores feriados da Polônia
Data é comemorada com várias celebrações.

O dia 15 de agosto celebra dois feriados na Polônia: Dia da Assunção de Nossa Senhora e do Exército Polonês. Isto é, a assunção da Virgem Maria aos céus, e a comemoração da vitória contra o exército bolchevique na Batalha de Varsóvia, em 1920.

Para ter uma imersão maior sobre o catolicismo na Polônia, recomendo que faça a Excursão sobre o Papa João Paulo II em Cracóvia, que conta com um guia de áudio em inglês e espanhol para te ajudar a entender melhor as histórias.

A data é marcada por missas por todo o país homenageando a todos que lutaram para defender a liberdade do país. O ponto alto da celebração é, sem dúvida, o desfile promovido pelas forças armadas.

   

Durante o desfile há demonstração do treinamento de soldados, shows, exposição de armas bélicas e brinquedos para as crianças se divertirem.

7. Independência polonesa

O feriado polonês da independência é comemorado no dia 11 de novembro. Essa é a data em que o país conseguiu recuperar a sua independência no ano de 1918. Antes disto a Polônia havia passado 123 anos fazendo parte do Império da Prússia, Rússia e Áustria.

A data é marcada por protestos e manifestações, e nos últimos anos ainda houve muitas prisões e marchas de extrema direita por todo o país.

 

8. Natal

Feriados na Polônia - Natal
No país a data conta com feriado também no dia 26/12.

O feriado de Natal na Polônia é muito parecido com o que ocorre no Brasil. A data é celebrada com toda a família e a mesa farta. E o dia 26 de dezembro também é feriado.

Aproveite a época para visitar os deliciosos mercados de natal. Todas as cidades polonesas ganham uma árvore de natal e ao seu redor os mercados ganham vida. Você poderá provar quentão, biscoitos de gengibre e outras delícias natalinas, além de comprar diversas lembrancinhas.

 

Tudo sobre feriados na Polônia

Independente de quando você estiver planejando a sua viagem para a Polônia, seja nas férias escolares, Páscoa ou em outros feriados, é bom ficar atento que nos dias acima mencionados grande parte do comércio não funciona, incluindo shoppings e museus.

Apenas alguns mini mercados poderão trabalhar, mas funcionando em horário reduzido. Já os restaurantes e lojas que ficam na parte turística estarão funcionando.

Recomendo também que veja o artigo sobre como montar um roteiro na Polônia de até 30 dias, com excelentes dicas para conhecer o que há de mais interessante no país.

Conte-nos agora o que achou do artigo sobre os eventos e feriados na Polônia. Ainda tem alguma dúvida? 

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *