Turismo na República Tcheca: o que fazer e visitar

Turismo na República Tcheca: o que fazer e visitar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (8 votos)
COMPARTILHE

O passado comunista que dominou a país durante décadas, com sua arquitetura linear e construções cinzas, não prejudicou o turismo na República Tcheca após sua separação da Eslováquia em 1993. Pelo contrário, pois o governo impulsionou um forte crescimento econômico que transformou a República Tcheca, e principalmente Praga, numa potência turística do leste europeu.

Praga é sem dúvida uma das cidades mais bonitas do mundo, e essa fama a colocou de vez no roteiro dos turistas brasileiros. Preços baixos, uma vez que está fora da zona do Euro e sua moeda é mais fraca, inúmeras atrações e a possibilidade de fazer quase tudo a pé, são os grandes atrativos da capital Tcheca. Mas fique sabendo, o país tem muito mais a oferecer.

Confira dicas para sua primeira visita ao país, tudo sobre o que fazer e visitar na República Tcheca.

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados em Praga

Seguro viagem para a Europa: como evitar erros »

11 dicas de turismo na República Tcheca

Turismo na República Tcheca
Praça central e o relógio astronômico de Praga.

Ao começar os planos de todas as minhas viagens, geralmente busco dicas que serão úteis num novo destino: qual a taxa de câmbio, expressões básicas e gírias no idioma local, qual é a melhor época para viajar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Enfim, faço um balanço geral para garantir que nada falte e eu consiga aproveitar com mais tranquilidade a viagem. Veja agora as dicas de turismo na República Tcheca.

1) Língua

O idioma oficial é a língua tcheca, mas além dela, a maioria das pessoas falam também inglês ou alemão. Você não terá problemas na maioria dos restaurantes, pontos turísticos e comércio em geral.

2) Moeda e câmbio

A moeda do país é Coroa Tcheca e a moeda mais aconselhável para levar e transações de câmbio é o Euro. O dólar também é uma opção, mas o Euro costuma ser mais vantajoso e como provavelmente você vai ter passado por outro país europeu, ele é sem dúvida a melhor opção. Além disso, é possível sacar sem muitos problemas em caixas eletrônicos da cidade (neste caso consulte as taxas em seu banco).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na República Tcheca. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Na hora de trocar seu dinheiro fique atento, pois alguns lugares usam de um câmbio bem desfavorável para o cliente, outras cobram uma taxa de serviço bem salgadinha! Então a dica é procurar sempre um banco ou a Confidence Câmbio, que não cobram estas taxas e tem câmbios mais justos. Atualmente, circulam moedas de 10, 20 e 50 haler (centavos) e de 1, 2, 5, 10 e 20 coroas e cédulas de 20, 50, 100, 200, 500, 1000, 2000 e 5000 coroas.

A dica aqui é tentar encontrar as melhores taxas para comprar Euros, facilmente verificadas pelo site. A partir de sua localização, o aplicativo disponibiliza as casas de câmbio com tarifas mais baratas perto de você.

Para comprar Euros ainda no Brasil, indico utilizar agências online, para receber o dinheiro em casa e evitar riscos desnecessários. Sempre compro com a Confidence Câmbio, uma das maiores agências online do Brasil.

3) Visto de entrada

O brasileiro não precisa de visto para entrar no país. Também não é necessário ter tomado nenhuma vacina específica. Qualquer problema você pode procurar a Embaixada Brasileira em Praga. Caso precise ficar mais tempo no país, entre em contato com a Embaixada da República Tcheca em Brasília.

4) Clima na República Tcheca

A República Tcheca tem um clima com estações do ano bem definidas (apesar do verão não ser tão quente assim). A temperatura no verão (julho a setembro) varia de 18°C a 24°C.

Na primavera e no outono, estações de transição, a temperatura fica entre 8°C e 18°C. Agora, se sua viagem for no inverno (dezembro a março) a temperatura pode chegar a mínima de -5°C.

5) Transporte público em Praga

O que fazer em Praga

O transporte urbano de Praga é composto pela rede de bondes (tram), ônibus e três linhas de metrô (linhas A verde, B amarela, C vermelha). O sistema é confortável, eficiente e bem organizado. O bilhete é único, ou seja, você consegue usar em todos os meios de transporte.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Outra dica importante é ter cuidado ao pegar um táxi na rua, pois é muito comum eles aplicarem golpes em turistas. Quando for usar, peça sempre para chamarem um no hotel ou hostel que estiver hospedado.

Mas a melhor forma de conhecer a cidade é a pé! E a boa notícia é para quem se hospeda no distrito de Praga 1, consegue visitar os atrativos turísticos de Praga caminhando! Então trate de colocar um sapato confortável na mala.

6) Principal atração: a rua!

Fora o complexo cultural do Castelo de Praga, as melhores tours em Praga são nas ruas! São as praças, pontes e a arquitetura da cidade (que variam entre os estilos barroco, o rococó, o neoclássico e o gótico, formando um conjunto arquitetônico incrível!).

Por isso repito a dica, andar a pé é a melhor forma de conhecer a cidade, pois assim você consegue reparar em cada casa, cada muro e cada cantinho de Praga! Então, prepare suas pernas para caminhar pelos bairros de Josefov, Staré Mesto, Malá Strana e Nové Mesto!

7) Hospedagem

Dicas de bons hotéis em Praga
Hotel e restaurante Matylda.

A cidade é relativamente pequena e dividida em 22 distritos, que são chamados de Praga 1, Praga 2, Praga 3, etc. E, por sua vez, cada distrito é subdividido em bairros. A melhor opção de hospedagem para os turistas são os bairros do distrito de Praga 1.

Como eles estão dentro do centro histórico, é possível ir a pé para os principais atrativos da cidade. As principais opções são: Staré Mesto ou Cidade Velha, Nové Mesto, Cidade Nova e Malá Strana ou Cidade Baixa.

8) Cerveja Tcheca

Se você está indo para Praga ou qualquer outra cidade para uma viagem de turismo na República Tcheca, não perca a oportunidade de experimentar suas cervejas, elas são consideras umas das melhores do mundo (e ainda tem preços bem acessíveis!). Além disso, o país é campeão de consumo per capita da bebida.

Boa parte do lúpulo consumido no mundo é produzido na República Tcheca, talvez esse seja esse um dos segredos para produzirem cervejas tão boas.

A variedade é enorme e boas cervejas são encontradas em praticamente qualquer bar, pub ou restaurante. Ela é servida de duas maneiras: em copos de meio litro, chamados de velké (cerveja grande), ou em copos de 330 ml, chamados de malé (cerveja pequena). É possível também fazer passeios a cervejarias e acompanhar de perto o processo de produção.

9) Culinária da República Tcheca

Comidas típicas da República Tcheca

Os pratos típicos da República Tcheca têm como ingredientes principais a carne de porco e a batata. Você consegue comer bem e barato na cidade, mas é preciso ter cuidado, pois o preço varia bastante e há opções bem mais salgadinhas.

Mas de um modo geral você consegue fazer uma refeição por R$20,00 incluindo a cerveja, e tomar um café da manhã por R$5,00.

10) Vida noturna de Praga

Vida noturna em Praga

Praga é conhecida por ter uma das melhores noites da Europa. São inúmeros pubs e boates, para todos os gostos e bolsos. Para completar, a cidade oferece uma das melhores cervejas do mundo, com ótimos preços!

Também é bem fácil encontrar ótimas vodkas a um preço justíssimo! Além disso, a cidade tem uma cultura bastante liberal, então juntando tudo isso, só pode dar uma noite bem animada mesmo. E não tem como deixar de conferir.

11) Compras

Para quem quer comprar em Praga, a rua mais popular é a Václavské Námesti, que oferece várias opções de lojas de grife e também galerias.

Lojinhas de souvenirs você encontra em várias partes da cidade, porém as mais em conta estão na região próximas ao Distrito do Castelo ou em uma feira não muito longe da praça principal.

Dicas de turismo na República Tcheca

É fato que a República Tcheca está entre os países da Europa que ultimamente mais recebe a atenção dos turistas brasileiros, ainda mais com a desvalorização do Real.

Os passeios são incríveis, a gastronomia sensacional e o país fica num eixo importante do turismo, entre cidades como Vienna, Budapeste e o sul da Alemanha. Enfim, são infinitas possibilidades e razões para visitar a República Tcheca!!!

Procurando dicas de turismo na República Tcheca? Ainda tem dúvidas sobre o planejamento? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe suas dicas e comentários! 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na República Tcheca

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a República Tcheca? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na República Tcheca para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na República Tcheca. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a República Tcheca, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na República Tcheca. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela República Tcheca, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na República Tcheca

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na República Tcheca, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na República Tcheca

Ter um chip de celular na República Tcheca com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na República Tcheca.

Seguro viagem na República Tcheca

Contratar um seguro viagem para a República Tcheca é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Alba Trede
    Olá Guilherme, tudo bem? Vc consegue me dar informações sobre a corrida de motogpem Brno? Abç, Alba Trede
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Alba, bem e por aí? Não conheço, mas encontrei algumas informações em um site especializado - Autoracing. Espero que ajude! Abraços
  3. Claudia
    Ola Guilherme, adorei as dicas! Estou indo agora em julho para lá com meu marido e minha bebê e peguei varias dicas daqui. Vc indica comprar o cartão Praga para visitar os museus?
  4. Guilherme Tetamanti
    Oi Claudia, Desculpe a demora em responder, mês cheio de viagens e não consegui responder tantas mensagens. Espero que tenha saído tudo bem na viagem. E sim, recomendo o cartão para os museus, principalmente para não perder tempo em filas...isso não tem preço na viagem. Abraços
  5. Jaciara
    Oi, próximo ano, especificamente em julho pretendo participar de um Evento na República Tcheca, com aproximadamente um grupo de 25 pessoas. Somos de Salvador-Ba-Brasil e gostaria de saber de voce especialista em viagens, qual seria o roteiro ideal para se chegar a esta maravilhosa Cidade?
  6. Guilherme Tetamanti
    Oi Jaciara, Veja o artigo com minha sugestão de roteiro em Praga. Abraços
  7. GILBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
    Quero visitar este ano o leste europeu começando pela República Tcheca. Gostei das dicas e gostaria de receber mais informações sobre esse país. ATT Gilberto Nascimento
  8. Guilherme Tetamanti
    Oi Gilberto, A República Tcheca é mesmo uma das portas de entrada para o Leste Europeu. Veja todos os artigos sobre Praga. Abraços
Quero Viajar Mais