Ceará

Ainda me lembro da primeira vez que fui para Fortaleza, capital do Ceará. E olha que eu era criança com uns 4 ou 5 anos de idade. Meus pais foram visitar amigos que tinham acabado de se mudar para o estado.

É engraçado como certas memórias ficam na nossa cabeça. Lembro dos dias na praia, brincando entre os coqueiros enquanto meus velhos comiam camarão nas barracas à beira-mar. Os passeios de buggy, as ondas que pareciam enormes, um pé de amora que ficava no quintal de casa.

Enfim, mas o que isso tem a ver com você? A princípio absolutamente nada, mas é minha forma de te mostrar como é importante sair da rotina e viajar. E como são importantes esse tipo de memória que, inclusive, é uma das poucas que tenho dessa época. E o turismo no Ceará é isso: maravilhoso, alegre e marcante. Venha saber mais neste artigo clicando nos links de todos os posts sobre o Ceará deste blog de viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Ceará

Seguro viagem para viagem no Brasil »

 

Mapa do Ceará

onde ficar o ceará
Mapa do Ceará. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  • Região: Nordeste
  • Estados limítrofes: Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco
  • Área Total: 148 920 km²
  • População: 9 187 103 hab.
  • Clima: Tropical e semiárido

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Ceará »

 

Turismo no Ceará

o que fazer no ceará

Por ser um dos estados com maior faixa litorânea do Brasil (são 120 praias em 570 quilômetros), os principais pontos turísticos do Ceará obviamente estão no litoral.

As cidades de praia cearenses são procuradas por turistas do mundo inteiro. E em qualquer época do ano, uma vez que o tempo está sempre quente, assim como a água do mar que está sempre entre 25 e 28ºC.

Não é à toa que há várias cidades litorâneas cearenses na minha lista de praias mais bonitas do Brasil. As mais famosas do estado são Jericoacoara, Canoa Quebrada, Praia do Futuro, que fica em Fortaleza, Morro Branco, Flecheiras, Cumbuco, Ponta Grossa, Tatajuba, Lagoinha e Porto da Dunas.

O patrimônio histórico e cultural também é muito importante para o turismo no Ceará, inclusive com centro históricos de pequenas cidades que foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, entre elas Aracati, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará. Além do sertão cearense, muito famoso pelo turismo religioso que leva muitos viajantes para Juazeiro do Norte.

Para explorar um pouco mais do estado, uma sugestão fantástica de tour é o roteiro na Rota das Emoções que passa pelo Ceará, Piauí e Maranhão. Dá só uma olhada que bacana esse tour.

 

O que fazer no Ceará

O turismo no Ceará é tão forte no Nordeste do Brasil. Também pudera. São cenários deslumbrantes que podem ser visitados praticamente o ano inteiro. O calor é constante, as águas são quentes e o povo tem um sorriso fácil e acolhedor.

Descubra isso e muito mais, assistindo ao vídeo produzido pelo portal do Turismo Oficial do Brasil:

 

Fortaleza

pontos turísticos ceará
Praia do Futuro | Foto: ME/Portal da Copa, via Wikimedia Commons.

A capital do Ceará, Fortaleza, é um dos destinos mais desejados do Nordeste brasileiro. Além de ser conhecida como Terra do Sol é uma das cidades mais modernas da região, mesclando a beleza das praias com a estrutura urbana, calçadões e muito mais.

No verão, a cidade recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas, mesmo número de habitantes. Muitos deles se encontram na Avenida Beira Mar que percorre as praias de Fortaleza, como Iracema, Meireles e Mucuripe é se tornou o ponto de encontro dos moradores e viajantes. Ficando sempre lotada no final da tarde.

Outra praia bem famosa na cidade, é a Praia do Futuro que é ótima para curtir o mar e aproveitar de muita mordomia. É que na longa faixa de areia há mega barracas com tudo o que o viajante pode pensar em querer, desde petiscos e drinques a diversos serviços. No verão, há ainda piscinas e toboáguas infláveis e à noite há shows, inclusive é uma área com muitos restaurantes em Fortaleza.

feira de artesanato no ceará
Feira de rua em Fortaleza. Foto: Patricialaraia, via Wikimedia Commons

Entre os pontos turísticos de Fortaleza merece destaque a Feirinha de Artesanato da Beira Mar. É uma parada obrigatória, principalmente para as pessoas que estão pela primeira vez em Fortaleza.

São 800 boxes que comercializam de tudo: desde os produtos típicos cearences, como comidas, palhas, areias coloridas, souvenirs, objetos de decoração, roupas da moda praia e diversos outros produtos.

Por ser uma área muito movimentada, principalmente à noite, tenha atenção aos seus pertences, embora tenha um posto policial na região. Os preços são de espaço turístico e talvez valha mais a pena adquirir produtos típicos no Mercado Central de Fortaleza. Deixe para feirinha somente para pequenas compras.

Para saber mais sobre a capital cearense, veja dicas sobre o que fazer em Fortaleza. As praias da cidade também estão na minha lista de lugares inesquecíveis para conhecer ao lado dos amigos e são uma sugestão para viagens em feriados, como o do dia 12 de outubro aqui no Brasil.

Descura também os melhores lugares para fazer compras em Fortaleza e as opções de deslocamento na cidade. Todas essas dicas estão no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Fortaleza aqui

 

Outros destinos do Ceará

jericoacora ceará
Pedra Furada | Foto: Rosanetur, via Wikimedia Commons.

Outro destino de praia bem famoso no Ceará é a vila de pescadores Jijoca de Jericoacoara ou apenas Jeri para os mais íntimos. Localizada a 300 quilômetros de Fortaleza, a cidade nasceu em meio a grandes dunas de areia, que “competem” em beleza com as praias e as formações rochosas.

É um destino muito frequentado por jovens e mochileiros, mas mesmo assim mantém um ritmo calmo de um paraíso. Ele faz parte da Rota das Emoções.

Dá para explorar a vila em três dias de viagens, mas quem vai para Jeri costuma querer ficar mais tempo ou mesmo nem voltar para casa. Um dos passeios mais famosos é a caminhada para a Pedra Furada, um dos cartões postais mais famosos de Jeri.

jeri no ceará
Lagoa do Paraíso. Foto: Emersonsilva114, via Wikimedia Commons

Dá para ir à beira-mar, quando a maré está baixa, ou pelo Morro do Serrote, que exige um pouco mais de fôlego.

Uma recomendação é visitar a pedra pela manhã quando o sol bate nela, exceto se você estiver no local entre julho e agosto, já que de tarde o sol fica no meio da pedra. Falando em entardecer, um grande espetáculo é ver o pôr do sol nas dunas.

Por isso, quando o relógio chega às 17 horas é comum moradores e viajantes se dirigirem para as dunas para vero espetáculo. É maravilhoso!!!

Outras ações são a Lagoa do Paraíso e a Lagoa de Jijoca, famosa por ter diversas redes dentro da água, onde a pessoa pode descansar; manguezais, passeios de buggy, além de muito surf, kite e windsurf.

Jeri está na minha lista de lugares para lua de mel no Brasil e também de lugares românticos do Brasil para viagem a dois.

jeri no ceará
Canoa Quebrada | Foto: Fabiano Caruso, via Wikimedia Commons.

Fora de Fortaleza e de Jericoacoara, há outros destinos cearenses que valem a visita. Uma delas é Canoa Quebrada, que fica a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza. Localizada na Costa do Sol Nascente, em Canoa Quebrada há falésias, dá para fazer passeios de jangada, de buggy, esportes náuticos, além de curtir a agitada vida noturna.

Morro Branco, Lagoinha e a praia das Fontes são outros destinos bem procurados pelos viajantes da Costa do Sol Nascente e famosos pelas falésias coloridas e aquelas garrafinhas com paisagens feitas por areias coloridas. Já as falésias avermelhadas e a paisagem com “cara” de deserto você encontra na Praia Redonda, em Icapuí,  algumas dessas consideradas entre as mais bonitas praias do Nordeste.

Atrações turísticas do Ceará
Foto: Beach Park, via Wikimedia Commons

Em Porto das Dunas, próximo a Fortaleza, está localizado o famoso Beach Park, um dos maiores parque aquáticos da América do Sul e Latina. Já em Camocim, a mais de 370 quilômetros de Fortaleza, estão algumas das praias desertas do estado como a Barra dos Remédios, onde o Rio Remédios encontra com o mar, Tatajuba e Ilha do Amor, entre outros.

Já no sertão cearense está Juazeiro do Norte, famosa pela estátua do padre Cícero que atrai milhares de fiéis e viajantes. Ele é considerado milagreiro pela população e embora não haja reconhecimento da igreja católica muitas pessoas viajam para a cidade para pedir ou agradecer alguma graça atendida.

E a rota turística segue pelo interior do estado com a Rota Verde do Café no Ceará. Vale muito a pena ler esse post e descobrir um lugar bem diferente no estado. Mas se você ainda prefere as praias, é imprescindível a leitura do artigo com as praias do Ceará mais bonitas.

Ainda fugindo das tradicionais praias cearenses, existe um lugar chamado Serra da Ibiapaba, um ícone do ecoturismo no Estado onde fica o  Parque Nacional de Ubajara. Vale a pena conhecer!

 

Dicas de turismo no Ceará

Embora me lembre bem da primeira viagem para o Ceará ainda quero voltar para o estado para “ver” o estado, de novo. É que, com certeza, as minhas percepções de adulto, assim como meus interesses, serão bem diferentes daqueles que eu tinha naquela idade.

Estive em Jericoacoara, mas não o tempo suficiente para ir a outras regiões do estado. Para saber mais, sempre indico o post índice da RBBV, onde estão listados os artigos de vários blogs falando sobre um determinado destino turístico.

Você já conhece as praias do Ceará? Deixe suas recomendações desse destino nordestino nos comentários.

Até + !!!

 

Background Tickets
Ceará

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Ceará

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Ceará

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *