Bandeiras da Europa: lista de todos os países europeus

Bandeiras da Europa: lista de todos os países europeus

Conhecer as bandeiras da Europa, não só poderá enriquecer o seu repertório pessoal de informações, como também te dará mais que um motivo para planejar a sua próxima viagem pelo velho continente europeu.

Neste artigo, vou te apresentar o significado das bandeiras da Europa e o mapa atualizado, para que você tire suas dúvidas sobre quais países fazem parte do Velho Continente.

Antes disso, vale ressaltar que a Europa é o 4º continente mais populoso do globo. Nele vivem mais de 730 milhões de pessoas ou 11% da população mundial.

Só para você ter uma ideia, hoje em dia o continente possuí 50 países, sendo o maior deles a Rússia, com 37% da área total europeia; enquanto que o menor país da Europa é o Vaticano, com 0,44 km².

Dito isso, também é bom destacar que nem todos os países europeus fazem parte do Espaço Schengen, ou seja, são de livre circulação. Em outras palavras, que não exige o visto prévio para brasileiros. Veja agora minha lista com as bandeiras que representam desses países.

Planeje sua viagem => Internet na Europa

Seguro viagem para Europa »

 

Lista de países da Europa e suas bandeiras

mapa da europa com bandeiras
Mapa da Europa atual conta com 50 países | Foto: SiBr4, via Wikimedia Commons.
  1. Albânia
  2. Alemanha
  3. Andorra
  4. Armênia
  5. Áustria
  6. Azerbaijão
  7. Belarus
  8. Bélgica
  9. Bósnia e Herzegovina
  10. Bulgária
  11. Cazaquistão
  12. Chipre
  13. Croácia
  14. Dinamarca
  15. Eslováquia
  16. Eslovênia
  17. Espanha
  18. Estônia
  19. Finlândia
  20. França
  21. Grécia
  22. Geórgia
  23. Hungria
  24. Irlanda
  25. Islândia
  26. Itália
  27. Letônia
  28. Liechtenstein
  29. Lituânia
  30. Luxemburgo
  31. Macedônia do Norte
  32. Malta
  33. Moldávia
  34. Mônaco
  35. Montenegro
  36. Noruega
  37. Países Baixos
  38. Polônia
  39. Portugal
  40. República Tcheca
  41. Reino Unido
  42. Romênia
  43. Rússia
  44. Turquia
  45. San Marino
  46. Sérvia
  47. Suécia
  48. Suíça
  49. Ucrânia
  50. Vaticano

Para você que deseja viajar para a Europa, vale destacar que a França, Itália, Inglaterra, Alemanha e Espanha, são alguns dos locais mais visitados em todo continente.

No entanto, Portugal e Holanda também têm se tornado destino certo para quem busca segurança, viagem econômica, frio ou praia.

É importante ressaltar que dentre os países da Europa existem 7 nações transcontinentais, pois parte de seus territórios pertencem a outro continente, que no caso é a Ásia. São eles: Rússia, Armênia, Georgia, Turquia, Azerbaijão, Cazaquistão e Chipre.

Agora vou à lista das 50 bandeiras da Europa!

CLIQUE AQUI para adquirir bilhetes de trem para Europa »

 

Bandeiras da Europa: significados

*Vídeo do site oficial de turismo da Europa

 

1. Albânia

albania bandeira
Águia Bicéfala remonta a luta albanesa pela independência.

A Albânia é famosa não só por já ter sido cenário de filme, como em “Manobras na Casa Branca”, mas também por ser um país pequeno e montanhoso. Localizada na península Balcânica, ela fica no sudeste europeu.

Apesar de o idioma ser o albanês, vale destacar que a Albânia está entre os países mais desenvolvidos da Europa, por isso você consegue se comunicar em inglês. Leia sobre o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, pois é obrigatório para entrar no país.

  • Significado da Bandeira: A bandeira da Albânia é derivada do brasão de Gjergi Kastriot, guerreiro que liderou a revolta diante do Império Otomano, que resultou na primeira independência do país. Cada uma das 25 penas da águia de duas cabeças representa uma batalha pela liberdade albanesa.

Adquira => Passeios guiados na Albânia

 

2. Alemanha

alemanha bandeira
Bandeira da Alemanha voltou definitivamente a ser utilizada em 1949.

Localizada na Europa Ocidental, a Alemanha é famosa não apenas pelas paisagens, florestas, rios e serras, mas também por sua importância histórica.

Falando nisso, quem nunca ouviu falar sobre o Muro de Berlim? Pois saiba que ele é só um dos principais pontos turísticos da Alemanha.

  • Significado da Bandeira: As cores da bandeira da Alemanha são preto (unidade), vermelho (liberdade) e dourado (democracia); segundo o governo alemão, elas devem ser interpretadas em conjunto.

Melhores => Passeios na Alemanha

 

3. Andorra

andorra bandeira
Bandeira é uma junção das cores de Espanha e França, países que em faz divisa.

Andorra não é um dos países mais procurados nem tem uma das bandeiras da Europa mais conhecidas. Mas adianto que é encantador. Localizada na Península Ibérica, nos Pireneus orientais, ela se encontra com a França ao norte e com a Espanha ao sul.

Uma curiosidade sobre Andorra é que se acredita que ela foi criada pelo Imperador Romano Carlos Magno. Por estar a somente 200 km de Barcelona, o idioma oficial do país é o catalão.

  • Significado da Bandeira: Protegida por Espanha e França a bandeira de Andorra traz o simbolismo dos dois países, sendo que o azul e o vermelho representam a bandeira francesa; enquanto que o amarelo e o brasão remetem a espanhola. O símbolo aliás homenageia em cada quadrado, em sentido horário, o Bispo Seo de Urgel, o Condado de ex-Foix, os animais locais e o Condado da Catalunha.

Conheça => Passeios em Andorra

 

4. Armênia

armenia bandeira
Bandeira da Armenia voltou a ser utilizada em 1991, após a saída do país da União Soviética.

Localizada na região montanhosa da Eurásia, entre o mar Negro e o Cáspio, no sul do Cáucaso, a Armênia, faz fronteira ainda com a Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irã.

Além disso, ela foi a primeira nação do mundo a adotar o cristianismo como religião de Estado. Vale destacar que a Armênia é considerada emergente e devido à localização estratégica, concilia alianças tanto com a Rússia quanto com o Oriente Médio.

  • Significado da Bandeira: sobre o significado das cores da bandeira da Armênia, o vermelho representa a manutenção da fé cristã (em algumas versões simboliza o sangue derramado pelo povo), o azul remete ao desejo dos armenos de viverem pacificamente sem conflitos e o laranja a criatividade do povo e a fertilidade do solo.

Planeje => Passeios guiados na Armênia 

 

5. Áustria

austria bandeira
Apesar de surgir no século XIII, bandeira se tornou oficial somente em 1945.

Com pouco mais de 8 milhões de habitantes, a Áustria fica na Europa Central. Ela faz fronteira com Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Itália, Suíça e Liechtenstein.

Famosa pelos alpes e montanhas, suas origens também se remetem ao tempo do Império Romano. Sua capital é a encantadora cidade de Viena, repleta de Palácios, museus e casas de ópera.

  • Significado da Bandeira: uma das mais antigas bandeiras da Europa, suas cores remetem das cruzadas medievais, pois diz a lenda que os uniformes dos soldados eram brancos e ficavam assim quando cobertos com o sangue inimigo; a exceção do meio do corpo, que permaneciam brancos por conta do cinto.

Aproveite =>Tours guiados na Áustria

 

6. Azerbaijão

azerbaijão bandeira
Bandeira homenageia a herança turca e o islamismo.

O Azerbaijão é um país transcontinental localizado na região do Cáucaso, ou seja, fica bem no cruzamento entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático.

Além disso, ele faz fronteira com a Rússia, a Geórgia, a Armênia e Irã. Soberano desde 1918, o Azerbaijão foi a primeira nação de maioria muçulmana na Europa a contar com óperas, teatros e universidades modernas.

  • Significado da Bandeira: com listras horizontais, a cor azul representa a origem turca do Azerbaijão, o vermelho o progresso e o verde, assim com a lua no centro, simboliza o islamismo, principal religião do país; por sua vez, a estrela representa em cada ponta um povo turco que deu origem a nação.

Explore => Passeios no Azerbaijão

 

7. Belarus

belarus bandeira
Bandeira é utilizada desde a independência em 1995.

Belarus (antes chamada de Bielorússia) é um dos poucos países europeus que não faz ligação com o mar. Ela fica na Europa Oriental, faz fronteira com Rússia, Ucrânia, Polônia, Lituânia e Letônia. Enta melhor como é o continente europeu.

A capital do País é Minsk, mas lá você também pode conhecer outras cidades famosas como Brest, Grodno, Gomel, Mogilev e Vitebsk. Vale destacar que 40% da área total de Belarus é composta por florestas.

  • Significado da Bandeira: O vermelho representa o exército, o verde simboliza a esperança de um futuro promissor e a faixa banca e vermelha é uma homenagem a cultura do país.

Confira => Passeios guiados em Belarus

 

8. Bélgica

belgica bandeira
Bandeira foi oficializada em 1831.

A Bélgica também é um país que fica na parte ocidental. Ela é um dos fundadores da União Europeia (UE), inclusive, hospeda a sede do grupo, além de outras organizações internacionais, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Com mais de 10, 7 milhões de habitantes, a Bélgica é considerada fronteira cultural entre a Europa germânica e a Europa latina. Sua capital é a charmosa Bruxelas, mas conheça também outras cidades da Bélgica, como Bruges e Antuérpia.

  • Significado da Bandeira: inspirada na França, a bandeira dá Bélgica possuí listras verticais, com as cores preto, amarelo e vermelho, que remetem ao Ducado de Brabant, que governava o país antes de se tornar independente.

Agende => Melhores passeios na Bélgica

 

9. Bósnia e Herzegovina

bósnia bandeira
Bandeira se tornou oficial em 1998.

Local de beleza ímpar, muita história e barato para viajar, a Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs. Ela é resultado da dissolução da Iugoslávia.

A capital, Sarajevo é famosa por ter sido palco do início da 1ª Guerra Mundial, mas também por ter hoje, muita diversidade religiosa e cultural. Vale destacar também que a cidade é cortada, não só por montanhas, mas também por um rio.

  • Significado da Bandeira: as cores azul amarelo e branco da bandeira da Bósnia representam juntas a paz e a neutralidade. Quanto aos símbolos, o triângulo simboliza o formato geográfico do país e as estrelas remetem a União Européia; repare que duas delas estão cortadas, como se sinalizasse o infinito.

Visite => Passeios guiados na Bósnia e Herzegovina

 

10. Bulgária

bandeira da Bulgária
Apenas nos anos 90 a bandeira ganhou esta versão atual.

Localizada no sudeste europeu, a Bulgária faz fronteira com Romênia, Sérvia, Macedônia do Norte, Grécia e Turquia.

A sua capital e maior cidade é Sófia, mas o local também é lembrado por outros municípios como Plovdiv, Varna e Burgas. Este é o 16º maior país da Europa e um dos que fazem parte do Tratado de Schengen.

  • Significado da Bandeira: com três listras horizontais, a bandeira da Bulgária incorporou o branco e o vermelho da bandeira da Rússia; já a cor verde simboliza o desenvolvimento agrícola do país.

Reserve => Passeios na Bulgária

 

11. Cazaquistão

cazaquistao bandeira
Sol ao centro simboliza abundância e o império Genghis Khan no páis.

O Cazaquistão é outra das nações transcontinentais, que fica entre Europa e Ásia. O país está abaixo da Rússia e faz fronteira com Turcomenistão, China e Quirguistão.

Tendo Astana como capital, o Cazaquistão possuí prédios muito modernos e é famoso pelas estações de esqui. Confira dicas preciosas sobre o inverno na Europa.

  • Significado da Bandeira: existente de forma não oficial desde 1922, a bandeira do Cazaquistão possuí a cor azul por conta da ocupação dos turcos e o amarelo – assim como os símbolos – remete a Genghis Khan, que unificou os povos no país.

Tours => Passeios guiados no Cazaquistão

 

12. Chipre

chipre bandeira
Bandeira do Chipre se tornou oficial em 1960.

O Chipre fica no leste do Mar Mediterrâneo, ao longo das costas da Síria e Turquia, sendo a terceira maior e mais populosa ilha do Mediterrâneo e Estado-membro da União Europeia; ou seja, oferece livre acesso a brasileiros. Por falar nisso, saiba tudo sobre visto para Europa.

No entanto, ao colocar este país repleto de paisagens naturais deslumbrantes no seu roteiro turístico, você também pode aproveitar para conhecer a Turquia, a Síria, o Líbano, Israel, o Egito e a Grécia.

  • Significado da Bandeira: talvez a mais diferente entre as bandeiras da Europa, tem um fundo branco que simboliza a paz, assim com os ramos de oliveira em verde; o mapa da ilha desenhado ao centro é de cor laranja, em menção a mineração de cobre no país.

Confira => Tours guiados no Chipre

 

13. Croácia

Croácia bandeira
País se tornou independente da Iugoslávia em 1990.

Banhada pelo Mar Adriático, a Croácia faz parte da União Europeia; dito isso, você já sabe que pode fazer as malas e voar para este local, já que não é obrigatório visto prévio.

Além de fazer um roteiro em Zagreb, saiba que trata-se de um território repleto de paisagens naturais lindíssimas, como os Lagos Plitvice e as cataratas de Krka.

  • Significado da Bandeira: assim como em outros países da região, a bandeira da croácia possuí as cores pan-eslavas, dissidentes da bandeira da Rússia. Quanto ao brasão, o famoso xadrez homenageia a flor Fritillarias, que possuí pétalas quadriculadas; enquanto que os símbolos menores referem-se as cisco regiões do país.

Mais famosos => Passeios na Croácia

 

14. Dinamarca

dinamarca bandeira
Bandeira da Dinamarca é a que esta a mais tempo coma mesma versão, desde 1219.

A Dinamarca fica a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega e faz fronteira ainda, ao sul com a Alemanha, sendo um dos países mais desenvolvidos do mundo.

É bom destacar que a Dinamarca faz parte da União Europeia, então você pode visitá-la ainda neste mês, caso deseje! Visite os pontos turísticos de Copenhague e se encante esta cidade portuária fascinante.

  • Significado da Bandeira: Com um fundo vermelho e uma cruz nórdica branca, não uma teoria comprovada sobre o significado da bandeira da Dinamarca; porém existem lendas que indicam que ela caíra do céu durante o uma batalha e guiou o exército dinamarquês a vitória.

Imperdível => Passeios guiados na Dinamarca

 

15. Eslováquia

eslovaquia bandeira
Cruz de Lorena é simbolizada no brasão da bandeira.

A Eslováquia fica na Europa Central e faz fronteira com a República Checa, Áustria, Polônia, Ucrânia e Hungria.

Este país faz parte tanto do Tratado de Schengen quanto da União Europeia. Sua capital Bratislava é fascinante, com castelos museus e uma atmosfera bastante agradável. Trata-se de um dos países baratos da Europa mais turísticos.

  • Significado da Bandeira: além de também utilizar as cores pan-eslavas, a bandeira da Eslováquia possuí um escudo com uma montanha que representa o revelo local e uma cruz dupla, que remete a poder e proteção.

Confira => Passeios na Eslováquia

 

16. Eslovênia

eslovenia bandeira
Bandeira da Eslovênia foi adotada em 1991.

A Eslovênia, por outro lado, além de ser um país pequeno, é um dos melhores lugares para conhecer em um roteiro no Leste Europeu; contudo, faz fronteira com Áustria, Hungria, Croácia e  Itália.

Mas se você pensa que este local não tem o próprio charme, você se engana e muito. A Eslovênia fica no encontro de quatro grandes regiões europeias, os Alpes, a Dinárica, a Panónica e Mediterrânica.

  • Significado da Bandeira: muito semelhante a bandeira eslovaca, a da Eslovênia também homenageia a região montanhosa no escudo, com as três estrelas simbolizando os Condes de Celje, família muito importante na região durante o período da Idade Média.

Viaje => Tours guiados na Eslovênia

 

17. Espanha

espanha bandeira
Bandeira representa conquistas e formação do país.

A Espanha dispensa apresentações, já que é um dos países mais visitados e possuí uma das bandeiras da Europa mais bonitas.

No entanto, vale destacar que além de estar localizada na Península Ibérica, o seu território também inclui dois arquipélagos: as Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares. Visite a histórica capital Madrid, admire a arquitetura de Gaudi nos pontos turísticos de Barcelona e conheça as mais belas cidades da Espanha.

  • Significado da Bandeira: o vermelho na bandeira da Espanha representa a coragem e as conquistas, já o amarelo remete ao ouro espanhol. O brasão nacional possuí quatro quadrados, cada um simbolizando um reino que ajudou na formação do país, que são Reino de Aragão (castelo), Reino de Leão (leão), Navarra (correntes) e Aragão e Catalunha (listras vermelhas e amarelas); enquanto que o circulo e as flores de lis são refentes a Granada e a Casa de Bourbon.

Melhores => Passeios na Espanha

 

18. Estônia

bandeira da estônia
Bandeira foi adotada junto a independência em 1991.

A Estônia é um dos três Países Bálticos. Localizada na Europa Setentrional, ela faz fronteira com Finlândia, Rússia e Letônia

Este lindo país faz parte da União Europeia e tem um pouco mais de 1 milhão de habitantes. Como sua capital Talinn fica próxima de São Petersburgo e Helsinque e o país utiliza o euro como moeda, fica prático dar uma passadinha para conhecer a Estônia.

  • Significado da Bandeira: listrada na horizontal, na bandeira da Estônia o azul simboliza o céu e as águas, o preto a terra e o branco a esperança dos estonianos.

Passeios => Tours guiados na Estônia

 

19. Finlândia

finlandia bandeira
Bandeira foi adotada oficialmente em 1918.

A Finlândia é um país nórdico, localizado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa. Ele faz fronteira com Suécia, Rússia, Noruega e Estônia.

Vale destacar que este é o oitavo maior país da Europa em extensão, mas o país menos povoado da União Europeia. Saiba montar um roteiro na Finlândia, onde, dependendo da época, é possível apreciar os fenômenos Aurora Boreal e e Sol da Meia-noite.

  • Significado da Bandeira: como ocorre em todos os países da Escandinávia, a bandeira possuí a cruz nódica. As cores são azul e branco que representam o cristianismo.

Garanta => Passeios na Finlândia

 

20. França

frança bandeira
Bandeira foi definitivamente adotada após a revolução em 1830.

A França fica na Europa Ocidental, mas conta com várias ilhas e territórios ultramarinos em outros continentes. Esta é a maior nação da União Europeia em área e o terceiro maior país da Europa. Está atrás apenas da Rússia e da Ucrânia.

Além da tão bela capital Paris, procure visitar as deslumbrantes cidades da Cotê d’Azur, como Cannes, Nice e St. Tropez; isso sem mencionar a Rota do Vinho na França, com lugares como Bordeaux e Vale do Loire.

  • Significado da Bandeira: remetendo ao famosos lema nacional pós revolução, o azul significa Liberdade, o branco Igualdade e o vermelho Fraternidade. Existe também uma versão que o azul e o vermelho representam Paris e o branco a monarquia.

Mais procurados => Passeios guiados na França

 

21. Grécia

grécia bandeira
Versão da bandeira da Grécia é utilizada desde 1978.

A Grécia é um dos países europeus que dispensa apresentações. Está posicionada, estrategicamente entre o velho continente, a Ásia, o Oriente Médio e a África.

Vale destacar que a capital do país, Atenas, não é só a maior cidade grega, mas também a mais antiga do mundo. Confira também o que fazer em Santorini e o que fazer em Zakynthos, duas ilhas paradisíacas e muito turísticas.

  • Significado da Bandeira: na bandeira da Grécia, ao azul simboliza o céu e o mar; enquanto que o branco remete as nuvens e as ondas. A cruz representa o a igreja ortodoxa grega e as listas fazem referência a expressão liberdade ou morte.

Quais fazer? => Passeios na Grécia

   

 

22. Geórgia

georgia bandeira
Bandeira da Geórgia atual foi instituída somente em 2004.

A Geórgia está localizada na Europa Oriental. Ela faz fronteira com Rússia, Turquia, Armênia e Azerbaijão.

Ela ainda não é um país da União Europeia, então antes de viajar para vale a pena dar uma olhada na documentação exigida pelo país. Tbilisi é a capital da Geórgia e também a sua maior cidade, com ar histórico muito interessante em suas ruas.

  • Significado da Bandeira: destacada entre as bandeiras da Europa, a da Geórgia o fundo branco que remete a paz e as cinco cruzes vermelhas em relação ao sangue derramado em batalhas do passado; a que divide a bandeira é a Cruz de São Jorge e as menores são cruzes templárias, que fazem referência a ideologia cristã.

Faça sua reserva => Passeios guiados na Geórgia

 

23. Hungria

bandeira da hungria
Bandeira húngara foi adotada em 1848.

A Hungria também fica na Europa Central. Ela faz fronteira com a Eslováquia, Romênia, Sérvia, Croácia, Eslovênia, Áustria e Ucrânia. A boa notícia, já que este é um país que merece a sua atenção, é que ele faz parte do Espaço Schengen.

Capital do país, Budapeste é a cidade mais populosa do país e muito cultural, por isso recomendo que conheça seus atrativos, como o Parlamento em Budapeste.

  • Significado da Bandeira: listrada na horizontal, a bandeira da Hungria tem a cor vermelha representando a força, a branca a fidelidade  o verde a esperança.

Fantásticos => Tours guiados na Hungria

 

24. Irlanda

irlanda bandeira
Bandeira da Irlanda foi oficializada em 1937.

A Irlanda possui o oitavo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.  Vale destacar que mesmo sendo membro da União Europeia (UE), ela não faz parte do Espaço Schengen, ou seja, se seu plano é visitar este país, precisa tratar das documentações exatas para entrar nele sem problemas.

Capital do país, Dublin é uma das cidades mais famosas da Ilha. Vale muito a pela também conhecer os castelos medievais da Irlanda e curtir o St. Patrick’s Day na Irlanda.

  • Significado da Bandeira: a bandeira da Irlanda possuí três cores na vertical, onde o verde representa o nacionalismo vindo das tradições gaélicas, o branco a paz e o laranja o protestantismo inglês e o Príncipe de Orange, monarca que governou o país.

Turismo => Passeios na Irlanda

 

25. Islândia

islandia bandeira
Apesar de estar afastada geograficamente, a Islândia é um país nórdico e representa essa origem na bandeira.

A Islândia é um país nórdico insular europeu. Ela fica no oceano Atlântico Norte, sendo um país conta com quase 350 mil habitantes; fazendo uma pequena comparação com o Brasil, a população é menor que Itaquaquecetuba, em São Paulo, onde vivem mais de 366 mil pessoas.

Reykjavík chama a atenção por ser a capital mais ao norte do mundo e agrada muito aos turistas que se banham nas águas termais e se divertem na animada vida noturna, sendo um dos principais destinos amigáveis para LGBT na Europa.

  • Significado da Bandeira: composta pela cruz nórdica, a bandeira da Islândia possuí três cores, sendo que o azul representa o céu, o vermelho simboliza o fogo dos vulcões e o branco a neve.

Mais turísticos => Passeios guiados na Islândia

 

26. Itália

italia bandeira
Bandeira italiana foi inspirada na Revolução Francesa.

Com uma das bandeiras da Europa mais conhecidas, a Itália fica no centro-sul da Europa. Com uma história de quase 3 mil anos, este país oferece aos turistas, não só catedrais, palácios e fortalezas, mas também sítios arqueológicos e muitas obras de arte.

Saiba tudo o que fazer em Roma, repleta de construções históricas, mais considere também um roteiro na Itália, pois o país apresenta atrativos incríveis do Norte ao Sul.

  • Significado da Bandeira: existem duas versões sobre o significado da bandeira da Itália. Na primeira, o verde representa as planices e colinas, o branco os alpes cobertos de neve e o vermelho o sangue derramado em guerras. Na segunda versão, o verde simboliza a esperança, o branco a fé e o vermelho a caridade.

Escolha => Passeios na Itália

 

27. Letônia

letonia bandeira
Bandeira da Letônia passou a ser adotada em 1990.

A Letônia é uma das três repúblicas bálticas, localizada no nordeste europeu. Ela faz fronteira com Estônia, Rússia, Belarus e Lituânia.

Seu litoral é pantanoso, mas um dos mais importantes portos pesqueiros da Europa. Recomendo que conheça os pontos turísticos de Riga, pois a capital do país é muito rica em história e cultura.

  • Significado da Bandeira: dentre as bandeiras da Europa, a da Letônia é única que o utiliza o bordô como cor, que junto ao branco homenageiam um líder do exército letão morto em guerra que foi vencida, sendo que este formato da bandeira é semelhante ao pano que o cobrira.

Incríveis => Passeios guiados na Letônia

 

28. Liechtenstein

liechtenstein bandeira
Formação atual é adotada desde 1982.

Liechtenstein é um pequeno país situado no coração europeu. Construído nos Alpes, entre a Áustria e a Suíça, ele possui cerca de 34 mil habitantes e é considerado um dos países mais ricos do planeta.

Sua capital,Vaduz fica às margens do Rio Reno, onde você poderá apreciar além da beleza do país, muitas obras de arte, museus, parques e praças; além de palácios e castelos fabulosos.

  • Significado da Bandeira: a cores azul e vermelho da bandeira de Leichteinstein remetem ao principado; enquanto que a coroa, símbolo nacional, surgiu para diferenciar da bandeira do Haití.

Inclua no roteiro => Tours guiados em Liechtenstein

 

29. Lituânia

lituania bandeira
Lituânia é uma das ex-repúblicas soviéticas.

A Lituânia é uma das três repúblicas bálticas e faz fronteira a Letônia, Belarus e  Polônia.

Capital do país, Vilnius é famosa por ser considerada uma cidade multicultural. Não é à toa que o seu centro histórico, também conhecido como cidade antiga, é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1994.

  • Significado da Bandeira: com as cores na horizontal, na bandeira da Lituânia o amarelo representa o sol, o verde a natureza e o vermelho o solo.

Saiba mais => Passeios na Lituânia

 

30. Luxemburgo

luxemburgo bandeira
Bandeira de Luxemburgo foi desenhada e adotada em 1845.

Luxemburgo está localizado na Europa Ocidental e faz fronteira com a Bélgica, França e Alemanha. Considerada uma nação superdesenvolvida e muito rica, a boa notícia é que ele faz parte da União Europeia; ou seja, você pode visitá-lo quando quiser.

Já a capita não fica atrás, isso por que ela se tornou um importante centro financeiro e administrativo. Sem contar que são muitos charmosos os pontos turísticos de Luxemburgo, como castelos e lindos palácios.

  • Significado da Bandeira: Com as mesmas cores e ordem da bandeira da França (que a inspirou), a de Luxemburgo é composta na horizontal. O Azul representa o Poder Legislativo, o branco o poder Executivo e o vermelho o povo.

Prático => Passeios em Luxemburgo

 

31. Macedônia do Norte

macedonia bandeira
Macedônia do Norte mudou de nome em 2019.

A Macedônia do Norte, novo nome deste país, que até antes de fevereiro de 2019 era chamado de República da Macedônia, fica no sudeste da Europa e é um dos estados sucessores da antiga Iugoslávia.

O país faz fronteira com Kosovo, Sérvia, Bulgária, Grécia e Albânia; no entanto, não conta com saída para o mar. Já a capital do país, Escópia, possuí cânions e contruções, que aliam o histórico ao moderno.

  • Significado da Bandeira: o novo sol da da bandeira da Macedônia fica no centro e possuí 8 raios, que representam o sol da liberdade; enquanto que a cor vermelha é oriunda do comunismo presente no país.

O que fazer? => Passeios guiados na Macedônia do Norte

 

32. Malta

malta bandeira
Malta tornou-se independente em 1964.

A bela ilha de Malta é outro país insular localizado no Sul da Europa. Seu território ocupa as Ilhas Maltesas, um arquipélago localizado no Mar Mediterrâneo. O país fica ao sul da ilha da Sicília, na Itália.

Sua capital Valletta, por sua vez, possui dois portos naturais, muralhas e edifícios barrocos, o que faz dela um local encantador.Trata-se de um lugar famosos para intercâmbio na Europa; por isso saiba qual o custo de vida em Malta.

  • Significado da Bandeira: as cores branca e vermelha da bandeira de malta remente a desocupação muçulmana do país; também está presente a Cruz de Jorge, símbolo de condecoração do Império Britânico.

Incrível => Passeios em Malta

 

33. Moldávia

moldavia bandeira
Bandeira começou a ser utilizada em 1990.

A Moldávia fica na Europa Oriental, não tem saída para o mar e faz fronteira com a Ucrânia e Roménia. O país ainda não faz parte da União Europeia, então caso deseje conhecer este local, vale a pena se informar sobre a documentação exigida por ele para se obter o visto de turismo.

Já a capital, Chisinau é considerada uma das mais arborizadas do velho continente europeu; ela fica às margens do Rio Bîc, tem aproximadamente 648 mil habitantes e é dona de ambientes belíssimos.

  • Significado da Bandeira: dissidente da bandeira da Romênia, o azul representa a liderança, o amarelo a justiça e o vermelhoa fraternidade. Quanto aos símbolos no brasão, a águia simboliza inteligência e o touro a força.

Interessante => Tours guiados na Moldávia

 

34. Mônaco

monaco bandeira
Bandeira de Mônaco é datada de 1881.

Mônaco é uma cidade-estado soberana, localizada ao sul da França. O país faz costa com o Mar Mediterrâneo, e foi fundado pela Casa de Grimaldi.

Ao falar em Mônaco, quem não se lembra da Fórmula 1 ou do Casino de Monte Carlo? O país também é a sede do World Music Awards; além de ser o destino residencial de milionários e famosos do mundo todo.

  • Significado da Bandeira: as cores da bandeira de Mônaco fazem referência a Família Grimaldi. Uma curiosidade é que ela é idêntica a bandeira da Indonésia, com a diferença que a monegasca é maior em tamanho.

Luxo => Tours guiados em Mônaco

 

35. Montenegro

montenegro bandeira
Bandeira foi oficializada em 2006.

Montenegro é uma pequena república montanhosa situada nos Balcãs. O país fica no sudeste europeu e faz fronteira com a Albânia e o Kosovo a sudeste, com a Bósnia e Herzegovina, além da Croácia a noroeste e com a Sérvia a nordeste.

Este país faz parte da União Europeia e conta com belas paisagens, tendo uma das principais cadeias montanhosas da Europa. Já a capital Podgorica é considerada uma cidade moderna e grande.

  • Significado da Bandeira: Montenegro possuí uma bandeira vermelha (cor que herdou da Iugoslávia), com uma borda e símbolos em dourado, que representam poder. A águia bicéfala possuí braços referentes a dinastia Njegoš e um brasão com um leão, também na cor dourada.

Principais destinos => Passeios guiados em Montenegro

 

36. Noruega

noruega bandeira
Bandeira norueguesa foi adotada neste formato em 1821.

A Noruega é um país nórdico da Europa Setentrional e a parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia e ao norte com a Finlândia e a Rússia. Saiba como montar um roteiro de trem pela Escandinávia.

Sua capital, Oslo, foi eleita em 2006 a cidade mais cara do mundo e sua belas construções são um dos motivos para viajar para Noruega.

  • Significado da Bandeira: as cores azul, vermelho e branco da bandeira da Noruega representam a liberdade e a democracia; enquanto que a cruz nórdica remete ao cristianismo.

Famosos => Passeios na Noruega

 

37. Países Baixos

holanda bandeira
Bandeira foi adotada em 1937.

Os Países Baixos, conhecidos pela maior parte das pessoas como Holanda, são uma nação constituinte do Reino dos Países Baixos situada na Europa Ocidental. Ele é banhado pelo Mar do Norte a norte e a oeste, faz fronteira com a Bélgica a sul e com a Alemanha a leste.

Amsterdam, por sua vez, é a capital do país e famosa pelos canais e pontos turísticos históricos, mas confira também outras belas cidades da Holanda..

  • Significado da Bandeira: as cores da bandeira da Holanda são uma homenagem ao brasão da família Orange-Nassau. O vermelho representa a coragem, o branco a pureza e o azul as águas que banham o país.

Os melhores => Passeios guiados na Holanda 

 

38. Polônia

polonia bandeira
Bandeira é utilizada na Polônia desde 1919.

A Polônia está localizada na Europa Central e faz fronteira com a Alemanha a oeste, com a República Checa e a Eslováquia ao sul, com a Ucrânia e Belarus a leste. Contudo, a Polônia é o 34º país mais populoso do mundo e o sexto da União Europeia (UE).

A capital do país, é uma cidade muito bonita e merece a sua atenção. Por isso saiba montar um roteiro em Varsóvia e saiba também como visitar Auschwitz-Bikenau na Polônia.

   
  • Significado da Bandeira: as cores fazem referência aos escudo polonês, portanto na bandeira da Polônia o branco simboliza a águia branca (simbolo real) e o vermelho remete a cor de fundo presente no brasão, sem um explicação definida.

Incrível => Passeios na Polônia

 

39. Portugal

portugal bandeira
Bandeira homenageia as belezas naturais e conquistas do país.

Destino certo para muitos turistas brasileiros, Portugal está localizado no sudoeste europeu.  O país faz fronteira ao norte e leste com a Espanha e a sul e oeste com o Oceano Atlântico.

A capital Lisboa, por sua vez, é o centro político do país e encanta pelo charme e atrativos turísticos, especialmente a Torre de Belém.

  • Significado da Bandeira: o verde simboliza as florestas, o vermelho remete a coragem e as conquistas do país e o brasão amarelo faz referência ao Império Português.

Leia mais => Passeios em Portugal

 

40. Reino Unido

reino unido bandeira
Símbolos e formas da bandeira homenageiam os santos padroeiros do Reino Unido.

O Reino Unido está localizado bem à frente da costa noroeste do velho continente europeu. Estão inclusos nesta nação Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Para iniciar seu roteiro na ilha, saiba o que fazer em Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido. Vale a pena também conhecer as cidades da Inglaterra mais turísticas e o famoso roteiro Game of Thrones na Irlanda do Norte.

  • Significado da Bandeira: a bandeira britânica representa a união de todos os povos e países da ilha. A Cruz de São Jorge ao centro representa a bandeira da Inglaterra, a Cruz de Santo André e o fundo azul a bandeira da Escócia e a Cruz de São patrício remete a Irlanda do Norte com um X em vermelho.

Monte seu roteiro => Tours guiados no Reino Unido

 

41. República Tcheca

república tcheca bandeira
A bandeira também era utilizada pela então Checoslováquia

Localizada no coração da Europa, a República Tcheca faz fronteira ao norte com Polônia e Alemanha, a leste com a Eslováquia, ao sul com Áustria e a oeste com a Alemanha novamente.

A capital do país é Praga, famosa por ter o maior castelo do mundo e uma das vidas noturnas mais agitadas da Europa. Saiba fazer um roteiro em Praga.

  • Significado da Bandeira: o azul da bandeira da República Tcheca representa o céu, o branco a paz e o vermelho a valentia.

Turísticos => Passeios guiados na República Tcheca

 

42. Romênia

romenia bandeira
Bandeira atual substituiu a bandeira comunista em 1989.

A Romênia está localizada no centro-sudeste da Europa, ao norte da península dos Bálcãs e na costa ocidental do Mar Negro. A Romênia faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária.

Já a capital, Bucareste e, além de belíssima, é rica em cultura e turismo. Saiba como fazer um roteiro na Romênia.

  • Significado da Bandeira: na bandeira da Romênia, o azul simboliza a liberdade, o amarelo a justiça e o vermelho a fraternidade.

Agende os seus => Passeios na Romênia

 

43. Rússia

russia bandeira
Bandeira tornou-se oficial em 1991.

A Rússia fica no norte da Eurásia. Este é o maior país em relação à àrea do mundo. Com certeza, é um lugar que desperta curiosidade, seja pela sua política, seja pelas belezas arquitetônicas.

Recomendo que faça um roteiro em Moscou para conhecer a capital do país e também confira um roteiro em São Petersburgo, a cidade mais visitada da Rússia.

  • Significado da Bandeira: as cores da bandeira da Rússia são pan-eslavas. De forma não oficial há indícios que o branco represente a nobreza, o azul a lealdade e o vermelho a coragem.

Excursões => Passeios guiados na Rússia

 

44. San Marino

san amrino bandeira
San Marino é o país mais antigo do mundo.

San Marino está localizado na região dos Apeninos. Ele é um enclave, completamente envolto pela Itália; por isso, faz fronteira com as províncias italianas da Emília-Romanha e das Marcas.

Vale destacar que San Marino é considerado o estado nacional mais antigo do mundo. Além disso, o país possui uma das maiores rendas per capita da Europa e o turismo é a principal fonte de renda de San Marino.

  • Significado da Bandeira: o branco da bandeira de San Marino representa a neve e o azul simboliza o céu; no centro está o brasão de armas com a palavra “Libertas”, que significa liberdade.

Melhores tours => Passeios em San Marino

 

45. Sérvia

sérvia bandeira
Bandeira sérvia foi adotada em 2010 após os movimentos separatistas da Iugoslávia.

A Sérvia está localizada no sudeste europeu e faz fronteira com Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia do Norte e Albânia, Romênia, Bulgária Hungria.

Belgrado por sua vez, além de lindíssima, é a capital do país e está localizada entre dois cursos de água internacionais, na confluência dos Rios Danúbio e Sava.

  • Significado da Bandeira: seguindo as cores do Império Russo e as cores pan-eslavas, o vermelho da bandeira da sérvia simboliza o povo, o azul a burguesia e o branco a nobreza. O brasão de armas possuí uma águia em homenagem a dinastia Nemânica; os fusis dentro dela remetem a frase Impresial Basileus Basileon Basileuon Basileusin (Rei dos reis, imperando sobre reis) do Império bizantino e a coroa representa a monarquia.

Passeie => Tours guiados na Sérvia

 

 46. Suécia

suécia bandeira
Bandeira passou a ser utilizada em 1906.

A Suécia é um país nórdico, situado na península Escandinava na Europa do Norte.  Uma curiosidade é que o país está separado da Dinamarca a sudoeste pelo estreito de Öresund, onde fica a ponte de mesmo nome.

Sua capital Estocolmo, abriga não só o parlamento nacional, mas possuí museus imperdíveis, que estão entre os pontos turísticos de Estocolmo.

  • Significado da Bandeira: as cores azul e amarelo já representavam a Suécia desde o século XIII e foram adotadas na bandeiras. A cruz nórdica remete ao cristianismo.

Imperdíveis => Passeios na Suécia

 

47. Suíça

suíça bandeira
Bandeira da Suíça é a única do mundo em formato quadrado.

A Suíça é composta por 26 estados (cantões), fica na Europa Central e faz fronteira com países como Alemanha, França e Itália; por isso o idioma destas três nações são falados em território suíço.

Vale destacar que o país é sede de muitas organizações internacionais como Cruz Vermelha, FIFA, UEFA e ONU (Europa). Conheça os pontos turísticos da Suíça.

  • Significado da Bandeira: com as cores em referência ao cantão de Schwytz, a bandeira da Suíça possuí a cruz por conta de seus soldados na Idade Média, que costuravam-a no fardamento para criar uma identidade.

Leia também => Passeios na Suíça

 

48. Turquia

turquia bandeira
Bandeira da Turquia é usada neste formato desde 1936.

A Turquia é um país euroasiático, fazendo fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Irã, Iraque e Síria.

Ancara, capital turca, é a segunda maior cidade do país, fica atrás apenas de Istambul. Confira tudo o que fazer na Turquia e conheça os destinos históricos e naturais do país.

  • Significado da Bandeira: a lua e a estrela na bandeira da Turquia simbolizam o islamismo; enquanto que as cores vermelha e branca remetem ao Império Otomano.

Dicas => Passeios guiados na Turquia

 

49. Ucrânia

ucrânia bandeira
Uso da bandeira foi dado a partir de 1992.

A Ucrânia é um país da Europa Oriental. Ele faz fronteira com a Rússia, Belarus, Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia.

Já a capital ucraniana, Kiev, está situada na região centro-norte do país, às margens do Rio Dniepre. Esta é uma das maiores e mais antigas cidades europeias.

  • Significado da Bandeira: na bandeira da Ucrânia, o azul representa os céus e o amarelo os campos de trigo do país; outra versão indica que elas remetem a dinastia Rurikovitch.

Atrativos => Tours guiados na Ucrânia

 

50. Vaticano

vaticano bandeira
Vaticano é menos país do mundo, com somente 44 km².

O Vaticano é o último país europeu e também um dos mais curiosos, pois trata-se da sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana’; sendo que o seu território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital italiana.

Vale destacar que a Cidade-Estado se emancipou em 1929 e é governada pelo bispo de Roma, hoje o Papa Francisco. Conheça a famosa Capela Sistina e confira o guia dos museus do Vaticano.

  • Significado da Bandeira: no brasão de armas, a coroa tripla simboliza os poderes do Papa no país; o infule é o adereço utilizado pelos pontífices e as chaves representam as chaves de São Pedro, remetendo nas cores ao ouro e a prata, assim com as cores amarelo e branco da bandeira do Vaticano.

Turismo religioso => Passeios no Vaticano

 

Bandeiras dos países da Europa

O continente europeu é muito rico em história, cultura, batalhas e paisagens naturais; por isso as bandeiras da Europa retratam as riquezas e heranças de cada país. Conhecê-las e entender seus significados já te ajuda a entender melhor o local que pretende visitar.

Agora que você já conhece as 50 bandeiras da Europa, é hora de colocar os pés na estrada e começar a descobrir o Velho Continente.

Mas claro, antes de sair viajando, leia o artigo tour pela Europa, anote todas as dicas, arrume seus documentos e itinerários. Caso queira fazer essa viagem de forma mais econômica, saiba tudo sobre mochilão pela Europa.

E você, quais bandeiras da Europa são as mais bonitas? Para quais destes países você pretende viajar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *