Rússia

Rússia

O turismo na Rússia é fascinante. Ao contrário da impressão que muitas pessoas têm do país, que tem um clima muito frio, que as pessoas são sisudas e que não tem muitos atrativos, trata-se de um lugares mais incríveis do mundo.

Tem uma forte história com as participações nas Guerras Mundiais, mas por outro lado há muita cor, música, literatura, gastronomia e uma população amistosa.

É claro que entender o que eles dizem ou se locomover “lendo” as placas é muito complicado para os viajantes, mas com a boa recepção da população, que auxilia os visitantes, e a adaptações feitas para a Copa do Mundo em 2018 realizada no país, facilitaram e muito a vida dos viajantes.

Por isso, não tenha medo de fazer um roteiro na Rússia, que possuí regiões bem diferentes entre si, com paisagens e costumes diversos, o que tornam a viagem ainda mais interessante.

Neste artigo, tem os links para todos os posts sobre a Rússia  com tudo o que precisa saber para fazer turismo: mapa, clima, moeda, idioma, população, pontos turísticos, atividades de lazer e quais as principais cidades para conhecer, além de Moscou.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Rússia

Seguro viagem Rússia »

 

Turismo na Rússia: mapa

turismo na russia
Mapa da Rússia. Foto: Trinaliv, via Wikipedia Commons.
  • Capital Moscou
  • Cidade mais populosa Moscou
  • Língua oficial: Russo
  • Governo República semipresidencialista
  • Área  Total 17 124 442 km²
  • Fronteira Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Bielorrússia, Polónia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, República Popular da China, Mongólia
  • População:  144 526 636 hab.
  • Moeda Rublo (RUB)
  • Clima continental e polar

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Rússia »

 

Qual é o tamanho da Rússia? E + dicas

russia bandeira
Bandeira russa é inspirada em países eslavos e suas cores não possuem significado oficial.

A Rússia é territorialmente o maior país do planeta, com 17 milhões de km², o que equivale a 1/9 de toda a área terrestre. Fica na região norte da Eurásia, fazendo parte tanto da Europa quando da Ásia, sendo considerada uma nação transcontinental.

Sendo tão grande, ela faz fronteira com 14 países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Belarus, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coréia do Norte.

Dentre as principais cidades turísticas para um roteiro na Rússia estão a capital Moscou, São Petesburgo, Sochi, Kazan e Nizhny Novgorod. Caso queira se aventurar no frio extremo, as principais cidades que compõem a Sibéria são: Novosibirsk, Irkutsk, Omsk, Yakutsk, Oymyakon e Ekaterimburgo.

o que fazer na russia

A religião predominante na Rússia é a Igreja Ortodoxa Russa, que agrega 71% da população. Segundo o governo russo, as demais religiões do país são catolicismo e o judaísmo; sendo que 15% da população não possuí crença religiosa.

Em relação a qual moeda levar para Rússia, saiba que a moeda oficial do país é o rúbio, que equivale a 0,074 reais. Mas o ideal é que você leve euros também. pois se retornar com muitos rúbios para o Brasil eles não terão muita utilidade.

A língua oficial do país é o russo, mas há outros 31 idiomas e dialetos considerados cooficiais.

Palavras básicas para aprender em russo:

  • Privet = oi
  • Proshchay – tchau
  • Pozhaluystam = por favor
  • Spásiba = obrigado
  • Krak dela = como vai você
  • Ya = eu
  • Ya lyublyu vas = eu te amo
  • Voda = Água
  • Ya khochu yest’ = estou com fome
  • Da = sim
  • Ne = não

Se quiser saber sobre o legado do país após sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2018, confira como são estádios da Copa da Rússia e como foram os shows no Fifa Fan Fest na Rússia.

 

Qual a melhor época para visitar a Rússia?

clima na Rússia
Inverno em Moscou neva e marca temperaturas negativas.

Em relação a quando ir para a Rússia, a melhor época para conhecer o país é entre maio e setembro, quando as temperaturas estão mais amenas e os dias longos. Já no inverno é rigoroso, sendo os termômetros apontam para até cerca de -40 ºC.

A grande questão aqui é quais cidades russas você pretende visitar, pois o território é muito vasto e o clima varia de uma região para outra. Só para ter uma ideia, a Rússia possuí nada menos que de 11 fusos horários diferentes, com um território que se estende além da Ásia.

Principais fuso-horários da Rússia para o horário de Brasília

  • Moscou e arredores: 6 horas
  • Samara: 7 horas
  • Omsk: 9 horas
  • Yakutsk: 12 horas
  • Anadyr: 15 horas

Tendo como base a capital Moscou para o seu turismo na Rússia, as temperaturas variam entre 3 ºC e 18 ºC na primavera, de 14 ºC a 24 ºC no verão, de -4 ºC a 10 ºC no outono e de -11 ºC a -5 ºC no inverno. Confira as principais curiosidades da Rússia, para saber mais sobre o clima e a cultura do país.

Achou muito frio? imagine então se aventurar por Yakutsk, que no verão possuí um clima ótimo, porém no inverno a temperatura mínima é de -42 ºC, tanto que considerada uma das cidades mais frias do mundo.

 

O que fazer na Rússia

Descubra no vídeo a seguir produzido pelo site de turismo oficial Rússia os encantos desse país considerado exótico por muitos, mas não deixar de ser incrível!

Publicado por Russia Travel em Terça-feira, 28 de abril de 2020

 

Moscou

praça vermelha moscou
Praça vermelha é o local mais turístico de Moscou.

Moscou (em breve) é a capital e cidade mais populosa da Rússia, uma das megalópoles do mundo. É também um importante centro político, científico, econômico, cultural, educacional e religioso do continente.

Como tudo é superlativo em Moscou, a viagem para fazer turismo na Rússia na capital precisa ser planejada nos mínimos detalhes.

Por isso, é importante saber como ir do aeroporto de Moscou para o centro da capital russa e também como se locomover em Moscou utilizando o transporte público.

atrações russia
Teatro Bolshoi em Moscou

Pegue dicas também sobre onde ficar em Moscou, com opções de hotéis para se hospedar na capital Rússia e ainda os melhores restaurantes em Moscou e os pratos típicos que você precisa experimentar durante a viagem.

Como há diversos atrativos para conhecer na cidade, conheça melhor os 8 principais pontos turísticos de Moscou como a Praça Vermelha, onde fica a Catedral de São Basílio, o Museu de História, o Mausoléu de Lênin.

Os túmulos de heróis soviéticos nos muros do Kremlin, além do Marco Zero da cidade; o Teatro Bolshoi, entre outros.

Minha indicação é que você faça ao menos um roteiro de 4 dias em Moscou.

 

São Petersburgo

hermitage sao petersburgo
Hermitage é o principal ponto turístico da cidade.

São Petesburgo (em breve) é a segunda maior cidade da Rússia e a que mais recebe viajantes ao longo do ano no país.

Com um “jeitão” mais europeu e um ar mais cosmopolita, a cidade é considerada a Veneza do norte. Conheça os principais pontos turísticos de São Petesburgo.

Na lista estão o Hermitage, atrativo mais famoso da cidade, que é um dos maiores museus de arte do mundo e conta com uma coleção de 3 milhões de itens.

Conheça também o palácio Peterhof, que fica Golfo da Finlândia e possui um enorme jardim, fontes e estátuas, além da Catedral de Santo Isaac e a Igreja do Salvador do Sangue Derramado, construída onde o Czar Alexandre II foi assassinado.

o que fazer em São Petersburgo
Igreja do Salvador do Sangue Derramado

Visitar esses pontos turísticos está na minha sugestão de roteiro em São Petesburgo para até 3 dias. Veja ainda como se locomover em São Petesburgo utilizando o transporte público.

Para aproveitar mais a cidade, é melhor se hospedar nela mesmo, pois fica a 706 km de Moscou e merece mais de um dia de roteiro. Veja onde ficar em São Petesburgo, escolhendo o melhor bairro para se hospedar.

E, se couber no seu roteiro, é interessante explorar os arredores da cidades, como o Palácio de Constantino, que fica na cidade de Strelna.

 

Outros lugares turísticos da Rússia

cidades da russia
Kazan é uma das mais belas cidades da Rússia.

Localizada a 822 km da capital, Kazan é uma cidade muçulmana, preservando essa cultura dentro da Rússia.Sem dúvidas é uma das principais cidades perto de Moscou.

Trata-se de uma ótima cidade para caminhar e conhecer seus pontos turísticos, como o Kazan Kremlin, a Mesquita Kul Sharif, o Templo de Todas as Religiões.

O Museu Tatarskaya Sloboda e a famosa Bauman Street, a rua dos principais bares e restaurantes de Kazan.

Por falar em comida, não deixe de saborear a culinária tártara, baseada em massas como o Peremyach e o Echpochmak. Uma delícia!

 

lago baikal sibéria
Mistura entre gelo, água e natureza faz do lago Baikal um dos mais impressionantes do mundo.

Se você não tem medo de baixas temperaturas, pode conhecer a Sibéria durante o seu turismo na Rússia, a maior região do planeta, que possuí uma área total de 13 milhões de km², sendo mais de 70% do território russo.

Que tal dar uma volta de trem pela Transiberiana ou ver o Baikal Lake, que é o maior lago de água doce da Ásia e um dos maiores em volume do mundo.

Conheça também a Montanha Belucka, pico mais alto da Rússia e que fica na fronteira com o Cazaquistão, o Museu Taltsy em Irkutsk, que é a céu aberto e retrata a vida dos habitantes locais; além do suntuoso Drama Theater em Omsnk.

Outra opção bacana é a cidade de Ustyug onde diz a lenda nasceu o Papai Noel.

 

Quanto tempo ficar na Rússia?

A Rússia é daqueles países tão grandes que tem climas, paisagens, costumes, horários e muitas outras diferenças de norte a sul. Assim, também há diversas cidades com atrativos turísticos para agradar a todo o tipo de viajante. Por isso, ficar no mínimo, 10 dias é essencial.

E como a moeda é desvalorizada em relação ao real, torna-se uma país bem mais barato para conhecer do que os grandes pólos turísticos da Europa, portanto não há desculpa para não incluir a Rússia na sua lista de prioridades para as próximas viagens.

E você, quais cidades gostaria de conhecer na Rússia? Que tal compartilhar este guia com quem vai te acompanhar nesta viagem? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

:
Rússia

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Rússia
Moscou
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Rússia
São Petersburgo
conhecer destinos >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *