Mapa da União Europeia: viajar para 27 países do bloco

por Pâmela Queiróz

Mapa da União Europeia: viajar para 27 países do bloco

Na hora de organizar sua viagem para o Velho Continente é importante, além de passagens, hospedagens e pontos turísticos, pesquisar quais os países que integram o Mapa da União Europeia (UE).

Você pode até se perguntar: se todos esses países estão na Europa, qual a diferença saber se fazem parte ou não da UE? Te respondo que faz diferença sim, e muita!

Isso porque, além de promover a paz, segurança, progresso científico e o comércio, entre outros itens, o bloco criado em 1958 como Comunidade Econômica Europeia (CEE) tem como objetivo criar uma sociedade única.

E isso influência o turismo na região já que no bloco há as mesmas regras para entrada e deslocamento nesses países, inclusive cidadãos da UE tem livre acesso na região, além da moeda ser única.

Em resumo, é como se você estivesse viajando por um grande país e não vários destinos diferentes. E, embora as paisagens mudem, as regras para turismo continuam as mesmas, não há necessidade de solicitar vistos novos ou mesmo fazer câmbio a toda hora.

E, tudo isso, é bem prático para uma Eurotrip. Assim, conheça agora os países que integram o mapa da União Europeia e os que saíram da UE e ainda saiba mais como funciona o bloco de países da Europa.

Descubra => Quanto custa internet na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Mapa da União Europeia

  1. Alemanha
  2. Áustria
  3. Bélgica
  4. Bulgária
  5. Chipre
  6. Croácia
  7. Dinamarca
  8. Eslováquia
  9. Eslovênia
  10. Espanha
  11. Estônia
  12. Finlândia
  13. França
  14. Grécia
  15. Hungria
  16. Irlanda
  17. Itália
  18. Letônia
  19. Lituânia
  20. Luxemburgo
  21. Malta
  22. Países Baixos (Holanda)
  23. Polônia
  24. Portugal
  25. República Tcheca
  26. Romênia
  27. Suécia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Europa »

 

Dicas de turismo nos países do bloco

1. Alemanha – Berlim

Mapa da União Europeia alemanha
Catedral de Berlim.

A Alemanha fica na Europa Ocidental. Este é um dos países mais importantes do velho continente, não só pela importância histórica, mas também pela atuação no Mapa da União Europeia.

Mas também pelos imperdíveis pontos turísticos da Alemanha, como a capital do país, Berlim, e os eventos famosos que atraem muitos visitantes – estou falando das festas cervejeiras, como a Oktoberfest.

As feiras livres, onde você encontra comidas típicas da Alemanha como carne suína, batatas e salsichas, chucrutes, conserva de repolho, boulette, bolinhos de carne, e Bratkartoffeln, e os Mercados de Natal da Alemanha também são grandes atrativos.

Destacando a capital do país, saiba que os pontos turísticos de Berlim além de lindos trazem muita história. Na cidade, você pode conhecer a Igreja mais alta do mundo, a Catedral de Ulm que tem 161,5 metros, equivale, a um prédio de 65 andares.

Pontos turísticos Alemanha
Castelo de Neuschwanstein é um dos pontos turísticos mais incríveis da Alemanha.

E, entre os passeios em Berlim você poderá conhecer o Muro que dividiu o país, mais especificamente o trecho de East Side Gallery. Também recomendo o tour guiado pelo em campo de concentração em Berlim.

Na Alemanha você também pode visitar o Palácio de Würzburg, Patrimônio Mundial pela Unesco, a Catedral de Berlim e o Mitte. Além do Castelo de Neuschwanstein em Füssen.

E, num roteiro de carro na Alemanha ainda conhecer outras lindas cidades como Colônia e Munique, entre outras. Veja opções de passeios na Alemanha.

Mas esteja preparado para o clima na Alemanha e pesquise a melhor época para visitar este país, já que no inverno você pode encontrar temperaturas que beiram os -15ºC e a Alemanha no verão pode ultrapassar os 38ºC.

Top => Hotéis na Alemanha

 

2. Áustria – Viena

roteiro diferente no Mapa da União Europeia
Áustria fica na Europa Central.

Localizada na Europa Central, a Áustria, faz fronteira com a Alemanha e República Tcheca ao norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste.

Uma das paisagens que mais chama a atenção no país fica por conta dos alpes. Hoje a Áustria é um dos países mais ricos do mundo e destaque no mapa da União Europeia.

Mas ao visitá-la você não encontrará apenas montanhas ou riqueza, a capital Viena, por exemplo, te oferece além de muita cultura, lugares incríveis para apreciar. Veja os principais pontos turísticos de Viena.

No 13º Distrito de Viena, você encontra o Palácio de Schönbrunn, o Palácio de Versalhes de Viena. No espaço, além da Casa das Palmeiras. Recomendo o tour guiado pelo Schönbrunn Palace.

dicas da Austria
Jardins e o Palácio de Schonbrunn.

Outros dois palácios abertos à visitação são Hofburg e Balverde. Este último possui estilo barroco e abriga a Galeria da Áustria, com obras de Klimt e Kokoschka.

Na Áustria você também pode conhecer o Castelo de Schlossberg, o Museu Militar e o edifício do Landhaus, sede do governo regional. Neste destino, uma cidade que você precisa conhecer é Hallstatt.

Não existem palavras para descrever este lugar, então anota na agenda! Mas só para ilustrar, é lá que fica o lago Hallstätter See.

Uma curiosidade é que ele é tão belo, que os chineses construíram uma réplica idêntica em Minmetals Land, em 2011.

Prático => Ônibus turístico em Viena

 

3. Bélgica – Bruxelas

Mapa da Europa Bélgica
Bélgica é um dos países fundadores da União Europeia.

Localizada na Europa Ocidental, a Bélgica é um dos países fundadores da União Europeia (UE). É considerada fronteira cultural entre a Europa germânica e a Europa latina.

No país você pode conhecer, por exemplo, Ghent, Bruges e Antuérpia. Nestes locais estão localizados museus e uns dos castelos na Bélgica como o de Gravensteen. Veja ainda outros imperdíveis passeios na Bélgica.

Além disso, deve fazer parte do seu tour a visitação no Museu do Design de Ghent e canais do Rio Lys. Na capital, Bruxelas, você pode visitar a Grand Place. Ela é Patrimônio Mundial da Unesco.

Mas na capital também ficam a Casa do Rei, o Manneken Pis e a Jeanneke Pis. Os dois últimos são estátuas de um menino e uma menina, respectivamente, instalados em uma fonte. Ambos são super visitados por turistas.

Também chama a atenção e atrai milhares de visitantes os grandes festivais da Bélgica, com opções para diversos gostos. Uma opção bacana para conhecer neste país do Mapa da União Europeia é fazer um roteiro de carro na Bélgica.

Pesquise => Hotéis na Bélgica

 

4. Bulgária – Sófia

Mapa da União Europeia Bulgária
Capital e maior cidade do país é Sófia.

A Bulgária faz fronteira com a Romênia a norte, a Sérvia e a Macedônia do Norte a oeste, a Grécia e a Turquia a sul e o Mar Negro a leste. A capital e maior cidade do país é Sófia.

Contudo, a Bulgária também costuma ser lembrada pelas cidades de Plovdiv, Varna e Burgas. Assim como a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária também é um país barato para se visitar.

Para você ter uma ideia, lá você gastará menos de 30 euros por dia. Por falar nesta região, veja este roteiro do Leste Europeu.

Entre as atrações turísticas religiosas estão a Basílica de Santa Sófia e a Igreja de São Jorge Rotunda, construída pelo Imperador Romano Constantino, ela é a mais antiga da Europa, ainda em funcionamento.

Outros locais imperdíveis são o Teatro Nacional, as calçadas amarelas e arquitetura de Sófia, o Parlamento Búlgaro, a Galeria Nacional, o antigo Palácio Real de Sófia, a Casa do Partido Comunista e o Mercado Central. Veja os tours guiados por Sófia.

Imperdíveis => Melhores passeios guiados na Bulgária

 

5. Chipre – Nicósia

Mapa da União Europeia Chipre
Chipre é a terceira maior ilha e a mais populosa do Mediterrâneo.

O Chipre fica no leste do Mar Mediterrâneo, ao longo das costas da Síria e Turquia. É considerado a terceira maior ilha e também mais populosa do Mediterrâneo. Mais um lindo local do Mapa da União Europeia.

Faz fronteira com a Turquia, a Síria, o Líbano, Israel, o Egito e a Grécia. Nicósia, capital do país, por sua vez, fica às margens do Rio Pedieos.

Por falar nisso, na capital é onde você encontra a maior quantidade de vestígios da cultura do oriente médio. A cidade lembra Istambul. Faça um tour privado por Nicósia.

Mapa da União Europeia chipre
Nicosia, capital do Chipre.

Entre os lugares imperdíveis para você conhecer neste país está a cidade de Paphos onde você pode visitar os túmulos reais, as ruínas de Kato Paphos, as igrejas e locais de culto.

Em Ágio, município próximo, é possível conhecer a igreja e túmulos de Agios Georgios, a povoação e os doces de Geroskipou, além do Mosteiro de Agios Neofytos e as praias de Coral Bay.

Adianto que são as mais famosas do país, então se prepare para encontrar a maior concentração de turistas também. Confira passeios interessantes pela região, como a excursão de dia inteiro de Nicósia e Kyrenia.

Excelentes => Tours guiados em Chipre

 

6. Croácia – Zagreb

Mapa da União Europeia Croácia
Croácia é banhada pelo Mar Adriático.

A Croácia é banhada pelo Mar Adriático e forma o mapa da Europa atual. Ela faz fronteira ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro.

Além disso possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste. Zagreb, capital croata, fica às margens do Rio Sava e a encosta do Monte Medvednica. A capital está a 120 metros acima do nível do mar.

Neste país o seu tour pode ter início nos Museus das Relações Cortadas e Arte Naïv, ou ainda pela Torre Lotr Ak, que permite visão quase panorâmica da capital. No entanto, antes da diversão, é preciso subir mais de 300 degraus.

Mapa da União Europeia, Croácia
Ilha de Hvar.

Na Torre você também poderá vivenciar a explosão de um canhão que anuncia a hora na cidade desde o século XIX. Leia também sobre os passeios em Zagreb.

Entre outros destinos que te esperam na Croácia estão a Praça Kaptol que abriga a Catedral da Assunção da Virgem Maria, de 1899, e a Praça de Trg Josipa Jela, coração de Zagreb.

Veja o que fazer em Zagreb e os pontos turísticos de Zagreb. E ainda um passeio de Catamarã em Korčula, mais um dos incríveis pontos turísticos da Croácia.

Top => Atrações turísticas na Croácia

 

7. Dinamarca – Copenhague

Mapa da Europa Dinamarca
Dinamarca é um país nórdico, localizado a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega.

Localizada na Europa Setentrional, a Dinamarca é um país nórdico, localizado a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega. Também faz fronteira com a Alemanha ao sul e é limitada pelo Mar Báltico (norte) e Mar do Norte (oeste).

A capital do país é Copenhague. Entre os pontos turísticos da Dinamarca que você pode visitar na capital há desde castelos e palácios, até canais, praças, parques e monumentos históricos.

Na Dinamarca são pontos obrigatórios de visitação a Estátua da Pequena Sereia, que é também um dos monumentos mais famosos de Copenhagen. O Tivoli, um dos parques de diversão mais antigos do mundo.

O Nyhavn, porto de Copenhagen, de onde parte o passeio de barco pelos canais da cidade. Além disso, também aguardam a sua visita o Castelo de Rosenborg e o Palácio de Amalienborg.

Mapa da União Europeia dinamarca
Castelo de Rosenborg | Foto: Bene Riobó, via Wikimedia Commons.

Recomendo ainda um cruzeiro pelos canais de Copenhague e ainda um imperdívelcity tour incluindo o castelo Rosenborg.

Outros pontos de interesse no mapa da Dinamarca são o Museu Gliptoteca Ny Carlsberg, a Fábrica da Carlsberg, Museu de uma das cervejas mais famosas da Europa.

E a Torre Rundetaarn, Museu Nacional de Copenhagen, e a Igreja de Mármore. Veja outras belas cidades da Dinamarca para conhecer.

Reserve => Excursão particular ao castelo de Hamlet

 

8. Eslováquia – Bratislava

Mapa da Europa Eslováquia
Na capital você pode visitar museus, teatros, palácios e muito mais.

Localizada na Europa Central, a Eslováquia faz fronteira com a República Tcheca e Áustria a oeste, com a Polônia ao norte, com a Ucrânia ao leste e Hungria ao sul. Bratislava é a capital do país.

Ela é cortada pelo Rio Danúbio e fica na região sudoeste da Eslováquia, junto das fronteiras da Áustria e Hungria, formando mais um pin do mapa da União Europeia.

Na capital você pode visitar museus, teatros, palácios e muito mais. O seu tour pode se iniciar pelo Castelo de Bratislava, pela Catedral de São Martinho ou pela Praça Hlavné. Uma opção é uma excursão a pé guiada em Bratislava.

Mas você também deve conhecer a Estátua Cumil – O Observador, o Portão de São Miguel, a Igreja Azul e o Castelo de Devín. Outro passeio imperdível é traslado de Catamarã para Bratislava a partir de Viena, fica a dica!

Leia mais => Hotéis na Eslováquia

 

9. Eslovênia – Liubliana

Mapa da Europa Eslovênia
País está no encontro de quatro grandes regiões europeias.

Situada no leste europeu, a Eslovênia faz fronteira ao norte com a Áustria, a leste com a Hungria, a leste e a sul com a Croácia e a oeste com a Itália e Mar Adriático.

Além disso, o país está no encontro de quatro grandes regiões europeias, os Alpes, a Dinárica, a Panónica e Mediterrânica.

Liubliana é capital do país. Lá você se encontram muitas áreas verdes, lagos, montanhas, cachoeiras e nascentes. Além do antigo Castelo de Liubliana.

Mapa da União Europeia eslovenia
Lago Bled, na Eslovênia.

Entre os pontos turísticos está o Centro Histórico medieval da cidade. Ele é formado por três Praças, a Stari, o Gornji e Mestni. Lá também fica a Catedral de Liubliana.

Mas um dos lugares que você não pode deixar de visitar, talvez seja o ponto mais belo no planeta, o Lago Bled. Além dele possuir água verde esmeralda, abriga bem no centro um castelo.

Deu para imaginar a vista? Não precisa ficar só na imaginação, aproveite para vivenciar o tour guiado pelo Lago Bled e ao Lago Bohinj.

Legais => Passeios com guia por Liubliana

 

10. Espanha – Madrid

Mapa da Europa Espanha
Capital espanhola, oferece muitas atrações turísticas imperdíveis.

A Espanha é um dos locais mais visitados do mapa da União Europeia. Ela fica na Península Ibérica e o seu território inclui dois arquipélagos: as Ilhas Canárias, na costa da África e as Ilhas Baleares, no Mar Mediterrâneo.

Além dos enclaves africanos de Ceuta e Melilla. Isso faz do país, o único do continente europeu a ter uma fronteira física com um território africano – Marrocos.

Madrid, capital espanhola, oferece muitas atrações turísticas imperdíveis. Na cidade você pode conhecer teatros, bares, restaurantes, museus, igrejas e parques.

Entre os destinos turísticos de Madri estão a Plaza Mayor, a Estátua Equestre de Filipe III, o Mercado de São Miguel, o Palácio Real e os Jardines de Sabatini. Veja mais sobre os pontos turísticos de Madri.

O país ainda possui outros destinos muito procurados pelos viajantes: veja os melhores passeios em Granada, o que fazer em Marbella, as melhores praias da Ilha Formentera, além de outras praias da Espanha e mais.

França, Itália e Espanha => Roteiro de Trem pelo Mediterrâneo

 

11. Estônia – Tallinn

Mapa da Europa Estônia
Estônia fica na Europa Setentrional.

Um dos três países bálticos, a Estônia fica na Europa Setentrional e faz fronteira ao norte com o golfo da Finlândia, a leste com a Rússia, ao sul com a Letônia e a oeste com o mar Báltico, que a separa da Suécia.

A capital do país, Tallinn, está situada no golfo da Finlândia, na costa norte da Estônia. Além de ser uma país muito bonito, a Estônia te oferece muitas opções turísticas.

Tallinn, para você ter uma ideia, é considerada uma das capitais mais charmosas dos Bálticos e da Europa. Recomendo o tour a pé pela Cidade Velha de Tallinn. De Helsinque pegue um barco de ida e volta para Tallinn.

Na cidade você pode andar e apreciar as ruas da Old Town, conhecer a Passagem de Santa Catarina, a Muralha e a Viru Gate, principal portão de acesso a Old Town, visitar o Müürivahe.

Além de apreciar duas das melhores e mais belas do país. A primeira fica na Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky. A segunda no Mirante Kohut. Veja os melhores passeios guiados por Tallinn.

Saiba também => Como usar WhatsApp na Europa?

 

12. Finlândia – Helsinque

Mapa da Europa Finlândia
Apesar de não parecer é o oitavo maior país da Europa.

Na região Fino-Escandinávia, no norte da Europa, está a Finlândia. Ela faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul através do Golfo da Finlândia.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Este, apesar de não parecer, é o oitavo maior país da Europa em extensão, contudo, como você já deve imaginar, o menos povoado no mapa da União Europeia. Veja os pontos turísticos da Finlândia.

Helsinque é a capital do país. Ela fica na região meridional do mapa da Finlândia, na costa do Golfo finlandês. Veja o que fazer em Helsinque.

Por curiosidade, ela é uma das cidades da Finlândia mais habitáveis e socialmente desenvolvidas capitais do mundo e se espalha por várias ilhas, entre elas Seurasaari, Lauttasaari, Korkeasaari.

Na Finlândia você pode visitar o Museu de Arte Ateneum, a Praça do Senado e o Museu do Banco Finlandês. Também são pontos de visitação a Catedral Ortodoxa de Uspenski e a Praça do Mercado.

Por outro lado, se o seu objetivo for ver de perto as belas auroras boreais, é preciso visitar a Lapônia, terra do Papai Noel. Pois é lá, que este espetáculo da natureza acontece. Veja mais passeios na Finlândia.

Dicas => Roteiro na Finlândia

 

13. França – Paris

Mapa da Europa França
Paris fica às margens do Rio Sena.

A França possui várias ilhas e territórios ultramarinos em outros continentes. Para você ter uma ideia, a França Metropolitana se estende do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico.

Ela faz fronteiras com a Bélgica e Luxemburgo a norte, Alemanha a nordeste, Suíça e Itália a leste, Espanha e micronações de Mônaco e Andorra ao sul.

A cidade luz, como é popularmente conhecida a capital francesa fica às margens do Rio Sena. Lar da famosa Torre Eiffel, ela oferece além de paisagens de filme, muitas opções turísticas.

Em Paris você pode visitar o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, a Ilha da Cidade e a Catedral de Notre Dame.

Mapa da União Europeia frança
Mont Saint Michel.

Outros pontos que também merecem a sua atenção são o Museu d´Orsay, a Avenida St. Germain de Prés, as pontes do Rio Sena, a Avenida Champs-Élyseés e o Pequeno e Grande Palácio.

Além do Museu Picasso, Museu Rodin, a Sacré Coeur, Bairro de Montmartre e o Cemitério do Père-Lachaise. E, embora Paris seja um grande destaque, há outras cidades da França que também merecem sua atenção.

Algumas delas são cidades perto de Paris para visitar de trem, como Giverny, Chantilly, Fontainebleau, Angers, Auvers-sur-Oise, entre outras. Inclusive, indico uma  excursão para Giverny saindo de Paris.

Veja ainda os principais pontos turísticos de Lyon, o que fazer em Annecy e os os melhores passeios na França como a excursão pelos castelos do Vale do Loire.

Divertido => Roteiro nos cenários do filme Amélie Poulain em Paris 

 

14. Grécia – Atenas

Mapa da Europa Grécia
Grécia fica entre a Europa, Ásia, Oriente Médio e África.

Localizada ao sul da Europa, a Grécia está posicionada estrategicamente entre o velho continente, a Ásia, o Oriente Médio e a África.

Ela também possui fronteiras com a Albânia a noroeste, com a Macedônia do Norte e Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste, formando o mapa da Europa atual.

Atenas, capital do país, é também a cidade mais antiga do mundo. Segundo historiadores, o território é habitado há pelo menos 3.400 anos. A cidade é famosa ainda por ter sido sede da Academia de Platão e Escola de Aristóteles.

Na cidade você pode conhecer dois Patrimônios Mundiais da Unesco, a Acrópole e o Mosteiro de Dafne. Além do Templo de Zeus, Ágora Romana, Biblioteca de Adriano, Ágora Antiga e Templo de Hefesto. Há diversos tours guiados em Atenas.

viagem para grecia
Conheça a lendária Acrópole em Atenas.

Veja os principais pontos turísticos de Atenas, as praias mais bonitas nos arredores de Atenas. Por curiosidade, na Acrópole fica um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo.

Dentro dela você conhece o Teatro Dionísio, Teatro Herodes Atticus, Templo de Atenas, Templo Erechtheion e Parthenon. Contudo, ao visitar a Grécia, aproveite para turistas nas belas praias das Ilhas Cíclades.

No arquipélago, recomendo ainda uma viagem para Santorini e conhecer as melhores praias de Zakynthos. Veja ainda o que fazer em Cefalônia.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Grécia

 

15. Hungria – Budapeste

Mapa da Europa Hungria
Budapeste é a capital e a sexta maior cidade da União Europeia.

A Hungria fica na Bacia dos Cárpatos, formando o mapa da Europa atual. Ela faz fronteira com a Eslováquia ao norte, Romênia ao leste, Sérvia ao sul, Croácia a sudoeste, Eslovênia a oeste, Áustria a noroeste e Ucrânia a nordeste.

Budapeste é a capital e a sexta maior cidade da União Europeia. Ela foi fundada em 1873 com a fusão das cidades de Buda e Óbuda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda.

O seu tour pode começar pelo Parlamento, seguir para o Castelo de Buda e na sequência visitar o Bastião dos Pescadores.

Mas também é preciso visitar o Castelo de Vajdahunyad. Construído para homenagear edifícios húngaros, ele é popularmente chamado de a casa do Conde Drácula.

Neste artigo você poderá conhecer os principais pontos turísticos de Budapeste como a Grande Sinagoga de Budapeste.

Demais => Excursão para Gyor, Lébény e Pannonhalma na Hungria

 

16. Irlanda – Dublin

Mapa da Europa Irlanda
Dublin, capital do país, é uma das cidades mais famosas do país.

A Irlanda é a terceira maior ilha europeia e a vigésima do planeta. Dublin, capital do país, é uma das cidades mais famosas do país e também um dos locais mais procurados por turistas e estudantes brasileiros nos últimos anos.

Ela está localizada na costa oriental da Ilha. Outras cidades famosas no mapa da Irlanda e claro, que também merecem a sua visita são Cork no sul, Galway e Limerick na costa ocidental e Waterford na costa sueste.

Na Irlanda, você precisa visitar o Temple Bar, o Guinness Storehouse, o Kilmainham Gaol, a Trinity College, a Saint Patrick’s Cathedral, o Dublin Castle, a Christ Church Cathedral.

E as regiões verdes da capital, a Chester Beatty Library e a EPIC Irish Emigration Museum. Descubra ainda como é o St. Patrick´s Day na Irlanda e conheça a rota dos castelos medievais na Irlanda.

Descubra​ => Roteiro de viagem na Irlanda

 

17. Itália – Roma

Mapa da Europa Itália
Este país tem quase 3 mil anos de história.

Localizada no centro-sul europeu, a Itália faz fronteira com a França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. Este país tem quase 3 mil anos de história e lá você tem acesso desde igrejas e museus, até a sítios arqueológicos.

A capital Roma é cortada pelo Rio Tibre, dentro do Lácio, e fica na porção centro-ocidental da península itálica. Além disso, ela é a única cidade no mundo a ter no interior um país inteiro, o enclave do Vaticano.

Roma é ainda uma das cidades mais antigas da Europa e é conhecida como “A Cidade Eterna”. Na cidade você pode fazer passeios ao ar livre, visitar monumentos históricos e conhecer sítios arqueológicos na Roma Antiga.

Entre os locais de visitação estão o Coliseu, o Forúm Romano e o Palatino. Além do Panteão, as fontes de Roma, as praças de Roma e Fontana de Trevi, a  Basílica de São Pedro.

Além de Roma, há diversos lugares imperdíveis da Itália. Veja cidades mais bonitas da Itália, e o que conhecer nos Alpes europeus e também tudo sobre as Dolomitas, na Itália.

Agende => Visitas à Capela Cistina e museus do Vaticano

 

18. Letônia – Riga

Mapa da Europa Letônia
Capital do país, Riga é banhada pelo Mar Báltico.

A Letônia é uma república báltica no mapa da União Europeia. Ela fica no nordeste europeu e faz fronteira ao norte com a Estônia, a leste com a Rússia, a sudeste com a Bielorrússia, a sul com a Lituânia e a oeste com o Mar Báltico.

A capital do país, Riga é banhada pelo Mar Báltico e está localizada na foz do rio Duína Ocidental. Vale destacar que o centro histórico da capital é Patrimônio da Humanidade pela Unesco, isto é, local obrigatório de visitação!

Neste destino você também pode visitar a Town Square, a House Of Blackheads, a Igreja de São Pedro, além de apreciar as ruas e bairros de Riga, todos em estilo medieval.

Veja as regiões turísticas no mapa da Letônia e as mais bonitas cidades da Letônia para visitar. Além de o que fazer em Riga para conhecer os pontos turísticos de Riga e também nos arredores de Riga.

Onde fazer => Mochilão pela Europa

 

19. Lituânia – Vilnius

Mapa da Europa Lituânia
Lituânia é uma das 3 repúblicas bálticas.

A Lituânia é uma das 3 repúblicas bálticas, juntamente com a Letônia e a Estônia. Ela faz fronteira a norte com a Letônia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polônia, a sul e a oeste com o exclave russo de Kaliningrado e a oeste com o Mar Báltico.

mapa da Lituânia é dividido em 5 regiões etnográficas e sua capital é Vilnius. Ela é famosa por ser considerada multicultural e seu Centro Histórico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1994.

Em Vilnius você pode visitar a Praça da Catedral, a Basílica da Catedral, a Torre do Sino e o Palácio dos Duques da Lituânia. Veja os pontos turísticos de Vilnius e alguns passeios em Vilnius como o tour ao Monte das Cruzes em Vilnius.

Além disso, o Museu Nacional da Lituânia e os passeios de barco pela Old Town, não podem faltar no seu roteiro. Há ainda praias da Lituânia que merecem entrar na lista de passeios na Lituânia. Veja ainda o que fazer em Kaunas.

Natureza => Caminhada no Parque Nacional Aukštaitija

 

20. Luxemburgo – Luxemburgo

Mapa da Europa Luxemburgo
Capital é considerada uma das cidades mais ricas da Europa.

Luxemburgo fica no lado ocidental do mapa da União Europeia. O país faz fronteira com a Bélgica, França e Alemanha. Conheça as cidades de Luxemburgo e os mais procurados passeios em Luxemburgo.

A capital, que também se chama Luxemburgo, é considerada uma das cidades mais ricas da Europa. Neste roteiro, você pode conhecer o Centro Histórico da capital, ele é Patrimônio Mundial pela Unesco.

Além dos Museus de Arte Moderna, Nacional de Arte e História, de História da Vila de Luxemburgo, além do Casemates de Bock e Pétrusse, a Biblioteca Nacional, o Le Grund, Ponte Adolfo, o Palácio Ducal.

E ainda a Praça das Armas, o Grande Parque Municipal e a Villa Vauban. Luxemburgo também te reserva a visita ao Forte Thüngen e a Catedral de Notre-Dame. Veja uma opção de roteiro em Luxemburgo.

Dica => Rotas populares para viajar de trem pela Europa

 

21. Malta – Valletta

Mapa da Europa Malta
Valletta é a capital maltesa.

Malta é um país insular do Sul do mapa da Europa atual. O país fica ao sul da ilha da Sicília, na Itália, ao nordeste da Tunísia, na África, ao leste de Gibraltar e ao oeste de Alexandria.

Com 316 quilômetros quadrados de área, este também é um dos menores países europeus. Valletta é a capital maltesa e possui dois portos naturais, o Marsamxett e o Grand Harbour.

Dá para conhecer a cidade inteira em uma excursão a pé em Valletta ou mesmo fazer um tour com ônibus turístico em Valletta para conhecer os pontos turísticos de Valleta.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
destinos da Europa
Popeye Village é outro atrativo de Malta.

Para você ter uma ideia, Malta é um conjunto de 3 ilhas – Malta, Gozo e Comino, belas paisagens não faltam! Além disso, o Centro Histórico de Valletta é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1980.

Em Malta visite o The Palace State Rooms, Palácio das Armaduras, a Piazza de Valette, o Upper Barrakka Gardens e a fonte Triton. Ela é representada pelos três Tritões, Deus Grego, mensageiro do mar, filho de Poseidon.

Além de um lugar encantador, se você a visitar no verão, também pode ser muito refrescante, mas não pode entrar dentro da fonte! Você também pode estudar inglês na ilha de Malta, mais um belo destino do Mapa da União Europeia.

Cruzeiro => Passeio pelos portos de Malta

 

22. Países Baixos – Amsterdam

mapa da uniao europeia holanda
Moinho holandês, um dos símbolos da cultura local.

Os Países Baixos, conhecido anteriormente pelas pessoas como Holanda, é uma nação constituinte do Reino dos Países Baixos situada na Europa Ocidental. Ele é banhado pelo Mar do Norte a norte e a oeste.

Além disso, faz fronteira com a Bélgica a sul e com a Alemanha a leste. Só para ilustrar, o país é chamado de Países Baixos por que 27% da área e 60% da população estão abaixo do nível do mar.

Amsterdam, é a capital do país, mas o governo holandês, fica em Haia. Contudo, é na capital que você pode ter o primeiro contato com os famosos canais de Amsterdã. Eles são Patrimônios Mundiais pela Unesco.

Neste roteiro dos principais pontos turísticos de Amsterdam você pode visitar o Museu Van Gogh, a casa de Anne Frank onde ela morou por dois anos, durante a invasão nazista, passear de barco pelos canais, dar uma espiada na Red Light District.

Confira uma sugestão de roteiro em Amsterdam, incluindo o Museu Rijksmuseum. Tendo mais tempo, veja o que fazer nos arredores de Amsterdam e conhecer Rotterdam.

Futebol => Cidades da Europa

 

23. Polônia – Varsóvia

mapa da uniao europeia polonia
Varsóvia.

Localizada na Europa Central, a Polônia faz fronteira com a Alemanha a oeste, com a República Tcheca e a Eslováquia ao sul, com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste, com o Mar Báltico e a Lituânia ao norte.

A capital do país é Varsóvia. Ela fica às margens do Rio Vístula, a cerca de 260 quilômetros da costa do Mar Báltico e 300 quilômetros das Montanhas dos Cárpatos. Veja o que fazer em Varsóvia.

Você pode iniciar o tour na Cidade Velha e partir na sequência para a Rota Real, que liga o Castelo Real e o Palácio de Wilanów.

Outros roteiros que não podem faltar são as visitas a Praça do Mercado, a Barbican, a Igreja de St. John e o Museu do Levante de Varsóvia. Só para ilustrar, ele conta, além da história do país, relatos da 2ª Guerra Mundial.

Além, é claro, do campo de concentração de Auschwitz. Há outras cidades da Polônia no mapa da Polônia como o Parque Nacional de Trata para seu roteiro na Polônia.

Top => Pontos turísticos da Polônia

 

24. Portugal – Lisboa

uniao europeia portugal
Lisboa.

Portugal fica no sudoeste do mapa da União Europeia. Na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos do Atlântico Norte. O país faz fronteira ao norte e leste com a Espanha e a sul e oeste com o Oceano Atlântico.

Vale destacar que fazem parte do mapa de Portugal duas regiões autônomas, os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Há muitos pontos turísticos de Portugal que vale a pena conhecer.

Lisboa é a capital do país e em 2018 conquistou por meio do World Travel Awards o prêmio de “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino City Break”. Há muitas opções de pontos turísticos de Lisboa e passeios em Lisboa.

Além de prédios históricos, igrejas, monumentos, praças e centros comerciais, lá você pode visitar a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge, o Teleférico de Lisboa.

E passear pelo Baixo Chiado, Oceanário de Lisboa, além de conhecer o Mosteiro dos Jerónimos, caminhar pela Praça dos Restauradores e Praça do Comércio.

Veja ainda o que fazer em Porto, as praias mais bonitas de Algarve, o que fazer em Albufeira e o que fazer em Tróia, os pontos turísticos de Viana do Castelo e o que fazer em Aveiro.

Economia => Como funciona o Tax Free na Europa

 

25. República Tcheca – Praga

Mapa da Europa República Tcheca
Praga, a capital da República Tcheca.

No coração da Europa fica a República Tcheca. Ela faz fronteira ao norte com Polônia e Alemanha, a leste com a Eslováquia, ao sul com Áustria e a oeste, novamente com a Alemanha.

Praga, capital do país, conta com um Centro Histórico em perfeito estado de conservação, e é Patrimônio Cultural da Unesco desde 1992.

Dito isso, vamos começar a visita neste país pela capital! Lá você pode conhecer o Castelo de Praga, que segundo o livro de Recordes do Guinness, ele é o maior do mundo, com área total de 70 mil metros quadrados.

A Catedral São Vito, a Ponte Carlos e o Relógio Astronômico. Veja os o que fazer em Praga e os principais pontos turísticos de Praga.

Leia => Livros viajantes profissionais

 

26. Romênia – Bucareste

Mapa da União Europeia romenia
Arco do Triunfo, em Bucareste, capital da Romênia.

A Romênia fica no centro-sudeste do mapa da Europa atual, ao norte da península dos Bálcãs e na costa ocidental do Mar Negro.

Ela faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária, e é o 7º país mais populoso do mapa da União Europeia (UE). A principal região turística do mapa da Romênia é onde Bucareste.

A capital, Bucareste, fica na região sudeste, junto da histórica Muntenia, às margens do Rio Dâmbovița e cerca de 60 quilômetros ao norte do Rio Danúbio.

O seu roteiro turístico pode se iniciar por Bucareste, onde você encontra desde o estilo neoclássico até Art déco e Bauhaus. Só por curiosidade, a capital leva o apelido de “Pequena Paris do Oriente”.

Por isso, fazem parte deste tour a visita ao Arco do Triunfo, o Jardim do Éden, a vista panorâmica de Bucareste do Intercontinental Hotel. Compre um ingresso antecipado do Parlamento de Bucareste.

Além disso, vale a pena conhecer a Calea Victoriei, passagem famosa por seus guarda-chuvas coloridos e o Parque Alexandru Ioan Cuza. E também outras cidades da Romênia como o tour em Brasov e Castelo do Drácula.

Top => Hotéis na Romênia

 

27. Suécia – Estocolmo

Mapa da União Europeia países
Estocolmo.

A Suécia é um país nórdico. Ela fica na península Escandinava, na Europa do Norte. A Suécia faz fronteiras terrestres com a Noruega a oeste e com a Finlândia a nordeste, e é banhada pelo Mar Báltico a leste e a sul.

Estocolmo é a capital do país e abriga, além do parlamento nacional, a residência oficial dos membros da monarquia sueca.

Entre os pontos turísticos de Estocolmo que merecem a sua atenção estão os museus Nobel, de Arte Moderna, Nórdico, do Vasa, ABBA Museum e de História Sueca,.

Além da Catedral de São Nicolau, a Igreja Alemã, a Grande Praça, o Mercado de Östermalms, a Ponte Skeppsholmen, o Jardim do Rei, Skansen, o Gröna Lund e o Palácio de Estocolmo. Conheça no tour auto-guiado em Estocolmo.

No país, recomendo ver a aurora boreal. Confira uma excursão para ver a aurora boreal e o circulo Polar Ártico de noite.

Incrível => Lugares mais bonitos do mundo

 

Mais do mapa da União Europeia

Além dos 27 países citados acima, o Reino Unido (Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte) já fez parte do mapa da União Europeia, mas depois de muito impasse – chamado de Brexit – em janeiro de 2020 o grupo de países deixou a UE.

Com citei no começo a UE foi criada em 1958 por Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Mas, antes disso, em 1951 foi iniciada a cooperação entre Bélgica, a Alemanha, a França, o Luxemburgo e os Países Baixos.

Atualmente, Albânia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia e Turquia estão em fase de transição de legislação para se adaptarem e ingressarem oficialmente no bloco. Já Bósnia e Hezergovina e Kosovo são candidatos, mas ainda não se adequam as regras.

Grande parte dos países do bloco assinaram o Tratado de Schengen, que determina a obrigatoriedade do seguro viagem e as regras para a viagem de estrangeiros, deixando o turismo ainda mais organizado. Não à toa, os países da UE são o sonho de consumo da maioria dos viajantes.

E, para finalizar, confira mais sobre as belezas da Europa nesse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Europa:

Gostou de conhecer o Mapa da União Europeia? Tem dúvidas ou alguma sugestão de passeio nos destinos? Deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *