Cidades de Luxemburgo: 6 mais bonitas para o seu roteiro

por Camila Costa

Cidades de Luxemburgo: 6 mais bonitas para o seu roteiro

Visitar as cidades de Luxemburgo traz ao turista um contraste bem interessante que viaja para este pedaço da Europa.

Primeiro, você descobre que o país é realmente pequeno, inclusive com muitas localidades com menos de 1.000 habitantes. Depois, percebe que, mesmo assim, é uma nação multicultural e com muito para oferecer aos viajantes!

Bom, pelo menos foi essa a minha impressão ao passar por Luxemburgo. Ao mesmo tempo em que estava em um país minúsculo, para cada lado que ia acabava encontrando uma coisa diferente.

E é claro que isso torna qualquer viagem mais incrível, principalmente quando se vai além da capital de Luxemburgo.

Echternach, Esch-sur-al zette e Vianden são apenas algumas das cidades de Luxemburgo que valem a pena ser visitadas. Muitas delas são próximas do Oeste da Alemanha (cidades como Colônia, Dortmund e Frankfurt), mesmo ao lado do distrito de Luxemburgo, a capital do país.

Neste artigo, vou compartilhar um pouco da minha experiência no país e o que você pode visitar, aproveitando que é muito fácil e rápido viajar por Luxemburgo. Acompanhe as dicas e prepare tudo para a sua vez de conhecer um dos países com a melhor qualidade de vida da Europa!

Leia também => Onde ficar em Luxemburgo

Seguro viagem Luxemburgo »

 

Principais cidades de Luxemburgo

  1. Vianden
  2. Echternach
  3. Esch-sur-Alzette
  4. Ettelbruck
  5. Larochette
  6. Mondorf-les-Bains

CLIQUE AQUI e reserve os melhores passeios em Luxemburgo »

 

Vianden

vianden Luxemburgo
Cidade foi construída ao redor do Castelo de Vianden.

Certamente Vianden é uma das cidades de Luxemburgo que mais atrai os turistas. É fácil entender isso, pois esse pequeno município do distrito de Dierkrich é um encanto!

Na verdade, ela é a capital do distrito, já que o país é dividido em três ao todo: Dierkrich, Grevenmacher e Luxemburgo. Em Vianden estão alguns dos tesouros mais antigos do país, como o Castelo de Vianden.

A população total é de menos de 2.000 pessoas, mas isso apenas aumenta o charme dessa pequena cidade no vale de Our. Localizada próxima da fronteira com a Alemanha, ela é construída em volta do seu castelo.

O castelo foi construído pelos condes de Vianden entre os séculos XI e XIV. Uma das curiosidades é que o escritor francês Victor Hugo chegou a viver no local em 1871.

A visita ao interior do local permite conhecer os quartos, salões, cozinha e outras áreas que remontam séculos passados. Saiba quais são os principais pontos turísticos de Luxemburgo.

Outra atração da cidade é o teleférico, que leva até o outro lado do castelo e permite uma vista panorâmica incrível. O bilhete custa 4,80 euros ida e volta e 3,50 euros apenas um trecho. Porém, ele abre somente de abril a outubro, das 10 horas às 17 horas.

Como o escritor Victor Hugo morou na cidade, há também o Musée Littéraire em sua antiga casa, ao lado do rio Vianden; nele está o quarto dele com móveis originais e documentos antigos. O museu abre o ano todo de terça a quinta e o valor do ingresso é de 5 euros para pessoas acima de 25 anos.

O passeio pelas margens do Rio Our também é praticamente obrigatório em Vianden. Ao longo dele há vários restaurantes e outros espaços para conferir, além de ser o ponto perfeito para fotos da sua viagem.

  • Distância para a capital: 22 km.

Imperdível => Excursão Natal Mágico em Luxemburgo

 

Echternach

Echternach luxemburgo
Abadia é a principal atração de Echternach.

No distrito de Grevenmacher está mais uma entre as belas cidades de Luxemburgo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Luxemburgo. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Com cerca de 4.600 habitantes, Echternach é famosa pela abadia construída em seu território e o rio Sauer. Esse rio corta a cidade e determina a fronteira entre Luxemburgo e Alemanha.

A cidade foi um dos alvos da região durante os bombardeios da II Guerra Mundial, mas se recuperou em seguida, tendo sido toda restaurada. A Abbey of Echternach foi fundada em 698 e a cidade se ergueu ao seu redor.

No dia de Pentecostes há uma procissão que reúne mais de 10.000 pessoas todos os anos. Ao lado da abadia há um pequeno museu que também vale a visita.

O centro de Echternach é um convite especial para um passeio calmo e admirando sua história medieval. As ruínas da antiga muralha também seguem de pé e podem ser visitadas ao redor da cidade.

Echternach também é famosa pela vida cultural ativa, recebendo muitos festivais de música, teatro e também os mercados de rua.

Por isso, passar por ela especialmente no verão é a garantia de uma programação cheia, mesmo sendo pequena! Saiba qual a moeda de Luxemburgo.

O Festival Internacional de Echternach (e-Lake Festival), por exemplo, acontece de maio a junho e reúne concertos de música clássica pela cidade. Já em setembro e outubro acontecem festivais de jazz e a maioria da programação é gratuita.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Um dos pontos positivos da cidade é que em poucas horas você conhece praticamente tudo. Ela também possui forte influência alemã, então é uma boa oportunidade de mesclar culturas.

Se a visita for no verão, provavelmente você terá muito mais o que aproveitar. Mesmo assim, vale uma boa visita também no inverno, já que a prática de esportes na neve é comum. Se você deseja esquiar na Europa, com certeza terá bons momentos.

  • Distância para a capital: 28,2 km.

Como ter? => Internet em Luxemburgo

 

Esch-sur-Alzette

Esch-sur-Alzette luxemburgo
Cidade é cosmopolita e movimentada | Foto: Zinneke, via Wikimedia Commons.

Uma cidade cosmopolita com ares do passado, é assim que se define Esch-sur-Alzette em Luxemburgo. Ela é realmente charmosa e renovada, com uma população de 28.000 habitantes.

As atrações são várias, mas o Museu da Resistência se destaca, contando um pouco da história do país durante os períodos da II Guerra Mundial.

Ele apresenta um acervo com objetos de prisioneiros dos campos de concentração nazistas e relatos verídicos. O local abre de terça a domingo, das 14 horas às 18 horas.

O passeio pelo centro histórico da cidade também é muito indicado. Você perceberá que ela é mais movimentada do que as outras cidades de Luxemburgo citadas acima, mas isso ajuda a representar a sua importância.

A cidade é repleta de parques e atrações também para for viajar com crianças, por isso é ótima para viagens em família. Portanto, é uma visita que agrada toda as pessoas, principalmente porque o centro é bem movimentado.

Você encontrará por lá ótimos restaurantes em Luxemburgo, cafés e até mesmo lojas caso queira fazer compras. Assim como as demais, em apenas um dia você consegue ver tudo e aproveitar bem a cidade.

  • Distância para a capital: 18,7 km.

Tour na capital => Passeio guiado a pé em Luxemburgo

 

Ettelbruck

Diekirch luxemburgo
Gran-Rue têm diversos restaurantes e cafés | Foto: Cayambe, via Wikimedia Commons.

Entre as cidades de Luxemburgo, Ettelbruck se destaca no distrito de Diekirch. São cerca de 9.000 habitantes nessa localidade, que é perfeita para quem está buscando relaxar um pouco.

Ettelbruck é uma cidade interessante para você fazer uma parada enquanto atravessa o país, por exemplo.

Apesar de calma, há muito eventos culturais o ano todo e você pode dar a sorte de aproveitar algum deles gratuitamente. Entenda como se locomover em Luxemburgo.

No Centre des Arts Pluriels Edouard Juncker (CAPE), há uma programação ativa e de destaque nacional. Você também pode aproveitar para conhecer o centro histórico e seus parques, além dos museus de guerra da cidade.

  • Distância para a capital: 34,7 km.

Confira => Dicas para alugar um carro para viajar

 

Larochette

Larochette luxemburgo
Ruínas do Castelo de Larochette são atração na cidade | Foto: LBM1948, via Wikimedia Commons.

Mais uma vez, as cidades de Luxemburgo guardam um castelo histórico e muito importante para a história do país. Assim acontece com o Castelo de Larochette, na cidade a poucos quilômetros da capital.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Essa é uma dica ideal para quem é fã de roteiros mais radicais. Isso porque as trilhas que levam ao castelo são muito acessadas pelos turistas, especialmente durante a primavera e verão. Saiba quais as cadeias montanhosas da Europa.

O castelo é realmente a grande atração de Larochette. Ele foi construído no século XI, mas logo após, no século XVI, um incêndio o destruiu. A única parte que foi restaurada é a principal, mantendo o projeto original.

Ao visitar o castelo, você ainda tem uma vista panorâmica da cidade abaixo dele e passa também pelas suas ruínas. É uma visita importante para entender a história de Luxemburgo, já que o castelo ocupa grande relevância no país.

  • Distância para a capital: 24,7 km.

Incrível => Tour privado de Bruxelas a Luxemburgo

 

Mondorf-les-Bains

menores cidades da europa
Mondorf-les-Bains é uma com belos cenários| Foto: Dguendel, via Wikimedia Commons.

Localizada no distrito de Grevenmacher, essa cidade é quase inusitada. Ela possui cerca de 40 hectares e chama atenção, pois você se sente em um spa, não é exagero! O custo também é um pouco caro, mas é uma dica para uma passagem rápida.

A cidade – se é que podemos chamá-la assim – se destaca pelo seu parque de águas termais e várias outras atrações voltadas ao bem-estar e saúde. Nela existe também o Casino 2000, onde há um verdadeiro centro de entretenimento, gastronomia, eventos e outras atrações.

Sim, basicamente a cidade gira ao redor disso, se é o que você está pensando! Ela é como um resort de bem-estar, mas também marcada pelos eventos culturais e atividades ao ar livre. Saiba como fazer um roteiro na França, Bélgica e Holanda.

Então, como você pode perceber, é um lugar completamente diferente para se visitar entre as cidades de Luxemburgo!

  • Distância para a capital: 33 km.

Adquira => Bilhetes de trem com desconto na Europa

 

Principais cidades de Luxemburgo

A expressão para definir Luxemburgo é: um pequeno grande país! Apesar de ser fisicamente um país tão pequeno, isso não limita Luxemburgo a ser menos incrível.

Assim como eu, você com certeza vai sentir toda cultura e mistura de histórias e povos que existe no local.

Visitar as cidades de Luxemburgo dá um pouco dessa sensação e faz você querer voltar sempre. A minha dica é simples: aproveite que o país é pequeno e passe um pouco por cada região.

Assim você descobre que “pequeno” e “grande” podem ser adjetivos que se completam em Luxemburgo!

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro em Luxemburgo, com dicas dos lugares que você pode conhecer em até 3 dias de viagem pela capital.

E você, quais destas cidades de Luxemburgo gostaria de visitar? Já esteve em alguma e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *