Dúvida: fazer um cruzeiro pela Europa ou um mochilão?

por Will Junqueira

Dúvida: fazer um cruzeiro pela Europa ou um mochilão?

Fazer um cruzeiro pela Europa saindo do Brasil é, com certeza, o sonho de grande parte das pessoas. Mas ainda há muitas dúvidas sobre essa viagem, se vale a pena seus benefícios e, principalmente, seu custo.

Da mesma forma, diversos são aqueles que sonham em conhecer o velho mundo sem se amarrar a um roteiro pré-definido, assim como preferem ter mais tempo para desfrutar todos os detalhes de cada cidade do passeio.

Em maio de 2019, fiz uma viagem de 26 dias pelo continente europeu e, felizmente, pude ter um pouco das duas experiências, visto que passei os 10 primeiros dias embarcado em um cruzeiro, enquanto o resto da viagem foi feita de maneira mais convencional, se hospedando em hotéis, pegando aviões e trens para me locomover com mais liberdade, em um conceito bem mochilão.

Dessa forma, tive a oportunidade de verificar os prós e contras de ambas as opções, podendo voltar para cá e passar a você um pouco de minha experiência.

Já aviso agora que, sinceramente, não sei qual a melhor opção, visto que as duas te possibilitam coisas boas e, obviamente, ambas têm seus lados negativos.

Continue lendo este artigo para chegar a sua própria conclusão sobre o que compensa mais, fazer um cruzeiro pela Europa ou um mochilão mais convencional.

Chip => Quanto custa internet da Europa

Seguro viagem Europa »

 

Experiência do cruzeiro pela Europa

Cruzeiro pela Europa
Simples fato de estar em um resort flutuante é sensacional.

O nome desse subtítulo já explica um dos grandes pontos positivos do cruzeiro pela Europa: a experiência como um todo.

O simples fato de estar em um resort flutuante é sensacional, e ainda poder utilizar ele como um meio de transporte deixa tudo mais legal.

Durante a viagem, eu acordava praticamente em um país diferente a cada dia, algo que nunca havia experimentado em minha vida e que, muito provavelmente, não volte a sentir se não fizer outro cruzeiro.

Dentro há de tudo um pouco para se fazer, o que te dá a sensação de estar sendo bem cuidado a todo o tempo.

Ficam à disposição: academias, SPAs, diversos restaurantes, piscinas e o que mais você imaginar.

Os navios são bastante completos — especialmente os mais novos e de companhias mais conhecidas —, o que te faz se sentir em casa e, ao mesmo tempo, ter uma experiência completamente nova sobre viajar. Veja também o post com a lista das praias mais bonitas da Europa.

Entenda => Por que contratar um seguro viagem

 

Pontos positivos do Cruzeiro

Cruzeiro pela Europa saindo do Brasil
Outro ponto positivo é a possibilidade de conhecer tantos lugares em tão pouco tempo.

As vantagens de se fazer uma viagem de cruzeiro pela Europa são inúmeras, mas decido começar com a que, acredito eu, mais vai te espantar: o custo.

Embora todos achem que este seja um passeio caro — o que, de fato, pode ser verdade —, é necessário fazer toda uma análise quando se faz uma viagem tão longa como a que fiz.

Na ponta do lápis, quando verifiquei o que eu gastaria com hotel, alimentação — lembre-se que no cruzeiro não há esse custo, visto que o que peguei era all inclusive, como a maioria —, e transporte entre as cidades e países, o valor se apresentou relativamente mais alto que a viagem de cruzeiro, mesmo com todos os extras.

Sendo assim, compensava muito mais o cruzeiro do que o mochilão nesse caso, ainda que isso seja muito subjetivo e dependa bastante do roteiro pela Europa que você planeja para sua viagem. Aproveite e saiba mais sobre como comprar euro online.

Outro ponto positivo é a possibilidade de conhecer tantos lugares na Europa em tão pouco tempo. Em minha experiência, passei 10 dias em alto mar, período no qual pude conhecer sete cidades em cinco países.

Praticamente um país a cada dois dias, nada mau para quem nunca tinha pisado em solo europeu antes!

Para finalizar, lembro do fato que você ficará hospedado todos esses dias em um resort, como disse acima, com toda a comodidade e entretenimento de um, mesmo viajando.

Isso também faz muita diferença em uma viagem como essa quando se pensa, especialmente, no faz e desfaz de mala que temos que passar quando em um mochilão.

Nesse tipo de passeio em cruzeiro pela Europa, você ficará por diversos dias sem se preocupar em ter que trocar de hotel, fazer check-in e check-out, e nem em pagar as contas do hotel.

Escolha => 10 destinos para mochilão

 

Pontos negativos do cruzeiro

Dicas para cruzeiro
O que mais me incomodou é o sentimento de estar por tanto tempo em um lugar fechado.

Tudo que é bom tem seu lado ruim, e com um cruzeiro pela Europa não seria diferente. Pensando nesse quesito, o que mais me incomodou é o sentimento de estar por tanto tempo em um lugar fechado — ainda que enorme — com as mesmas pessoas.

Creio que por terem sido 10 dias, esse sentimento foi maior, talvez em uma viagem de 4 ou 5 dias isso não teria me incomodado.

Além disso, algo bem ruim é o tempo que você tem para conhecer algumas das cidades mais lindas do mundo, visto que o navio atraca logo cedo — normalmente você desce às 9h e vai embora no início da noite, entre às 16h30 e 21h30, dependendo do local.

Dessa forma, muitas vezes, você tem apenas algumas horas para conhecer toda uma cidade gigantesca, ou ainda um país. Eu, por exemplo, só tive esse dia em Portugal e ainda peguei chuva, o que acabou tornando a minha experiência meio negativa.

Com tudo isso, o que acaba acontecendo é que você tem uma rotina já pré-definida — que já se inicia no roteiro, que já está pronto quando você fecha o pacote —, fazendo com que você não possa opinar muito no que vai fazer.

Em alguns momentos, você simplesmente tem que seguir as ordens e fazer o que todos estão fazendo pelas regras do cruzeiro pela Europa, inclusive nos quesitos horário e alimentação.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Dicas => Tour pela Europa

 

Experiência do mochilão

Mochilão pela Europa
Balanço geral de um passeio estilo mochilão é tão bom quanto o de um cruzeiro.

Assim que desembarquei do cruzeiro pela Europa, depois de 10 dias em alto mar, segui viagem de maneira mais convencional, utilizando de transportes como aviões, ônibus e trens, da forma como a maioria das pessoas faz.

Foram mais 16 dias pela Europa, visitando mais seis cidades em cinco países, tudo naquela correria digna de um bom mochilão. Leia outras dicas sobre como viajar de carro na Europa.

A experiência em si, simplesmente por ser uma viagem pelo velho mundo, já é ótima, mas também apresenta seus prós e contras, visto que, ao mesmo tempo em que você tem muito mais liberdade, é difícil se acostumar à nova rotina e à menor quantidade de regalias que haviam no cruzeiro.

De toda forma, o balanço geral de um passeio estilo mochilão é tão bom quanto o de um cruzeiro, já que em ambos você conhece diversos locais, pessoas de uma infinidade de nacionalidades, a gastronomia de tantos países e a muitas culturas em um curto espaço de tempo.

Fácil => Seguro viagem barato

 

Pontos positivos do mochilão

Vantagens do mochilão
O que mais me satisfez durante a viagem é a liberdade.

Semelhante ao cruzeiro pela Europa, o mochilão também possui diversos benefícios, mas o que mais me satisfez durante a viagem é a liberdade que você tem.

Em primeiro lugar, o roteiro é montado inteiro por você, levando consideração os seus desejos e quais os locais que te fazem sonhar em visitá-los um dia. Dessa forma, a viagem tem muito mais a sua cara e seu gosto do que a de um cruzeiro.

Ainda no tema liberdade, você tem a possibilidade de fazer o que quiser a qualquer momento, visto que nada te prende a uma programação.

Assim, é possível tirar um dia de descanso ou ainda fazer um passeio que não estava em sua lista, sem se preocupar no horário que precisa voltar para o navio.

A possibilidade de conhecer mais pessoas também é grande, já que você não ficará por tanto tempo “preso” em um mesmo local.

Assim, são bem mais constantes as conversas com outros viajantes, o bate-papo de bom dia com o pessoal do hotel e as inúmeras interações com taxistas e motoristas de Uber. Aproveite e veja  artigo sobre as rotas populares para viajar de trem pela Europa.

Entenda => Seguro viagem para cruzeiro

 

Pontos negativos do mochilão

Dicas para mochilão
Você deve se preocupar com horários de check-in e check-out.

Sem pensar muito, já destaco como principal ponto negativo do mochilão o cansaço. A rotina se resume a, basicamente, acordar cedo, conhecer a cidade, voltar para o hotel à noite, arrumar a mala e no dia seguinte ir para o próximo destino.

Dessa forma, o que ocorre é que você acaba tendo pouco tempo de descanso e, ao mesmo tempo, muito desgaste durante o dia. A somatória desses fatores tem como resultado um você completamente acabado após uma semana de viagem.

Além desse cansaço físico, o seu emocional também fica muito mais caótico, visto que em um mochilão você possui muito mais preocupações que em um cruzeiro.

Sem a supervisão de horários do navio, você acaba precisando se organizar para tudo, estando sempre com a cabeça cheia de assuntos, como horários de check-in e check-out — que são um ponto negativo por si só —, fazer e desfazer a mala — outro fator bastante cansativo —, pensar nos trajetos, tickets, passagens e tudo mais. É muita coisa para pensar em pouco tempo.

Por fim, há o lado do dinheiro. Por estar mais tempo na rua, o seu gasto acaba ficando maior — seja por conta dos almoços e táxis, ou pelas inúmeras garrafas de água e souvenires que irá comprar.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O controle precisa ser bem maior e seu cuidado com a fatura do cartão mais do que redobrado.

Diferente => Melhores barcos para se hospedar

 

Cruzeiro x Mochilão

Cruzeiro ou mochilão
Tudo depende muito de seu gosto e os locais que você pretende conhecer.

Como você pôde ler acima, tanto o cruzeiro pela Europa quanto o mochilão são opções que, além de viáveis, apresentam diversos pontos positivos.

Algumas coisas, obviamente, podem significar mais para mim do que para você, assim como certos fatores citados podem ser positivos para uns e negativos para outros, dependendo do ponto de vista.

Para quem prefere uma viagem com mais requinte e comodidade, visitando várias cidades e países, mas se satisfaz em conhecer o básico de cada local, um cruzeiro pode ser a melhor opção.

Já para aqueles que gostam de ter mais liberdade, de fazer tudo em seu tempo e conhecer a fundo todo e qualquer lugar que visitar, talvez o mochilão seja uma melhor alternativa. E claro, ainda há a possibilidade de fazer como eu e misturar um pouco de cada.

O que ocorre é que não há uma verdade a respeito dessa viagem, visto que tudo depende muito de seu gosto, os locais que você pretende conhecer, seu orçamento e tantos outros fatores.

Hoje, sou grato por ter tido essa experiência que envolveu os dois tipos de viagem e mais ainda por poder passar esse conhecimento adquirido a vocês, mas nada mais do que isso posso fazer.

Importante => Primeira vez em hostel

 

Afinal, cruzeiro pela Europa ou mochilão?

Como dito acima, essa escolha depende mais de você do que de mim, ficando sob minha responsabilidade apenas te passar as experiências desses dois tipos de passeio.

Mas, ainda assim, como última dica, sugiro que antes de se jogar de cabeça no velho continente em uma viagem de um mês, você experimente um pouco de cada uma dessas opções.

Eu, por exemplo, já havia feito um cruzeiro de quatros dias em águas brasileiras, então, já sabia bem o que esperar dessa parte de minha viagem.

Da mesma forma, já havia experimentado uma aventura do tipo mochilão em uma roteiro que fiz pela América do Sul por cerca de 10 dias.

Sendo assim, tanto os pontos positivos quanto os negativos não foram uma total surpresa para mim. Às vezes, se jogar em experiências mais rápidas, como essas que passei, pode te preparar para tudo que irá ocorrer em uma viagem mais comprida.

Por fim, creio que agora você já tem mais do que o suficiente para decidir se nas próximas férias você fará um cruzeiro ou um mochilão pela Europa, ou ainda se irá começar com roteiros mais próximos para se acostumar a essas experiências. Independente da opção escolhida, sua viagem vai ser fantástica, não se preocupe!

E aí, já sabe se quer fazer um cruzeiro pela Europa ou um mochilão? Conte tudo nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Will Junqueira

ESCRITO POR

Will Junqueira

Will Junqueira, 25 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países. Hoje, escreve principalmente sobre suas viagens, negócios e carreira, empreendedorismo e marketing.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *