Viagem de trem pela Europa sem perder tempo e dinheiro

Viagem de trem pela Europa sem perder tempo e dinheiro

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Fazer uma viagem de trem pela Europa é uma opção muito usada por europeus e viajantes para se deslocarem dentro de um país ou até de um país para o outro.

Devido à grande oferta de trens, esta pode ser uma forma interessante de conhecer o continente europeu. Os trens são de alta qualidade e possuem passagens econômicas para viagens curtas.

Para os trens de alta velocidade, os preços costumam ser mais salgados, mas em alguns casos valem mais a pena do que os próprios aviões.

Para viagens mais longas, existem os trens noturnos com camas dentro das cabines, que é apenas uma das vantagens de viajar de trem pela Europa.

Sem contar que as burocracias são muito menores do que nos aeroportos, pois check-in e passaporte serão necessários apenas em casos de fronteiras específicas.

Encontre => Melhor internet para viajar na Europa

Seguro viagem para a Europa »

Trem pela Europa

*Vídeo oficial do site de turismo da Europa

Viajar de trem pela Europa traz a possibilidade de conhecer todo o continente sobre trilhos, já que as ferrovias vão de ponta a ponta. Mais fácil que as companhias aéreas, normalmente é suficiente chegar à estação com 20 minutos de antecedência.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Depois, basta descobrir a plataforma de partida do trem, esperar o embarque e partir rumo ao seu destino no continente europeu.

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »

Mapa das linhas

Turismo na Europa
Mapa trem de alta velocidade na Europa | Foto: Bernese, via Wikimedia Commons.

O transporte ferroviário foi o primeiro a levar o homem por grandes distâncias, por isso, representou um grande avanço para a humanidade.

A Europa foi a pioneira na construção das ferrovias e suas primeiras linhas foram criadas na Inglaterra durante o século XIX.

Inclusive, a Inglaterra atualmente é um dos países com maior malha ferroviária de todo o continente. Mas, além do Reino Unido, há outros países com malha ferroviária. Os mais abastecidos por trens são a Alemanha, República Tcheca, Suíça, Bélgica e Luxemburgo.

Por outro lado, há aqueles abastecidos, mas que há menor oferta de linhas para viagem de trem pela Europa. São eles: Grécia, Bósnia, Turquia, Noruega e Finlândia. Mesmo assim eles possuem mais linhas de trem do que boa parte dos países do mundo.

Devido as ferrovias, é possível percorrer praticamente todo o continente apenas de trem. Sua malha ferroviária, é a maior e uma das mais eficazes do mundo. O trem na Europa é famoso pela qualidade, excelente estrutura, limpeza e organização.

E, até pouco tempo viajar de trem era a forma mais comum. Isso tem mudado depois que as empresas aéreas começaram a disputar os mesmos trajetos oferecendo voos low cost, que te levam de um país ao outro por menos de 30 euros.

Passagens de trem na Europa

Trem na Europa mapa
Trens oferecem passagens de primeira e segunda classe.

Os trens oferecem passagens de primeira e segunda classe, mas quase não existem diferenças entre uma classe e outra. Exceto que a primeira classe geralmente será mais vazia e talvez possua alguma pequena diferença nos assentos.

A maioria das passagens pode ser comprada direto no site das companhias, que oferecem opções de valores e horários. Em alguns trens, principalmente os de percursos mais longos, é possível escolher o lugar, mas em alguns casos, a reserva é obrigatória e paga.

Sem reserva de assento, você não poderá embarcar. Além das passagens individuais, na Europa existem os famosos passes que te dão direito a viajar durante uma quantidade determinada de dias dentro de um período específico.

Por exemplo, você pode comprar bilhetes de trem para a Europa que poderão ser usado dentro do período de um mês. Pode ser uma boa opção em vez de comprar as passagens separadas.

Passes de trem na Europa

Melhores viagens de trem pela Europa
Com o passe, é possível viajar dentro de um mesmo país ou até por toda a Europa.

Como os passes te dão direito a várias viagens em um determinado período, a resposta dependerá do seu roteiro. Geralmente vale a pena se você pretende pegar vários trens em um curto espaço de tempo.

Com o passe, é possível viajar dentro de um mesmo país ou até por toda a Europa e escolher qual a validade do seu bilhete. O preço depende da quantidade de dias e distâncias.

Uma empresa que oferece esse tipo de passagem é a Rail Europe. Você pode emitir o bilhete e receber pelo correio ou imprimi-lo nos guichês das estações. É uma opção para quem pretende conhecer vários lugares durante a estadia na Europa. A empresa tem um aplicativo, onde estão informações sobre seu trem, reservas de assento e horários.

Dicas de viagem nos países da Europa
Você pode reservar o passe no site.

Os passes que englobam todos os países custam entre 60 e 908 euros, enquanto os passes para dentro de um mesmo país custam em média 100 euros. A quantidade de dias de viagem é escolhida por você e variam de 3 dias a 3 meses.

Por exemplo, a opção mais cara do Euro Global Pass te dá direito a viajar ilimitadamente durante 3 meses por 31 países da Europa. Apenas não esqueça de conferir quais trens podem ser usados, pois nem todos que estão disponíveis naquele trajeto são cobertos pelo passe.

Outra vantagem é que ele dá desconto em alguns restaurantes e hotéis. É preciso sempre conferir no site, de acordo com seu roteiro de viagem, se vale a pena ou não. Se você pretende se deslocar pouco, provavelmente não compensa.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Também há a Eurail que comercializa apenas passes de trem dentro dos países ou combos entre os países da Europa.

Bagagens

Viagem de trem pela Europa roteiro
Não existe limite de bagagem, você pode levar quantas malas conseguir carregar..

Na hora de pensar na bagagem, pode ser uma vantagem ou uma desvantagem viajar de trem. A maior vantagem é que você não despachará suas malas como em uma viagem de avião, elas estarão sempre junto de você. Assim, chegou ao seu destino, pegue suas malas, desça do trem e pronto!

Na maioria dos casos, não existe limite de bagagem, você pode levar quantas malas conseguir carregar. A desvantagem é que às vezes os trens já têm passageiros quando você embarca. Mesmo que todo trem tenha espaço para bagagens, pode ser difícil encontrar lugar se você tiver muitas malas e elas forem grandes.

Outra possibilidade é que você tenha que deixá-las longe do seu assento. Por essa razão, mesmo que você viaje de trem, é interessante usar cadeado para mantê-las sempre fechadas.

Preço das passagens na Europa

rail europe brasil
Preço depende da distância e tipo de trem.

Se está em dúvida se o preço do trem na Europa é barato, te respondo que depende do tipo de trem, distância percorrida e data de compra da passagem.

Geralmente, passagens regionais tem ótimos preços. Passagens para caminhos maiores são um pouco mais caras, principalmente se forem de trens de alta velocidade.

Porém, se compradas com antecedência média de 60 a 120 dias (dependendo do país), direto nos sites das companhias ferroviárias, podem custar menos da metade do preço. Para viagens locais, é difícil encontrar promoções, pois, o preço costuma já ser pequeno.

Existe também uma variação de acordo com os países, alguns têm um custo de vida maior, então, o trem também será mais custoso.

Os países mais caros para viajar de trem são o Reino Unido, Áustria, França e Holanda. E os mais baratos são Letônia, Polônia e República Tcheca.

Onde vale e onde não vale ir de trem

Rail Europe Brasil
Estações possuem bares e lanchonetes, casa de câmbio e pontos de informação.

Uma das vantagens da viagem de trem é a localização em que você chegará ao seu destino e pode fazer as rotas de trem pela Europa.

Diferente dos aeroportos que geralmente são mais afastados, as linhas de trem quase sempre são no centro das principais cidades do país, o que te ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Outra vantagem é o conforto, já que alguns contam com serviço de bordo, wi-fi e poltronas bem confortáveis.

As estações funcionam praticamente da mesma forma que os aeroportos, possuem bares e lanchonetes, casa de câmbio e pontos de informação. Algumas estações parecem um shopping de tanta loja!

Então, onde e quando vale a pena? Tudo depende do seu roteiro de viagem. Alguns trajetos têm paisagens realmente impressionantes, com vistas panorâmicas. Mas, no geral, compensará usar o trem na Europa para distâncias pequenas e médias.

Você pode “calcular” analisando se o tempo de viagem de trem não supera o tempo de um voo de mesmo destino, somado as burocracias de despacho de mala, embarque e desembarque. Ou se você tiver bastante tempo disponível no seu roteiro.

Como se deslocar no continente europeu
Viagem de trem não vale a pena se for preciso fazer conexões para chegar ao destino.

Quando não vale a pena uma viagem de trem pela Europa? Acredito que não valha a pena se for necessário fazer alguma conexão, pois a viagem de trem pode não valer a pena por ser muito cansativa.

Além do risco de não conseguir chegar até o destino final, existe a possibilidade de um trem atrasar e você não conseguir pegar o próximo, ou perdê-lo por não conhecer o local.

Diferente dos metrôs que passam com intervalos muito curtos, determinados percursos são feitos apenas algumas vezes ao dia.

Perder um dos trens pode significar ter toda a viagem comprometida. Para grandes distâncias talvez valha a pena pelo passeio ou se você topar a aventura de pegar um trem noturno para economizar na estadia.

Pois, os voos quase sempre são mais baratos e mais rápidos nesse caso. Como todo tempo de viagem é sagrado para quem tem os dias fechados para seus passeios, é preciso sempre comparar o tempo e valor gastos para descobrir se a compensa ou não optar pelo trem na Europa.

Dicas para usar o trem na Europa

Dicas para andar de trem na Europa
Confira quais países e estações irá passar o seu trem.

A primeira vez pegando um trem na Europa pode ser um pouco confusa, já que há várias linhas e as distâncias são grandes. Aconselho chegar com um pouco de antecedência para confirmar qual plataforma parte seu trem, porque pode haver mais de uma.

Outra dica é escolher os trens noturnos para percursos mais longos. Além de economizar em estadia, não perde muito tempo da sua viagem.

Tenha em mente que dormir em um trem é muito diferente do que em um hotel, que é silencioso, sem movimentação e constantes paradas com pessoas desembarcando.

Confira quais países e estações irá passar, qual a antecedência em que deve estar na estação para pegar o trem. Em alguns casos, você precisará passar por imigração e até passar suas malas por raio-x. Isso significa correr o risco de perder o trem, caso você não tenha tempo suficiente.

Use o site da Eurail para planejar e montar o seu trajeto. Ele te ajudará a comparar os preços e tempo de viagem para descobrir se vale mesmo a pena ir de trem. Basta escolher os países que você deseja conhecer, quanto tempo ficará em cada um e o sistema calcula o resto para você.

trem na Alemanha
Fique atento as taxas de cada empresa.

Mas fique atento às taxas, pode ser mais vantajoso comprar direito no site das companhias ferroviárias. Por isso, é importante pesquisar muito para planejar sua viagem e aproveitá-la da melhor forma possível.

Particularmente vejo pouca vantagem em grande parte dos longos trajetos de trem hoje, já que com os voos low cost o valor acaba sendo menor e a viagem mais rápida.

Mas se seus planos incluem vários deslocamentos, compre um passe que será mais econômico que as passagens separadas.

Se você gostaria de ter a experiência de uma viagem longa de trem na Europa, vale a pena sim, pois, as paisagens realmente espetaculares. Algumas delas são: a rota da floresta negra na Alemanha, rota de Cinque Terre na Itália e a rota dos Alpes Suíços.

Tudo sobre viagem de trem pela Europa

O trem na Europa é realmente um meio de transporte excepcional por ser tão completo e de qualidade. A possibilidade de percorrer todo o continente conhecendo as mais belas paisagens é uma vantagem desse tipo de locomoção.

Para ter certeza se vale a pena viajar de trem para os destinos europeus que você deseja, é necessário pesquisar bastante e comparar os preços e tempos de viagem. Mas uma coisa é certa, viajar de trem pela Europa é uma experiência única.

Quer viajar de trem pela Europa? Qual roteiro você quer fazer? Conte nos comentários!

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais