Lugares abandonados: 41 locais lindos no Brasil e no mundo

Lugares abandonados: 41 locais lindos no Brasil e no mundo

Nem sempre locais abandonados são feios! Muitas vezes, o abandono revela beleza em cidades fantasmas, prédios que um dia foram imponentes, mansões, castelos etc. Porém, há quem enxergue apenas a bagunça do esquecimento e há os viajantes que buscam conhecer esses lugares, pois são capazes de tirar algo interessante do que foi deixado para trás.

Neste artigo, você conhecerá 41 lugares abandonados ao redor do mundo. Espaços inusitados que talvez nunca tenha passado por sua cabeça visitar, explorar e saber um pouco da sua história.

São lugares abandonados no Brasil em estados como São Paulo, Bahia e Pará. Veremos até lugares abandonados fruto da Segunda Guerra Mundial, assim como lugares assustadores em que o passado deixou tristes marcas, como hospitais e cidades completamente paradas no tempo.

Dentre esses lugares abandonados, estão alguns que um dia foram puro luxo e hoje estão sob escombros, mas mesmo assim não deixaram de ser lindos. Confira agora comigo!

Planeje sua viagem => Seguro viagem

Internet durante uma viagem »

 

Vá direto ao ponto

Fotos de lugares abandonados

Abaixo algumas imagens de lugares abandonados inspiradoras para você começar a entrar no clima dessa pauta! Aposto que você vai gostar:

estado de degradação lugares abandonados guerra mundial lugares abandonados assustadores lugares abandonados segunda guerra mundial locais abandonados no nordeste

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

Lugares abandonados assustadores

Geralmente, lugares abandonados são assustadores, isso porque, na maioria das vezes, o local é carregado de histórias passadas, mortes ou romances que não deram certo. Então, junta-se as histórias à poeira do abandono o que torna o lugar um cenário realmente macabro.

Nesta lista você verá um sanatório, cidades fantasmas destruídas por guerras que ficaram marcadas para sempre e até ilhas abandonadas.

 

1. Bhangarh (Índia)

lugares abandonados na india

Bhangarh é uma vila situada em Rajgarh Alwar , no estado de Rajasthan , na Índia. Após a morte em 1630 do seu governante Chhatra Singh, Bhangarh declinou. Em 1720, o Raja de Jaipur conquistou a cidade, assim seus moradores desapareceram, tornando-se assim totalmente deserta.

As ruínas incluem tempos, pavilhões, um forte que são considerados assombrados. Conta a lenda que espíritos entram no local após o pôr do sol e, portanto, ninguém tem permissão para entrar nas fronteiras de Bhangarh durante esse período.

Viajar para esse que é um dos países mais incríveis da Ásia requer uma imersão também para dentro de si, entrar em contato com uma realidade única, fantástica e quase sobrenatural. Portanto, não deixe de conferir 10 dicas de viagem a Índia.

Turismo => Melhores passeios na Índia

 

2. Sanatório de Beelitz (Alemanha)

hospitais abandonados na alemanha
Foto: Depositphotos.

O Hospital Militar de Beelitz, situado no distrito de Potsdam-Mittelmark, no estado de Brandemburgo na Alemanha, foi construído para tratamento de pessoas diagnosticadas com tuberculose. O local teria sido escolhido por ter um ar muito puro e na época isso era considerado um tratamento eficaz para a doença.

O hospital ficou mais famoso por ter recebido um dos seus pacientes mais icônicos, o nazista Adolf Hitler.

A ala cirúrgica foi utilizada até 1994. Hoje, o local está totalmente abandonado e a vegetação toma conta das suas dependências.

O antigo hospital foi cenário de filmes, mas também de mortes. No seu interior ocorreram assassinatos e suicídios, tornando o lugar ainda mais assustador.

Veja como planejar um roteiro na Alemanha de modo que a viagem seja confortável, segura e inesquecível.

Não perca => Melhores passeios na Alemanha

 

3. Ilha Gunkanjima (Japão)

lugares abandonados
Ilha Gunkanjima

A Ilha de Gunkanjima é uma das ilhas não habitadas da província de Nagasaki. Foi povoada de 1887 a 1974, quando serviu como base de extração de carvão.

O local é assustador por suas imensas construções em ruínas bem no meio do mar. A Ilha já foi cenário de um dos filmes do 007.

Os grandes prédios, um dia serviram de casa para a população de 5 mil habitantes, uma densidade demográfica grande para o tamanho da ilha, por esse motivo o espaço foi sendo aumentado por prédios.

A maioria da população se dedicou ao minério até que em abril de 1974 houve a desativação da mina e os residentes deixaram a ilha. Com isso, o lugar ficou conhecido como “Ilha Fantasma”.

E você não pode visitar esse país, sem antes ver as dicas do Japão que, com certeza, te ajudarão muito a aproveitar ainda mais a experiência de sua viagem.

Economia => Bilhete de Ônibus Turístico em Tokyo

 

4. Pripyat (Ucrânia)

lugares abandonados assustadores
Pripyat

Pripyat é uma cidade fantasma da Ucrânia. O lugar fica bem próximo à Usina Nuclear de Chernobyl, lugar onde ocorreu o maior acidente nuclear da história, em abril de 1986.

Pripyat tornou-se assustadora, pois ainda há vários objetos esquecidos no momento da evacuação por seus antigos moradores, como brinquedos, roupas, discos. Além de ser um lugar onde os cientistas acreditam ser uma região bastante radioativa, não sendo seguro viver nele.

Pripyat está na minha lista dos lugares mais estranhos do mundo, clica no link para saber quais são os outros.

Prático => Pacotes para Europa

 

5. Belchite (Espanha)

lugares abandonados na espanha
Belchite

Belchite é um município da Espanha na província de Saragoça. Durante a Batalha de Belchite na Guerra Civil Espanhola, o povoado foi totalmente destruído e depois transformou-se numa cidade fantasma. 

As operações militares na cidade, provocaram centenas de mortes. Para quem gosta de história, visitar o que restou de Belchite é um passeio imperdível, pois verá o impacto dos bombardeios nas construções das velhas casas e igrejas.

Vai viajar para a Espanha? Saiba que é daquelas experiências onde é possível fazer uma viagem no tempo e voltar para diferentes épocas! Descubra 13 dicas da Espanha para facilitar seu planejamento de viagem para a Espanha.

Divirta-se => Passeios e tours guiados pela Espanha

 

6. Duga Chernobyl (Ucrânia)

lugares abandonados da uniao sovietica
Duga Chernobyl

Duga, localizado em Chernobyl na Ucrânia, é um imenso radar construído secretamente para detecção de misseis balísticos intercontinentais no território da União Soviética. Operou de julho de 1976 a dezembro de 1989.

Medindo 85 metros, a estrutura foi apelidada de pica-pau, pois começou a interferir nas transmissões de rádio com um som semelhante ao da ave. Após a tecnologia dos satélites o gigantesco radar foi substituído.

A Ucrânia faz parte de um incrível roteiro de viagem na Europa para 7, 15, 20, 25 e 30 dias.

Vale a pena => Melhores atrações turísticas na Ucrânia

 

7. Poveglia ou Ilha da Peste (Itália)

ilhas abandonadas na itália
Foto: Depositphotos.

Poveglia é uma pequena ilha localizada entre Veneza e Lido, na Itália. Conhecida também como Ilha da Peste, ela era utilizada como lugar de quarentena pelos contaminados durante essa epidemia.

Anos mais tarde foi construído até um hospital psiquiátrico em Poveglia o que não ajudou muito a contornar a má fama do lugar. No ano de 1968 a Ilha foi totalmente abandonada.

Clique e confira um roteiro de viagem em Veneza, com o que fazer em até 3 dias numa das cidades mais incríveis do mundo.

Descubra => Melhores passeios em Veneza

 

Lugares abandonados lindos

O lugar pode ser assustador, mas existem aqueles que mesmo assim conseguem ser lindos! Tudo isso porque o prédio pode estar abandonado, mas a paisagem no seu entorno colabora para tornar o lugar especial.

 

8. Elevador de Gordejuela (Tenerife, Espanha)

lugares abandonados na espanha
Foto: Depositphotos.

A Ilha de Tenerife, nas Canárias espanhola, é um lugar muito visitado por turistas especialmente aos que viajam em transatlânticos fazendo cruzeiros. A Ilha está entre os melhores destinos da Europa.

Contudo, a maioria dos viajantes que costuma desembarcar em Tenerife nem sabe da existência do Elevador de Gordejuela.

As ruínas do elevador de águas de Gordejuela, em Los Realejos também é conhecido como Casa Hamilton. Construído em 1903 com o objetivo de bombear águas das nascentes de Gordejuela para as plantações de banana no Vale Orotava. O sistema estreou o uso de máquina a vapor em Tenerife.

Algumas partes já desabaram e agora o edifício está em ruínas, sem telhado, portas ou janelas. Mesmo assim, a composição do cenário à beira do oceano fazem da estrutura embora abandonada e velha, um lugar que impressiona por sua beleza.

Incrível => Passeios pela Ilha de Tenerife

 

9. Farol Rubjerg Knude Fyr (Dinamarca)

lugares abandonados na dinamarca

O farol de Rubjerg Knude fica no município de Hjørring no norte da Dinamarca. Sua construção data de 1899. O que chama atenção é que o farol está em um penhasco chamado Lønstrup Klint, a 60m do nível do mar.

Já funcionou aí um museu e até uma cafeteria, mas devido à erosão costeira e ao deslocamento de areia na região, o lugar foi abandonado em 2002.

Recentemente, com um custo de 5 milhões de coroas, o governo dinamarquês relocou o farol afim de evitar que fosse devorado pela força do oceano. Isso vai garantir a subsistência do Farol Rubjerg Knude pelo menos até 2060.

Veja tudo o que fazer num roteiro pela Dinamarca de 30 dias. Neste artigo, separei as melhores dicas para você viajar por esse belo país da Europa.

Tour => Excursão de bicicleta por Copenhague

 

10. Granadilla (Cáceres, Espanha)

lugares abandonados caceres
Foto: Depositphotos.

Granadilla é uma cidade fantasma em Cárceres, uma das cidades mais baratas para viver na Espanha. A cidade é murada e foi construída próximo à represa Gabriel y Galán. Em 1955, seus habitantes foram obrigados a deixar suas residências, pois havia o risco de inundação na cidade.

Embora seja uma cidade abandonada, existe horário e preço para visitá-la, isso tudo porque em 1980 foi declarada Patrimônio Histórico-Artístico. A propósito, saiba quais são as 10 cidades da Espanha mais lindas.

Além de passear por suas ruas desertas, outra atração é subir a torre do Castelo de Granadilla, no seu interior existe até uma sala de armas ainda preservada.

 

11. Kolmannskop (Namíbia)

lugares desertos abandonados
Kolmannskop

Kolmanskop é uma cidade fantasma no deserto da Namíbia construída em 1908 com a intenção de explorar a busca por diamantes naquela região. Os alemães foram os seus habitantes e a exploração do minério trouxe desenvolvimento para a cidade.

Foram construídas casas no estilo alemão. Havia também hospital, salões de festas, escola, cassino e até uma estação de raios x. Após 40 anos de existência e intensa vida, a cidade foi abandonada em razão do esgotamento das pedras preciosas.

Com o passar dos anos, a localização em meio ao deserto, fez com que a areia invadisse as propriedades e hoje é difícil imaginar que ali já funcionou tantas coisas. Hoje praticamente só existem dunas e mais dunas.

Em 1980 foi fundado um museu no local e por ser um lugar tão singular foi cenário de produção de filme nos anos 2000.

Interessante => Lugares mais isolados do mundo

 

12. Cemitério de trens do Salar de Uyuni (Bolívia)

lugares abandonados na bolivia
Foto: Depositphotos.

O incrível Salar de Uyuni na Bolívia, além de ser o maior deserto de sal do mundo, carrega consigo um cemitério de trens. Há décadas sem funcionar, estão nesse local locomotivas enferrujadas e trilhos cravados nas areais, compondo um cenário um tanto inusitado para um deserto.

Os veículos transportavam minérios e pararam de funcionar por volta de 1930, provavelmente em razão da Grande Crise de 1929 ou pela escassez dos minérios.

Hoje, as antigas peças são um verdadeiro museu a céu aberto.

Visite => Excursão para o Salar do Uyuni

 

13. Pista de Bobsled das Olimpíadas de Inverno de Saravejo (Bósnia)

lugares abandonados na bosnia

A pista foi construída para as Olímpiadas de Inverno de 1984 na cidade de Saravejo. A Bósnia faz parte da Europa Oriental que tem outros países diferentes para se conhecer (veja o post).

O esporte Bobsled é aquele o qual as equipes descem uma pista sinuosa a bordo de um trenó. E além de fins esportivos, a pista foi usada também pelos soldados na Guerra da Bósnia como mirante para o ataque ao inimigo.

Isso fez com que a Pista de Bobsled fosse bastante danificada pelo material bélico. Hoje, o lugar tornou-se um importante ponto turístico da cidade, por trazer tantas marcas eternizadas em sua estrutura, misturada à mata que adentra a pista e pichações sofridas ao longo dos anos.

Muito bom => Melhores atividades turísticas em Bósnia e Hezergovina

 

14. Cabana de Pescador em Berchtesgaden (Alemanha)

cabanas abandonadas
Cabana em Berchtesgaden

Cabanas abandonadas ao redor do mundo devem existir várias, mas essa localizada no Parque Nacional Berchtesgaden na Alemanha, chama atenção por estar no meio de um lindo lago. Além de estar envolta por paisagens de alta montanha, com muita vegetação florestas e enormes paredes de rochas.

Uma boa oportunidade de visitar essa linda cabana é fazendo um roteiro de carro pela Alemanha. Dirigir pelas rodovias, chamadas de Autobahns, te dará acesso a lindas paisagens que não estão contempladas nos roteiros mais tradicionais.

Descubra => Excursão para Berchtesgaden

 

15. Túnel do Amor em Kleven (Ucrânia)

tunel do amor
Foto: Depositphotos.

O túnel está numa linha de trem e seu formato em arco é coberto de vegetação do habitat natural. Os viajantes, principalmente os casais aventuram-se até encontrá-lo uma vez que o acesso é difícil, mas chegando no destino, se deparam com um lugar ideal para ensaios românticos.

O túnel tem 7km e a locomotiva passa 3 vezes ao dia transportando madeira para uma fábrica local. Muitas pessoas fazem o bate-volta da capital, inclusive Kiev faz parte da lista das 5 cidades da Europa Oriental para fazer turismo no Leste Europeu.

Ao visitar o Túnel do Amor é normal ouvir muitas histórias românticas reais sobre o lugar.

Lindo => Tour noturno pela Kiev iluminada

 

16. Kayaköy (Turquia)

lugares abandonados na turquia

Kayakoy era uma vila habitada por gregos sudoeste da Turquia, na província de Muğla. Após o fim da guerra entre os dois países, centenas de gregos foram forçados a voltar para o seu país de origem.

Kayakoy tornou-se assim uma cidade fantasma, com centenas de ruínas de casas além de monumentos como igrejas ortodoxas. Hoje, a vila é conservada como local histórico, e é frequentada por muitos turistas.

Vale a pena descobrir o que fazer na Turquia, um dos únicos países do mundo que possui território em dois continentes, Ásia e Europa, uma história repleta de invasões, colonizações e conquistas e ainda uma diversidade de cores e paisagens em seu território.

Viagem => Passeios na Turquia

   

 

17. Igreja de San Juan Parangaricutiro (México)

igrejas abandonadas no mexico
Foto: Depositphotos.

Essa igreja cujo seu nome é quase um trava-línguas localiza-se no povoado de Nuevo San Juan Parangaricutiro, estado de Michoacán, no México. Em 1943, a Vila sofreu com a erupção de um vulcão e depois disso foi reconstruída.

Hoje, o povoado se beneficia do turismo ao redor do vulcão e pelas ruínas da Igreja de San Juan onde somente a parte superior da igreja sobressai sobre a lava.

Curioso => Como é a festa do Dia dos Mortos no México

 

18.Estação de trem Michigan Central (EUA)

lugares abandonados nos eua
Detroit, Michigan, Foto: Depositphotos.

A estação de Detroit foi inaugurada em 1913, quando a estação anterior havia sofrido um incêndio. Seu último trem partiu em  6 de janeiro de 1988.

O edifício está localizado no distrito histórico de Corktown. Atualmente, o local está desocupado e as ruínas formam a maior parte da paisagem.

Você sabe como viajar barato para os Estados Unidos? Este post explica tudo, é só clicar em conferir!

Programa-se => Tours guiados nos Estados Unidos

 

19. Craco (Itália)

fotos de lugares abandonados
Craco

Craco é uma comuna italiana da região da Basilicata, província de Matera. O seu centro histórico foi abandonado devido a um deslizamento de terra, transformando-se em uma cidade fantasma. O lugar atrai turistas de toda parte e vários filmes já foram rodados aqui.

Conferir as principais dicas da Itália é fundamental para organizar uma viagem para um dos países mais turísticos da Europa.

Fácil => Alugue um carro mais barato na Itália

 

20. Vallone dei Mulini (Itália)

lugares abandonados na itália

Vallone dei Mulini ou Vale dos Moinhos, é um vale histórico em Sorrento na Itália. Sorrento é uma das lindas cidades para incluir numa viagem ao Sul da Itália. Construídos no século XIII, os moinhos de farinha eram de pedras, e sua função era moer grãos.

O vale é esculpido por dois rios Casarlano-Cesarano e S. Antonino. O prédio foi fechado e abandonado na década de 1940.

Inesquecível => Roteiro de carro pela Itália

 

21. Vila de Chaitén (Chile)

lugares abandonados no chile
Foto: Depositphotos.

A Vila de Chaitén está localizada a 1.300 quilômetros da capital do Chile, Santiago. O vulcão Chaitén em maio de 2008 sofreu uma erupção, o que causou a saída de todos os moradores da Vila. Tornando-o  praticamente uma cidade fantasma. Saiba mais sobre lugares nos arredores de Santiago.

Aos poucos, a Vila está voltando a vida normal, mas ainda existem muitos resquícios da fúria do vulcão na região o que atrai muitos turistas para o local.

Sensacional =>  Ingresso para o Sky Costanera em Santiago

 

22. Humberstone, Deserto do Atacama (Chile)

lugares abandonados no atacama
Foto: Depositphotos.

Nem só de paisagens naturais vive o Deserto mais árido do mundo o Atacama. A região atrai visitantes também, pois encontra-se um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO: o Humberstone, uma cidade formada a partir da extração de salitre.

O setor aqueceu a economia chilena por sessenta anos. Atualmente, Humberstone é quase uma cidade fantasma, mas com muita história pra contar. Um verdadeiro museu a céu aberto. No que restou da cidade é possível contemplar casas, hotéis e estação de trem.

Reserve agora => Melhores excursões no Atacama

 

23. Bodie, Califórnia (EUA)

lugares abandonados lindos
Bodie, California

Bodie fica nos Bodie Hills em Mono County, Califórnia nos Estados Unidos. Foi descrita como uma cidade fantasma em 1915, após o seu declínio. A cidade recebe uma média de 200.000 visitantes por ano atraídos pelo clima de cidade do velho oeste americana.

Suas ruas desertas ainda trazem à memória o quão movimentada era Bodie, sede de atividades pela corrida do ouro do estado da Califórnia. 

Inclusive, essa região é um ótimo lugar para fazer intercâmbio, logo saiba quais são as melhores escolas de inglês da Califórnia.

Conforto => Hotéis em oferta na Califórnia

 

24. Farol na Ilha Sakhalin (Rússia)

farois abandonados
Farol na ilha Sakhalin, Foto: Yaroslav Shuraev, via Wikimedia Commons

O Farol Aniva Cape na Ilha Sakhalin na Rússia faz parte de uma cadeia de faróis em praias do Império Russo que tinha como objetivo a orientação de navegadores na época da União Soviética.

O farol tem grande importância histórica para a Rússia, mas hoje encontra-se no abandono, sofrendo a ação do tempo. Lindo, não é?

Interessante => Curiosidades sobre a Rússia

 

25. Kangbashi (China)

lugares abandonados chineses
Foto: Depositphotos.

Esse não é bem um lugar abandonado, mas Kangbashi na China é considerada a maior cidade-fantasma do mundo. Isso porque foi projetada para uma população de 1 milhão de habitantes e hoje não tem nem metade disso.

Mesmo tendo poucos residentes, tudo na cidade foi projetado de forma grandiosa como projetos residenciais, museus, bibliotecas, tudo isso regado à alta tecnologia.

 

Lugares luxuosos abandonados

Do luxo ao lixo! Esses são os lugares que no passado ostentaram muita riqueza e hoje estão aniquilados pelo tempo.

 

26. Castelo Bannerman em Nova York (EUA)

lugares abandonados em nyc
Foto: Depositphotos.

Localizado na Ilha Pollepel ou Ilha Bannerman, no Rio Hudson, está o Castelo Bannerman. Envolto da grande cidade de Nova York o edifício já foi um lugar muito luxuoso e abrigou armas e equipamentos para fins bélicos.

Seu proprietário era Francis Bannerman, um escocês dono de uma empresa de material militar. Ele não era apenas dono do castelo, como também da ilha inteira.

O castelo, visível da margem do Rio Hudson, um dos principais pontos turísticos de NYC, serviu como um gigante anúncio de seu negócio. Ocorre que em 1969 houve uma grande incêndio que destruiu o arsenal e boa parte do castelo, colocando abaixo piso, paredes e telhados.

Atualmente, o castelo é propriedade do estado de Nova York e está em completa ruína, mas passeios com capacete na ilha foram recentemente liberados.

Prático => Ingresso sem fila para a Estátua da Liberdade

 

27. Castelo da Dona Chica em Braga (Portugal)

O Castelo da D. Chica, também referido como Castelo de Palmeira, Casa da Chica ou Palácio de D. Chica, fica na cidade de Portugal, Braga. Foi projetado em 1915 pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi por ordem de Francisca Peixoto de Sousa.

A proprietária embora fosse filha de portugueses, nasceu no Brasil, mas foi morar em Portugal quando casou-se. No castelo, a aristocrata esperava realizar grandes festas, mas mudou-se do local quando houve a separação do então marido.

Hoje em dia o castelo encontra-se num estado de abandono e degradação, depois de passar por uma disputa judicial quanto à sua posse, envolvendo várias entidades. Mas visitá-lo ainda é uma ótima opção em Braga (inclusive, o lugar é tão exclusivo que nem encontrei fotos dele para publicar. Então, só viajando para vê-lo de perto!)

Tours =>  Melhores excursões em Braga

 

28. Castelo de Miranda em Namur (Bélgica)

lugares abandonados na belgica
Foto: Depositphotos.

O Château Miranda em Namur, na Bélgica, iniciou sua construção em 1866 pelo arquiteto inglês Edward Milner para família Liedekerke-De Beaufort. O castelo estilo neogótico só foi concluído quando a torre do relógio foi erguida.

O castelo foi abandonado em 1991 e hoje está quase totalmente destruído após sofrer um grave incêndio, além da decomposição do tempo. Ademais, além desse, a Bélgica têm dezenas de outros lindíssimos! Confira, a lista dos 15 castelos mais bonitos da Bélgica.

Agende => Melhores passeios na Bélgica

 

29. Estação de Comboios de Canfranc (Espanha)

lugares abandonados em estações
Estação de Comboios de Canfranc

A Estação de Comboios de Canfranc é uma antiga estação ferroviária nos Pirenéus espanhóis. Foi considerada uma das estações de trem mais luxuosas do mundo. A estação foi bastante utilizada na Guerra Civil Espanhola e também na Segunda Guerra Mundial tendo transportado até os nazistas.

Em 1970, houve um descarrilamento de um trem causando assim o fim dos serviços internacionais da estação. A partir disso, Canfranc permaneceu aberta atendendo a trens locais e sofreu um grande declínio, ficando o local abandonado. Recentemente, há a intenção de revitalização da estação.

Que tal fazer um roteiro de trem pela Espanha, veja as dicas.

Incrível =>  Excursão de 5 dias de ônibus pela Espanha

 

30. Castelo de Frankenstein (Alemanha)

castelos abandonados
Castelo de Frankenstein, Alemanha

Acredita-se que o Castelo de Frankenstein na cidade de Darmstadt, na Alemanha, inspirou a autora Mary Shelley a escrever Frankenstein em 1818. O castelo também foi usado como hospital e a sua ruína teria sido no século XVIII.

No século XIX passou por uma restauração, mas o que se fala é que não ficou nem um pouco parecido com o castelo original.

Além desse castelo um tanto assustador, o país possui centenas de lindos castelos que passam longe do abandono e fazem parte da rota romântica da Alemanha.

Confira => Tour para Rothenburg pela Rota Romântica

 

31. Castelo Dunnottar (Escócia)

lugares abandonados na escocia
Castelo Dunnottar

O Castelo de Dunnottar está localizado na costa Nordeste da Escócia. Erguido no topo de uma impressionante falésia, sua construção é do século XIII. Na idade média o castelo serviu de vigilância na circulação de navios naquele mar.

Hoje em dia, o castelo está em ruínas e pode receber turistas que além de apreciar a paisagem do oceano, avistam também a cidade. O acesso ao castelo é através de uma trilha, que passa por um caminho estreito e uma escada íngreme.

O filme Hamlet da década de 90 foi gravado aqui. Outra atração imperdível na Escócia, é o famoso Castelo de Edimburgo, conheça tudo sobre ele no artigo linkado.

Férias => Passeios em Edimburgo, capital da Escócia

   

 

32. Castelo de Eilean Donan (Escócia)

castelos abandonados na europa
Castelo Eilean Donan

O Castelo de Eilean Donan foi construído em uma pequena ilha nas altas terras escocesas. Foi inaugurado no século XIII, como uma defesa contra os povos vikings.

Um fato bastante interessante sobre o Eilean Donan é que ele é um dos únicos castelos a possuir uma escada em espiral para canhotos entre todos os castelos da Grã-Bretanha, isso tudo porque um dos seus reis era canhoto.

O castelo também tem fama de mal assombrado, em razão de ter havido um assassinato no local. Mas o fato é que os turistas não se importam com isso e fazem dele um dos castelos mais fotografados da Escócia.

Veja mais => Dicas de viagem para Escócia

 

33. Castelo Dolbadarn (País de Gales)

lugares abandonados reino unido
Foto: Depositphotos.

O Castelo Dolbadarn foi construído na década de 1220 ou 1230 com vista para o lago de Llyn Padarn no norte do País de Gales. Já no século 18, o castelo estava em ruínas e desabitado. Todavia, ainda serviu de inspiração para vários pintores da época que o retratavam de várias maneiras.

Nos dias de hoje o que sobrou do castelo foi apenas uma torre, o que o torna bastante atrativo para turistas. Aliás, esse país é repleto de belos castelos, confira a lista completa no artigo Castelos de Cardiff, capital do País de Gales.

Hospedagem => Hotéis em oferta em Cardiff

 

34. Avião Abandonado em Bali (Indonésia)

lugares abandonados em bali
Foto: Depositphotos.

É isso mesmo que você leu: um avião abandonado próximo à Praia de Pandawa, na bela Ilha de Bali na Indonésia. O problema é que ninguém sabe ao certo como ele foi parar ali.

E é claro que um objeto bastante inusitado num meio de um terreno baldio, deveria se tornar atração turística! A teoria que mais acredita-se é que o avião foi leiloado por algum empresário e foi colocado ali para transformá-lo em um restaurante ou pousada.

A Praia de Pandawa está dentro da minha sugestão de roteiro em Bali, dá uma olhadinha!

Curta => Melhores passeios na Ilha de Bali

 

Lugares abandonados da Segunda Guerra Mundial

 

35. Ss Ayrfield em Homebush Bay (Austrália)

lugares abandonados na australia

O que na foto parece ser um barquinho, na realidade é um casco de um navio abandonado que serviu para transportar suprimentos para as tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial.

O navio construído no Reino Unido tinha nada mais nada menos que 1140 toneladas e media 79 metros de comprimento.

O abandono fez com que o casco do navio fosse um ambiente perfeito para crescer uma minifloresta no meio da baía de Homebush Bay em Sydney, na Austrália.

Delicie-se => Comidas típicas da Austrália

 

36. Casa do Partido Comunista em Buzludzha (Bulgária)

lugares abandonados na bulgária

O lugar também é conhecido como o Monumento Buzludzha, foi construído pelo governo comunista búlgaro e inaugurado em 1981. O monumento é um exemplo da arquitetura futurista comum a muitos edifícios comunistas.

No interior do prédio, os mosaicos foram destruídos devido ao tempo, ao clima e vandalismo. Atualmente, existe um projeto de conservação e preservação do monumento.

A Bulgária está na minha lista de lugares diferentes para viajar na Europa.

Marque => Tours guiados na Bulgária

 

37. Forte Maunsell (Reino Unido)

lugares abandonados no reino unido

Operados pelo exército e marinha durante a 2º Guerra Mundial, os Fortes Maunsell são torres armadas construídas para ajudar a defender o Reino Unido.

Os fortes foram desativados no final dos anos 1950 e mais tarde usados ​​para outras atividades, incluindo transmissão de rádio pirata.

Incrível => Rota de trem pela Europa

 

38. Oradour Sur Glane (França)

lugares abandonados na frança
Oradour Sur Glane, França

Oradour-sur-Glane é uma comuna na França e tornou-se famosa por ter sido o local de um dos maiores massacres nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Os homens da cidade foram levados para garagens e mortos, já as mulheres e crianças foram mortas dentro de uma igreja. As vítimas se juntavam a tantas outras mortas durante a guerra.

Oradour-sur-Glane nunca foi reconstruída, o lugar até hoje existe em ruínas e é um verdadeiro memorial de uma lembrança aterrorizante.

Aproveite=> Tour de 1 dia pela Riviera Francesa

 

Lugares abandonados em SP

39. Cemitério de Trens em Paranapiacaba (São Paulo)

lugares abandonados para fotografar em sp
Estação Ferroviária de Paranapiacaba

Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André na grande São Paulo. É onde, no século 19, foi iniciado o projeto da estação ferroviária que ligaria o interior ao litoral de SP à ferrovia São Paulo Railway Company, inspirada nos moldes de  britânicos. Inclusive, os ingleses trouxerem gente e material para terras brasileiras a fim de executar o projeto.

Atualmente, os restos de trens criou o famoso cemitério de comboios de Paranapiacaba, cujo abandono torna o lugar bastante interessante.

Paranapiacaba é uma das cidades que indico no post Arredores de São Paulo, é só clicar pra conferir outras cidades para um bate-volta da capital paulista.

 

Outro lugares abandonados no Brasil

40. Fordlândia (Aveiro, Brasil)

Fordlândia é um lugar abandonado no município de Aveiro, no estado do Pará, às margens do Rio Tapajós, na Amazônia. Como o próprio nome demonstra, vem da marca Ford. O motivo é que no passado foi uma cidade operária, adquirida pelo empresário norte-americano Henry Ford.

Em Fordlândia existia um complexo de fábrica de borracha, além das residência dos trabalhadores. A borracha era usava para fabricação de pneus para empresa Ford.

Os empresários norte-americanos tentaram impor o modo americano de trabalhar e até controlavam a alimentação dos operários, o que causou revolta entre os trabalhadores. Outro fator determinante para que o negócio viesse à falência foi a falta de experiência dos americanos na plantação da seringueira.

O estopim da finalização das atividades em Fordlândia foi a morte do seu idealizador, Henry Ford em 1947.

Embora seja conhecida como “cidade fantasma”, o distrito possui moradores fixos e permanentes. Hoje tem uma população de cerca de 1.200 habitantes.

Conheça => Roteiro em Alter do Chão no Pará

 

41. Vila de Igatu (Bahia)

lugares abandonados na bahia
Vila Iguatu. Foto: Depositphotos.

Igatu é um distrito do município de Andaraí, no estado da Bahia, na região da Chapada Diamantina. O distrito é conhecido como “Machu Picchu baiana”, por sua aparência com a cidade peruana de pedra.

Iguatu teve sua prosperidade durante o século XIX na extração de diamantes na região. Com o fim das explorações desse precioso bem, o distrito foi praticamente abandonado, restando apenas ruínas e alguns poucos habitantes.

Explore => Lugares para viajar no Brasil baratos e diferentes

 

Lugares abandonados para conhecer

Existe muita beleza em lugares abandonados, locais que um dia foram imponentes, com muito luxo e riquezas. Outros que foram palcos de histórias tristes e marcantes para humanidade, como guerras e confrontos com centenas de mortes.

Eu sei que deve existir dezenas desses lugares pelo mundo que ainda não foram descobertos pelo homem e que ainda virão à tona.

Contudo, o que importa mesmo, é que apesar da poeira do abandono é possível encontrar beleza, muitas histórias, algumas lindas e outras um tanto assustadoras.

E você conhece algum lugar desse? Já visitou? Tem mais algum pra acrescentar nesta listinha? Deixe o seu comentário. 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thais Batista

ESCRITO POR

Thais Batista

Sou apaixonada por lugares do mundo! Viajar me traz uma felicidade incrível e me faz enxergar a vida com mais leveza e força.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *