Roteiro em Alter do Chão: o que fazer em 3 dias de viagem

por Pâmela Meireles

Roteiro em Alter do Chão: o que fazer em 3 dias de viagem

Vai passar apenas um final de semana ou feriado e precisa de um roteiro em Alter do Chão, no Estado do Pará, para não deixar de fora os melhores lugares?

Este artigo vai te ajudar e muito! Fique atento, pois a região possuí lugares belíssimos que você vai precisar até de mais dias que isso para conhecer, mas mesmo se o tempo é curto, vou te ajudar nessa empreitada.

Sempre tem aqueles lugares especiais no Brasil que valem a pena planejar um roteiro, certo? Por isso você vai descobrir aqui tudo o que precisa saber sobre esse destino incrível, para depois sair por aí dizendo que conheceu o que tem de melhor em Alter do Chão e na Ilha do Amor.

A vantagem de um roteiro para Alter do Chão é que os principais pontos acabam sendo próximos. Isso é perfeito para quem precisa não tem tempo a perder em um dos lugares mais bonitos e místicos de toda a América do Sul.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Alter do Chão

Seguro viagem ideal para o Brasil »

 

Roteiro em Alter do Chão: quantos dias?

alter do chão pará
Conheça uma das cidades masi paradisíacas do Brasil | Foto: Turismo de Alter do Chão.

Alter do chão oferece diversão para todos os tipos de viajantes, desde aqueles que vão com crianças até os mochileiros mais aventureiros.

Mas, para conhecer o básico da região, acredito que são necessários no mínimo três dias de estadia para conhecer os principais pontos turísticos de Alter do Chão.

Lembrando que Alter do Chão é composta de belíssimas praias, por isso é necessário passar algum tempo em cada uma delas para curtir o clima do lugar.

Digo isso, pois para conhecer certos pontos turísticos de algumas cidades, é só chegar lá tirar uma foto e deu. Alter do Chão não, a região é composta de elementos que é preciso desfrutar para sentir a magia do lugar.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato no Pará »

 

Montar um roteiro em Alter do Chão

  1. Ilha do Amor
  2. Serra da Piraoca
  3. Lago Verde
  4. Ponta de Pedras
  5. Paróquia Nossa Senhora da Saúde
  6. Flona Tapajós
  7. Ponta do Jari

 

Roteiro de 1 dia em Alter do Chão

alter do chão ilha do amor
Ilha do Amor é o cartão-postal de Alter | Foto: Lais Castro, via Wikimedia Commons.

Comece seu dia desfrutando do cartão-postal de Alter do Chão: a Ilha do Amor. Provavelmente este será o primeiro lugar em que você vai bater o olho quando chegar no vilarejo, pois fica bem no centro. Aproveite para andar de banana boat e canoa.

Lembrando que você só vai ter o privilégio de desfrutar da Ilha do Amor se viajar na alta estação amazônica, que é entre agosto e dezembro, meses de seca na região.

Neste período, o volume do Rio Tapajós diminui, fazendo surgir a famosa ilha que, na realidade, é um istmo.

Nos meses de janeiro a julho, a água da chuva enche o rio, o que acaba fazendo as águas cobrirem completamente o local; de longe, você só consegue ver a pontinha do telhado dos quiosques.

alter do chao quando ir
Evite visitar Alter do chão na época de cheia.

Confesso que não acreditava que isso acontecia, mas a primeira vez que fui a Alter foi no mês de maio; apesar já tê-la visto por fotos, não esperava que uma belíssima ilha poderia estar submersa.

Retornei no fim de agosto e boa parte do banco de areia já estava aparecendo; mesmo não estando totalmente descoberto, já dá para aproveitar bastante. Em alguns lugares é possível atar uma rede e ficar balançando com os pés dentro d’água.

Poder presenciar essas duas fases de Alter do Chão me fez apaixonar mais por esse lugar, pois o considero pura mágica da natureza. Às vezes, as águas do rio secam tanto que é possível atravessar a pé até a Ilha do Amor, sem necessitar das tradicionais catraias.

Da Ilha do Amor, você vai avistar uma cruz. Sabia que é possível chegar até ela? Não só isso, mas também ser presenteado com uma vista de 360° de muitas praias de Alter.

roteiro santarem e alter do chao
Serra da Piraoca é outro lugar incrível para conhecer | Foto: Turismo de Alter do Chão.

A Serra da Piraoca é a parte mais alta de Alter do Chão, estando a 110 metros de altura. O acesso é feito através de uma trilha bastante conhecida e a caminhada tem cerca de uma hora de duração.

   

O caminho é íngreme e com mata fechada, mas a trilha é fácil de se fazer e até crianças podem participar; deixo o local como sugestão para ser desbravado na parte da tarde, pois lá de cima é possível contemplar um memorável pôr-do-sol.

Durante o trajeto, você encontrará a cruz de quase cinco metros de altura, instalada pelos portugueses, juntamente com os índios da tribo Borarí, para abençoar Alter.

Porém, deixo aqui um alerta: esse passeio deve ser feito apenas em grupo com algum guia, pois o local é isolado e sujeito a riscos. Não esqueça de passar protetor solar e utilizar calçados e roupas apropriadas.

 

Roteiro de 2 dias em Alter do Chão

lago verde alter do chao
Lago Verde é um grande atrativo da cidade | Foto: Tour Pará.

Comece o segundo dia fazendo um passeio bem ecológico, pois o Lago Verde é o lugar perfeito para estar em contato com as belezas naturais da região.

Esta área é também conhecida como Floresta Encantada. O passeio de canoa passa por matas de igapó, vegetação típica da Floresta Amazônica e enormes copas de árvores, cujos troncos se encontram submersos no rio.

Você também mergulhar para observar os peixinhos nos igarapés e fazer caminhadas por suas margens enquanto observa os animais silvestres em seu habitat.

Na parte da tarde, aproveite para relaxar em Ponta de Pedras. A praia é uma das minhas preferidas em Santarém, pois é completamente diferente das outras.

Ponta de Pedras ganhou esse nome por ostentar um tipo de rocha, conhecida como bauxita, composta por óxido de alumínio, formando grutas submersas.

igrejas no pará
Paróquia Nossa Senhora da Saúde | Foto: Richard N Horne, via Wikimedia Commons.

As águas dessa praia costumam ser mais azuis que as da Ilha do Amor, por isso, o contraste entre a areia branquíssima, água azul e o cinza das pedras formam uma paisagem de filme; cenário incrível para fotos.

Além disso, é uma das praias que oferecem uma das melhores estruturas de Alter do Chão, dispondo de restaurantes e quiosques que servem pratos típicos da região.

Finalize o dia conhecendo mais do centro da vila de Alter do Chão. Por lá existem várias barraquinhas de artesanato e restaurantes com uma culinária excepcional. Nesse artigo, você conhecer os melhores restaurantes em Alter do Chão.

Bem ao centro da pacata vila está a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, construída no século XIX, em estilo barroco português. Sua arquitetura é simples por dentro e por fora. O altar da igreja foi esculpido em estilo rococó por Antônio Batista Belo de Carvalho, em 1923.

Nossa Senhora da Saúde se tornou padroeira dos índios Boraris e também da vila. Todos os anos, durante o mês de dezembro, a santa é homenageada com vários festejos, fica í a dica caso esteja em Alter do Chão nessa época.

 

Roteiro de 3 dias em Alter do Chão

Flona Tapajós
Floresta Nacional Tapajós | Foto: Ericatarina, via Wikimedia Commons.

Flona é a Floresta Nacional do Tapajós, uma gigantesca unidade de conservação ambiental de 600 mil hectares que abrigam lagos e floresta nativa.

Dentro dela existem as comunidades do Maguari e do Jamaraquá, reservas naturais que abrigam tesouros da fauna e flora brasileira. Há dois pontos importantes para serem conhecidos.

   

Em Maguari, há uma árvore Sumaúma gigante que impressiona por seus mil anos de vida; enquanto que, em Jamaraquá, existe um igarapé de águas cristalinas e tons esverdeados, onde pode-se ver vários peixinhos. É realmente encantador.

Continuando a vibe ecológica, aproveite a parte da tarde para conhecer a Ponta do Jari. A excursão de 1 dia ao Canal do Jari é um dos passeios mais incríveis que já fiz.

A região é bastante remota; amantes do meio ambiente e da biologia irão se encantar, pois é possível avistar bem de pertinho diversas espécies de animais, como iguanas, papagaios, jacarés, botos, piranhas, garças e gaviões.

 

Aproveite o roteiro em Alter do Chão

Quando se trata de Alter do Chão, busque entender a fundo a proposta de cada passeio, pois a casa da Ilha do Amor oferece passeios para diversos gostos e bolsos.

Se você busca adquirir um ótimo bronzeado, planeje-se para passar mais tempo nas praias, mas, se sua vibe é desbravar os encantos da natureza, informe-se sobre os dias e horários disponíveis para fazer esses passeios com um guia turístico.

Planejar um roteiro para Alter do Chão também é importante para decidir quais roupas levar na mala. Por exemplo, se você pretende fazer as trilhas em meio a natureza, não adianta levar apenas biquíni e protetor solar; esteja preparado com roupas leves, calçados confortáveis, boné e repelente.

Caso você curta os dois tipos de passeio, o roteiro que montei nesse artigo vai atender bem as suas necessidades e te mostrar o que Alter do Chão tem de mais lindo.

Mas também não deixe de visitar algum lugar diferente em que você passar durante o trajeto, pois a melhor parte de uma viagem é voltar cheio de novidades!

Para finalizar, recomendo o artigo com dicas de lugares para lua de mel no Brasil, onde você descobrirá quais são os destinos românticos mais especiais do país.

E você, quais destes pontos turísticos de Alter do Chão gostaria de conhecer? Já esteve em Santarém e tem alguma dica para compartilhar? Responda nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Pâmela Meireles

ESCRITO POR

Pâmela Meireles

Pâmela Meireles é jornalista e cantora de chuveiro. Especialista em Comunicação Empresarial pela Umesp, atualmente é repórter do programa Entre Família na TV Novo Tempo. Itinerante, já morou em todas as regiões do Brasil, menos o nordeste (aguardando convites). Gosta de música, de doces e de viajar, claro.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Alter do Chão

Veja dicas para organizar o roteiro de viagem

#03
Icone
Belém

Saiba tudo sobre o que fazer na capital do Pará

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Malas de Viagem

Encontre o melhor tipo de mala para sua viagem

#08
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Alter do Chão

Veja dicas para organizar o roteiro de viagem

#03
Icone
Belém

Saiba tudo sobre o que fazer na capital do Pará

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Malas de Viagem

Encontre o melhor tipo de mala para sua viagem

#08
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Lucia

    Ótimas dicas! Viajarei na semana que vem para Santarém e seu post será de grande ajuda para planejar minha viagem.