8 restaurantes em Alter do Chão: onde comer pratos do Pará

8 restaurantes em Alter do Chão: onde comer pratos do Pará

Um dos principais elementos de uma boa viagem é experimentar a culinária local nos melhores restaurantes em Alter do Chão. A praia de água doce é o lugar ideal para se deliciar com as deliciosas comidas típicas do Pará.

Além de nos presentear com um cenário paradisíaco dos mais bonitos do Brasil, com praias de águas cristalinas contrastadas com a areia branca, o “Caribe da Amazônia” também possui uma culinária ímpar apreciada por muitos turistas.

Os restaurantes em Alter do Chão dão um show a parte quando o assunto é boa comida e cultura paraense.

A culinária do Pará trabalha com uma grande variedade de peixes, frutos locais, ervas e temperos diferentes. Essa matéria-prima veio da mistura de culturas africanas, portuguesa e indígenas.

Nesse artigo, vou te mostrar onde comer em Alter do Chão e ter uma boa alimentação em todos os dias que estiver na região. Até eu que não era muito chegada a peixe, pude experimentar um pirarucu delicioso em Alter. Vamos nessa!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Alter do Chão

Seguro para viagem nacional »


Comidas típicas de Alter do Chão

tacacá pará
Tacacá é uma das comidas típicas locais | Foto: ProjetoTransite, via Wikimedia Commons.
  • Pato no Tucupi: o tucupi é um caldo de cor amarelada tirado da raiz da mandioca brava. O líquido é venenoso, pois contém ácido cianídrico; porém ele é cozido e fermentado, num processo que pode durar até cinco dias para eliminar o veneno. Depois disso, o tucupi está pronto para ser usado como tempero em diversos pratos paraenses, o mais famoso é o Pato no Tucupi.
  • Jambu: trata-se de uma erva amazônica usada em muitos pratos e que tem capacidade de anestesiar a boca, deixando uma sensação diferente. Devido a essa caraterística, o Jambu  é usado também na medicina popular da Amazônia, aquela receita vovó para amenizar a dor, sabe? Confesso que, quando experimentei, esperava um efeito mais perceptível.
  • Tacacá: é a mistura de tucupi, jambu, camarão, pimenta e goma de tapioca cozida; um caldo servido quente. O tacacá é servido em cuias e é encontrado em várias barraquinhas de rua. O prato é tão importante para a cultura do Pará que a capital do estado, Belém, declarou as tacacazeiras (cozinheiras que fazem o prato) como Patrimônio Cultural Imaterial de Belém.
  • Maniçoba: a aparência não é nada atraente, mas todo paraense que conheço, ama esse prato. Feito com folhas de mandioca brava também cozidas por cinco dias para eliminar o ácido cianídrico, a iguaria inclui diversas partes do porco, assim como a feijoada. A Maniçoba costuma ser servida com arroz e farinha.
  • Açaí: vamos já deixar algo muito claro aqui, aquela pasta industrializada semelhante a sorvete que você compra no supermercado não é açaí de verdade, ok? No máximo a cor é igual. Os paraenses comem o açaí puro, sem esse lance de morango, banana e leite em pó; no Pará, o açaí é servido com pratos salgados como peixe e farinha. Isso porque o sabor original da fruta é amargo (lembra-me gosto de terra, eu nunca comi terra, mas o açaí tem esse gosto pra mim rs). Confesso que prefiro a versão industrializada, mas vale a pena experimentar o original.
  • Farinha: a farinha de mandioca paraense parece mais uma farofa, devido à textura mais grossa e a cor amarelada. No estado, as pessoas comem farinha com tudo, até com macarrão. Sou suspeita em falar desse prato, pois ter acesso à essa farinha em qualquer refeição é uma das coisas que mais tenho saudade de quando morava no Pará; é realmente uma delícia!
  • Peixes de água doce: o Pará abriga uma grande extensão de rios nos quais existem uma grande variedade de espécies de peixe de água doce. O Pirarucu e o Tambaqui sãos os mais requisitados nos pratos paraenses e ainda são servidos de diversas formas: cozidos, grelhados, fritos ou com molho; basta escolher a forma eu mais lhe agrada.
  • Frutos locais: cupuaçu, cacau, jambo, pupunha, taperebá e manga são frutas bastante usadas para fazer sucos, sobremesas e outras iguarias em Alter do Chão. Não saia da cidade sem experimentar algumas.

CLIQUE AQUI para alugar carro mais barato em Alter do Chão »

 

Principais restaurantes em Alter do Chão

  1. Restaurante Pai D’Égua
  2. Sucaria Sabor da Fruta
  3. Farol da Ilha
  4. Restaurante Tribal
  5. Casa do Saulo
  6. Siriá
  7. TY Comedoria e Bar
  8. Espaço gastronômico Alter do Chão

 

Restaurantes baratos em Alter do Chão

1. Restaurante Pai D’Égua

melhores restaurantes em Alter do Chão
Local é ideal para comer bem e barato em Alter do Chão | Foto: Restaurante Pai D’Égua.

“Égua” e “Pai D’Égua” são expressões populares no Pará, por esse motivo é comum encontrar vários estabelecimentos com esses nomes.

O Restaurante Pai D’Égua é ideal para quem busca um prato barato, popular, porém com uma comida bem feita e visualmente atraente. Os ingredientes locais são as grandes estrelas do restaurante e os pratos são à la carte e os preços variam de 18 a 32 reais.

  • Endereço: Rua Lauro Sodré, 398, próximo à praça 7 de setembro, Alter do Chão.
  • Horário de funcionamento: de sexta a segunda das 11 horas às 16 horas.

 

2. Sucaria Sabor da Fruta

restaurantes famosos em Alter do chao
Sucaria serve sucos de frutas típicas | Foto: Sabor da Fruta.

O local ideal para experimentar sucos feitos de frutas paraenses. As bebidas feitas pela Sucaria Sabor da Fruta costumam ser bem consistentes como um smoothie, ideal para refrescar o corpo no calor de Alter do Chão.

Este estabelecimento fica ao lado da XBom Burger e o atendimento é feito em conjunto.

  • Endereço: Travessa Antônio Alves, 316, Alter do Chão.
  • Horário de funcionamento: de quinta a terça das 18 horas às 23 horas.

 

Restaurantes com custo-benefício em Alter do Chão

3. Farol da Ilha

alter do chão onde comer
Restaurante é ótimo para turistas | Foto: Farol da Ilha.

Localizado na orla de Alter do Chão, o Restaurante Farol da Ilha presenteia o cliente com uma belíssima vista da Ilha do Amor. Os pratos são à la carte, feitos com matéria-prima local e, às vezes, tem uma boa música ao vivo.

  • Endereço: Orla de Alter do Chão, s/n, Alter do Chão.
  • Horário de funcionamento: de quarta a segunda das 11 horas às 22 horas.

Delícia => Rota do Queijo Marajó em Belém do Pará

 

4. Restaurante Tribal

 restaurante tribal alter do chão
Local é um ponto de encontro famosos na cidade | Foto: Restaurante Tribal.

Quando eu trabalhava em um escritório em Santarém, o Restaurante Tribal era ponto de encontro toda vez que tinha algum evento especial. O estabelecimento é conhecido pelos ótimos pratos feitos com peixe de água doce.

   

Para acha-lo é muito fácil, pois é bem famoso na região.

  • Endereço: Travessa Agostinho Lobato, s/n, Alter do Chão.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 11 horas às 16 horas.

 

Melhores restaurantes em Alter do Chão

5. Casa do Saulo

lua de mel em Alter do Chão
Restaurante realiza diversos casamentos na cidade | Foto: Casa do Saulo.

Reconhecidíssmo na região, o Casa do Saulo já foi premiado como melhor restaurante do Norte do Brasil. O estabelecimento não fica na vila de Alter do Chão, por isso é necessário transporte para até ele.

O estilo rústico em meio à natureza, oferece um clima paradisíaco para os clientes e a vista privilegiada do Rio Tapajós deixa tudo mais sensacional . A especialidade do Casa do Saulo são os pescados e os frutos do mar.

Esse local tem até piscina, por isso programe-se para passar um dia inteiro no restaurante.

  • Endereço: Praia Carapanari, km 7,5, Comunidade São Francisco, Santarém.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta das 11 horas às 16 horas e 30 minutos; sábado e domingo das 11 horas às 18 horas e 30 minutos.

Descubra => Como chegar em Alter do Chão

 

6. Siriá

restaurante vegano em alter do chao
Restaurante é especializado em pratos naturais | Foto: Siriá.

O diferencial desse restaurante é a especialidade em comidas vegetarianas, veganas e sem glúten. Se você tem alguma restrição alimentar, pode apostar no Siriá sem medo.

Este local é bem simples e aconchegante, a cara de Alter do Chão; não saia do restaurante sem experimentar o Capuccino de Açaí. Os preços do Siriá variam entre 35 e 116 reais.

  • Endereço: Rua Antonio Agostinho Lobato, s/n, Alter do Chão.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 12 horas às 16 horas; quarta, sexta e sábado abre para o jantar às 19 horas.

 

Melhores bares em Alter do Chão

7. Ty Comedoria e Bar

açaí alter do chão
Local serve o típico açaí paraense | Foto: TY Comedoria.

Com música ao vivo e bom atendimento o Ty Comedoria é uma ótima opção para provar comidas típicas do Pará. Não saia do restaurante sem experimentar o Ceviche de Pirarucu fresco e o Pudim de Cumaru.

À noite, o local costuma ser bem badalado; a vista e o ambiente são em clima praiano, ou seja, bem férias. A apresentação e o sabor dos pratos é sem igual e os preços variam de 19 a 45 reais.

  • Endereço: Rua Lauro Sodre, 441, Alter do Chão.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 19 horas à meia-noite.

 

8. Espaço Gastronômico Alter do Chão

bares em alter do chão
Cassa é ótima para dançar a noite | Foto: Espaço Alter do Chão.

Para quem deseja curtir a noite dançando ritmos variados, como rock, MPB, reggae e música regional, o Espaço Alter do Chão é a melhor pedida. Este local oferece tanto show ao vivo, quanto música eletrônica; ou seja, toca de tudo mesmo!

   

A decoração é bem alternativa e voltada para o público jovem. O preço das bebidas e petiscos é bastante acessível.

  • Endereço: Rua Lauro Sodre, 74, orla de Alter do Chão.
  • Horário de funcionamento: de quarta a sexta das 19 horas às 23 horas; sábado das 19 horas às 2 horas e 30 minutos e domingo das 12 horas às 16 horas.

 

Conheça os restaurantes em Alter do Chão

Aprofundar-se na gastronomia local é uma forma de conhecer ainda mais a cultura da cidade que se está conhecendo. Se isso já é uma verdade em outros lugares, em Alter do Chão pode acreditar que é ainda mais, pois as comidas típicas do Pará são repletas de histórias.

Na maioria dos restaurantes citados nesse artigo, o cliente tem fácil acesso aos donos do local e é aí que a mágica de Alter do Chão acontece através da gastronomia.

É nessas conversas que você pode saber mais sobre cada prato, sobre como o dono daquele local chegou ali e ainda troca experiências com outros clientes.

Os restaurantes de Alter do Chão tem as características de serem caseiros e aconchegantes; dessa forma, você se sente em casa ao visitar a Ilha do Amor.

Por isso, em seu planejamento de viagem para um roteiro em Alter do Chão, separe uma boa quantia, pois deixar de conhecer os melhores restaurantes desse lugar é perder metade da visita.

Não esqueça de compartilhar esse artigo com todo mundo que deseja conhecer esse lugar maravilhoso.

E você, em quais destes restaurantes em Alter do Chão gostaria de comer? Já esteve na cidade e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Pâmela Meireles

ESCRITO POR

Pâmela Meireles

Pâmela Meireles é jornalista e cantora de chuveiro. Especialista em Comunicação Empresarial pela Umesp, atualmente é repórter do programa Entre Família na TV Novo Tempo. Itinerante, já morou em todas as regiões do Brasil, menos o nordeste (aguardando convites). Gosta de música, de doces e de viajar, claro.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados