Rota do Queijo Marajó: roteiro além das praias de Belém do Pará

por Guilherme Tetamanti

Rota do Queijo Marajó: roteiro além das praias de Belém do Pará

Uma das capitais mais exóticas do Brasil, Belém do Pará é cercada de belezas naturais, culinária envolvente e muitos cenários turísticos espetaculares. Aniversariante deste dia 12 de janeiro, Belém oferece aos viajantes experiências inesperadas, como a Rota do Queijo do Marajó.

A maior ilha fluviomarinha do mundo, a Ilha do Marajó, fica a mais ou menos 3,5h de barco de Belém e é destino certo para um passeio de bate-volta no roteiro de qualquer turista que está no Pará. Entre as atrações da aniversariante está o banho tanto em águas fluviais dos rios Amazonas, Pará e Tocantins quanto nas águas do Oceano Atlântico. Quer mais? Experimente fazer tudo isso visitando fazendas produtoras do delicioso Queijo do Marajó. Conheça agora.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Ilha do Marajó

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Rota do Queijo do Marajó

Desde que foi criada, a Rota do Queijo do Marajó, que contempla três localidades: Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, atrai mais visitantes e surpreende quem não sabe que o Norte do Pará tem na criação de búfalos uma cultura enraizada trazida pelos portugueses.

Por isso, toda a forma como é feito o queijo conta com segredos lusitanos ainda do final do século 19, quando os primeiros búfalos chegaram no Pará. Detalhe é que esses animais se dão muito bem na região, justamente por suas características alagadiças e clima úmido e temperatura sempre quente.

Para você ter uma ideia, tem mais búfalos que gente na Ilha do Marajó. São quase 380 mil animais para um pouco mais de 350 mil moradores. E são eles os principais responsáveis pela matéria-prima do queijo que dá nome à rota: o leite de búfalo.

O leite passa por um processo longo de produção. Ele não é maturado, mas sim, cozido. O resultado final é um queijo que parece com um requeijão de corte, uma receita típica da Ilha, que encanta o paladar de quem de dispõe a percorrer as fazendas que oferecem visitações na região.

Descubra => Lugares lindos para conhecer no Brasil

 

Como fazer a Rota do Queijo do Marajó?

Onde comprar queijo marajó
Fonte: Secretaria de Turismo do Pará.

Essa Rota do Queijo do Marajó nasceu não só para a degustação da iguaria pelos turistas, como também para divulgar a rotina do caboclo marajoara e tudo mais que enriquece a região: praias, mangues, rios, igarapés etc.

Ela é feita de forma ainda tímida e inclui a marcação das visitas às fazendas da região. Na prática, o turista liga para as fazendas e marca os horários de acordo com a agenda do estabelecimento ou contrata agências locais especializadas em passeios pela Ilha do Marajó.

O que fazer em Belém do Pará
Fonte: Secretaria de Turismo do Pará.

Minha dica é chegar nas localidades e ir bater perna para encontrar os melhores guias ou agendar antecipadamente a visita às fazendas mais populares ou já sair de Belém com guia contratado. Confira as fazendas de produção de Queijo do Marajó que valem a pena a visita para um roteiro diferente na região da aniversariante Belém do Pará.

Romantismo => Lugares para passar lua de mel no Brasil

 

Fazenda São Jerônimo

Existem dois tipos de passeios que podem ser agendados na Fazenda São Jerônimo, que faz parte da Rota do Queijo do Marajó. O primeiro, inclui um passeio de canoa pelo Igarapé do Tucumanduba até a praia deserta do Goiabal. Em seguida, há uma caminhada pelo manguezal em uma trilha de 300 metros suspensa sob a vegetação. Por fim, os turistas que quiserem também podem montar num búfalo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Outra variação do passeio é entrar entro da água montado no animal e seguir de uma margem a outra do Igarapé. Este passeio da Rota do Queijo do Marajó precisa ser agendado com 24 horas de antecedência e custa R$ 200 por pessoa. Crianças até 6 anos não pagam e entre sete e 12, pagam R$ 75. Tudo em dinheiro.

As reservas podem ser feitas das 7h às 21h, pelos telefones (91) 99365-4375, (91) 99942-0505 e (91) 98936-4093. Ou pelo e-mail [email protected] Essa é a fazendo mais popular de Soure. Se você só tem um dia na região, recomendo que essa seja sua primeira opção.

Como é => Visita do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu

 

Fazenda Bom Jesus

Esse é outro passeio bem parecido com o anterior. Dependendo a época do ano, ele acontece na área seca ou molhada. Ou seja, de barco ou a pé. Em comum, as paisagens são deslumbrantes. A dica é: faça o passeio na parte da tarde para pegar o horário do pôr do sol.

E aproveite o lanche oferecido ao final do passeio: cheio de comidinhas regionais e artesanais inclusive, o cobiçado Queijo do Marajó. Agendamento pelo telefone: (91) 9134-9442.

Jalapão => Lugar mais bonito do Brasil

 

Fazenda Mironga

Esse é outra fazenda que faz parte da Rota do Queijo do Marajó. Como o próprio nome diz, essa propriedade rural é especialista no Queijo Mironga, queijo artesanal de búfala produzido há mais de 80 anos. Para agendar visita, ligue para (91) 3741-1410/8126-7882/8114-9925.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Diversão => Praias no Brasil para solteiros

 

O que mais fazer em Belém do Pará

Passeios diferentes para fazer no Marajó
Fonte: Secretaria de Turismo do Pará.

Essa é a apenas uma rota turística diferente para ser feita nas proximidades em um roteiro por Belém, no Pará. Além das fazendas marajoaras que apresentam a criação e passeio de búfalos, produção os seus derivados, mangues, igarapés, vastos campos, florestas úmidas, há muito o que ver em Belém.

A capital do Pará também oferece outras atrações turísticas diferentes, como o Parque Naturalístico Mangal das Garças; o Complexo Feliz Lusitânia; o Theatro da Paz; o complexo turístico-cultural Estação das Docas; o Museu Paraense Emílio Goeldi; o Bosque Rodrigues Alves; e o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, um dos mais modernos do Brasil.

Ainda na parte do turismo ecológico, existe o Parque Estadual do Utinga e saindo mais para os distritos, o Mosqueiro oferece para os visitantes 17 km de praias de água doce com movimento de maré.

Uma passadinha no distrito de Outeiro dará a oportunidade de mergulhar nas praias de água doce tão características dessa região do Brasil, como a Praia da Brasília, Praia do Amor e Praia Grande.

Com mais tempo pela cidade, visite também o distrito de Icoaraci, um polo produtor de artesanato em cerâmica no Pará.

E ainda no campo das rotas turísticas, há também a Rota Turística Belém-Bragança. Uma chance de conhecer a extinta Estrada de Ferro Belém-Bragança que percorre a capital, as cidades de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Benevides.

Paisagens únicas com balneários, trilhas, igarapés, artesanato, manifestações culturais e turismo de altíssima qualidade você encontrará nesse lugar ainda pouco explorado no Brasil, Belém e seus arredores, como a Ilha do Marajó.

Ficou com vontade de conhecer a Rota do Queijo do Marajó, perto de Belém, a aniversariante do dia? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o destino.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *