Dicas para o Natal Luz em Gramado, no Rio Grande do Sul

por Andréia Teixeira
4.5/5 - (6 votes)

Dicas para o Natal Luz em Gramado, no Rio Grande do Sul

Está planejando conhecer a festa natalina na Serra Gaúcha? Então, confira neste artigos dicas para o Natal Luz em Gramado: onde comer e se hospedar e até que tipo de roupa vestir nessa festa tão especial.

O Natal Luz é uma grande festa de encanto e magia que acontece entre os meses de outubro janeiro, todos os anos, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Praticamente todas as datas dessa época se tornam festivas, a a cidade literalmente respira o Natal. Não à toa atrai pessoas de todo o Brasil para aproveitar a festa.

As ruas da cidade são todas decoradas, há desfiles temáticos, atrações com motivos natalinos e a apresentação mais importante do ano: o Natal Luz de Gramado. É sempre uma programação incrível!

Se você pensa em embarcar nessa maravilhosa viagem rumo às comemorações de Natal não pode deixar de ler este post.

Aqui tem dicas sobre os principais locais onde ir e o que fazer durante as comemorações dessa festa tão bonita e importante para a Serra Gaúcha.

Leia também => Melhores hotéis em Gramado

Cupom de desconto Seguros Promo »

Dicas para o Natal Luz em Gramado

Uma das épocas mais lindas do ano em todo o mundo, o Natal se tornou um dos eventos mais bacanas realizados em Gramado, uma das cidades da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, localizada na região Sul do Brasil.

É a época perfeita para ir a Gramado com crianças, mas a festa não é apenas para os pequenos, a decoração e as atividades encantam  visitantes de todas as idades.

Quem vai com os pequenos, para viajar tranquilo, veja os documentos necessários para viajar com criança. Aproveito também para indicar o artigo sobre como chegar em Gramado.

Antes das dicas do Natal Luz em Gramado, recomendo ver o vídeo produzido pelo canal oficial do Natal Luz da Grande Parada Natalina.

CLIQUE AQUI para reservar passeios guiados em Gramado e Canela »

Como funciona Natal Luz em Gramado?

Qual a melhor atração do Natal Luz de Gramado?
Pórtico de entrada de Gramado no Natal Luz.

A tradição da festa natalina em Gramado começou entre 1986 e 1987, organizada pela Secretaria de Turismo de Gramado em parceria com o maestro Eleazar de Carvalho e apoio do comércio e população.

O objetivo era atrair visitantes para a Serra Gaúcha na época considerada baixa temporada. Com isso, passou a atrair visitantes de todo canto do Brasil, se tornando uma dos eventos natalinos mais populares do país.

Tanto que em 2019 foram vendidos mais de 200 mil ingressos e, nos 81 dias de festa, cerca de 2,3 milhões de pessoas participaram da festa.

O Natal Luz está entre os principais pontos turísticos de Gramado. E, respondendo a pergunta acima o evento acontece de outubro a janeiro, sendo a próxima edição de 22 de outubro/2020 a 10 de janeiro/2021.

Nos dias de festa há uma longa programação que inclui mais de 400 apresentações entre grandes shows, espetáculos musicais, desfiles, paradas, concertos, teatro e música.

Se você está em dúvida por conta das restrições e normas de higiene da pandemia da Covid-19 saiba que vai ter Natal Luz em Gramado e que a decoração da festa já começou a ser montada em meados de setembro.

Agora, qual a melhor atração do Natal Luz de Gramado, depende muito do seu gosto, mas o Grande desfile de Natal, o teatro musical A Lenda do Bosque de Natal, a Parada de Natal, estão entre os principais da programação.

Além de recomendar que você leia o artigo sobre o Natal Luz de Gramado, neste artigo falo sobre as seguintes dicas:

  • O que vestir no Natal Luz em Gramado
  • Onde comer durante o Natal Luz
  • Onde se hospedar durante o Natal Luz
  • Onde comprar ingressos para o Natal Luz

Completo => Ônibus turístico em Gramado

O que vestir no Natal Luz em Gramado?

clima na serra Gaúcha
Cidade tem temperatura amena e noites frias | Foto: Facebook Natal Luz.

Gramado é cidade localizada na Serra Gaúcha, sendo assim saiba que no inverno é super frio (sobretudo para quem mora no Nordeste brasileiro) e no verão a temperatura é amena e muito agradável.

Entre os meses de outubro e dezembro que é quando acontece o Natal Luz o clima é bem agradável, com média de 25°C, sendo as mínimas durante a noite em torno de 18°C e as máximas durante o dia em torno de 30°C.

Por isso, muita gente fica na dúvida sobre o que vestir no Natal Luz em Gramado. Conforme mencionei, o clima nessa época é fresquinho, dessa forma, recomendo que coloque casaco na mala.

Sim, embora seja verão no Brasil, é preciso sempre carregar um casaco para as noites mais frias. Se o casaco é mais pesado ou mais leve depende um pouco da sua tolerância aos 18°C noturnos em média.

Lembrando que isso é uma média, portanto, pode haver temperaturas mais baixas, já tendo sido registrado até 7°C durante a noite nesta época.

No mês de dezembro começa a temporada de verão e mesmo assim a noite costuma fica mais fresca nas cidades da Serra Gaúcha, como Gramado e Canela.

Assim, ao fazer a mala para ir ao Natal Luz é preciso levar isso em consideração, pois é verão mas à noite refresca.

Vestidinho, calças e camisetas ou blusinhas durante o dia são bem-vindos, mas à noite é preciso sempre ter em mãos um casaco para compor o look e não passar frio no Natal Luz em Gramado.

Eu diria que nessa ocasião se aplica o efeito cebola – pela manhã se veste o casaco e no meio do dia, como faz calor, aí se tira. Mas ao anoitecer, deve-se voltar a usar o agasalho.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Gramado. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Outro look legal para vestir no Natal Luz em Gramado é uma camiseta de manga longa, pois esse tipo de vestimenta é ideal para enfrentar o calor durante o dia e o friozinho que aparece com a chegada da noite.

Por isso é imprescindível levar um casaco mais grossinho para curtir sem problemas os  shows do Natal Luz, sobretudo os espetáculos que acontecem no período noturno.

Outro item muito importante que deve fazer parte dos acessórios para curtir o Natal Luz em Gramado é um bom guarda-chuva e também capas de chuva.

Lembre-se que o verão brasileiro é chuvoso no geral, sendo bem comum chover nessa época do ano na região, especialmente se o dia foi abafado.

Quanto aos sapatos, eles precisam obrigatoriamente ser confortáveis. Afinal, o turista irá caminhar muito pela cidade durante o dia, e à noite ficará um bom tempo em pé para assistir aos shows e aos desfiles do Natal Luz.

Se a ideia é levar os pequenos para curtir essa festa, então a lógica é a mesma que para os adultos: casaco para usar à noite, capas de chuva e sapatos confortáveis.

Vale a pena => Tour de Maria Fumaça para Vinícolas em Gramado

Onde comer no Natal Luz em Gramado?

restaurantes em gramado
Gramado possui muitos bons restaurantes.

Há muitas opções de restaurantes em Gramado e também em Canela, onde você pode experimentar as deliciosas comidas típicas da Serra Gaúcha.

E, nesta época do Natal Luz as opções de cardápio bem diversificadas. A ideia é oferecer mais variedade para os mais de 2 milhões de turistas que visitam Gramado durante as comemorações do Natal Luz.

Para tanto, os estabelecimentos aumentam sua demanda para receber e atender da melhor forma todos os visitantes.

Mas ainda assim encontrar um local para comer pode ser um desafio. Por isso, confira a seguir algumas dicas de lugares onde comer para curtir o Natal Luz em Gramado!

Passeio => Visita à fábrica com degustação de Cerveja em Gramado

Bouquet Garni

dicas da serra gaucha
Restaurante tem menu especial no Natal Luz | Foto: Facebook Bouquet Garni.

Esse restaurante é uma ótima opção para quem quer comer e curtir de pertinho os espetáculos no Natal Luz porque ele fica localizado junto ao Lago Joaquina Rita Bier, que é onde acontece o espetáculo de som e luzes, Illumination.

A oferta gastronômica do Bouquet Garni é bem variada, a comida é deliciosa e há uma grande variedade de bebidas. Inclusive, o local oferece um menu especial para o jantar durante apresentações do Natal Luz.

Imagine saborear pratos deliciosos e ainda poder assistir de camarote o belo espetáculo no Natal Luz. O restaurante Bouquet Garni fica localizado na rua Leopoldo Rosenfeld, 986, Gramado.

 
Procurando uma agência de turismo confiável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é utlizar os serviços de empresas conhecidas para evitar dores de cabeça ao organizar sua viagem.

Por isso, faça um orçamento sem compromisso com a Koa Viagens, que oferece atendimento diferenciado e personalizado para seu perfil de viajante. Algumas vantagens de viajar com a Koa Viagens:

  • Pagamento em até 12x sem juros;
  • Grupos exclusivos a partir de 2 pessoas;
  • Atendimento 100% online;
  • Suporte total antes e durante a viagem.
 
   

Reserve => Ingresso para o Mundo a vapor

Ita Comida Caseira

onde comer em gramado
Local fica perto do evento | Foto: Site oficial Ita Comida Caseira.

Se a ideia é provar uma deliciosa comida caseira em um restaurante bem pertinho do Natal Luz. O Ita Comida Caseira é excelente e super recomendado.

O restaurante é muito aconchegante e receptivo, o atendimento é rápido e a comida deliciosa, as opções de pratos são muitas, desde carnes, saladas até as sobremesas que também são divinas.

O Ita Comida Caseira fica localizado na rua São Pedro, 1005, Gramado.

Prático => Passaporte para o Parque Snowland em Gramado

Xis do Vini Gramado

É impossível ir ao Sul do Brasil e não provar o típico xis, uma espécie de hambúrguer gigante onde vai de tudo: ovo, carne, frango, salada, maionese, etc.

Aliando a visita ao Sul com o Natal Luz vale muito a pena provar esse prato típico e em Gramado a dica é o Xis do Vini.

Ele fica localizado a 300 metros da Rua Coberta e oferece lanches muito saborosos, todo mundo adora e essa é uma ótima e prática opção para comer no Natal Luz.

O Xis do Vini está localizado na rua São Pedro , 1390. Vale a pena conhecer!

De Gramado => Passeio de Bus Bier

Josephina Café

Dicas de restaurantes em Gramado
Josephina Café | Foto: Site Josephina Café.

Pense num ambiente aconchegante, confortável e que serve variados pratos deliciosos. O ambiente do Josephina Café é acolhedor, com lareiras, poltronas de couro, sofás e jogo de xadrez.

O bistrô é de fácil acesso, fica no Centro de Gramado e bem perto da Matriz São Pedro. Sendo assim uma ótima opção para comer comidas típicas da Serra Gaúcha no intervalo das atividades do Natal Luz.

No cardápio você pode pedir entre saladinhas de entrada e saladas mais sofisticadas, sopas, cremes, caldos, omelete, risotos, massas, carnes, peixes, salgados, waffles e doces. Têm também o menu kids, direcionado para os pequenos.

Transporte => Transfer de Porto Alegre para Gramado

Castelinho Caracol – Canela

Castelinho Caracol
Castelinho Caracol em Canela | Foto: Site oficial Castelinho Caracol.

E, se você está em Gramado para curtir o Natal Luz – ou mesmo em outra época do ano – o cheiro doce da maçã do Castelinho Caracol irá te dar água na boca.

A casa foi construída em 1913, onde morava a família Franzen. Hoje, é um museu onde estão expostos objetos da época e uma sala de chá.

Para entrar na casa, é preciso pagar a entrada (10 reais) – crianças de até 10 anos acompanhada dos pais não pagam. Caso queira somente experimentar o apfelstrudel, dá para pedir do lado de fora.

Empório Canela

Empório Canela
Fica no Centro de Canela | Foto: Facebook Empório Canela.

Outra opção é o Empório Canela, um restaurante, café e livraria. É uma casa vermelha, com decoração acolhedora, um atencioso atendimento e cardápio tentador.

Fica próximo a Catedral de Pedra e abre quase todos os dias, menos às terças-feiras. A casa oferece deliciosos sanduíches, salgados, massas, peixes, carnes, risotos e diversos petiscos e doces para comer sem pressa.

O ambiente é descolado e super gracioso e a gastronomia de altíssimo nível, despojada e criativa. Um lugar muito simpático que também tem espaço de venda de livros, souvenirs, artigos de decoração e artesanato local.

Descubra => Como é se hospedar no Hotel Cercano

Onde se hospedar no Natal Luz em Gramado?

Gramado fica lotada nessa época do ano, são milhões de pessoas que visitam a cidade para ver de perto a magia e o encanto do Natal Luz.

Quando se fala em hospedagem as opções são muitas, contudo, é preciso antecipação para garantir um bom lugar porque realmente a lotação dos hotéis  é total.

Para ver mais opções de hospedagens, recomendo os artigo sobre:

Veja agora onde se hospedar em Gramado no Natal Luz:

  • Hotel das Hortênsias
  • Hotel Sky Gramado
  • Hotel Laghetto Pedras Altas
  • Wish Serrano

De Gramado e Canela => Excursão ao Cânion de Itaimbezinho

Hotel das Hortênsias

Onde se hospedar em Gramado
Hotel das Hortênsias | Foto: Booking.

Esse belíssimo hotel fica apenas 350 metros do Centro de Gramado e é super procurado por quem quer se hospedar na cidade para  curtir o Natal Luz.

Ele é lindo, rodeado de jardins floridos, oferece piscina ao ar livre, terraço, entretenimento para a família, além de um buffet de café da manhã delicioso.

A decoração é muito aconchegante, os quartos são espaçosos e possuem comodidades como TV de tela plana, ar condicionado e internet.

O Hotel das Hortênsias fica  a 50 metros da aldeia do papai Noel e a 350 metros do famoso Palácio dos Festivais de Gramado.

Se você deseja  hospedar-se por lá é preciso se agilizar  e reservar porque no Natal Luz ele costuma  ter lotação esgotada. O Endereço do Hotel das Hortênsias é na rua Bela Vista, 83.

Delícia => Tours gastronômicos da Serra Gaúcha

   

Hotel Sky Gramado

hoteis em gramado
Hotel Sky Gramado | Foto: Booking.

Outra opção muito boa de hospedagem em Gramado durante o Natal Luz é o Hotel Sky, localizado na Av. das Hortênsias, 680.

A apenas 800 metros do centro da cidade esse hotel oferece acomodações modernas e claro, sua localização é privilegiada.

Os quartos são aconchegantes com TV tele plana, ar condicionado e sistema de aquecimento central, além de frigobar e banheiro privativo.

O café da manhã estilo buffet está incluído no valor da diária. Conforme já mencionei, para garantir a hospedagem é preciso se adiantar, já que na época do Natal Luz a lotação do Hotel Sky é total.

Opções => Rotas turísticas no Rio Grande do Sul

Hotel Laghetto Pedras Altas

melhores hoteis em gramado
Hotel Laghetto Pedras Altas | Foto: Booking.

Considerado como um dos melhores hotéis da cidade, o Laghetto Pedras Altas também é uma ótima opção para se hospedar no Natal Luz em Gramado.

Ele fica localizado na rua Coronel João Correa a 550 metros do Parque Temático Mini mundo, ele conta com wifi e estacionamento gratuito.

No Hotel Laghetto Pedras há um restaurante muito bom onde é servida uma grande variedade de pratos e também o café da manhã que é delicioso, com uma grande variedade de frutas, pães e doces.

Mais uma vez repito: se a ideia é se hospedar por lá é preciso garantir a vaga com antecipação, já que esse hotel também está entre os preferidos do público que vai curtir o Natal Luz.

Diversão => Passeios na Serra Gaúcha

Wish Serrano

hoteis na serra gaucha
Hotel Wish Serrano | Foto: Booking.

Este hotel 5 estrelas possui uma área de 3 km de floresta natural. O Wish Serrano está a 300 metros do Centro e a 350 metros do Mini Mundo; bem próximo da decoração e atividades do Natal Luz de Gramado.

O local oferece wi-fi, café da manhã, piscina ao ar livre, piscina coberta, piscina infantil, academia, sauna, parquinho infantil, salão de jogos, quadra de tênis e business center; o estacionamento requer custo adicional.

Espaçosos e com criatividade no design, as acomodações incluem ar-condicionado, TV, aquecedor, mesa de trabalho, frigobar, sofá, hidromassagem (alguns quartos) e banheiro. As suítes hospedam até duas pessoas.

Conforto => Transfer na Serra Gaúcha

Onde comprar os ingressos do Natal Luz?

 ingressos do Natal Luz
Programação conta com diversos espetáculos | Foto: Site oficial Natal Luz.

Os ingressos para o Natal Luz são muito buscados na época de final de ano na Serra Gaúcha. Até porque o espetáculo do Natal Luz é muito esperado por milhares de turistas que viajam a Gramado para curtir essa festa.

A programação do Natal Luz, que em 2020, por conta das regras de distanciamento e higiene por causa da pandemia do Covid-19, está suspensa e só ocorrerá a decoração e iluminação de natal.

Porém, nos anos normais fica até difícil de escolher quais dos espetáculos assistir, além de conhecer toda a decoração das ruas da cidade. Vale lembrar que a cada ano pode ter mudanças, excluindo alguns espetáculos e incluindo outros inéditos.

Assim, se o show que você pensou em assistir não está mais na programação, tenho certeza que encontrará outra ótima opção.

Para curtir todas as atrações do Natal Luz é preciso de adiantar na compra dos ingressos porque eles terminam rápido. Eles são vendidos no site oficial da festa, mas há pacotes em diversas operadoras de turismo.

É interessante fazer uma boa pesquisa antes de comprar já que os valores podem variar muito de acordo com a data e também com o próprio fornecedor do ingresso.

Quanto custa Natal Luz em Gramado? Essa resposta depende muito do tipo de atividade você escolherá fazer e também se pretende comprar apenas o ingresso ou um pacote. Vale lembrar que há programação gratuita também.

Emoção => Dança gaúcha e churrasco em Canela

O que fazer em Gramado durante o Natal Luz

O Natal Luz de Gramado é uma grande festa, com ele a cidade fica ainda mais movimentada do que já é, os restaurantes ficam cheios, os hotéis lotados e o centro super movimentado.

Logo, para aproveitar tudo sem stress é interessante garantir tudo com antecedência, principalmente a hospedagem. Se você pretende curtir essa festa linda de cor e magia Gramado estará de braços abertos te esperando,.

Garanto que você irá viver momentos inesquecíveis e, sobretudo, irá relembrar o verdadeiro sentido do Natal, muitas vezes esquecido.

Com essas dicas do Natal Luz, você poderá já organizar seu roteiro em Gramado e Canela. E, para completar, leia sobre as compras em Gramado.

E você, gostou das dicas do Natal Luz em Gramado? Tem mais alguma dúvida? Alguma sugestão? Escreva nos comentários!

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Natal Luz

Saiba tudo para curtir a festa de Natal em Gramado

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Natal Luz

Saiba tudo para curtir a festa de Natal em Gramado

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Katie Franck

    Bom. Dia Sra. Andreia. A Sra. esqueceu de mencionar um lugar. A Praça das Etnias onde tem a casa do colono ( alemã); portuguesa e a italiana . TB tem os fornos onde é feito para e cucas na hora e TB tem a Feira do Artesanato de Gramado onde o turista pode comprar sugestões de presentes e agasalhos pois tem muito trabalhos de tricô e crochê.

  2. Jerrison

    Excelentes recomendações!!! Somente um adendo : Referente ao clima, faltou também recomendar não esquecer o filtro/ protetor solar já que também nessa época o calor durante o dia também pode ser intenso como nos últimos dois anos. Principalmente no fim de dezembro e janeiro