Roteiro em Gramado e Canela: 1, 2 ou 3 dias na Serra Gaúcha

por Carolina Arbache

Roteiro em Gramado e Canela: 1, 2 ou 3 dias na Serra Gaúcha

Precisa de auxílio para definir seu roteiro em Gramado e Canela? A fim de te ajudar a planejar sua viagem para estas cidades da Serra Gaúcha, contarei um pouco como foi o meu tour nos 3 dias que passei na região.

Toda charmosa, de características europeias, Gramado é a mais famosa cidade de serra do Rio Grande do Sul. Não é apenas o clima frio e arquitetura típica alemã e italiana que atraem turistas de todas as partes do Brasil.

Na cidade é possível sentir os ares europeus também na cultura e educação. Para ter uma ideia, não existem semáforos na região. Os motoristas realmente param na faixa para os pedestres. A cidade funciona bem.

E os gramadenses utilizam isto da melhor forma para agradar e trazer mais visitantes durante todo o ano. Porque não é só o inverno ou o Natal Luz de Gramado que atraem viajantes para esta região da Serra Gaúcha.

Quem vai para Gramado, vai também para Canela, município localizado a somente 7km de distância. Muitos nem se dão conta de que são cidades diferentes, já que são tão próximas.

Na realidade, muitos dos famosos pontos turísticos de Gramado ficam na vizinha, Canela. Por isso, veja minha sugestão de roteiro em Gramado e Canela, escolha sias atrações preferidas e aproveite esta região gaúcha.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Gramado

Seguro viagem Brasil »

 

Roteiro em Gramado e Canela

Buscando inovar a cada dia, não param de surgir atrações na região a cada ano. São mais de 40 parques temáticos entre Gramado e Canela, além dos atrativos naturais e arquitetônicos nesta linda região do Brasil.

Cito aqui os lugares que visitei em meu roteiro em Gramado e Canela, que abordou vários tipos de atrações. Existem várias outras atividades, algumas mais específicas para quem gosta de moda ou carros antigos, por exemplo.

E nem citarei os restaurantes em Gramado, pois a gastronomia da região possui um artigo a parte. Assim como os principais pontos turísticos de Gramado e Canela.

Mas, antes de conhecer mais detalhes do meu roteiro em Gramado e Canela dá uma olhada no vídeo da Secretaria de Turismo de Gramado que mostra as belezas da cidade.

CLIQUE AQUI para reservar passeios guiados em Gramado e Canela »

 

O que fazer em Gramado e Canela

Atrações do meu roteiro

  • Mundo a vapor
  • Alpen Park
  • Parque Terra Mágica Florybal
  • Bondinhos aéreos do Parques da Serra
  • Região central com ônibus turísticos (Rua Coberta, Rua Torta, Igreja São Pedro, Fonte do Amor Eterno)

 

Outras sugestões

  • Catedral de Pedra de Canela
  • Cervejaria Farol
  • Lago Negro
  • Museu de Cera
  • Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel
  • Reino do Chocolate
  • Mundo do Chocolate
  • Vale dos Dinossauros
  • Parque Snowland
  • Parque Mini-mundo
  • Praça das Etnias

Atrações => Ingressos para a Serra Gaúcha

 

Roteiro em Gramado e Canela – 3 dias

1º dia do roteiro

roteiro gramado 5 dias
Gramado fica na Serra Gaúcha | Foto: Secretaria de Turismo de Gramado.

Saindo de manhã de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul e ponto de partida mais comum dos viajantes no estado, dá para chegar para o almoço tranquilamente em Gramado.

Saiba que há várias opções de como chegar em Gramado a partir de Porto Alegre: aluguel do carro no Aeroporto de Porto Alegre; ônibus da empresa Citral; ou ainda um transfer para Gramado desde Porto Alegre.

Quem faz o caminho de Porto Alegre para Gramado de carro pode optar pela lindíssima Rota Romântica, onde recomendo parar para experimentar o famoso Café Colonial no caminho, como na charmosa cidade de Nova Petrópolis.

Mas, caso você tenha menos dias na cidade, pode ir direto para chegar e almoçar. Não sem antes parar no Pórtico de Gramado e fazer uma tradicional foto no local. Depois, almoce em um dos restaurantes da região e explorar.

Roteiro 3 dias em Gramado
Mundo a vapor | Foto: Site oficial.

Comecei o tour por Gramado e Canela no parque mais antigo da região, criado em 1991, e que fica em Canela. A famosa fachada do Mundo a Vapor retrata um acidente ferroviário ocorrido em Paris.

O local homenageia o trem – que foi importantíssimo para o desenvolvimento da região da Serra Gaúcha. A visita é uma verdadeira aula de história e cultura sobre a Revolução Industrial.

No local há menor fábrica de papel do mundo, siderúrgica, olaria, ferraria, granja de arroz, trator agrícola, serraria, moinhos de ventos, entre outros.

Tudo por meio das diversas máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura, que funcionam de verdade. O parque tem uma maquete super bem feita da linha ferroviária de 1920 que ligava a região à capital, Porto Alegre.

o que fazer em gramado
Miniaturas no Mundo a Vapor.

Além disso, você pode ver diversas réplicas em miniatura mostrando como as máquinas a vapor foram importantes para o mundo industrial. Você vê como são feitos tijolos e telhas, peças de ferro ou folhas de papel.

E ainda, leva uma lembrança produzida ao vivo na menor fábrica de papel do mundo. Também entende como funciona um barco a vapor e uma fábrica de mate, erva utilizada no chimarrão.

Outra atração do parque são os cenários antigos para tirar foto. É muito bem reproduzido e a foto comprada vem em um porta-retratos, idêntico a uma fotografia de época mesmo.

O local tem também o Café à Vapor, inspirado numa antiga estação de trem. O ingresso para adultos (16 a 59 anos) custa 36 reais; para idosos acima de 60 anos 20 reais; e o ingresso infantil (4 a 15 anos) e de estudante custa 20 reais. Aproveite e reserve seu ingresso para o Mundo a vapor.

Pontos turísticos de Canela
Catedral de Pedra, em Canela.

Estando em Canela, aproveite para conhecer a região central da cidade, onde fica a Catedral de Pedra. Em 2010 ela foi considerada uma das sete maravilhas do Brasil.

É uma construção imponente, poderosa e com estilo gótico. A torre da igreja tem 65 metros de altura e possui 12 sinos de bronze. É um cartão postal muito visitado na cidade e que rende belíssimas fotos.

Toda sua beleza única fica ainda mais bela durante a noite, quando uma iluminação é feita especialmente para ela. Dentro da catedral ainda existem variadas obras de arte para serem admiradas

Conheça => Tour circuito dos vinhos saindo de Gramado e Canela

 

Roteiro em Gramado e Canela – dia 2

roteiro gramado 2 dias
Alpen Park.

Para o dia 2 do roteiro em Gramado e Canela, decidimos nos aventurar nos parques de diversão da região: fomos ao Alpen Park e  Parque Terra Mágica Florybal, ambos em Canela.

É mais indicado ir ao Alpen Park logo pela manhã, para evitar filas e mudanças no tempo. E ainda, dá tempo de curtir o próximo atrativo à tarde.

O Alpen Park é um complexo de aventura e entretenimento em meio às paisagens da Serra Gaúcha, essencial para seu roteiro em Gramado.

Tem tirolesa, arvorismo e a estrela do parque: um trenó das montanhas importado da Alemanha. Tudo em meio a um cenário incrível do Vale do Quilombo, passando por cascatas e muito verde.

Roteiro de viagem em Gramado
Arvorismo no Alpen Park.

Para quem tem medo de altura, como eu, a dica é respirar fundo, controlar o medo e aproveitar a vista. Vai valer a pena!

Outras das 14 atrações do Alpen Park são cinema 4D, carrinho bate-bate, super voo e a maior montanha-russa de aço do Rio Grande do Sul. É a mesma que ficava no antigo Playcenter, em São Paulo. Quem lembra?

Uma vantagem do Alpen Park é que não é cobrado ingresso de entrada, e sim, por atração. Quem não curte os brinquedos mais radicais, pode somente acompanhar, conhecer o parque, apreciar a vista e tomar um café por ali.

Mas, vale ficar atento para não ser um passeio caro. Por isso, recomendo escolher os brinquedos que mais combinam com você é uma opção, ou então comprar o passaporte para o Alpen Park antecipadamente.

Roteiro turístico em Gramado
Casa do Mago.

Recuperado das aventuras, vá conhecer a magia do Parque Florybal. Inaugurado em dezembro de 2011, o parque da fábrica de chocolates Florybal não é um parque infantil e sim, um lugar onde todos possam despertar sua criança interna.

Além de passar mensagens sobre valores importantes de serem adquiridos. Coisas que nós adultos também precisamos aprender e relembrar como respeito à natureza, fazer o bem, relaxar e se divertir.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Trata-se de uma área verde de mais de 67 mil m² com mais de mil esculturas de bonecos gigantes. As atrações já começam no pórtico de entrada, onde há um gigante de pedra.

São dinossauros, índios, sereias, duendes, gnomos, fadas, deusas, homens das cavernas e animais em tamanho real, separados por alas.

cidades da serra gaúcha
Eu, pequenina, diante da grandeza da floresta e seu guardião.

Não param de surgir novos personagens da cabeça de seu incrível criador. No entanto, vale lembrar que apenas 49 m² podem ser construídos, já que se trata de uma área de preservação permanente (APP).

E tudo parece ser construído em respeito à fauna e flora. Maior símbolo disso é a incrível escultura do gigante guardião da floresta, criada para segurar uma árvore que estava tombada para que ela possa permanecer no lugar.

E uma mini-fábrica de chocolate, onde visitantes terão a chance de observar como é feita a produção dos chocolates Florybal. O Parque Terra Mágica Florybal funciona de quarta-feira à segunda-feira das 9 às 16h30, fecha às terças.

O ingresso comprado antecipadamente pelo site do parque custa 70 reais para adultos; idosos, estudantes e crianças de 4 a 12 anos pagam 35 reais. Há atrações pagas a parte no local como o cinema 7D e o Voo do Pterodáctilo.

Emoção => Dança gaúcha e churrasco em Canela

 

Roteiro em Gramado e Canela – dia 3

Parque do Caracol
Bondinhos aéreos de Canela | Foto: Site Parques da Serra.

No meu roteiro em Gramado e Canela, optamos por começar o 3º dia em Canela, num passeio para contemplar o ponto turístico mais famoso do país: a Cascata do Caracol – com a queda livre d’água de 131 metros de altura.

Com os bondinhos aéreos é possível ver a cascata de frente, na verdade é o único lugar para isso, embora dentro do Parque do Caracol exista uma trilha de 700 degraus para chegar perto da cachoeira.

Os bondinhos aéreos do Parques da Serra foram trazidos da Suíça e proporcionam um passeio super seguro e confortável. Mas não são a única atração do parque.

Além de uma pequena trilha para aprender a relação da fauna e flora local, na estação Animal você pode ver e escutar as obras o artista plástico Masaharu Hata.

dicas de passeios na Serra Gaúcha
Estação Animal.

São esculturas talhadas em madeira que reproduzem o som de cada animal representado. Elas ficam na Estação Animal, que é a segunda do percurso e fica a 130 metros de altura.

O passeio começa (e termina) na Estação Central , que fica a 60 metros de altura e onde também estão lojas, mirante e lanchonetes. A última parada é na Estação Cascata, onde é possível observar o Vale e da Cascata do Caracol.

O bondinho sobe a 750 metros acima do nível do mar, percorrendo um total de 840 metros.  São 12 bondinhos aéreos, também chamados de teleféricos com cabine fechada comportando oito pessoas.

O ingresso custa 46 reais para adulto, 23 reais para crianças e maiores de 60 anos. Crianças de até 5 anos não pagam.

Rota das cervejas
Visita à fábrica de cervejas artesanais Farol.

Seguindo meu roteiro em Gramado e Canela, está o famoso ponto da rota cervejeira de Gramado vale muito a visita, não só pela cerveja. É a Cervejaria Farol, em Canela.

Inspirada no farol de uma pequena cidade da Alemanha, onde funcionava antigamente, é a única cervejaria 100% alemã do Brasil. Você pode subir no Farol e curtir uma vista da Serra Gaúcha.

Além de comprar as boas cervejas e/ou fazer a visitação guiada à fabrica artesanal. Custa 15 reais e são 25 minutos para aprender coisas interessantes com um mestre cervejeiro enquanto degusta todos os tipos da bebida fabricados.

De quebra, o lugar funciona como bar à noite e serve um dos almoços alemães mais famosos de Canela. Durante o verão, também dá para curtir o exterior no típico jardim alemão, com árvores realmente trazidas da Alemanha.

onde tomar café colonial no sul
Farol foi trazido da Alemanha | Foto: Facebook Cervejaria do Farol.

O grande diferencial das produções da Cervejaria Farol é a água de boa qualidade da Serra Gaúcha. É retirada de um poço artesiano de 180 metros de profundidade, sem tratamentos químicos.

Porque, como todo bom amante de cerveja deveria saber, a pureza da água é fator primordial para sua qualidade. Além disso, só utilizam matérias-primas rigorosamente selecionadas, buscando os melhores lúpulos e cevadas do mundo.

Sim, a cerveja é deliciosa! O local funciona de terça a sexta das 17 horas à meia noite; sábado das 11 horas à meia noite e domingo das 11 às 16 horas.

As visitas acontecem de terça a sexta às 17h30, 19 horas, 20h30; sábado às 11h30, 13 horas, 15h30, 17 horas, 20h30; e domingo às 11, 13 e 15 horas.

tours guiados em Gramado e Canela
Ônibus turístico é uma ótima opção para roteiros curtos.

Como meu roteiro em Gramado e Canela foi de apenas três dias e visitei diversos lugares na segunda cidade, optei por percorrer a primeira com o ônibus turístico, que visitada diversas atrações e é ideal para roteiros curtos.

Desde 2014, funciona o BusTour na região, o ônibus vermelho de dois andares que percorre as principais atrações. É o primeiro meio de transporte turístico hop-on-hop-off da serra gaúcha.

Com o ingresso em mãos, você sobe e desce à vontade nos mais de 30 pontos de parada. Falando em ingresso, recomendo que você compre o seu para o ônibus turístico em Gramado antecipadamente na internet.

Aproveite também para andar pelas ruas do Centro de Gramado, como a Rua Coberta e a Avenida Borges de Medeiros, ótimo local para compras em Gramado, a Igreja Matriz São Pedro e a Fonte do Amor Eterno.

Rua Torta
Rua Torta em Gramado

Além da Rua Torta, como é conhecida a florida Rua Emílio Sorgetz, que lembra as ladeiras de São Francisco, nos Estados Unidos.

Ou ainda o Lago Negro, o Mirante do Vale do Quilombo, a linda Praça das Etnias, localizada perto da rodoviária e que possui construções em homenagem aos imigrantes portugueses, alemães e italianos que colonizaram a região.

Eu acabei fazendo o ônibus no último dia para ter uma visão geral da cidade. Mas para quem está sem carro, o ônibus city tour também é um ótimo meio de transporte, pois passa nas principais atrações.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O primeiro ônibus passa as 8h15 no Museu de Cera em Gramado e as 18h50 na Brocker Turismo em Canela. Contudo, indico que confirme o horário que o ônibus passará em cada local.

Hospedagem => Airbnb em Gramado

 

Roteiro de 7 dias em Gramado

Natal Luz
Natal pelo mundo | Foto: Site oficial.

Caso você tenha mais tempo pode aproveitar mais as cidades da Gramado e Canela e a região no entorno. Há atrativos na Serra Gaúcha que permitem roteiro em Gramado de 7 dias, 5 dias, 4 dias, 3 dias, como o meu, ou até 2 dias.

Isso depende muito de você. Mas, antes de decidir quantos dias irá ficar na cidade, veja a lista de atrativos, quais você tem interesse, os preços e o tempo indicado para conhecer cada um deles. Assim seu roteiro fica melhor e mais personalizado.

Claro que se você visitar Gramado a partir de outubro, quando começa o Natal Luz de Gramado e, por isso, acredito que você adore o Natal, haverá programação para muitos dias.

Isso além dos outros atrativos como o Aldeia do Papai Noel fica no Centro, nos jardins do Parque Knorr. Por falar em Natal, veja informações dos ingressos para o Natal Luz e ainda dicas para curtir o Natal Luz de Gramado.

Mini-mundo em Gramado
Mini-mundo.

Você pode fazer um roteiro para casal em Gramado incluindo as seguintes atividades:

Claro que não precisa ser apenas tour ligados a gastronomia, mas casais costumam adorar. Já quem vai a Gramado com crianças também não vai ficar sem programação.

No Reino do Chocolate você poderá ver (mas não comer) o maior coelho de chocolate do mundo, com mais de 1.600 kg e 2,95 metros de altura e no Mundo do Chocolate diversas esculturas. Há ainda fábricas onde você conhece a produção do chocolate.

Há ainda o Museu de Cera de Gramado, o Gramado Motor Show dedicado a motor Harley-Davidson, Hollywood Dream Cars, com carros antigos, o Vale dos Dinossauros, o parque Snowland, o mini-mundo, entre outras opções.

Além disso, há diversos restaurantes em Gramado que valem a visita inclusive divertidas pizzarias temáticas, comuns na região, como a Toca da Bruxa e a Kongo Pizzaria. Ah, conheça as comidas típicas de Gramado e Canela e já fique com “água na boca”.

Compre => Passaporte para o Parque Snowland

 

Quantos dias passar em Gramado?

rio grande do sul
Quanto mais dias é sempre melhor.

Eu fiz um roteiro em Gramado de 3 dias, que foi suficiente para me encantar. E querer voltar! Não saí de lá com a sensação de que precisaria ficar mais tempo para conseguir curtir a viagem.

Acho que um roteiro de 2 dias em Gramado já dá pra curtir muito. Claro que para mim, quanto mais melhor. Eu sempre saio com vontade de morar uns 2 meses no lugar.

Especialmente quando é um lugar que percebo que as pessoas pensam pra frente, como senti aqui. Também saí com vontade de voltar muitas vezes. Em outras estações. Imagina na primavera quando as hortênsias florescem, no Natal, no outono?

Independentemente desta minha vontade de conhecer todos os pontos de vista do lugar, tem muito ponto turístico legal. E, como citei acima, dá para montar tranquilamente um roteiro de 7 dias em Gramado e Canela.

Conheça => Rota Romântica do Rio Grande do sul

 

Dicas de Gramado e Canela

Em resumo, o que eu quero dizer é: fique o tempo que puder em Gramado e Canela, mas vá! É um lugar que tem tudo para encantar a diferentes perfis seja apaixonados por arquitetura ou natureza, famílias com crianças ou namorados.

E também quem curte comer ou ir nos lugares da moda, como o Palácio dos Festivais ou o Super Carros e até para quem não curte nada disso. Quem gosta da cultura alemã ou italiana, ou quer conhecer e não tá podendo ir para Europa agora, também vai amar.

O roteiro em Gramado e Canela pode ainda incluir outras cidades da Serra Gaúcha, também lindas e aconchegantes como Bento Gonçalves, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis, que já citei aqui.

E, para organizar sua viagem veja uma lista com os melhores hotéis de Gramado e também os hotéis recomendados em Gramado e Canela, reunindo as hospedagens mais reservadas por nossos leitores.

Espero que gostem e curtam bastante seu roteiro em Gramado e Canela. E, antes de você viajar já aviso: não tem como não se encantar e querer voltar diversas vezes!

Gostou das dicas de roteiro em Gramado e Canela? Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas para os leitores? Deixe nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Arbache

ESCRITO POR

Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *