17 pontos turísticos de Gramado e Canela para visitar

por Guilherme Tetamanti

17 pontos turísticos de Gramado e Canela para visitar

São tantos os principais pontos turísticos de Gramado e Canela que fica difícil escrever em um texto só. São museus, parques, palácios, restaurantes, igrejas, praças e também muitos lugares que celebram a festa do Natal.

Os destinos da Serra Gaúcha são um verdadeiro paraíso para os turistas que possuem o perfil para visitar essa região do Brasil.

Gramado e Canela são quase uma só cidade no Rio Grande do Sul, tanto é que a grande maioria dos artigos encontrados na internet se referem sempre aos dois municípios.

É que como a distância que as separa é de apenas 7 km e leva cerca de 15 minutos para se deslocar de carro de uma para outra, vale super a pena incluir Canela no seu roteiro em Gramado.

Sabe o que deixa os pontos turísticos de Gramado e Canela imperdíveis? São lugares encantadores, construções ímpares, que nos faz imaginar estar em outro país, resultado da contribuição dos alemães e italianos que colonizaram essa região da Serra Gaúcha.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Gramado

Seguro viagem com cobertura no Rio Grande do Sul »

 

Principais pontos turísticos de Gramado

  1. Rua Coberta
  2. Reino do Chocolate
  3. Museu de Cera
  4. Pórticos de Petrópolis e Taquaras
  5. Belvedere Vale do Quilombo
  6. Lago Negro
  7. Palácio dos Festivais
  8. Mini-mundo
  9. Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel
  10. Vinícolas
  11. Natal Luz

Em Gramado, são tantas as atrações que mesmo uma visita de vários dias não seria suficiente para conhecer tudo, pois são realmente muitos lugares para visitar.

Listei abaixo os passeios que acho merecerem mais atenção no seu planejamento de viagem em Gramado e Canela, durante viagem para os destinos do Rio Grande do Sul.

Para te inspirar ainda mais, dá uma olhada nesse vídeo do Ministério do Turismo do Brasil, que traz todo o encanto do maior evento que acontece em Gramado: o Natal Luz.

CLIQUE AQUI para reservar passeios guiados em Gramado »

 

1. Rua Coberta

Pontos turísticos de Gramado e Canela
Rua Coberta de Gramado durante o Natal Luz.

O local mais visitado do Centro, a rua possui uma cobertura com 100 metros de telhado de vidro em formato de uma meia-lua, localizada entre duas das principais avenidas de Gramado.

Nessa extensão a decoração no alto do telhado da Rua Coberta muda conforme a época. No Natal os enfeites decoram lindamente toda a estrutura. É um passeio imperdível sobretudo durante o Natal Luz.

Mas, a Rua Coberta não fica linda apenas no Natal. Ao longo do ano, parece que você está andando numa estufa, rodeado por plantas. É um verde revigorante.

E, não pense que é uma rua vazia, apenas com decoração. Na verdade ela é cheia de lojas de artesanatos, sapatos, artigos em couro e esportivos, lojas de chocolates, livrarias, restaurantes, cafeterias e bistrôs.

É um ótimo local para fazer compras em Gramado. E, por estar num região central e sempre protegida, sempre acontecem eventos e apresentações locais de danças, música e consertos.

Combo barato => Transfer do Aeroporto de Porto Alegre + Bus Turístico + Excursão para Nova Petrópolis

 

2. O Reino do Chocolate 

O que fazer em Gramado de graça?
Reino do Chocolate | Foto: Facebook Caracol Chocolates.

Já na recepção, você dá de cara com um recordista do Guiness Book: o maior coelho de chocolate do mundo, com mais de 1.600 kg e 2,95 metros de altura, mas esse infelizmente não se pode comer.

Dentro do Reino do Chocolate os visitantes conhecem a história do chocolate, de forma lúdica e interessante, com vários cenários e esculturas feitas de chocolate, difícil não se encantar.

E claro, não poderia faltar uma visita à mini-fábrica de chocolate, com produção em tempo real desse magnífico doce, querido em todo o mundo.

É possível comprar até produtos de beleza à base de chocolate, mas é na cafeteria que a criatividade impera. As poltronas são em formato de xícaras e as mesas de tabletes de chocolate, claro. A visita custa 10 reais.

 

3. Museu de Cera 

Atrativos turísticos de Gramado
Estátua do Mr. Bean, no Museu de Cera em Gramado.

Não precisa ir a Londres para conhecer as réplicas de algumas celebridades brasileiras e internacionais feitas em cera.

As mais de 90 estátuas espalhadas pelo Museu de Cera de Gramado rendem muitas fotos criativas e são realmente muito realistas e detalhistas.

São personagens de desenho animado, cantores e compositores famosos, atores, jogadores de futebol, presidentes, papa, etc.

Alguns deles: Madonna, Mel Gibson, Johnny Depp, Michael Jackson, Shrek, Papa João Paulo II, o jogador Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Gisele Bündchen, entre outros.

O Museu de Cera de Gramado faz parte do complexo Dreamland que possui outros museus como o Hollywood Dream Cars, um museu do automóvel, o Vale dos Dinossauros, o Dreams Motor Shows e o Super Carros.

Eles são ótimas opções de passeio para quem viaja a Gramado em família. O ingresso para adultos no Museu de Cera custa 100 reais, crianças de 4 a 11 anos e adultos acima de 60 anos pagam meia entrada. Menores de 4 anos não pagam.

Já para os outros museus do complexo o ingresso para adulto custa 70 reais. Há opções de pacotes incluindo 5 diferentes atrações. O preço do pacote para adulto é 180 reais, para crianças 150 reais e para maiores de 60 anos 130 reais.

Combo econômico => Ingresso para o Museu de Cera + Hollywood Dream Cars + Harley Motor Show + Super Carros + Parque Vale dos Dinossauros 

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Gramado. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

4. Pórtico Petrópolis e Taquaras 

Atrações turísticas em Gramado e Canela
Pórticos de Gramado são cartões postais da cidade.

Eles são a porta de entrada da cidade, o cartão-postal de Gramado. São monumentos feitos de pedra e com o estilo germânico, envolvidos por um belo jardim florido completando a bela paisagem.

Na recepção é possível encontrar todas as informações turísticas necessárias, sempre das 9 às 16 horas. Uma pausa para foto num dos Pórticos é fundamental.

Recomendo muito => Ônibus turístico para 1 dia, 2 dias e 3 dias

 

5. Belvedere Vale do Quilombo

O que não se pode deixar de conhecer em Gramado?
Vista do Mirante do Belvedere | Foto: Secretaria de Turismo de Gramado.

Para os aventureiros de plantão, na estrada para Canela, você encontrará esse Vale que proporciona uma vista espetacular para as montanhas.

A entrada é gratuita e oferece passeios pelas trilhas, o que permite visualizar a maravilhosa fauna e flora nativas, além de cinco belas cachoeiras. Tanto no calor, quanto no frio, a vista é surpreendente (falando em frio, conheça também o parque de neve em Gramado).

O Vale do Quilombo fica localizado perto da Aldeia do Papai Noel que também vale a pena conhecer, um verdadeiro mundo encantado natalino.

 

6. Lago Negro

Dicas de Gramado
Passeio de pedalinho no Lago Negro, em Gramado.

Um dos pontos turísticos mais bonitos de Gramado, não poderia faltar em minha lista de atrações. O Lago Negro foi construído em 1953 para imitar os lagos da Europa, rodeado de pinheiros e com lazer completo para a população.

É isso mesmo, ele é um lago artificial, foi construído para ser um dos pontos turísticos de Gramado. Ele recebeu esse nome porque parte da sua vegetação veio da região da Floresta Negra, na Alemanha.

A área total do Parque Lago Negro é de 89.336m², já a área do Lago Negro chega a 17.470m², sendo que a profundidade das águas é de 14 metros.

No local existe uma trilha de 740 metros para caminhada, além de bar, restaurante, loja de conveniências e serviço de aluguel de pedalinhos, o principal atrativo num dia de sol.

 

7. Palácio dos Festivais – Cine Embaixador

pontos turísticos gramado gratuitos
Palácio dos Festivais | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Localizado na região central de Gramado, o Palácio dos Festivais sedia um dos mais importantes festivais de cinema de toda a América Latina, o Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro.

O evento ocorre todos os anos, desde 1973, no segundo semestre. Em 2020 chegou a 48ª edição como palco de debates e encontros entre artistas, cineastas, estudantes, pesquisadores de cinema e público em geral.

O festival exibe filmes de todos os lugares do mundo, desde curtas, média e longa metragem. E há uma competição, inclusive com voto popular, que elege os melhores filmes em diversas categorias. Os vencedores recebem uma estátua batizada de Kikito.

   

 

8. Parque Mini-Mundo

snowland gramado
Réplica exposta no parque | Foto: Facebook Mini-Mundo.

O Parque Mini é um parque a céu aberto formado por réplicas de cidades, monumentos, casas, trem e etc, criado pela família Höppner em 1981, com o objetivo de entreter as crianças da família.

As réplicas são baseadas nos projetos dos monumentos e edifícios originais e formam uma mini-cidade – 24 vezes menor que a realidade.

O parque conta com infraestrutura incluindo local para alimentação, lojas temáticas e espaço infantil. Ele funciona de quinta à terça, das 9h30 às 16h30. O ingresso para adulto custa 42 reais, crianças e idosos pagam meia entrada.

 

9. Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel

o que fazer em gramado em um dia
Monorail na Aldeia do Papai Noel | Foto: Facebook Aldeia do Papai Noel.

Se você ama o Natal, saiba que em Gramado há um local em que a festa acontece o ano inteiro. A Aldeia do Papai Noel fica no Centro, nos jardins do Parque Knorr.

O local é repleto de magia e conta com diversas atrações como a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, Fábrica de Brinquedos, renas, um treno voador e um monorail, uma espécie de trem mas que se move em um único de trilho suspenso.

Além da Pirâmide de Natal, Praça da Neve e, claro, da Casa do Papai Noel, uma bela construção em estilo bávaro. O parque funciona todos os dias, exceto terça-feira, das 9h30 às 16h30.

O ingresso para adultos custa 40 reais para adultos; crianças de 2 a 12 anos pagam 30 reais e o ingresso para idosos fica 20 reais. Crianças menores de 2 anos tem entrada gratuita.

 

10. Vinícolas

pontos turísticos de gramado e canela
Vinícola Stopassola | Foto: Site oficial.

Quem viaja para às cidades da Serra Gaúcha não pode deixar de visitar uma das vinícolas da região e experimentar os maravilhosos vinhos produzidos em Gramado e cidades no entorno.

Entre as opções estão a Vinícola Stopassola, um empreendimento familiar que produz vinhos comum e finos com uvas do próprio terroir.

Já a Vinícola Ravanello está instalada em prédio de 1.300m². O local está equipado com alta tecnologia para elaboração de vinhos de alta qualidade e dispõe de espaço Gourmet com capacidade para 60 pessoas.
Outra opção na cidade é a Casa Seganfredo, outra vinícola de empreendimento familiar, que produz vinhos internacionalmente conhecidos. Inclusive você pode fazer um tour pelo Vale dos Vinhedos saindo de Gramado.

 

11. Natal Luz

Natal Luz
Natal pelo mundo | Foto: Site oficial.

Um dos mais famosos pontos turísticos de Gramado é, na verdade, um evento: o Natal Luz. O evento começa geralmente no final de outubro e vai até metade de janeiro com uma extensa programação de shows e desfiles, além de uma decoração mágica em toda a cidade.

Entre os destaques da programação do evento natalino de Gramado estão o  Nativitaten, um espetáculo representado por um musical ao redor de um lago.

São mais de 200 artistas, entre atores, cantores e bailarinos em sintonia com uma magnífica orquestra, apresentando a história do nascimento de Jesus.

O ponto alto da festa é o Grande desfile de Natal, um cortejo que percorre 270 metros reproduzindo 30 anos de acontecimentos no mundo.

A história é representada por efeitos especiais, música, brinquedos, fantasias e um show de fogos de artifício ao final, com a presença do Papai Noel.

Além do show de mágica que acontece no Palácio dos Festivais, apresentado por Kronnus, o maior mágico do Brasil. E do Natal pelo Mundo, show que mostra diversas tradições natalinas.

Veja mais informações sobre os ingressos para o Natal Luz e ainda diversas dicas para curtir o Natal Luz de Gramado.

 

O que fazer em Gramado de graça?

pontos turísticos de gramado e canela rs
Rua Torta em Gramado é um dos passeios gratuitos.

Quer saber o que fazer em Gramado de graça para ter uma viagem mais econômica? Bom, a cidade é muito bonita, por isso, há diversos locais, inclusive pontos turísticos de Gramado citados acima que podem ser visitados sem a necessidade de comprar ingresso.

Por exemplo: você pode passear pela Rua Coberta e pela Avenida Borges de Medeiros, na região central, onde há muitas lojas e restaurantes.

Também na Av. Borges de Medeiros, está a Igreja Matriz São Pedro. Construída a partir de 1917 e com grande parte da estrutura de pedra, a igreja tem vários vitrais e sua torre possui 44 metros de altura.

festival de cinema de gramado
Igreja Matriz São Pedro | Foto: Secretaria de Turismo de Gramado.

Ao lado da igreja está a Fonte do Amor Eterno, onde casais deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor. É um local muito bonito para tirar fotos, uma vez que os cadeados colocados no local são comercializados nas lojas dos arredores.

Um local curioso é a Rua Torta, como é conhecida a florida Rua Emílio Sorgetz, que lembra as ladeiras de São Francisco, nos Estados Unidos.

O Lago Negro, o Mirante do Vale do Quilombo, a linda Praça das Etnias, localizada perto da rodoviária da cidade e que possui construções que homenageiam os imigrantes portugueses, alemães e italianos que colonizaram a região.

E, por último, mas bem tradicional é a visita aos pórticos da cidade, também gratuita e que faz parte do álbum de fotos de todos os visitantes de Gramado.

 

Principais atrativos em Canela

  1. Parque do Caracol
  2. Catedral de Pedra
  3. Alpen Park
  4. Bondinhos Aéreos – Parque da Serra
  5. Parque temático Mundo a vapor
  6. Museu dos Beatles

Apesar de ser bem menor que Gramado, Canela também tem importantes atrativos turísticos muito disputados pelos turistas que invadem a região.

 

1. Parque do Caracol

Parque do Caracol em Canela
Cascata do Caracol.

O símbolo da cidade é a cascata Caracol, que fica dentro do Parque do Caracol, e é considerada a maior do Rio Grande do Sul, medindo 132 metros de altura.

O passeio pelas trilhas em meio a vegetação direciona ao mirante para ter uma vista privilegiada da cascata. Também é possível descer uma grande escadaria com 927 degraus para chegar ao pé da cascata.

Assim, você terá a deslumbrante vista de baixo para cima e com direito a sentir na pele a garoa da água que cai. O problema é subir de volta :).

Atrativos turísticos de Canela
Observatório Ecológico.

Mas não pense que acabou, ainda é oferecida uma visão do parque de 360º em uma plataforma a 27 metros de altura, conduzida por um elevador panorâmico.

No alto do Observatório Ecológico se vê todo o parque, as outras cascatas e uma vista completa sensacional. Passeio encantador!

   

Emoção => Voo de Helicóptero no Parque do Caracol

 

2. Catedral de Pedra

Pontos turísticos de Canela
Catedral de Pedra, em Canela.

Em 2010 ela foi considerada uma das sete maravilhas do Brasil. Localizada no Centro de Canela, imagine uma construção imponente, poderosa e com estilo gótico.

A torre da igreja tem 65 metros de altura e possui 12 sinos de bronze. É um cartão postal muito visitado na cidade e que rende belíssimas fotos.

Toda sua beleza única fica ainda mais bela durante a noite, quando uma iluminação é feita especialmente para ela. Dentro da catedral ainda existem variadas obras de arte para serem admiradas.

 

3. Alpen Park

Atrações turísticas de Canela
Montanha Russa, uma das atrações do Alpen Park.

É um parque de diversões diferente, com brinquedos irreverentes que proporcionam aventura e diversão garantida para as crianças.

A começar pela torre de rapel, arvorismo, tirolesa, quadriciclo, muro de escalada, montanha russa, videogames com efeitos especiais, cinema 4D e o famoso trenó, que você mesmo controla a velocidade.

Mas fique atento, pois cada brinquedo tem um valor pago a parte no Alpen Park, então a brincadeira pode acabar saindo mais cara do que o imaginado.

Escolher os brinquedos que mais combinam com você é uma opção, ou então comprar o passaporte para o Alpen Park antecipadamente.

 

4. Bondinhos Aéreos – Parque da Serra

pontos turísticos de gramado ao ao livre
Bondinhos aéreos de Canela | Foto: Site Parques da Serra.

Falando em pontos turísticos de Gramado e Canela não posso deixar de fora os Bondinhos Aéreos Parques da Serra, localizado em meio a Mata Atlântica e com vista para a Cascata do Caracol, citada acima.

O bondinho sobe a 750 metros acima do nível do mar, percorrendo um total de 840 metros. São 12 bondinhos aéreos, também chamados de teleféricos com cabine fechada comportando oito pessoas.

O passeio começa (e termina) na Estação Central , que fica a 60 metros de altura e onde também estão lojas, mirante e lanchonetes. A próxima para é a Estação Animal, onde há outro mirante, dessa vez a 130 metros de altura.

No local há trilhas e um espaço artístico “Esculturas que Falam”, com cerca de 85 peças talhadas em madeira pelo escultor Masaharu Hata (1938-2010).

A última parada é na Estação Cascata, onde é possível observar o Vale e da Cascata do Caracol, queda d’água de 131 metros. O ingresso custa 46 reais para adulto, 23 reais para crianças e maiores de 60 anos. Crianças de até 5 anos não pagam.

Reserve => Aluguel de carro em Porto Alegre

 

5. Parque Temático Mundo a Vapor

pontos turísticos de gramado mundo a vapor
Mundo a vapor | Foto: Site oficial.

O Mundo à Vapor é um parque que tem como tema as máquinas a vapor, criado em 1991. No local há menor fábrica de papel do mundo, siderúrgica, olaria, ferraria, granja de arroz, trator agrícola, serraria, moinhos de ventos, entre outros.

E, claro, que as locomotivas a vapor não iam ficar de fora do parte. Na entrada é retratada a reconstituição do famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada a estação de Montparnasse.

A locomotiva ficou pendurada a 12 metros de altura. Os visitantes ainda podem fazer uma foto antiga com vestuário e cenário especiais, fazer um passeio no mini trem e ainda tomar uma bebida no Café à Vapor, inspirado numa antiga estação de trem. Reserve seu ingresso para o Mundo a vapor aqui.

 

6. Museu dos Beatles

pontos turísticos de gramado museus
Museu dos Beatles | Foto: Facebook Museu dos Beatles.

Um dos pontos turísticos de Gramado e Canela que vale a visita é o Museu dos Beatles, o primeiro museu do Brasil a homenagear 4 garotos de Liverpool.

O local conta a história da banda em um tour organizado cronológico e geográfico, com mais de mil itens, desde material discográfico (como LP’s, K-7’s, DVD’s, CD’s, Magazines).

Além de revistas, livros, instrumentos, e até mesmo figurinos, entre outros itens. Veja ingresso para o Mundo dos Beatles antecipado e com desconto agora.

 

O que tem para fazer em Gramado e Canela

Agora você já sabe o que não se pode deixar de conhecer em Gramado. Nas minhas dicas destaquei passeios e principais pontos turísticos de Gramado e Canela, mostrando que nosso país também oferece maravilhas exclusivas.

Muitos desses pontos turísticos são ideais quando você quer saber o que fazer em gramado em um dia. Mas, o que fazer em Gramado em 7 dias? Bom, se você for durante o Natal Luz terá muita programação, além dos pontos turísticos.

Mas, em outras épocas dá para conhecer Gramado e Canela em três dias, mas você pode aproveitar a semana e visitar os arredores ou mais vinícolas, por exemplo. Para definir, anote as dicas e monte seu mapa turístico de Gramado.

Pesquisando sobre os pontos turísticos de Gramado e Canela? Ainda tem dúvidas? Compartilhe suas histórias nos comentários?

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Natal Luz

Saiba tudo para curtir a festa de Natal em Gramado

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Natal Luz

Saiba tudo para curtir a festa de Natal em Gramado

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *