8 Principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul com mapa

8 Principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul com mapa

Imagem do Autor por Andréia Teixeira
Atualizado em:

Quer  conhecer e saber mais sobre os pontos turísticos do Rio Grande do Sul? Então, não deixe de ler esse post, pois comentarei um pouco sobre cada um desses lugares que fazem parte da beleza e história do meu estado.

A terra do churrasco e do chimarrão esconde muitas belezas incríveis que todo mundo deveria conhecer.

Os pontos turísticos do Rio Grande do Sul são lugares com paisagens incríveis e com certeza merecem uma visita. Há lugares para passear com a família, românticos, para relaxar, se divertir e também aqueles de bate-volta.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis no Rio Grande do Sul

Vantagens de ter seguro de viagem no Brasil »

Mapa turístico do Rio Grande do Sul

  1. Parque da Guarita em Torres
  2. Caniôn do Itaimbezinho
  3. Ruínas de São Miguel das Missões
  4. Reserva Ecológica do Taim
  5. Molhes da Barra em Rio Grande
  6. Cidade de Pelotas
  7. Usina do Gasômetro
  8. Parque da Redenção de Porto Alegre

CLIQUE AQUI para fazer tours guiados na Serra Gaúcha »

Lugares imperdíveis do Rio Grande do Sul

Acima, veja um vídeo feito pelo Ministério do Turismo do Brasil sobre as belezas do Rio Grande do Sul e tudo o que fazer no estado! Abaixo siga a lista com os melhores atrativos!


Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!


Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.


1. Parque da Guarita em Torres

Viagens para ir e voltar no mesmo dia no Rio Grande do Sul
Parque da Guarita | Foto: Alfredo hilario, via Wikimedia Commons

Sem dúvida, o Parque da Guarita em Torres é um dos pontos turísticos do Rio Grande do Sul que atrai muitos visitantes, principalmente na época do veraneio gaúcho, que é entre os meses de dezembro e fevereiro.

O parque está localizado na cidade de Torres, divisa do Rio Grande do Sul com o estado de Santa Catarina. A cidade está a uma distância de 192 km da capital, Porto Alegre.

Uma linda unidade de conservação de aproximadamente 350 hectares, o Parque da Guarita está localizado próximo à praia da Guarita. Ele possui um grande paredão que fica bem em frente ao mar, além disso, a escadaria de 100 degraus leva ao topo da montanha, onde é possível desfrutar uma paisagem simplesmente maravilhosa, com a praia ao fundo.

A torre norte, também conhecida como o Morro do Farol, possui o mirante natural mais concorrido de Torres, porque de lá é possível ter uma ampla visão de todas as outras praias da região.

O parque possibilita um contato direto com a natureza, já que possui uma grande diversidade de fauna e flora, cuja preservação e atitude consciente faz com que o local permaneça livre de qualquer ação do homem.

O ideal é usar roupas confortáveis para fazer os passeios, ainda mais que fará muitas caminhadas para explorar os pontos turísticos. Por isso, recomendo as roupas da Columbia, por causa da tecnologia para dispersão de evaporação do suor.

2. Cânion do Itaimbezinho

Lugares inusitados no RS
Cânion do Itaimbezinho | Foto: Germano Roberto Schüür, via Wikimedia Commons

Outro ponto turístico do Rio Grande do Sul é o Cânion do Itaimbezinho, localizado na cidade de Cambará de Sul, a 182 km de Porto Alegre. O ponto turístico faz parte do Parque Nacional dos Aparados da Serra, que possui vários cânions, porém este é o mais famoso e o mais procurado pelos viajantes.

O ideal é se hospedar em chalés de charme, ou mesmo boas pousadas em Cambará do Sul.

Além da paisagem exuberante, o que torna esse cânion tão famoso são as suas dimensões: 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade  e 600 metros de largura. Para ter acesso ao cânion é preciso fazer uma das três trilhas que existem no parque, aliás, prepare-se para caminhar bastante, por isso, usar roupas confortáveis é fundamental.

A trilha vértice e a trilha do cotovelo te permite contemplar os principais atrativos do local. Na trilha do cotovelo, por exemplo, o trajeto leva em media 2h30 de ida e volta. Já quem faz a trilha vértice irá caminhar um pouco menos, em torno de 45 minutos.

A paisagem durante o percurso é  muito bonita e há mirantes espalhados por alguns pontos, onde é possível ver a cascata das andorinhas, uma linda queda de 200 metros de altura.

O Parque do Itaimbezinho é um lindo lugar para se visitar no Rio Grande do Sul e, para tornar esse passeio legal, eu sugiro ir sem pressa e levar uma mochilinha com alguns itens básicos, como água, lanche e protetor solar.

Recomendo as mochilas da Columbia Sportswear, pois são resistentes e há modelos para todas as ocasiões.

Vale super a pena conferir a página dos itens em promoção, que oferece produtos com desconto de até 50%. São jaquetas, botas e diversas outras peças com tecnologia ideal para viagens de frio ou calor.

Ao clicar nos links acima, você ganha 10% de desconto ao comprar qualquer item no site da Columbia Sportswear!

3. Ruínas de San Miguel das Missões

Imagens do Rio Grande do Sul pontos turísticos
Ruínas de São Miguel das Missões | Foto: Loco085, via Wikimedia Commons

As ruínas de San Miguel das Missões estão dentro do Sitio Arqueológico de San Miguel Arcanjo e localizadas na cidade de mesmo nome, e faz parte da Rota das Missões no RS. Fica a uma distância de 473 km de Porto Alegre, isto é, em torno de 7 horas de viagem.

Herança dos padres jesuítas da redução de San Miguel Arcanjo, que faz parte dos Sete Povos das missões, elas são os principais vestígios das missões jesuíticas em todo o mundo e foram declaradas pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

As ruínas formam um conjunto de construções edificadas entre os anos 1735 e 1745. Além delas, há também o Museu das Missões que guarda importante obras que contam a história dos sete povos das missões.

Uma das grandes atrações das Ruínas das Missões é o espetáculo chamado “som e luz”, que narra a história desse encantador lugar cheio de encantos e mistérios.

4. Reserva Ecológica do Taim

Reservas no Rio Grande do Sul
Reserva Ecológica do Taim | Foto: Regys Macedo, via Wikimedia Commons

A Reserva Ecológica do Taim é outro ponto turístico do Rio Grande do Sul que faz muito sucesso com os visitantes, afinal, todos querem ver e fotografar as capivaras e outros animais típicos dos pampas, que vivem soltos pelo local. Conhecida também como Estação Ecológica do Taim, a reserva é uma unidade de conservação que fica entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

Lá vivem mais de 230 espécies de aves, jacarés, capivaras, graxains e cachorros do mato, todos animais típicos da região. Esse lugar é incrível não somente pela sua beleza natural como também pelo senso de preservação. Não é a toa que ela passou a ser considerada, pela convenção de Ramsar, uma das principais áreas ambientais do mundo.

Quem percorre a BR 471, que atravessa a reserva, poderá ter a sorte de observar os animais e uma parte do Taim, porém, se quiser conhecer melhor o local e ver tudo de perto, você pode caminhar pelas quatro trilhas da reserva. Para isso, é preciso entrar em contato para agendar a visita.

Incrível => Rotas turísticas no Rio Grande do Sul

5. Molhes da Barra em Rio Grande

Lugares famosos no Rio Grande do Sul
Molhes da Barra | Foto: Mauricio Carlos Dias, via Wikimedia Commons

Quem se dirige ao município de Rio Grande provavelmente passará pela reserva do Taim. Com isso, já é possível conhecer dois pontos turísticos do Rio Grande do Sul numa só viagem. Localizado próximo ao porto, que fica a 318 km de Porto Alegre, os Molhes da Barra  compõem o cenário perfeito e um passeio muito legal para se fazer em família ou em casal.

Rio Grande não é somente um município, ele possui praias e uma delas até já entrou para o livro dos recordes com a maior extensão do mundo: a praia do Cassino. Na época de veraneio, ela atrai milhares de viajantes do Brasil e do exterior, como Argentina e Uruguai.

Os Molhes da Barra são considerados uma das maiores obras de engenharia do século XX e o objetivo principal da sua criação foi para manter a profundidade do canal que liga o Porto de Rio Grande a Lagoa dos Patos. Sua grande atração é a vagoneta que trafega por 4km de trilhos mar adentro e navegam pela força dos ventos, impulsionada por pessoas conhecidas como “vagoneiros”, que dão um impulso inicial para o vagão andar.

Além de ser conhecido como local de pesca, o local é refugio dos lobos e leões marinhos, ou seja, é um passeio para toda a família, especialmente para quem tem criança. A experiência é incrível!

Desfrute => Rota da uva e vinho no Rio Grande do Sul

6. Cidade de Pelotas

Pelotas Rio Grande do Sul
Pelotas | Foto: Ronaldo Morgado Segundo, via Wikimedia Commons

Quem é fã da boa gastronomia, especialmente os doces, não pode deixar de conhecer esse ponto turístico do Rio Grande do Sul. A cidade de Pelotas fica a 260 km de Porto Alegre e possui uma rica arquitetura. Descubra mais cidades do Rio Grande do Sul com potencial turístico.

Tudo nela é encantador, especialmente o centro histórico que possui prédios de diferentes estilos com detalhes que remetem a um passado de muita riqueza e ostentação, na qual espelhos eram trazidos da Europa.

Quem quiser fazer um rápido tour pela cidade precisa embarcar no expresso quindim, um micro ônibus pintado de amarelo que leva os visitantes para conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade, como o Museu da Baronesa e a fábrica de doces.

Se a visita for no mês de junho ou julho, você terá a oportunidade de conhecer a Fenadoce, uma das maiores feiras de doces do país, onde os principais atrativos são os doces de pelotas, nacionalmente conhecidos.

7. Usina do Gasômetro

Usina do Gasômetro Porto Alegre
Usina do Gasômetro | Foto: WikiGiz, via Wikimedia Commons

A Usina do Gasômetro é um dos cartões postais da cidade de Porto Alegre e, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais bonitos do Estado do Rio Grande do Sul.

A Usina é um local cheio de cultura e história, além de formar uma paisagem exuberante. Não é à toa que ela é o palco do pôr do sol mais bonito do sul do país. O local possui salas de cinema, teatro e é  palco de shows e apresentações culturais.

Quem quer ter uma vista imperdível do Rio Guaíba e das ilhas ao redor precisa subir até o terraço, a visão é incrível, principalmente se for no final de um lindo dia sol. É uma paisagem digna de cartão postal que merece fazer parte do seu roteiro de viagem.

Passeio => Rota do Sol no Rio Grande do Sul

8. Parque da Redenção em Porto Alegre

Parques do Rio Grande do Sul
Parque da Redenção | Foto: LuanMachado, via Wikimedia Commons

O Parque mais famoso da capital dos gaúchos não poderia ficar de fora da lista dos pontos turísticos do Rio Grande do Sul, afinal, ele também é um dos cartões postais da cidade e do estado.

O Parque da Redenção, também como conhecido como Parque Farroupilha, fica localizado no bairro Cidade Baixa e, nos finais de semana, é o ponto de encontro dos gaúchos para tomar aquele chimarrão e colocar a conversa em dia.

No parque, há muita área verde para estender uma canga no chão e ficar conversando por horas. Há também muitos monumentos, parque infantil e apresentações culturais.

Para quem gosta de artesanato, nas manhãs de domingo é realizado o famoso Brique da Redenção, uma feira com produtos de artesanato local e antiguidades que faz muito sucesso, não somente entre os gaúchos como também para com os visitantes.

Programe-se => Rota Romântica do Rio Grande do Sul

Atrativos turísticos do Rio Grande do Sul

Todos os pontos turísticos do Rio Grande do Sul fazem parte das belezas do estado e contam um pouquinho da história e cultura do povo gaúcho. Se você se organizar direitinho, é possível conhecer todos na mesma viagem.

Quer conhecer os pontos turísticos do Rio Grande do Sul? Qual você mais gostou? Responda nos comentários!

Até + !!!

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. manuely
    não gostuei do site asmei o site
Quero Viajar Mais