Rota das Missões no Rio Grande do Sul: circuito da peregrinação

por Andréia Teixeira

Rota das Missões no Rio Grande do Sul: circuito da peregrinação

A Rota das Missões no Rio Grande do Sul é a prova que nem só de Gramado e Canela vive o turismo gaúcho. As opções de passeios para quem visita o estado, também vão além das vinícolas, já que também é possível aprender um pouco mais sobre a história do estado.

Proporcionando uma experiência incrível e quase mística, essa viagem ao passado é acessível e pode ser percorrida de carro sem grandes problemas. Ela é uma aula de história que nos conta um pouco mais sobre o início das missões jesuítas no estado, cujo objetivo principal era evangelizar os índios da região.

Essas missões, além das inúmeras ruínas espalhadas por toda a rota, nos deixaram os “Sete Povos das Missões”, que hoje são  formados pelas cidades de São Luiz Gonzaga (1687), São Nicolau (1687), São João Batista (1697), Santo Ângelo (1706), São Lourenço Mártir (1690), São Miguel das Missões (1687) e São Francisco de Borja (1666). Essas são apenas as principais cidades que fazem parte da Rota das Missões no Rio Grande do Sul, ao todo são 26 municípios. Conheça alguns deles agora.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis no Rio Grande do Sul

Seguro de viagem para viajar no Brasil »

 

Roteiro das Missões pelo Rio Grande do Sul

Rota das Missões Rio Grande do Sul
São Miguel das Missões | Foto: Fernando Gomes, via Wikimedia Commons.
  • São Luiz Gonzaga
  • São Miguel das Missões
  • São Nicolau
  • São Paulo das Missões
  • Sete de Setembro
  • Ubiretama
  • Vitória das Missões
  • São Pedro do Butiá
  • São Borja

Imperdível => Melhores passeios na Serra Gaúcha

 

São Paulo das Missões

Considerada o Cantão Suíço das Missões, São Paulo das Missões faz parte da Rota das Missões no Rio Grande do Sul. O município recebeu esse nome por sua semelhança geográfica com a Suíça e pela cultura alemã, que é muito presente na cidade. Além do mais, ela também é conhecida como a “Cidade das Orquídeas”, devido ao cultivo das flores por produtores locais.

Fundado em 1912, o município foi colonizado por um pequeno grupo alemão, constituído em áreas pertencentes aos distritos de Roque Gonzales e Porto Xavier, que atualmente pertencem ao município de Cerro Largo. Mas sua criação só foi efetivada em 30 de dezembro de 1965, ano em que também ocorreu a sua desmembração junto ao município de Cerro Largo. Dentre as atrações turísticas da região, destaca-se o turismo ecológico e religioso.

 

São Luiz Gonzaga

O caminho das missões caminhos da reportagem
Torre da Igreja Matriz | Foto: CanoasPhotos, via Wikimedia Commons.

Considerada a Capital Estadual da Música Missioneira, a cidade de São Luiz Gonzaga é uma das principais na Rota das Missões no Rio Grande do Sul. Fundada em 1687, ela também é berço de grandes artistas famosos, por isso, o seu título de capital da música missioneira.

Você pode conhecer as estatutárias que se encontram no interior da Igreja Matriz e fazer uma verdadeira viagem ao passado no Museu Arqueológico, conhecendo mais sobre os fragmentos cerâmicos criados pelo povo guarani.

A cidade também abriga um monumento de seis metros de altura, que foi construído em reverência ao payador Jayme Caetano Braun. O monumento possui recursos audiovisuais, exposições e comercialização de produtos, tudo para uma boa recepção dos viajantes. O nome dessa pequena cidade foi escolhido por um padre jesuíta da Redução, Miguel Fernandez, uma homenagem ao santo São Luiz Gonzaga.

Conheça também => Rota do Sol no Rio Grande do Sul

 

São Nicolau

Passando agora pela cidade história de São Nicolau, considerada primeira Querência do Rio Grande, o município proporciona aos seus turistas toda a magia e história de 400 anos. Fundada em 3 de maio de 1626, a cidade foi a primeira Redução e, em 1638, em decorrência da invasão dos bandeirantes, os índios foram forçados a emigrar para a margem direita do rio Uruguai e se fixaram em apostoles.

Em 1687, na fase dos Sete Povos, São Nicolau voltou a ser fundada, sendo a única Redução da primeira fase jesuítica a ser refundada durante a segunda fase, período que ficou conhecido como dos Sete Povos das Missões. Ao visitar a cidade, é preciso conhecer mais sobre o sítio histórico que se localiza junto à praça, que é um marco da chegada dos jesuítas, e o Café de Cambona.

Serra Gaúcha => Tour circuito dos vinhos

 

São Miguel das Missões

São Miguel das Missões
Ruínas em São Miguel das Missões | Foto: Leandro Kibisz, via Wikimedia Commons.

Outra importante cidade na Rota das Missões no Rio Grande do Sul é São Miguel das Missões, considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e conhecida por ser uma região histórica missioneira, com grande diversidade cultural e racial. A cidade consolida-se cada vez mais como um destino turístico religioso, histórico e cultural que conta mais sobre o passado do Brasil.

A história da cidade se inicia em 1632, ano de sua fundação, pela Redução de São Miguel Arcanjo, mas que só foi consolidada como município em 1687. Além disso, o ano de 1745 foi marcado pela construção do Antigo Templo, que hoje abriga uma grandiosidade arquitetônica e peças importantes do simbolismo da epopeia missioneira.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

As ruínas da cidade só foram reconhecidas como Patrimônio Nacional em 1938 e declaradas como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1983. Visitando a cidade, os viajantes podem aproveitar do espetáculo Som e Luz, visitar a Cruz Missioneira, o Sino e o Museu das Missões, além de contemplar a paisagem do Sítio Histórico da cidade.

Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha

 

Sete de Setembro

Trilhas em São Miguel das Missões
Berço das Águas | Foto: Juan V. Ruiz, via Wikimedia Commons.

Com grande riqueza cultural e histórica, Sete de Setembro é conhecida pelos costumes e tradições marcantes, que ainda estão presentes na pequena cidade de aproximadamente 2.124 habitantes, todos de diversas etnias. Essa cidade possui um imenso potencial turístico, onde seu forte é a religião, mas sua beleza natural também chama a atenção, fazendo com que seja conhecida regionalmente como “Berço das Águas”.

O nome do município é em homenagem ao dia sete de setembro, quando chegaram os primeiros colonizadores a cidade. A cidade é conhecida como berço das águas, por isso, grande parte do seu turismo é relacionado à aventura, um bom exemplo fica por conta do passeio a Cascata das Pedras e Cascata do Comandái, ambas são um espetáculo da natureza.

Veja também => Rota Romântica no Rio Grande do Sul

 

São Pedro do Butiá

São Pedro do Butiá, também conhecida como “Terra do Centro Germânico Missioneiro”, é outro pequeno município, de apenas 3.000 habitantes, que faz parte da Rota das Missões no Rio Grande do Sul. A história da cidade se inicia com a vinda de colonizadores germânicos, em 1907, sendo fundada por Pedro Thomas.

Sua emancipação ocorreu apenas em 20 de março de 1992, com o  desmembrando do município de Cerro Largo. No município, 90% dos habitantes são descendentes de alemães vindos da região Hunsrück. Para quem visita à cidade, vale a pena conferir o Centro Germânico Missioneiro; o monumento em homenagem ao padroeiro São Pedro e as construções típicas alemãs. Tudo leva o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história do município e a cultura dos pioneiros germânicos.

Incrível => Passeio de helicóptero pela Serra Gaúcha

 

Ubiretama

Igrejas da Rota das Missões
Catedral Angelopolitana | Foto: Felipe P, via Wikimedia Commons.

Ubiretama também faz parte da Rota das Missões no Rio Grande do Sul, sendo considerada como a “Terra Pátria das Missões”. Fundada em 24 de julho de 1909, antes com o nome de “Povoado Laranjeira”, ela inicialmente pertencia à cidade de Santo Ângelo. Apenas no ano de  1944, ela foi batizada como Ubiretama, que significa na língua tupi-guarani, “Terra Pátria”.

Ubiretama cada vez mais vem conseguindo destaque no setor turístico, além de proporcionar qualidade de vida aos seus moradores, com apenas 2.296 habitantes, a cidade é uma boa parada para você conhecer mais sobre a história da região.

Confira => Rota da Uva e do vinho no Rio Grande do Sul

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Vitória das Missões

A pequena cidade de Vitória das Missões pode passar despercebida quando você estiver percorrendo a Rota das Missões no Rio Grande do Sul, mas vale a pena conferir mais sobre o município e sua história. Fundada pelo agricultor Luiz Kruel, que decidiu homenagear a esposa Vitória. Com o passar dos anos, o território passou a ser chamado Colônia Vitória, em decorrência da quantidade de imigrantes italianos, alemães e portugueses que viviam na região.

Foi apenas em 1992 que o município se emancipou e passou a se chamar Vitória das Missões. Hoje, sua Praça 20 de Março é o principal ponto de encontro das famílias e de realizações de eventos turísticos e culturais. Vale muito a pena conhecer o Museu Municipal que conta um pouco mais sobre a história da cidade e sobre as missões jesuíticas na região.

Imperdível => Tour pelo Vale dos Vinhedos

 

São Borja

Circuito internacional das missões jesuíticas
Ponte de São Borja | Foto: vencedor_srgio, via Wikimedia Commons.

Também considerada como uma das cidades principais da Rota das Missões no Rio Grande do Sul, São Borja é conhecida como “Terra dos Presidentes” e uma das cidades mais importantes da história política brasileira. É nela que nasceram ex-presidentes do Brasil, como João Goulart e Getúlio Vargas, e onde está sepultado o ex-governador dos Estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola.

Fundado em 1682 por padres jesuítas, o município faz fronteira com a Argentina e sedia uma ponte internacional, que liga os dois países, Brasil e Argentina, sendo fundamental para o escoamento de produtos do Mercosul. A origem de seu nome é em homenagem a São Francisco de Borja, o terceiro general da ordem dos jesuítas. Para conhecer um pouco mais sobre a historia dessa cidade e do estado, não deixe de visitar o Mausoléu Getúlio Vargas e a Fonte São Batista.

Agende => Ingressos para bondinhos aéreos na Serra Gaúcha

 

Aproveite a Rota das Missões

A Rota das Missões no Rio Grande do Sul possui cidades perfeitas para quem procura um turismo religioso, cheio de igrejas importantes para o passado histórico brasileiro. Além disso, as ruínas super bem preservadas são uma verdadeira máquina do tempo, que conta mais sobre as missões jesuítas no estado.

Além das cidades principais, a rota está repleta de pequenos e peculiares municípios, que valem a visita para aprender mais sobre os costumes da região. A Rota das Missões no Rio Grande do Sul também é perfeita para quem quer conhecer um pouco mais da história gaúcha e brasileira, além de aproveitar a deliciosa gastronomia da região missioneira.

Pretende incluir a Rota das Missões no seu roteiro de viagem? Conte os seus planos nos comentários!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *