Rota Romântica no Rio Grande do Sul: 14 cidades imperdíveis

por Andréia Teixeira

Rota Romântica no Rio Grande do Sul: 14 cidades imperdíveis

A Rota Romântica no Rio Grande do Sul conduz os viajantes por 14 municípios que fazem parte da Serra Gaúcha, sendo a maioria deles colonizada por italianos e alemães. O passeio é realmente muito bonito e faz com que você sinta os ares da colonização por todos os lados que se passe.

O passeio pode ser feito a dois, em família ou com amigos, o que realmente vale a pena é a certeza de explorar uma das regiões mais bonitas do estado, a Serra Gaúcha. Com uma rica herança cultural e arquitetônica, cada município que faz parte da Rota Romântica conta um pouco da história do Rio Grande do Sul.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis no Rio Grande do Sul

Seguro de viagem no Brasil »

 

Rota Romântica do Rio Grande do Sul

Rota Romântica do Rio Grande do Sul
Sede da Rota Romântica do Rio Grande do Sul | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.
  • São Leopoldo
  • Novo Hamburgo
  • Estância Velha
  • Ivoti
  • Dois Irmãos
  • Morro Reuter
  • Santa Maria do Herval
  • Presidente Lucena
  • Linha Nova
  • Picada Café
  • Nova Petrópolis
  • Gramado e Canela
  • São Francisco de Paula

CLIQUE AQUI para conhecer passeios na Serra Gaúcha »

 

São Leopoldo

Passeio pela Rota Romântica
São Leopoldo | Foto: Giovanni L. Zanchet, via Wikimedia Commons.

O passeio pela Rota Romântica começa na BR-116, na cidade de São Leopoldo, por isso, ela é considerada o marco zero do trajeto. Assim como o restante dos municípios, São Leopoldo tem uma forte influência da colonização alemã, o que facilmente pode ser percebido através da sua cultura e arquitetura.

Na cidade, há diversos atrativos turísticos, como museus, monumentos históricos, lojinhas de artesanato e produtos coloniais, praças, bares e restaurantes. O Santuário Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido como Padre Reus, é um dos principais pontos turísticos da cidade, além do Museu do Trem, Casa do Imigrante, Igreja de Cristo e Igreja Nossa Senhora de Conceição. Conheça os hotéis em oferta em São Leopoldo.

 

Novo Hamburgo

Rota Romântica Novo Hamburgo
Novo Hamburgo | Foto: Claitonmedina, via Wikimedia Commons.

A próxima cidade da Rota Romântica é Novo Hamburgo, que, juntamente com São Leopoldo, integra a região do Vale do Rio dos Sinos. Um dos destaques dela é o cultivo das tradições germânicas e a produção de cerveja artesanal, por isso, também faz parte da rota das cervejas artesanais.

A cidade possui vários pontos turísticos, como o Centro Histórico de Hamburgo Velho, Museu Comunitário e as casas antigas, construídas pelos imigrantes alemães. Quem vai a Novo Hamburgo quase sempre dá uma passadinha para conhecer a zona rural de Lomba Grande, que também oferece as mais variadas opções de lazer e gastronomia. Veja as opções de hotéis em Novo Hamburgo.

Explicação => Como chegar em Gramado e Canela

 

Estância Velha

Estância Velha é outra cidadezinha que integra a rota romântica e está localizada ao lado de Novo Hamburgo. Ela é uma mistura de lazer, turismo e moradia, por isso, a cidade sempre procura manter-se em constante desenvolvimento turístico e cultural.

Os principais pontos turísticos são a Praça Primeiro de Maio, que é o ponto de encontro da cidade e local onde se realizam os mais diversos eventos culturais; Hípica Terra Santa, um parque com um grande lago com as mais diversas espécies de aves; e por fim, o caminhódromo, local muito utilizado pela população para fazer caminhadas e admirar a bela paisagem. Para sua hospedagem, veja onde ficar em Estância Velha.

 

Ivoti

Paradas da Rota Romântica
Ivoti | Foto: Paulo RS Menezes, via Wikimedia Commons.

Subindo um pouquinho mais pela Rota Romântica se chega à pequena e colorida cidade de Ivoti, um encanto de lugar com ares europeus e muito verde. Também com forte colonização alemã, você encontra casinhas estilo enxaimel, o colorido das flores e o verde das árvores, sem contar a deliciosa comida típica.

Outro local muito charmoso em Ivoti  é a Casa Amarela, uma das mais antigas da cidade, que alguns anos atrás pegou fogo e foi recentemente restaurada. Conheça os hotéis em oferta em Ivoti.

Cultura => Apresentação de dança gaúcha + Jantar em Canela em Canela

 

Dois Irmãos

Cidades da Serra Gaúcha
Dois Irmãos | Foto: Paulo RS Menezes, via Wikimedia Commons.

Dois Irmãos está localizada na encosta da Serra Gaúcha e distante a, aproximadamente, 60 km de Porto Alegre. Também colonizada por alemães, a cidade possui muitas belezas naturais e, claro, muita história para contar. Há diversos prédios que são herança da colonização alemã, cujo inicio se deu no ano de 1824. Inclusive diversos prédios são tombados pelo patrimônio público.

A dica para quem irá visitar essa cidade é fazer a Rota Colonial Baumschneis, que conta um pouco da história da colonização, além de apresentar a cultura e gastronomia local. Além dos passeios, a cidade é perfeita para dar aquela caminhada pelas ruas, praças e parques, principalmente se o dia estiver convidativo. A paz e tranquilidade que Dois Irmãos transmite é maravilhosa.

Pesquise => Melhores hotéis em Dois Irmãos

 

Morro Reuter

Rota Romântica Morro Reuter
Morro Reuter | Foto: caetano051068, via Wikimedia Commons.

E a Rota Romântica continua subindo a serra, agora a parada é na pequena cidade de Morro Reuter. A estrada colorida e formada por curvas já encanta os viajantes antes mesmo de entrar na cidade, as lindas árvores compõem um belo túnel verde.

Morro Reuter era considerado o segundo distrito de Dois Irmãos, contudo, no ano de 1992, a cidade foi emancipada após a realização de um plebiscito. Hoje, você encontra muitos pontos turísticos, como os armazéns antigos: o Armazém Kieling e o Armazém Klauck; Igreja Católica São Pedro e São Paulo; Morro da Embratel e Praça José Paulo Sabá.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Imperdível => Tour pelo Vale dos Vinhedos

 

Santa Maria do Herval

Onde parar na Rota Romântica
Santa Maria do Herval | Foto: Paulo RS Menezes, via Wikimedia Commons.

Santa Maria do Herval destaca-se pela produção agrícola, ela é a maior produtora de batatas da região. Também colonizada por alemães, a arquitetura da cidade é composta por muitas casas estilo enxaimel, que fazem parte da sua história.

A Cascata do Herval é um dos principais atrativos do município, ela conta com mais de 125 metros de queda livre e uma paisagem natural de tirar o fôlego. As praças e parques também são muito bem conservados e compõem o cenário dessa tranquila e bonita cidade da Rota Romântica.

 

Presidente Lucena

Rota Romântica Presidente Lucena
Presidente Lucena | Foto: caetano051068, via Wikimedia Commons.

Presidente Lucena foi onde no ano de 1824 chegaram os primeiros imigrantes alemães da região. Por isso, assim como os outros municípios da Serra Gaúcha, ela também tem uma forte influência alemã, o que é claramente visível no seu estilo de vida e arquitetura.

Essa pequena cidade é considerada a capital da schmier colonial, que é um tipo de geleia de frutas produzida artesanalmente. Simplesmente deliciosa! A cidade também é conhecida pela malharias e pela venda de produtos coloniais, como o queijo e salame.

Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha

 

Linha Nova

Natureza na Rota Romântica no RS
Foto: Fernando Kokubun, via Wikimedia Commons.

Linha Nova está situada ao lado de Presidente Lucena. Ela é ideal para quem busca contato com a natureza e curte apreciar as belas paisagens. Não é atoa que a cidade possui altos índices de qualidade de vida!

Os antepassados alemães também se fazem fortemente presentes com a dança e a língua, o forte na cidade são as apresentações folclóricas e as festas comunitárias, conhecidas como Kerbs, tudo bem típico da Alemanha. Os principais pontos turísticos são o Parque Municipal e a Igreja de IECLB, ambos muito bem cuidados e preservados pelos habitantes.

 

Picada Café

Rota Romântica Picada Café
Picada Café | Foto: oscar fava, via Wikimedia Commons.

Conhecida como a cidade dos Lírios, Picada Café possui diversos prédios históricos, parques, praças e espaços ao ar livre, como atrativos turísticos. A cidade é considerada a sede da Rota Romântica no Rio Grande  do Sul e, por isso, são vários os locais para visitação, cada um com uma história diferente para contar.

Dentre os principais pontos turísticos estão a Casa Comercial Cristian Kunh; Casa de  Cultura; Moinho; Morro do Vento e Museu do açougue. A dica para quem vai dar uma passadinha em Picada Café é provar os deliciosos cafés coloniais espalhados pela cidade e degustar as cucas artesanais, uma mais deliciosa que a outra.

Serra Gaúcha => Tour circuito dos vinhos

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Nova Petrópolis

Rota Romântica Nova Petrópolis - RS
Nova Petrópolis | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Chegando quase ao final da rota romântica está a cidade de Nova Petrópolis, uma das mais visitadas da Serra Gaúcha, juntamente com Gramado e Canela. Ela é conhecida como o Jardim da Serra e não é à toa, ela é um jardim em forma de cidade, possui até um labirinto que é um dos principais pontos turísticos.

Também colonizada por alemães, Nova Petrópolis ainda conserva os costumes e as tradições do povo alemão, além das belas praças e jardins muito bem cuidados. A cidade também é famosa por suas malharias e cervejarias.

A praça das flores e o labirinto verde são os pontos turísticos mais conhecidos da cidade, além do Ninho das Águias, um local surpreendente junto à natureza que te permite relaxar, tomar um bom chimarrão e desfrutar da linda paisagem.

Veja as melhores ofertas de hotéis em Nova Petrópolis »

 

Gramado e Canela

Rota Romântica Gramado
Gramado | Foto: Fernando S. Aldado, via Wikimedia Commons.

Principais destinos de quem viaja pela Rota Romântica, as cidades de Gramado e Canela são consideradas as principais da Serra gaúcha e, a cada ano, recebem milhares de turistas de todas as partes do Brasil. Ambas oferecem aos seus visitantes uma grande variedade de atrações, como por exemplo o Lago Negro e a Rua coberta, em Gramado.

Já em Canela, além do centrinho, a Cascata do Caracol e os cafés coloniais atraem muitos visitantes em qualquer época do ano. Embora sejam praticamente grudadas uma na outra, cada uma delas possui um encanto diferente, é impossível visitar Gramado e não ir  à Canela.

Hospedagem => Onde ficar barato em Gramado ou Canela

 

São Francisco de Paula

Lugares mais bonitas da Rota Romântica no Rio Grande do Sul
São Francisco de Paula | Foto: Junior Rodrigues, via Wikimedia Commons.

O último destino da rota romântica no Rio Grande do Sul é São Francisco de Paula, localizado entre a serra gaúcha e o litoral norte do estado. A cidade é pequena, cerca de 20 mil habitantes, e se a ideia é curtir o frio, a dica é ir no inverno, já que as temperaturas costumam ser negativas.

Os pontos turísticos são muitos, dentre eles, destacam-se o Lago São Bernardo; o Monumento em Homenagem aos Tropeiros; a bela Barragem do Salto; Parque das Cascatas e Passo da ilha. Além dos pontos mencionados, não deixe de  visitar o centrinho da cidade que é um encanto, com muitas lojas de produtos coloniais e artesanais.

 

O que fazer na Rota Romântica do RS

A Rota Romântica no Rio Grande do Sul é um trecho de muitas belezas e encantos, que fazem o visitante literalmente viajar no tempo. Cada cidade possui um atrativo especial que torna o passeio ainda mais romântico e inesquecível.

Faça o seu roteiro levando em consideração as paradas estratégicas para conhecer algum café colonial, restaurantes da rota e lugares imperdíveis. Inclusive, veja como funciona o aluguel de carro em Porto Alegre para você aproveitar toda a rota.

Pretende visitar a Rota Romântica do Rio Grande do Sul? Conte-nos os seus planos nos comentários!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *