6 rotas turísticas no Rio Grande do Sul para você conhecer

por Andréia Teixeira

6 rotas turísticas no Rio Grande do Sul para você conhecer

As rotas turísticas no Rio Grande do Sul ainda são pouco exploradas pelos turistas de fora da região. Contudo, quem vive pelo estado já conhece as belezas dessas rotas e costuma explorá-las  com muita frequência.

O Rio Grande do Sul é um estado com diversas opções de turismo e costuma receber a cada ano uma média de 1,2 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, dentre os destinos principais estão as praias e a serra gaúcha.

São muitas as rotas turísticas do Rio Grande Sul, uma delas fica na serra, nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi, regiões consideradas como a “pequena Itália”. Mais adiante falarei um pouco sobre elas. Prepare-se para conhecer lugares românticos, paraísos para o ecoturismo ou destinos para um passeio em família. Confira.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis no Rio Grande do Sul

Seguro de viagem para viajar no Brasil »

 

Rotas turísticas no Rio Grande do Sul

  1. Porto Alegre a Canela – Rota romântica
  2. Gramado a Canela
  3. Bento Gonçalves a Garibaldi – Vale dos Vinhedos
  4. Cambará do Sul – Rota dos Cânions
  5. Rota das Salamarias
  6. Rota do Yucumã
Rotas turísticas no Rio Grande do Sul
Rota Romântica | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

CLIQUE AQUI para os melhores passeios na Serra Gaúcha »

 

Rota romântica, de Porto Alegre a Canela

Ecoturismo Rio Grande do Sul
Flores na Rota Romântica | Foto: Tonelato, via Wikimedia Commons.

A rota romântica é uma das mais famosas rotas turísticas no Rio Grande do Sul e a cada ano atrai milhares de turistas de todas as partes do Brasil. O trajeto realizado entre a cidade de Porto Alegre e Gramado ganhou esse sugestivo nome porque passa por diversos municípios até chegar ao destino final, a cidade de Canela.

Durante todo o trajeto é possível observar as belezas que compõem a estrada, como por exemplo montanhas, penhascos e flores das mais variadas espécies.

São 184 km de beleza e história, afinal, a rota romântica passa pelos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada  Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Linha nova.

A viagem pela rota romântica é marcada por lindas paisagens, especialmente no outono e na primavera, onde as árvores e as flores ganham um colorido todo especial. Durante o trajeto da rota romântica, quem quiser pode ir parando para conhecer cidade por cidade, a grande maioria delas colonizadas por alemães e italianos.

As três principais cidades são: Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Cada uma oferece diversos atrativos e, claro, muita cultura e paisagens fantásticas.

 

Percurso da Rota Romântica

Pontos turísticos na fronteira do RS
Nova Petrópolis | Foto: Larissa Fraga. via Wikimedia Commons

A maior parte do trajeto pela rota romântica é pela BR-116 e começa em São Leopoldo, porém, quando se chega na cidade de Nova Petrópolis, é utilizada a RS-235 que faz o trecho Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

O passeio pela rota romântica é bem tranquilo e a estrada também é bem conservada. Dependendo da época do ano, pode haver um pouco de neblina, o que requer cuidado e atenção em dobro dos motoristas, já que a região é cheia de curvas e penhascos.

Por fim, uma dica para percorrer a rota romântica: vá com tempo para poder parar em outras cidades menos conhecidas, como Picada Café, Dois irmãos e Santa Maria do Herval. Embora sejam pequenas, elas também são muito bonitas e possuem uma arquitetura incrível.

Hospedagem => Onde ficar barato em Gramado ou Canela

 

Rota Gramado a Canela

Cidades turísticas próximas a Porto Alegre
Parque de Gramado | Foto: Marcelo Santucci Franca, via Wikimedia Commons.

No finalzinho da rota romântica, há outra das rotas turísticas no Rio Grande do Sul que atrai muitos visitantes, é o trecho que liga os Municípios de Gramado e Canela. Um é praticamente colado no outro e o tempo de deslocamento é de aproximadamente 10 minutos.

Durante esse rápido trajeto, é possível contemplar as belezas arquitetônica e cultural que fazem parte das duas cidades, assim como as belas  paisagens, tudo isso somado ao clima super agradável. Impossível não se sentir na Europa.

Aliás, uma dica: em Gramado há um roteiro bem legal que se chama Raízes Coloniais, ele te leva para conhecer as origens da cidade e construções antigas,  finalizando com uma deliciosa degustação de vinhos, pães e queijos coloniais.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Por falar em degustação, no trajeto entre Gramado e Canela, há uma infinidade de cafés coloniais que são bem típicos na região e literalmente servem de tudo: pães, doces, queijos, sucos, café e vinhos.

Explicação => Como chegar em Gramado e Canela

 

Vale dos Vinhedos, de Bento Gonçalves a Garibaldi

Turismo RS
Vale dos Vinhedos | Foto: Germano Roberto Schüür, via Wikimedia Commons.

Essa rota é perfeita para os amantes de vinhos e boa gastronomia, não é à toa que ela é conhecida como a Toscana Brasileira. A região do vale dos vinhedos é repleta de queijarias, vinícolas, uma linda arquitetura e paisagens impressionantes que remetem os visitantes a cenários bucólicos.

Para chegar de Porto Alegre a Bento Gonçalves, o trecho percorrido é de 135 km, já de Porto Alegre a Garibaldi a distância é de aproximadamente 122 km. Ao longo desse trajeto e se afastando cada vez da capital, é possível perceber claramente a mudança de paisagem. Sai de cena o cenário cosmopolita para entrar a paisagem com casas coloniais bem típicas italianas, vinícolas e restaurantes com variadas comidas e arquitetura.

Um roteiro muito legal para fazer nessa rota do Vale dos Vinhedos é o chamado Caminhos de Pedra. Ele é pequeno, tem apenas 12 km que são rodeados de casas coloniais e magníficos restaurantes, além da paisagem que é encantadora.  A região do Vale dos Vinhedos remete muito à região da Toscana na Itália, um bom exemplo disso é o filme brasileiro “O Quatrilho”, que foi em parte rodado por aqui.

Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha

 

Rota dos Cânions, em Cambará do Sul

Cânions Rio Grande do Sul
Cânion Fortaleza | Foto: Jjunoo, via Wikimedia Commons.

Essa rota é perfeita para quem curte ecocoturismo e não abre mão de contemplar a natureza. Cambará do Sul é um dos municípios da Serra Gaúcha que, junto com São José dos Ausentes, é considerado uma das regiões mais geladas do estado no inverno, podendo facilmente chegar a temperaturas negativas e com incidência de neve.

A Rota dos Cânions é formada pelo Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, onde estão localizados os Cânions mais famosos do estado, o Itaimbezinho e o Fortaleza. A paisagem é simplesmente maravilhosa, além da paz e tranquilidade que reina por toda a extensão.

A dica para visitar esses locais é não ir no auge do inverno porque, além do frio quase que insuportável, a incidência de forte neblina impedirá a vista completa dos Cânions. Por isso, sugiro ir na primavera ou no verão, quando a visibilidade é perfeita.

Cultura => Ingresso para uma noite gaúcha em Canela

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Rota das Salamarias, em Marau

Rotas Rio Grande do Sul
Marau | Foto: Leonardo Poletto, via Wikimedia Commons.

A rota das Salamarias ainda é pouco conhecida, porém não menos interessante que as principais rotas turísticas do Rio Grande do Sul. Ela é uma herança dos antepassados italianos que, dentre outras atividades, dedicavam-se à produção de cachaça e salame, por isso o nome Salamarias.

Quem faz essa rota degusta o mais autêntico salame italiano e a mais pura cachaça produzida em alambique, totalmente artesanal, além de conhecer as vinícolas e provar outros produtos coloniais, como os queijos e pães. Para conhecer essa rota, você precisa se deslocar até a cidade de Marau, a quatro horas de Porto Alegre. Esse é um belo passeio para conhecer o dia a dia típico da colônia e acompanhar de perto como é produzido o salame e a cachaça.

O que fazer => Arredores de Porto Alegre

 

Rota do Yucumã

Salto do Yucumã Rio Grande do Sul
Salto do Yucumã | Foto: Skyfoto-Marcos Alexandre, via Wikimedia Commons.

A Rota do Yucumã está localizada no Rio Uruguai e faz divisa com a Argentina. O principal atrativo dessa rota é o salto do rio Yucumã, considerado como a maior queda de água longitudinal do mundo e uma das sete maravilhas do estado.

É dentro do Parque Estadual do Turvo que está localizado o salto do Yucumã. Aliás, o parque por si só já é um ponto turístico imperdível, considerado como último reduto da onça pintada no estado, além de abrigar outros animais ameaçados de extinção, como o Puma.

Toda a região que faz parte da Rota do Yucumã possui diversos atrativos, dentre eles, destaca-se o Roteiro Caminhos da Produção, que demonstra a diversidade étnica da região de Ijuí.

 

Lugares para viajar no Rio Grande do Sul

O Estado do Rio Grande do Sul é muito diversificado quando o assunto é turismo. Por isso, se a intenção é conhecer um pouco sobre a cultura, principalmente a italiana e alemã, um excelente e imperdível passeio é percorrer as rotas turísticas do estado. Todas elas são muito especiais e, com certeza, encantarão os visitantes.

Aproveite para conhecer tudo isso de carro, lendo mais sobre no post aluguel de carro em Porto Alegre.

Quer sugerir outra das rotas turísticas no Rio Grande do Sul ou tirar uma dúvida? Deixe seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *