Início / Américas / América do Sul / Brasil / Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Nesse post, falarei sobre os principais pontos turísticos de Porto Alegre. A capital dos gaúchos oferece muitos atrativos aos seus visitantes, embora nem sempre seja lembrada como destino turístico.

Porto Alegre é uma cidade bela, rodeada pelo rio Guaiba, com inúmeros atrativos naturais e culturais, palco de um belo pôr do sol, capital dos gaúchos, do churrasco e do chimarrão, conhecida como uma das cidades mais arborizadas do Brasil.

Quem visita Porto Alegre tem um leque de opções, que incluem passeios de barco pelo rio Guaíba, visita aos principais pontos turísticos e, claro, a oportunidade de degustar um dos melhores churrascos do  país.

A capital do Rio Grande do Sul é grande, possui aproximadamente 1,7 milhões de habitantes e o tráfego pelas principais avenidas da cidade geralmente se acentua nos horários de pico, contudo, ao longo do dia, o trânsito costuma ser bastante tranquilo, sem grandes congestionamentos. Confira agora os atrativos de Porto Alegre.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis em Porto Alegre

Seguro de viagem para viajar no Brasil »

 

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

Pontos turísticos de Porto Alegre
Conheça os pontos turísticos de Porto Alegre.
  • Parque Farroupilha (Redenção)
  • Centro Histórico
  • Parque Moinhos de Vento
  • Usina do Gasômetro
  • Mercado Público
  • Passeio de barco pelo rio Guaíba (Catamarã ou Cisne Branco)
  • Nova orla do Guaíba
  • Arena do Grêmio e estádio Beira-Rio
  • Museu Iberê Camargo

Imperdível => Melhores passeios na Serra Gaúcha

 

Parque Farroupilha (Redenção)

City Tour em Porto Alegre
Parque da Redenção | Foto: Paulo RS Menezes, via Wikimedia Commons.

O Parque Farroupilha, mais  conhecido como Redenção, está localizado na região central, é o principal da cidade e reúne milhares de pessoas, principalmente aos finais de semana.

O povo gaúcho adora um parque e sua grande diversão nesse quesito é caminhar, encontrar amigos e sentar ao sol para tomar a bebida típica do sul: o chimarrão. E acredite, para um gaúcho, não há nada melhor do que jogar conversa fora tomando chimarrão.

A Redenção possui diversos atrativos, como pista de atletismo, monumentos, um lindo espelho d’água, passeios de bicicleta e até um mini zoológico. Aos domingos, abriga um brique, conhecido como “Brique da Redenção”, onde são expostas obras de arte de artistas locais, antiguidades e artesanato.

O acesso ao parque é gratuito e aberto à visitação durante as 24 horas do dia. Esse é um dos pontos turísticos de Porto Alegre mais famosos.

Serra Gaúcha => Tour circuito dos vinhos 

 

Centro Histórico de Porto Alegre

Imagens dos pontos turísticos de Porto Alegre
Centro Histórico | Foto: caetano051068, via Wikimedia Commons.

O Centro histórico de Porto Alegre é praticamente visita obrigatória para quem está de passagem pela capital dos gaúchos. Com uma grande variedade de prédios e monumentos históricos, o centro é um prato cheio de cultura, que merece ser explorado com tempo e disposição. As ruas são bastante movimentadas, a maior concentração de pessoas fica na rua dos Andradas, a principal do centro.

E por falar na rua dos Andradas, também conhecida como Rua da Praia, ela é a mais tradicional de Porto Alegre e, ao longo de sua extensão, há uma infinidade de prédios antigos, lojas, cafés. bares e restaurantes. A rua também está próxima à Catedral Metropolitana, Palácio do Governo, Praça da Alfândega, Viaduto da Borges e Casa de  Cultura Mário Quintana.

Para quem pretende conhecer o Centro Histórico, a dica é visitá-lo durante o dia, já que na parte da noite, ele já começa a perder sua movimentação e fica deserto, sem nada para ver ou fazer.

Imperdível => Tour pelo Vale dos Vinhedos

 

Parque Moinhos de Vento

O que fazer em Porto Alegre de dia
Parque Moinhos de Vento | Foto: Lechatjaune, via Wikimedia Commons

Mais conhecido como Parcão, o Parque Moinhos de Vento, localizado no bairro de mesmo nome, é o segundo maior da cidade, tão movimentado quanto o Parque da Redenção, porém mais frequentado por aqueles que gostam de praticar esportes, sentar num banco ou na grama para tomar chimarrão, ou mesmo para um simples passeio com o cachorro. Não é a toa que ele é conhecido como Parcão. Afinal, são 115.000 m² de muito verde e uma réplica de um moinho de vento.

Para que gosta de curtir a natureza, o Parque Moinhos de Vento é o lugar perfeito, pois, além de ser super arborizado, ele conta com um lago habitado por diversas tartarugas, marrecos e peixes. O parque também oferece campo de futebol, aparelhos de ginástica, pistas de patinação e até uma mini tirolesa.

Para quem não curte muito ficar em um só lugar, ao redor do parque, há uma grande variedade de bares, cafés e restaurantes super charmosos que vale a pena conhecer. O horário de funcionamento é  24 horas e seu acesso é gratuito. Definitivamente, um dos melhores pontos turísticos de Porto Alegre.

Diversão => Noite alemã na Serra Gaúcha

 

Usina do Gasômetro

Domingo Porto Alegre
Usina do Gasômetro | Foto: Paulo RS Menezes, via Wikimedia Commons.

Local que hoje é destinado à cultura, antigamente era a Usina Hidrelétrica de Porto Alegre. A Construção do prédio é datada do ano de 1928 e, por um bom um tempo, serviu como sede da Companhia Brasil de Força Elétrica, até que foi desativada no ano de 1974. A Usina é um ponto tradicional de encontro dos Porto Alegrenses para apreciar o belo pôr do sol ou simplesmente observar as pequenas ondas do rio Guaíba.

Para quem busca cultura, a Usina oferece muitas opções, como exposições de artistas nacionais e internacionais, cinema, teatro, dança e pintura. Nos últimos dois anos, a Usina ficou fechada devido à construção da nova Orla do Guaíba, obra do Governo que revitalizou toda a região e que agora reúne milhares de gaúchos e visitantes, principalmente aos finais de semana.

Para entrar na Usina não é cobrado nenhum valor, o visitante paga apenas se quiser entrar em algum dos espaços destinados ao teatro ou cinema e, nesse caso, os preços variam de acordo com a atração.

Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

 

Mercado Público

Passeios tradicionais em Porto Alegre
Mercado Público | Foto: Ajmcbarreto, via Wikimedia Commons.

Uma construção super antiga e com muita história para contar, o Mercado Público de Porto Alegre foi inaugurado no ano de 1869 e tombado como patrimônio pelo Município no ano de 1979. Em 1996, ele sofreu uma grande reforma que o transformou na aparência atual. É um dos locais públicos mais movimentados da cidade, já que diariamente recebe aproximadamente 100 mil visitantes.

O Mercado Público conta com 107 bancas que comercializam os mais diversos tipos de produtos, desde os coloniais até artesanatos. Aliás, a dica para quem visita Porto Alegre e quiser comprar souvenires de recordação, vá ao Mercado Público, lá é possível encontrar o artesanato gaúcho mais puro e típico.

Além das lojas, o mercado conta também com bares, restaurantes e cafés que servem deliciosos pratos salgados e doces. Outra dica é visitar a banca 17, que oferece um delicioso sorvete artesanal.

O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30, e sábado, das 7h30 às 18h30. Se a ideia é visitar os restaurantes, não se preocupe, eles funciona além desse horário, exceto aos sábados. Um dos tradicionais pontos turísticos de Porto Alegre.

Incrível => Rota da cerveja no Rio Grande do Sul

 

Rio Guaíba (Catamarã ou Cisne Branco)

Melhores passeios de Porto Alegre
Rio Guaíba | Foto: Glauco Umbelino, via Wikimedia Commons

A atração que considero uma das mais bonita em Porto Alegre é o passeio de barco pelo rio Guaíba. Os passeios são realizados pelo barco Cisne Branco ou podem ser feitos com os catamarãs que fazem a travessia de Porto Alegre para a cidade vizinha de Guaíba. O passeio pelo barco Cisne Branco é  mais turístico já que passa pelas principais ilhas do Guaíba.

Todo o percurso conta com narração e também com uma trilha sonora bem típica de Porto Alegre. O barco também oferece diversas atividades, que variam de dia da semana e a época do ano. O happy hour, por exemplo, é um passeio que dura uma hora e meia, com música ao vivo e que é realizado nos meses de abril a outubro e de novembro a março.

Já o catamarã faz basicamente uma travessia do rio, ele é um transporte diário usado pela população que precisa cruzar entre Porto Alegre e Guaíba de forma rápida, sem usar a estrada.

Ambos os barcos saem do armazém B3 do Cais do Porto, que fica na Av. Mauá 1050, e o custo por pessoa é de R$9, ida e volta. Já o custo do tour no barco Cisne Branco é de R$35.

Os barcos do catamarã fazem a travessia de segunda à sexta, das 5h10 às 20h40, já aos sábados, o horário é das 7h às 20h40, e aos domingos, das 10h às 20h. O barco Cisne Branco sai diariamente às 10h45, 15h, 16h30, de segunda a domingo.

Cultura => Ingresso para uma noite gaúcha

 

Nova orla do Guaíba

Orla de Porto Alegre
Orla do Guaíba | Foto: Paulo rsmenezes, via Wikimedia Commons.

A mais nova paixão dos gaúchos é a nova Orla do Guaíba, inaugurada em junho desse ano, após um longo período em obras. A ideia principal é unir a cidade e as águas do rio Guaíba, proporcionando lazer e interação para a população gaúcha.

O trecho revitalizado é de 1,3 km e esta situado entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. O espaço é composto por arquibancadas para assistir ao famoso pôr do Sol, deques, passarelas, bares e restaurantes. Realmente ficou muito bonito, super indico esse passeio.

Uma das atrações da nova orla é o restaurante panorâmico, um complexo que avança pelas águas do Guaíba, numa estrutura de metal e vidro com capacidade para atender 250 pessoas.

Para ser atendido no restaurante não é necessário fazer reserva, já que o atendimento é por ordem de chegada; os preços dos cardápios variam entre R$20 e R$80. Com certeza, um dos destaques entre os pontos turísticos de Porto Alegre.

Livro => Como organizar uma viagem incrível

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

 

Arena do Grêmio e estádio Beira-Rio

Passeios turísticos em Porto Alegre
Arena do Grêmio | Foto: clickdearaujo@gmail.com, via Wikimedia Commons.

Quem é amante do futebol não pode deixar de realizar um tour pelos 2 principais times de futebol Porto Alegrenses, o Grêmio e o Internacional. Conhecidos como dupla Grenal, eles possuem “suas casas” em distintas localidades da cidade, um fica na zona norte e o outro na zona sul.

A Arena do Grêmio é a nova casa do time, localizada no bairro Humaitá, pertinho do Aeroporto Internacional Salgado filho e inaugurada em 8 de dezembro de 2012. Para conhecer o estádio e a história do time campeão da América, o local promove tours, que possuem duração de 1 hora e percorrem as principais acomodações do estádio. Os tours na arena são realizados de segunda a sábado, às 14h, 15h, 16h e 17h, com valor de R$32.

Já o Estádio Beira Rio, casa do Sport Club Internacional, fica localizado mais próximo ao centro da cidade. O tour proporciona uma visita aos locais onde não é possível entrar nos dias de jogos, como por exemplo vestiários, campo e museu. As visitas ao estádio Beira Rio tem duração de aproximadamente 1h e acontecem de terça a domingo, das 10h às 17h; o valor de entrada varia de R$10 a R$25.

Delícia => Tour de trem do vinho e da uva

 

Museu Iberê Camargo

Museu em Porto Alegre
Museu Iberê Camargo | Foto: Eugenio Hansen, OFS, via Wikimedia Commons

Parada obrigatória para quem curte arte, o Museu Iberê Camargo é dedicado ao artista gaúcho Iberê Camargo. A estrutura já é uma grande obra de arte, construída em concreto branco, com mais de 8 mil m². Ele está localizado na zona Sul da cidade e faz frente com o rio Guaíba, que, ao final do dia, se torna um verdadeiro espetáculo com as luzes do pôr do sol gaúcho.

No museu são exibidas diversas obras, como pinturas, gravuras, desenhos e diversos estudos. A entrada no museu é gratuita e seu horário de funcionamento é das 13h às 18h, aberto somente nas sextas e sábados. Um dos pontos turísticos de Porto Alegre que você não pode perder.

Belezas do Rio Grande => City tour em Gramado e Canela

 

Dicas dos atrativos turísticos de Porto Alegre

Quem visita a capital gaúcha irá se deparar com uma cidade bucólica e, ao mesmo tempo, moderna, que oferece inúmeras opções de lazer, para todos os gostos e bolsos. Porto Alegre é uma cidade encantadora e com belas paisagens, conta ainda com a hospitalidade do povo gaúcho, sempre pronto para receber seus visitantes com churrasco e um bom chimarrão.

Como já cantarolava a famosa dupla gaúcha Cleiton e Cledir: Deu pra ti baixo astral, vou para Porto Alegre, tchau!”. E o clima é justamente esse, visitar Porto Alegre é esquecer o baixo astral e aproveitar tudo que a cidade oferece de melhor.

Conhece os pontos turísticos de Porto Alegre e tem outra sugestão de atrativo imperdível na capital gaúcha? Deixe nos comentário.

 

Leia os últimos artigos do blog

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *