O que fazer nos arredores de Porto Alegre: cidades para visitar

por Andréia Teixeira

O que fazer nos arredores de Porto Alegre: cidades para visitar

Os arredores de Porto Alegre são tão interessantes quanto a capital do Rio Grande do Sul. Fazer passeios em cidades perto de Porto Alegre é muito fácil e rápido, pois os principais destinos são razoavelmente próximos.

Logo, é possível fazer aquele bate e volta tranquilamente. Há incríveis lugares, cada um mais lindo que o outro e quem já conhece sempre dá um jeitinho de regressar!

A seguir, trago algumas dessas cidades para conhecer no RS. Sem dúvida, isso irá enriquecer ainda mais o seu roteiro turístico em Porto Alegre, passando por lugares para a prática do ecoturismo, cidades históricas e outros lugares vizinhos para conhecer.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis em Porto Alegre

Seguro de viagem para viajar no Brasil »

 

Cidades vizinhas de Porto Alegre para visitar

Cada cidade que eu menciono aqui possui um encanto diferente. Veja agora os lugares perto de Porto Alegre para visitar:

  • Gramado
  • Canela
  • Nova Petrópolis
  • Bento Gonçalves
  • Tramandaí
  • Torres

Imperdível => Melhores passeios na Serra Gaúcha

 

Gramado

Arredores de Porto Alegre
Área urbana de Gramado | Foto: Eugenio Hansen, OFS or GFDL, via Wikimedia Commons.

A bela cidade de Gramado está localizada na Serra Gaúcha, área conhecida como “região das hortênsias”. Distante 115 km de Porto Alegre, Gramado é conhecida pelo seu clima frio e romântico, além das belas paisagens naturais e da sua arquitetura estilo alemã.

Para chegar até Gramado partindo da capital, o ideal é ir de carro, mas também há várias opções de ônibus confortáveis saindo da Rodoviária de Porto Alegre.

Para quem decidir por um passeio próximo à capital gaúcha indo para Gramado e de ônibus, a dica é comprar as passagens com antecedência, principalmente em épocas de alta temporada e em véspera de eventos importantes, tais como: o Natal Luz ou o Festival de Cinema.

Quem vai de carro a dica é ir pela chamada “rota romântica”, um caminho onde é impossível não se encantar com a paisagem do Rio Grande do Sul, que fica ainda mais bonita na primavera e no outono. A rota romântica passa por 14 cidades da Serra Gaúcha, dentre eles destacam-se Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Chegando na cidade, as opções de entretenimento são muitas. Vale a pena incluir no roteiro turístico iniciado em Porto Alegre uma visita aos seguintes locais de interesse em Gramado: Lago Negro, Mini Mundo, Fábrica de Chocolate, Rua Coberta, Museu de Cera, Mundo a Vapor, e claro, não deixe de saborear um delicioso café colonial. Confira mais opções no post sobre os pontos turísticos de Gramado e Canela.

Explicação => Como chegar em Gramado e Canela

 

Canela

Cidades bonitas perto de Porto Alegre
Cachoeira do Caracol | Foto: Maria Aparecida Senra Rezende, via Wikimedia Commons.

Já que as duas cidades são coladinhas uma na outra, quem visita Gramado também pode visitar Canela, que é outro encanto de lugar recomendado para quem faz viagem para Porto Alegre e quer conhecer os seus arredores. A cidade fica distante apenas 7 km de Gramado e é tão linda quanto ela. Pode-se dizer que Canela é privilegiada pela natureza.

A cidade possui uma excelente infraestrutura para o turismo, além de belos parques, restaurantes, hotéis e pousadas.

Para quem curte aventura e passeios junto à natureza não pode deixar de conhecer o Parque e a Cascata do Caracol. É verdadeiro espetáculo da mãe natureza! Ademais, vale a pena conhecer também o Parque da Ferradura e o Alpen Park. Tudo isso incluído em um roteiro em Gramado e Canela.

Outra dica para quem pode visitar cidades vizinhas a Porto Alegre e que vai a Canela é conhecer a belíssima Catedral de Pedra, eleita como uma das 7 maravilhas do Brasil no ano de 2010. À noite, a Catedral fica ainda mais linda, toda iluminada! Em época de Natal então, ela se transforma num verdadeiro espetáculo de cor, luz e magia.

A alta temporada em Canela (e também em Gramado) é no inverno, principalmente no mês de julho, além do fim do ano entre meses de novembro e dezembro, quando são encenados diversos espetáculos natalinos.

Hospedagem => Onde ficar barato em Gramado ou Canela

 

Nova Petrópolis

Cidades da Serra Gaúcha
Cidade é chamada de Jardim da Serra Gaúcha | Foto: Ironman br, via Wikimedia Commons.

Outro encanto de lugar localizado nos arredores de Porto Alegre é a cidade de Nova Petrópolis, que também fica situada perto de Gramado e Canela. Essa charmosa cidadezinha fica distante 92 km de Porto Alegre e 40 km de Gramado. Super perto! Aliás, é muito comum fazer um bate e volta entre Porto Alegre – Nova Petrópolis – Gramado e Canela.

Assim como Gramado e Canela, a cidade de Nova Petrópolis possui uma arquitetura tipicamente alemã, além da culinária e cultura em geral. É outro excelente ponto turístico do Rio Grande do Sul para você conhecer.

Uma dica de passeio em Nova Petrópolis é caminhar por suas encantadoras ruas, todas super cuidadas e decoradas. Não é à toa que a cidade é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. Não deixe de dar uma passadinha para conhecer e se divertir no famoso labirinto de Nova Petrópolis.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para quem é fã de culinária típica, em Nova Petrópolis o que reina é a comida alemã. Há uma grande variedade de restaurantes que servem pratos tradicionais como: einsbein e kassler, além dos deliciosos cafés coloniais espalhados pela cidade.

Imperdível => Tour pelo Vale dos Vinhedos

 

Bento Gonçalves

Passeios próximos a Porto Alegre
Fachada da Prefeitura de Bento Gonçalves | Foto: Vagner XX, via Wikimedia Commons.

Bento Gonçalves está localizada a uma distância de 122 km da capital gaúcha, a aproximadamente 1h50 de viagem. É outra importante atração turística para quem faz viagem para Porto Alegre.

Para quem está na capital o deslocamento pode ser de carro ou de ônibus partindo da rodoviária de Porto Alegre. Também situada na Serra Gaúcha, a cidade é conhecida por seus grandes vinhedos, uma vez que é uma das principais produtoras de vinho do Estado do Rio Grande do Sul.

É na cidade de Bento Gonçalves que encontram-se duas grandes vinícolas do país: a Casa Valduga e Miolo. Ou seja, este é o destino perfeito para os amantes do vinho, e o melhor, fica bem próximo a Porto Alegre.

A dica para quem vai conhecer Bento Gonçalves é fazer um roteiro pelos principais pontos turísticos, dentre os quais destacam-se: Caminhos de Pedra e o Vale do Rio das Antas.

Nos Caminhos de Pedra é possível admirar as casas bem típicas dos colonos Italianos. Já o Vale do Rio das Antas reúne uma grande variedade de vinícolas, alambiques, além da comida tradicional italiana: o delicioso galeto acompanhado de massa ou polenta.

Outra ótima dica de roteiro turístico em Bento Gonçalves é fazer o passeio de Maria Fumaça até as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa. O deslocamento inclui degustação de vinhos e espumantes.

Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha

 

Tramandaí

Cidades históricas perto de Porto Alegre
Rio Tramandaí | Foto: Daniel Oliveira de Oliveira, via Wikimedia Commons.

Para quem quiser conhecer uma praia que fica bem pertinho de Porto Alegre, a dica é ir até a cidade de Tramandaí, no Litoral Norte do Estado. Tramandaí está a uma distância de 123 km de Porto Alegre, isto é, a aproximadamente 1h30. Ou seja, dá para fazer aquele bate volta e ainda sobra tempo!

Devido à proximidade com a capital, Tramandaí é frequentada principalmente pelos porto alegrenses e pelos moradores da região metropolitana da capital. Claro, sem falar nos visitantes de outros estados que não deixam a cidade de fora dos seus roteiros turísticos quando vão para Porto Alegre.

Quem visita Tramandaí encontra diversas opções de lazer, desde passar o dia na praia, até caminhar pelo movimentado centrinho que oferece uma grande variedade de comércio dentre shoppings, restaurantes e bares. Dica: aproveite o centro comercial para fazer compras de artigos para guardar de recordação das cidades que você pretende conhecer no RS.

Tramandaí, apesar de ser uma cidade litorânea, possui vida o ano inteiro, o que sem dúvida favorece e muito o turismo local. Outra dica de passeio na cidade é visitar a Plataforma Marítima, uma estrutura que avança 365 metros mar adentro.

Ademais da plataforma, outro local de interesse muito legal de conhecer é a Ponta da Barra, que fica na divisa entre os municípios de Tramandaí e Imbé. Com sorte é possível avistar os fofos botos que quase sempre aparecem dando o “ar da graça”.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Quem quiser conhecer de forma rápida e prática algumas belezas de Tramandaí pode pegar o turibus que sai do centro da cidade e faz um passeio pelos principais pontos turísticos da região.

Serra Gaúcha => Tour circuito dos vinhos 

 

Torres

Rio grande do sul natureza destinos
Penhasco no Parque da Guarita | Foto: Luciano cta, via Wikimedia Commons.

Torres é outra cidade que faz parte do Litoral Norte do Estado, distante 184 km da capital. Ou seja, em torno de 2 horas de viagem. É considerada como uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Sul. E é justamente por isso que a cidade tem que figurar na lista de destinos nos arredores de Porto Alegre.

A atração principal de Torres é a Praia da Guarita, um espetáculo da natureza! A cada ano a cidade recebe um grande número de visitantes, muitos advindos de países como Argentina e Uruguai.

Quem passar pela cidade entre os meses de abril e maio poderá acompanhar o colorido Festival Internacional de Balonismo de Torres, que reúne provas, shows e festas.

Além da Praia da Guarita, não deixe de conhecer outros pontos turísticos que também são muito especiais: o Morro do Farol, Parque Estadual de Itapeva e a encantadora Ilha dos Lobos, um refúgio de vida silvestre dos lobos marinhos criada em 1983 como reserva ecológica. A ilha fica distante cerca de 1,8 km da orla de Torres. A sua profundidade fica entre 15 e 20 metros, aproximadamente.

Cultura => Apresentação de dança gaúcha + Jantar em Canela

 

Cidades vizinhas de Porto Alegre

Além de visitar e conhecer a capital dos gaúchos, o turista que fizer viagem ao Rio Grande do Sul tem a oportunidade de conhecer as charmosas cidades que ficam localizadas nos arredores de Porto Alegre.

O Sul do Brasil é uma região de muitas riquezas naturais. Com suas belas paisagens e biodiversidade, proporciona aos seus habitantes e visitantes uma grande variedade de atrativos e diversas opções de roteiros turísticos.

Todos os destinos que mencionei no artigo estão localizados a uma curta distância da capital, configurando assim ótimos passeios próximos a Porto Alegre. Isso permite ao visitante se programar para fazer um bom bate e volta. É possível conhecer bastante coisa somente em um dia, são muitos lugarzinhos exuberantes.

Sugiro separar pelo menos uns dois dias da sua estadia para fazer esses roteiros nos arredores de Porto Alegre. Conforme dito, as distâncias não são longas e os passeios não são cansativos. Portanto, há uma extensa lista de boas cidades para conhecer no RS.

Ademais, se a capital dos gaúchos já tem muito a oferecer aos seus visitantes, as cidades localizadas ao seu redor têm muito mais.

Deixe nos comentários se você já visitou ou pretende conhecer alguns desses roteiros turísticos nos arredores de Porto Alegre! 

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *