Mapa do Vale dos Vinhedos: 3 cidades e o que fazer

por Andréia Teixeira

Mapa do Vale dos Vinhedos: 3 cidades e o que fazer

O mapa do Vale dos Vinhedos é um excelente guia para quem pretende conhecer essa região tão bela do estado do Rio Grande do Sul. Conhecida como a Itália brasileira, a região é cheia de atrativos e com muita história para contar, por vezes, é realmente possível sentir-se caminhando pela região da Toscana.

O Vale dos Vinhedos está localizado a 130 km da capital do estado, Porto Alegre, e é conhecido como uma das regiões mais belas do estado. A paisagem na estrada para chegar é simplesmente linda!

Neste post, comento e dou dicas sobre as principais cidades que fazem parte dessa rota turística tão visitada por viajantes de todo o Brasil.

Planeje sua viagem => Alugue um carro mais barato em Porto Alegre

Seguro de viagem no Brasil »

 

Mapa do Vale dos Vinhedos: cidades

  1. Bento Gonçalves
  2. Garibaldi
  3. Carlos Barbosa

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Serra Gaúcha »

 

O que fazer no Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é um lugar simplesmente lindo. É onde estão as vinícolas mais conhecidas do Brasil e também a maior concentração da comunidade italiana no estado.

Essa combinação faz com que o local se torne um dos destinos turísticos mais visitados do país! Veja agora cada uma das atividades mais interessantes.

  • Visita e degustação de vinhos nas vinícolas da região
  • Passeio Maria Fumaça
  • Parque temático Epopéia Italiana
  • Parque da Ovelha
  • Restaurante Casa Vanni
  • Osteria Della Colombina
  • Spa do Vinho
  • Café Colonial Filo e Giordani

Prático => Tour no Vale dos Vinhedos

 

Visita e degustação nas vinícolas no Vale dos Vinhedos

Mapa do Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves faz parte do mapa do Vale dos Vinhedos.

Visitar as vinícolas é praticamente obrigatório para quem visita o Vale do Vinhedos, afinal, é onde estão as melhores marcas de vinho do país. As principais são a Miolo, Aurora, Casa Valduga, Marco Luigi, Pizzato e muitas outras.

E, quando digo “muitas outras” são muitas mesmo! Nessa região existem aproximadamente 30 vinícolas que trazem todo o sabor e aroma da cultura italiana. Dentre as principais, destaca-se a Casa Valduga que atualmente é um complexo com hotel e restaurante.

Ela é uma das preferidas porque oferece uma paisagem incrível com comidas e bebidas deliciosas, além de passeios e outras atrações. A família Valduga criou e administra o complexo por mais de 140 anos.

Você terá a oportunidade de degustar vinhos, queijos, produtos coloniais e pratos deliciosos da culinária italiana no restaurante Valduga. Se tiver sorte e a visita for na época da Vindima, você terá a oportunidade de participar da colheita da uva.

Vinho Vale dos Vinhedos
Casa Valduga | Foto: Divulgação/Facebook.

Mas não é só a Casa Valduga que se tem pra visitar no Vale dos Vinhedos, há também outra vinícola muito conhecida: a Aurora.

Você fará um tour pelos vinhedos e degustará os vinhos, sucos e espumantes, além de provar também alguns produtos coloniais da região.

Além das duas citadas, outra vinícola muito famosa e frequentada é a Miolo, localizada em Bento Gonçalves. Uma das suas características principais é a beleza, o charme e, claro, a qualidade dos vinhos.

Quanto às atrações, você participará de tours guiados, degustações e conhecerá a loja e a escola do vinho, além de tirar muitas fotos com a paisagem exuberante. Para aproveitar bem a região, você pode fazer um .

Conheça => Rota romântica no Rio Grande do Sul

 

Passeio Maria Fumaça

Parque Vale dos Vinhedos
Maria Fumaça | Foto: Pikolas, via Wikimedia Commons

Quer se sentir a bordo de um trem antigo na Itália, viajando ao som de música típica e degustando vinhos, sucos e espumantes? Então, não deixe de embarcar nesse passeio de Maria Fumaça pelo Vale dos Vinhedos.

Sem dúvida, é um dos passeios mais famosos da região. O tour a bordo do trem é feito por cerca de 24 km entre as estações de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

Esse é um passeio conhecido pela animação! São realizadas apresentações artísticas e oferecidos sucos, vinhos e espumantes para degustação.

Quem compra ingresso para Maria Fumaça tem entrada no Parque Temático Epopéia Italiana, localizado bem ao lado da estação de Bento Gonçalves. No parque você verá a encenação que conta a história dos jovens italianos que migraram para o Brasil no fim do século 19.

O parque possui 2000 metros de área construída e cenários para compor um belo espetáculo que conta a maravilhosa história da colonização italiana no Rio Grande do Sul, principalmente na região do Vale dos Vinhedos.

   

Mais opções => Tour Uva e Vinho de trem com brinde

 

Parque da Ovelha

Vale dos Vinhedos parques
Casa da Ovelha | Foto: Eugenio Hansen, via Wikimedia Commons

Esse é o passeio ideal para levar a família toda, especialmente crianças. O Parque da Ovelha em Bento Gonçalves é uma típica fazenda no estilo colonial, onde os visitantes poderão vivenciar um pouco da rotina dos colonos italianos e alemães.

Você encontrará muitas atrações como degustação de produtos coloniais, visita ao pastoreio das ovelhas, tosa, ordenha, alimentação de animais e falcoaria.

Quem viaja para o Vale dos Vinhedos com crianças não pode deixar de fazer uma visitinha no Parque da Ovelha. A diversão é garantida não somente para os pequenos mas todos aqueles que apreciam a vida no campo.

Conforto => Traslado de ida e volta em Gramado ou Canela

 

Restaurante Casa Vanni

Restaurante Casa Vanni
Na casa são servidos os clássicos da culinária italiana. | Foto: Restaurante Casa Vanni

Quem quer provar os pratos típicos da culinária italiana precisa conhecer o Restaurante Casa Vanni, localizado em Bento Gonçalves. Na casa são servidos os pratos mais clássicos da culinária italiana, além dos vinhos, é claro.

Não é à toa que esse é um dos restaurantes mais visitados da região e isso se deve não somente aos deliciosos pratos e aos magníficos vinhos mas também pela paisagem, ambiente e decoração.

Se a visita for num dia lindo de sol, ele é ambiente perfeito para sentir-se na verdadeira Itália, saboreando e degustando tudo do bom e do melhor.

Não há como explicar a energia boa e a sensação que se tem no ambiente desse restaurante. Além da parte interna, ele possui um lindo gramado com mesas e cadeiras. Você pode pedir uma bebida e ficar apreciando a bela paisagem.

Incrível => Rotas turísticas no Rio Grande do Sul

 

Osteria Della Colombina

Osteria Della Colombina
Tudo é produzido pela família da Sra. Odete | Foto: Osteria Della Colombina.

Situada em Garibaldi, a Osteria Della Colombina é um local apaixonante! É impossível sair de lá sem se encantar pelo sabor dos pratos, pela bebida, pelo ambiente e história.

Você provará a comida típica da Itália e o melhor: tudo que é oferecido no restaurante é produzido pela família da Sra. Odete e sua filhas. Elas plantam, colhem e preparam os pratos. Assim, quem visita a Osteria Della Colombina se sente na casa da nona italiana.

Os aromas, sabores e o acolhimento dessa típica família italiana faz com que os visitantes sintam todo o amor que é cultivado naquele local.

Desfrute => Rota da uva e vinho no Rio Grande do Sul

 

Spa do Vinho

Spa do Vinho
Ele é uma bela obra de arquitetura, localizado no coração da região | Foto: Spa do Vinho.

Obviamente que tudo, ou pelo menos quase tudo, no Vale dos Vinhedos remete ao vinho. Com essa ideia, foi criado o Hotel Spa do Vinho. Ele é uma bela obra de arquitetura, localizado no coração da região.

   

No local é possível viver uma experiência única em contato com a bebida dos Deuses, além de apreciar a linda paisagem.

Esse hotel oferece uma série de atrativos para os hóspedes, como spa, piscina e restaurante que serve a típica comida italiana e os mais deliciosos vinhos.

Além do mais, o Spa do Vinho fica bem ao lado da famosa vinícola Miolo, o que já é uma grande vantagem. Por falar em vinho e comida italiana, conheça os melhores tours gastronômicos da Serra Gaúcha.

 

Café Colonial no Vale dos Vinhedos

Filó Café
No Vale dos Vinhedos há muitos locais que servem um bom café colonial | Foto: Filó Café.

Visitar o Vale dos Vinhedos e não provar o delicioso café colonial da Serra Gaúcha é como ir a Disney e não ver o Mickey. Esse café é um conjunto de delícias coloniais, com pães, bolos, queijos, vinhos, sucos, tortas, salames, salgados, polenta, café, chá, entre outros.

No Vale dos Vinhedos há muitos locais que servem um bom café colonial, eu indico o Filó Café Colonial e o Giordani Café.

Ambos são lugares muito aconchegantes e servem um delicioso e farto café colonial, é comida que não acaba mais! O Filo Café fica em Garibaldi e o Giordani em Bento Gonçalves.

 

Conheça o mapa do Vale dos Vinhedos

Conforme mencionei, o Vale dos Vinhedos é uma das partes mais belas da região sul do país. Como o próprio nome já diz, tudo remete ao vinho e à colonização italiana. Afinal, vinho e Itália têm tudo a ver!

As atrações turísticas deste artigo são algumas dentre as principais e servem como base para um roteiro no Vale dos Vinhedos. Inclusive, o mapa do Vale dos Vinhedos neste artigo mostra as cidades onde estão as principais atrações desta região.

Todas as dicas, posso garantir, oferecem excelentes oportunidades para que você conheça um pouco mais sobre a colonização italiana no Brasil, seja em Bento Gonçalves, Garibaldi ou outra cidade da região. E, sobretudo sobre essa bebida tão adorada e degustada: o vinho.

Confira também como montar um roteiro em Gramado e Canela para aproveitar ao máximo a região.

Ficou com alguma dúvida sobre o mapa dos Vale dos Vinhedos? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *