5 cidades da Serra Gaúcha para visitar e aproveitar a região

por Andréia Teixeira

5 cidades da Serra Gaúcha para visitar e aproveitar a região

As cidades da Serra Gaúcha são uns dos locais mais bonitos do sul do Brasil. Além das cidades da serra, todo o estado do Rio Grande do Sul é muito bonito e ainda possui um leque amplo de atrações turísticas. Sobretudo para quem gosta de natureza e também de friozinho, embora não costume haver neve e nem temperaturas muito abaixo de zero.

É nessa região que estão as temperaturas mais baixa do país, sendo o clima da Serra Gaúcha um charme a mais para essas cidades. Os locais mais famosos da região são Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis. Elas são as cidades mais visitadas, porém, há outras menores que também são um encanto e merecem entrar no seu roteiro pelo mapa turístico do Rio Grande do Sul.

As cidades da Serra Gaúcha atraem todos os anos milhares de viajantes e amantes da natureza que buscam frio, passeios agradáveis, boa comida e boa bebida. Venha saber mais sobre as cidades turísticas da Serra Gaúcha e monte seu roteiro de 5 dias (ou mais, se puder) para fazer turismo na Serra Gaúcha.

Planeje sua viagem => Passeios e tours na Serra Gaúcha

Seguro de viagem com cobertura no Brasil »

Cidades imperdíveis da Serra Gaúcha

  • Canela
  • Gramado
  • Nova Petrópolis
  • São Francisco de Paula
  • Bento Gonçalves

O que fazer nas cidades da Serra Gaúcha

Canela

Turismo no Brasil
Catedral Nossa Senhora de Lourdes | Foto: Tiago Fioreze, via Wikimedia Commons.

Canela é um dos destinos mais procurados quando o assunto é férias, natureza e boa gastronomia. A cidade fica a 129 km de distância da capital, Porto Alegre, o que dá em torno de 2 horas de viagem. Por ser muito turística, ela possui atrações e eventos durante o ano todo.

Porém, é na época de frio que ela se torna, juntamente com Gramado, uma das cidades da Serra Gaúcha mais visitadas.

Tanto que é comum as pessoas fazer um combo e conhecerem as duas cidades. Aproveite e conheça os principais pontos turísticos de Gramado e Canela.

Canela fica localizada na região das hortênsias e, na época da floração, tudo fica enfeitado e mais colorido com esta espécie de flor. É maravilhoso! Além disso, a cidade tem muitos atrativos, ótimas opções de restaurantes, parques e passeios que encantam a todos.

A alta temporada é o inverno, estação na qual tudo fica ainda mais bonito, colorido e aconchegante. Dentre as atrações gastronômicas está o famoso café colonial da serra, que é preciso estar com bastante fome, porque a comilança é grande!

Um dos mais conhecidos da cidade é o Café Colonial Coelho, que contém muitos bolos, tortas, pães, salgados, salames, queijos, vinhos, sucos, sobremesas e café. Ficou com vontade, então aproveite para descobrir quais são as comidas típicas de Gramado e Canela.

Saindo da parte gastronômica, uma das principais atrações é o Parque Estadual do Caracol. O parque é uma unidade de conservação rodeada de mata fechada e formada por um arroio em queda livre de 132 metros, formando a maior atração do parque: a Cascata do Caracol.

Dos 100 hectares do parque, apenas 25 são destinados ao turismo. Além da paisagem deslumbrante, o parque também oferece trilhas, passeios, mirante, tirolesa, observatório e um centro histórico ambiental.

À noite, vale a pena conhecer a famosa Cervejaria Farol, que possui um ambiente muito descontraído e com um menu inspirado na culinária alemã, além das deliciosas cervejas artesanais.

Gramado

Atrações turísticas em Gramado e Canela
Pórtico de entrada em Gramado.

Sem dúvida, essa é a principal entre as cidades da Serra Gaúcha e a que atrai uma multidão de visitantes a cada ano. Distante 120 km de Porto Alegre, Gramado é o cerne do turismo na Serra Gaúcha. No frio, que é alta temporada, a cidade fica lotada de viajantes.

Ela é considerada um dos melhores destinos do Brasil! É totalmente preparada para receber viajantes com uma grande variedade de hospedagem, atrativos e alternativas de passeio. Antes de mais nada, descubra onde é melhor ficar em Gramado ou Canela.

Em relação aos passeios, primeiro, eu diria para conhecer o Centro Histórico. Não há nada melhor do que caminhar por suas belas e decoradas ruas, apreciando cada lugar e sentindo o delicioso aroma de chocolate, misturado com o perfume das hortênsias.

Ainda no Centro, uma passadinha pela rua coberta e pela Igreja Matriz São Pedro também deve ser parte obrigatória. Outro local muito legal é o Mini Mundo, um dos pontos mais visitados da cidade e que transforma todos os seus visitantes em criança novamente.

O Lago Negro é outra que não pode ficar de fora do roteiro. Há pedalinhos, feiras de artesanato, muito verde e proximidade com a natureza. Se gostou da ideia de viajar em família, é o destino ideal.

Assim como Canela, que, aliás, fica ao lado de Gramado, os cafés coloniais também são uma atração à parte. Quem nunca ouviu falar dos chocolates de Gramado? Eles são deliciosos e elaborados artesanalmente seguindo a tradição colonial da região.

Os chocolates possuem um sabor inigualável! Não é a toa que eles são considerados os melhores do país. Por isso, quem visita Gramado não pode deixar de fazer um tour para degustar e conhecer algumas fábricas da região, a Florybal é uma delas, além da Caracol e Mundo Chocolate.

 
Procurando uma agência de turismo confiável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é utlizar os serviços de empresas conhecidas para evitar dores de cabeça ao organizar sua viagem.

Por isso, faça um orçamento sem compromisso com a Koa Viagens, que oferece atendimento diferenciado e personalizado para seu perfil de viajante. Algumas vantagens de viajar com a Koa Viagens:

  • Pagamento em até 12x sem juros;
  • Grupos exclusivos à partir de 2 pessoas;
  • Atendimento 100% online;
  • Suporte total antes e durante a viagem.
 
   

Se já ficou “doido” para arrumar as malas e partir para as cidades da Serra Gaúcha, veja uma sugestão de roteiro de 3 dias em Gramado e Canela.

Nova Petrópolis

Serra Gaúcha Nova Petrópolis
Nova Petrópolis | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Nova Petrópolis é uma das belas cidades da Serra Gaúcha. Fica a 98 km de Porto Alegre, o que seria em torno de 1h30 de viagem. Ela tem forte colonização alemã e isso é totalmente perceptível em sua arquitetura, decoração e paisagismo.

Apesar de pequena, ela também possui várias atrações turísticas, uma delas é o labirinto verde localizado no Centro.

Ele fica dentro da Praça das Flores e o desafio principal é achar o centro do labirinto. Outra atração é a Igreja Luterana Evangélica que apresenta um estilo gótico, típico da Europa. Além de toda a gastronomia inspirada no Velho Continente.

Falando nisso, aproveite para conhecer os melhores tours gastronômicos na Serra Gaúcha.

Assim como Gramado, Nova Petrópolis também possui a sua rua coberta, localizada no Centro. Nesta rua há cafés, restaurantes e algumas lojas com produtos artesanais.

Para quem é amante de uma boa cerveja, a dica é visitar a Edelbrau Cerveja Artesanal. As cervejas são produzidas com ingredientes nobres, que resgatam a  tradição dos antepassados alemães.

São Francisco de Paula

Serra Gaúcha São Francisco de Paula
Parque São Bernardo | Foto: Junior Rodrigues, via Wikimedia Commons

São Francisco de Paula, também conhecida como São Chico, fica a 126 km de distância de Porto Alegre, exatamente no caminho entre a serra e o litoral gaúcho.

Ela possui lindas reservas naturais com paisagens muito bonitas. Por isso, é claro, faz parte da lista de cidades da Serra Gaúcha e também das Rotas turísticas no Rio Grande do Sul.

O Lago São Bernardo é uma das principais atrações da cidade, ele é o cartão postal, e possui aproximadamente 3 km de perímetro. O local é ideal para relaxar, fazer caminhadas, esportes aquáticos ou simplesmente sentar e admirar a linda paisagem.

Para quem curte arquitetura, a dica é visitar o prédio da Livraria Miragem. Nos seus três andares, você poderá conhecer o acervo de livros, objetos de decoração, exposição de arte e sala de leitura. Quem gosta de passeios ao ar livre não pode deixar de conhecer o Parque das Oito Cachoeiras.

Como o próprio nome diz, ele possui oito quedas de água que chegam aos 100 metros de altura, além de algumas trilhas.

Outro local muito bonito e junto à natureza é a Reserva Ecológica Terra do Sempre. Ela é bem parecida com o Parque das Oito Cachoeiras!

Ainda há o Parque da Cachoeira e Ponte de Ferro do Passo do Inferno, onde é possível admirar a Cascata do rio Cará que possui 35 metros de altura. Além da cascata, o parque conta com poço para banhos, tirolesa, escalada, rapel, pêndulo na ponte e cavalgada.

   

Bento Gonçalves

Serra Gaúcha Bento Gonçalves
Bento Gonçalves faz parte do mapa do Vale dos Vinhedos.

A cidade de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha está a uma distância de 122 km de Porto Alegre, aproximadamente 1h46 minutos de viagem. Esse é o destino perfeito para quem adora vinhos e tudo que envolva a colonização italiana, já que a região é conhecida como a Itália Brasileira.

Bento Gonçalves também é conhecida como a capital brasileira do vinho, já que é por lá que são fabricados alguns dos melhores vinhos do país. Inclusive, há passeios para degustar vinho em Bento Gonçalves, que você pode conhecer explorando a Rota da Uva.

Primeiramente, não deixe de conhecer o Centro onde há muitas praças, igrejas e monumentos que contam parte da história e da sua colonização italiana.

Um dos roteiros mais conhecidos é o Caminho de Pedra, um tour de 12 km onde o ponto de partida é o distrito de Pinto Bandeira. O charme desse passeio está na arquitetura das casas de pedra e de madeira, típicas da colonização italiana.

Um passeio obrigatório é o tour pelo Vale dos Vinhedos. Esse passeio é um charme e cheio de encantos! Nele, você conhecerá as vinícolas mais famosas da região, como a Miolo e Casa Valduga, além de degustar deliciosos vinhos, queijos e sucos.

Além dos tours pelas vinícolas em Bento Gonçalves, também há muitas outras atrações, como a Estação Ferroviária, Museu do Imigrante, Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como Ponte dos Arcos, e muito mais! Com Bento Gonçalves, fecho a lista de cidades da Serra Gaúcha.

Aproveite as cidades da Serra Gaúcha

As cidades da Serra Gaúcha possuem uma beleza inigualável e um clima muito agradável. É justamente esse conjunto de atributos que atraem milhares de viajantes durante o ano inteiro e principalmente na alta temporada de inverno.

Quem vai visitar essa região não pode deixar de fora do roteiro as cidades turística da Serra Gaúcha que mencionei aqui, elas são realmente muito bonitas e oferecem uma infinidade de atrações para todos os tipos de gostos. Conheça mais sobre as atrações imperdíveis na Serra Gaúcha.

Tenho certeza que com essas dicas de turismo na Serra Gaúcha que você leu neste artigo já ficou com vontade de fazer as malas e partir para um roteiro de 5 dias na Serra Gaúcha ou mais ainda se tiver tempo disponível.

Mas, não importa a quantidade de dias, tire muitas fotos na Serra Gaúcha e aproveite tudo o que essas cidades gaúchas tem para oferecer aos seu visitantes.

Quer conhecer as cidades da Serra Gaúcha? Qual você mais se interessou? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *