Passeios na Serra Gaúcha e 10 melhores tours guiados

por Andréia Teixeira

Passeios na Serra Gaúcha e 10 melhores tours guiados

Não é novidade que a Serra Gaúcha oferece aos seus visitantes uma infinidade de atrativos, porém se você não gosta de perder tempo e quer ir literalmente direto ao ponto, deve conhecer os melhores passeios na Serra Gaúcha.

Neste artigo dou dicas valiosas sobre os 10 melhores passeios para fazer na região da Serra Gaúcha. Todos eles oferecem paisagens muito bonitas, cheios de surpresas agradáveis e com uma grande vantagem: podem ser feitos num simples bate-volta ou num final de semana inteiro.

A escolha entre os tours mais bacanas da Serra Gaúcha fica por conta do tempo e  disposição do viajante. Afinal, todos são super divertidos e valem a pena.

Para aproveitar ao máximo os passeios na Serra Gaúcha, existem uma série de passeios destinados aos visitantes que não gostam de  perder tempo e querem conhecer o que há de melhor e mais interessante na região. Confira tudo agora!

Planeje sua viagem => Seguro viagem no Brasil

Onde ficar barato em Gramado e Canela »

 

Melhores passeios na Serra Gaúcha

  1. Tour Vale dos Vinhedos
  2. Tour Uva e Vinho
  3. Rota Cervejeira
  4. Tour Alemão com jantar
  5. Rafting em três coroas
  6. Tour noite italiana
  7. Tour Cânion Itaimbezinho
  8. City-tour Gramado e Canela
  9. Tour do Vale
  10. Tour nos Museus

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Serra Gaúcha »

 

O que fazer na Serra Gaúcha

Tour Vale dos Vinhedos

Dicas da Serra Gaúcha
Vale dos Vinhedos | Foto: Divulgação.

A lista de passeios na Serra Gaúcha começa com o tour pelo Vale dos Vinhedos é um dos mais procurados  por quem visita a região em qualquer época do ano.

Esse passeio é tão incrível que parece que estamos caminhando por algum pedacinho da Itália já que grande parte da região foi colonizada por imigrantes italianos.

O Vale dos Vinhedos está localizado entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Montebelo do Sul, toda essa região representa a pura cultura italiana, uma herança deixada pelos primeiros imigrantes que chegaram por lá no ano de 1875.

No passeio pelo Vale dos Vinhedos você conhece três vinícolas famosas da região (produtoras de vinhos e espumantes), além de uma queijaria  com diversos tipos de queijos, pães, salames e sucos para degustação. Por falar em degustação, é o que você mais irá fazer no passeio: são vinhos, espumantes, queijos, pães, cucas, salames, etc.

As vinícolas da região que fazem parte do passeio são: a Casa Valduga, Vinícola Miolo e Michele Carraro Vinhos finos, além da famosa queijaria Valbrenta.

Para fazer o passeio separe pelo menos um dia inteiro já que a duração total dele é de mais ou menos 10 horas, por isso, não tenha pressa e aproveite cada minuto.

No valor do tour está incluso o transporte de ida e volta e a degustação de queijos, demais custos como alimentação, taxas de visitação e bebidas não estão incluídos.

Conheça => Tour raízes coloniais em Nova Petrópolis

 

Tour Uva e Vinho

Turismo na Serra Gaúcha
Tour Uva e Vinho | Foto: Divulgação.

Outro passeio muito legal é o tour da Uva e Vinho, que diferente do passeio anterior abarca um número maior de atrações.

É um dos passeios mais requisitados da região incluindo, além da visita às vinícolas, uma viagem de trem Maria fumaça, um típico trem de época.

Na cidade de Caxias do Sul, o visitante irá conhecer uma típica vinícola italiana onde são produzidos deliciosos vinhos e espumantes, nesse mesmo local há também uma cantina de queijos e salames.

Além de conhecer as vinícolas e o trem, nesse tour também é possível fazer compras nas lojas de malhas e tricôs mais famosas da região.

O tour da Uva e Vinho é especial porque além de conhecer as vinícolas, cantinas e queijarias é possível vivenciar um pouco o cenário da cultura italiana com a “Epopeia Italiana”, um trajeto com nove cenários e shows de luz que contam histórias da imigração, tudo isso acompanhado de degustação de sucos e vinhos.

As estações do trem Maria fumaça também fazem parte desse belo passeio. É possível subir no trem que vai de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa ou de Carlos Barbosa até Bento Gonçalves.

Inclusive, o trem é o grande destaque do passeio, a bordo dele é possível conhecer um pouco sobre a colonização italiana na região.

A duração do Tour Uva e vinho é de 12 horas e no valor do ingresso estão inclusos alguns itens como almoço, transporte, degustação na vinícola  e ingressos para a Epopeia Italiana e o trem Maria Fumaça.

Divertido => Noite Gaúcha em Gramado

 

Rota Cervejeira

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul
Rote Cervejeira | Foto: Divulgação.

Saindo um pouco da rota da uva e do vinho, esse é entre os passeios na Serra Gaúcha o preferido daquele público adepto às cervejas gourmets e artesanais.

No passeio pela Rota Cervejeira, são visitadas três cervejarias artesanais localizadas em Gramado e Canela e nele o viajante terá a oportunidade de degustar pelo menos 15 tipos diferentes da bebida.

Durante cinco horas os visitantes irão conhecer um pouco mais sobre a história dessas três cervejarias e também sobre o surgimento da cerveja, ou seja, um tour super interessante e delicioso. No preço do ingresso está incluso o transporte e a degustação das cervejas.

 

Tour Alemão com jantar

O que fazer em Gramado
Tour Alemão | Foto: Divulgação.

Amantes da cultura alemã já tem um passeio certo quando visitarem a Serra Gaúcha, afinal, o tour alemão com jantar oferece o melhor da gastronomia alemã na cidade de Nova Petrópolis, além de apresentar lugarzinhos muito bonitos como a Aldeia do Imigrante, Praça das Flores, Labirinto Verde e o Restaurante Lindenhof.

   

A noite alemã no restaurante Lindenhof é pura diversão! Além de provar os deliciosos pratos típicos da cultura alemã o visitante também assiste à uma bonita apresentação folclórica com músicas, brincadeiras e danças, tudo muito típico e germânico.

Contudo, antes de encerrar a noite no restaurante Lindenhof o tour ainda passa pelos tradicionais pontos turísticos da cidade como o já mencionado labirinto verde, Armazém Rosa Mosqueta e o outlet da marca Dakota onde o visitante irá encontrar excelentes produtos com ótimos preços.

No valor do ingresso desse passeio está incluído o jantar no restaurante, show alemão, jogos e o tour pela cidade de Nova Petrópolis, ele possui uma duração de aproximadamente 9 horas.

Aventura => Tour de ônibus em Gramado e Canela

 

Rafting em Três Coroas

Rafting no Rio Grande do Sul
Rafting Três Coroas | Foto: Divulgação.

A Serra Gaúcha não é só Gramado e Canela, ao redor das duas cidades há outros pequenos municípios que também tem muito a oferecer aos seus visitantes, um deles é o município de Três Coroas.

O tour é destinado para os aventureiros de plantão, quem gosta de adrenalina e não se importa de passar a maior parte do tour molhado.

O passeio para fazer rafting em Três Coroas dura 3h30 e os viajantes serão levados para a cidade de Três Coroas para participar do Rafting. São 5 km de descida em corredeiras do Rio Paranhana e mais 5 km de trajeto pela mata atlântica da cidade.

É uma grande aventura. O transporte para o local sai de alguns hotéis localizados em Gramado e Canela e esse transfer está incluso no pacote do passeio.

 

Tour noite italiana

Roteiro em Gramado
Tour Noite Italiana | Foto: Divulgação.

Depois do tour Noite Alemã agora é  a vez de conhecer um pouco mais sobre bela cultura italiana que é tão presente e viva na Serra Gaúcha.

Para fazer o Tour Noite Italiana, a dica que eu dou é: vá de estômago vazio porque o banquete é garantido (e delicioso). O roteiro do tour sai dos hotéis da região central de Gramado e Canela e vai até a Cantina Linha Bella que fica no interior de Gramado.

Lá na cantina o visitante irá se deparar com o mais típico clima italiano, com muita comida deliciosa, ambiente aconchegante, bebida e, claro, muita alegria e animação.

No jantar são servidos 20 pratos quentes que vão desde massas, lasanhas, canelones, polenta e até risoto de cordeiro. Depois de saborear os pratos quentes é a vez de partir para os 11 tipos de sobremesas, resumindo, será uma noite deliciosa.

O viajante que escolher esse passeio cuja duração é de aproximadamente 3 horas terá incluso no preço do ingresso o transporte, jantar, sobremesa e apresentação musical. Vale muito a pena!

 

Tour Cânion Itaimbezinho

Ponto turísticos em Aparados da Serra
Tour Cânion Itaimbezinho | Foto: Divulgação.

Conhecer os Cânions do Itaimbezinho é uma experiência inesquecível, além de ser um passeio muito bonito já que a paisagem é uma das belas e exuberantes do Brasil.

Distante aproximadamente 2 horas de Gramado, o Parque Nacional dos Aparados da Serra está localizado em Cambará do Sul. A cidade abriga um conjunto de cânions que formam uma das paisagens naturais mais bonitas do estado.

Para fazer esse passeio vá com tempo, disposição e roupa confortável porque ele tem duração de aproximadamente 9 horas e para chegar até os cânions é uma longa caminhada desde a entrada do parque.

Por isso, é essencial usar tênis, roupa confortável e levar muita água já que na trilha que se faz até os cânions não há absolutamente nada além da mãe natureza.

Nesse passeio o valor do ingresso dá direito ao transporte de ida e volta, lanche no parque e um guia de turismo credenciado.

 

City Tour Gramado e Canela

Passeio em Caneçla
City tour Gramado e Canela | Foto: Divulgação.

O city tour Gramado e Canela é o passeio ideal para quem não abre mão de conhecer os principais atrativos de Gramado e Canela. mas não tem ideia por onde começar. A duração do tour é de aproximadamente 10 horas.

   

É um dia inteiro percorrendo e conhecendo as duas principais cidades da Serra Gaúcha. O passeio passa pelo famoso Lago Negro, Mini Mundo, Mundo a Vapor, Cristais Gramado, Reino do Chocolate, Adega de vinhos Don Colise e os bondinhos aéreos da Cascata do Caracol em Canela.

São 10 horas dedicadas a conhecer os locais mais frequentados pelos turistas que visitam Gramado e Canela.

 

Tour do Vale

O que fazer na Serra Gaúcha
Tour do Vale | Foto: Divulgação.

O tour do Vale é um passeio diferente, mas super recomendado. Nele, o viajante terá a oportunidade de conhecer  e interagir com algumas famílias que fizeram parte da colonização na cidade de Gramado, dentre elas as famílias Marcon, Perine e Bareta.

No passeio, que possui 4 horas de duração e é realizado a bordo de um ônibus antigo, o visitante irá visitar as propriedades da linha 28 e Vale do Quilombo, locais que exibem uma linda paisagem natural com muitas cachoeiras e casas estilo colonial.

E por falar em colonial, o delicioso café colonial com os mais variados estilos de bebidas, pães, bolos, cucas, queijos e geleias está incluso no valor do ingresso, só por isso esse tour já vale muito a pena de ser feito, aproveite!

Veja => Ingresso Parque das Olivas em Gramado

 

Tour nos museus

parques na serra gaúcha
Museu de cera | Foto: Divulgação.

Outro passeio cheio de adrenalina e diversão, último na lista de passeios na Serra Gaúcha, é o Tour nos museus de Gramado, nesse tour estão inclusas as visitas no circuito Museus Dreams e aos parques temáticos Vale dos Dinossauros.

Em aproximadamente 6 horas os visitantes irão vivenciar experiências incríveis em cada um desses locais, aliás, esse passeio é perfeito para quem tem criança na família, a diversão é garantida para todos.

No passeio o viajante conhecerá o Dreamland Museu de Cera, Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Salão Super Carros e o Vale dos Dinossauros. Prepare-se para muita diversão.

A grande vantagem de fazer esse tour é que os ingressos para todos os museus já estão incluídos no valor do ingresso do passeio, além de transporte para todos os museus e um guia de turismo.

 

Dicas de passeios na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é uma das regiões mais belas do estado do Rio Grande do Sul, por isso, quem pretende visitar e conhecer um pouco mais dos locais que mencionei fazer esses tours é uma ideia super válida. Contudo, é preciso agendar com antecedência já que a procura pelos passeios  é grande.

E, independente de qual desses passeios na Serra Gaúcha você escolher, tenho certeza que será uma ótima opção de tour. Além disso, dê uma olhada no artigo com uma sugestão de roteiro em Gramado e Canela, com dicas para organizar três dias na região, assim como os principais pontos turísticos de Gramado.

Você está com planos de viajar e fazer passeios na Serra Gaúcha? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *