Porto Alegre

O turismo em Porto Alegre vem ganhando muito espaço no cenário econômico do país e, com isso, é cada vez mais comum e frequente o interesse dos viajantes pela capital dos gaúchos.

A cidade tornou-se ainda mais conhecida na Copa do Mundo de 2014, onde foram sediados alguns jogos. Na época, a capital foi invadida por uma onda de turistas vindos do mundo inteiro, em especial da Argentina e Uruguai. Desde então, o turismo em Porto Alegre aumentou consideravelmente e aquela, que até então era uma capital relativamente desconhecida, acabou por tornar-se um destino cogitado nos roteiros de viagem.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Porto Alegre

Seguro de viagem para viajar no Brasil »

 

Mapa de Porto Alegre

A capital dos gaúchos está localizada na região sul do país, no estado do Rio Grande do Sul, e possui uma área de aproximadamente 497 km2. Conforme pode se observar no mapa, a cidade possui uma geografia bastaste diversificada, composta pelo seu cartão postal, o Rio Guaíba e os morros que cercam a região.

Além de Porto Alegre, é possível observar no mapa as cidades e localidades que ficam próximas à capital e que também são bem turísticas, dentre elas estão Osório, Itapuã e Barra do Ribeiro.

Imperdível => Melhores passeios na Serra Gaúcha

 

Informações sobre Porto Alegre

Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre
Rua Gonçalo de Carvalho | Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, via Wikimedia Commons.

Com uma população de aproximadamente 1,410 milhões de habitantes, Porto Alegre é considerada uma das cidades mais arborizadas do país. A cidade ganha destaque por suas ruas cobertas de árvores das mais variadas espécies, aliás, é nessa capital que está localizada uma das ruas mais arborizadas do mundo, a Gonçalo de Carvalho.

Em termos gerais, a cultura da cidade é bem diversificada e oferece atividades para todos os gostos, isto é: esporte, ciência e artes. Um dado interessante é que, no ano de 2010, ela foi destacada pela ONU como a metrópole número 1 em qualidade de vida, além de possuir o melhor Índice de Desenvolvimento Humano entre as outras capitais nacionais.

O fuso horário dessa capital é o mesmo que o da grande maioria dos estados do Brasil, isso é, em acordo com o horário de Brasília, além do mais, seu código de telefone é o 51.

O clima de Porto alegre é considerado subtropical úmido, isto é, um verão com temperaturas bem altas e um inverno com temperatura bem baixa. A probabilidade da ocorrência de neve é bem baixa, essa condição está mais propícia de acontecer nas cidades turísticas da serra gaúcha, como Gramado e Canela. A altitude de Porto Alegre é super baixa, ou seja, apenas 10 metros acima do nível do mar, isso justifica a alta umidade que predomina  na cidade.

Serra Gaúcha => Tour circuito dos vinhos

 

História e cultura da cidade

Rio Guaíba Porto Alegre

Porto Alegre é uma capital com muita história para contar, afinal, ela foi constituída por volta do século XVIII, através da chegada dos imigrantes italianos e alemães, ademais dos africanos, espanhóis, libaneses e poloneses. Uma curiosidade que muitos é sobre como se originou o nome da cidade, que antigamente era conhecida como Porto dos Casais.

No ano de 1750, o rei de Portugal ordenou a reunião de 4000 mil casais da região dos açores para povoar o estado do Rio Grande do Sul, porém, desses 4000 apenas 1000 casais vieram para a região, uma parte foi dividida para a cidade de Osório e outra parte para cidades do interior e, por fim, 500 casais foram viver à beira do rio Guaíba, com isso, surgiu a origem do nome Porto dos Casais, posteriormente modificada para Porto Alegre.

Por volta do século XX, a cidade era o principal ponto de chegada no Rio Grande do Sul, com um acelerado crescimento urbano a partir da segunda metade do século XX.

Imperdível => Tour pelo Vale dos Vinhedos

 

Turismo em Porto Alegre

Mercado Público Porto Alegre
Mercado Público de Porto Alegre | Foto: Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

Os pontos turísticos de Porto Alegre oferecem muitos atrativos aos seus visitantes e há opções para todo o tipo de público, idade e estilo. Quem visita a capital não pode deixar de conhecer seus principais monumentos históricos, a maioria deles localizado no centro da cidade.

Outros locais que são praticamente parada obrigatória é o Mercado Público e a Usina do Gasômetro, ademais, não deixe de dar uma caminhada pela nova orla do rio Guaíba e pelas ruas do centro histórico. Se a ideia é se aproximar da natureza  fazendo  bonitos e tranquilos passeios, a dica é visitar os parques Moinhos de Vento, conhecido como Parcão , e o Parque Farroupilha, conhecido como Redenção.

Aliás, se tiver a oportunidade, vale muito a pena visitar o Parque da Redenção aos domingos, pois é nesse dia que acontece o famoso brique da redenção, uma espécie de feira artesanal ao ar livre que vende de tudo, especialmente artesanato confeccionado por artesãos locais. Se sua paixão é o futebol, não deixe de conhecer a casa dos dois maiores times do Rio Grande do Sul, o Grêmio e o Sport Club Internacional, ou seja, visite a Arena do Grêmio e o Estádio do Inter.

Diversão => Passeio Bus Bier saindo de Gramado e Canela

 

Roteiro em Porto Alegre

Brique da Redenção
Brique da Redenção | Foto: Eugenio Hansen, OFS, via Wikimedia Commons.

Em um roteiro em Porto Alegre (em breve) de 3 dias, é possível aproveitar tudo do turismo em Porto Alegre, desde os  monumentos históricos, culturais, os passeios, vida noturna e ainda realizar aquelas comprinhas básicas para levar de recordação para casa. E por falar em compras, tem muitos lugares legais espalhados pela cidade, como os shoppings, lojinhas de rua, feiras de artesanato, dentre outros.

Além das compras, não deixe de fora do seu roteiro o passeio a bordo do barco Cisne Branco e uma caminhada na Orla do Guaíba. Nesses dois locais, você já terá uma aula de cultura gaúcha e ainda terá a oportunidade de presenciar o lindo pôr do sol Porto Alegrense.

Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha

 

Como se locomover em Porto Alegre

Metrô Porto Alegre
Estação São Leopoldo do Metrô de Porto Alegre | Foto: Alexandre Giesbrecht, via Wikimedia Commons.

Se a ideia é alugar um carro, através do site RentCars é possível escolher a locadora e o modelo preferido. A grande vantagem de alugar um carro é a independência de poder ir e vir a hora que quiser, sem perder tempo com esperas.

 Além do aluguel de carro também há outras formas de como se locomover em Porto Alegre, sendo que as mais comuns são metrô e os ônibus. Geralmente esses transportes são super baratos e, dependendo da região da cidade, chegam bem rápido.

Por exemplo, do aeroporto de Porto Alegre para o centro, utilizando o metrô, o trajeto é de 10 a 15 minutos, ou seja, muito rápido, com a vantagem de não precisar ficar preso no trânsito, além de ser muito barato.

Já se a ideia é se deslocar do centro para um dos bairros boêmios da cidade, como o Moinhos de Vento ou a Cidade Baixa , o melhor é utilizar o aplicativo Uber, que também é rápido e prático.

Incrível => Passaporte Parque Temático Snowland

 

Onde comer em Porto Alegre

Onde comer churrasco em Porto Alegre
Restaurante oferece ao público rodízio do tradicional churrasco gaúcho. | Foto: Churrascaria Galpão Crioulo.

Há variadas opções restaurantes em Porto Alegre, a decisão final será de acordo com o paladar de cada um. Se a ideia é provar um típico churrasco gaúcho, o que não falta na capital são as churrascarias, que, além dos acompanhamentos, servem também o tradicional churrasco na modalidade de rodízio.

Além do churrasco, há também aquelas opções de lanches típicos, como é o caso do Xis gaúcho, um tipo de hambúrguer com tudo dentro, há xis de coração, xis salada, xis carne, xis de ovo, todos são deliciosos.

Em razão da sua forte colonização italiana e alemã, Porto Alegre também oferece uma grande variedade de pratos típicos desses países, um bom exemplo é o galeto ao primmo canto, servido em diversas galeterias da cidade. Já quem quer provar os pratos típicos da culinária alemã, também há muitas opções de restaurantes, o Komka é um deles.

Cultura => Apresentação de dança gaúcha + Jantar em Canela

 

Vida noturna em Porto Alegre

Não deixe de regressar para sua cidade sem antes conhecer as baladas de Porto Alegre, ela é bem diversificada e eclética. A vida noturna da cidade acontece especialmente nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento, lá é possível encontrar uma imensa variedade de casas noturnas, bares, pubs e restaurantes, cada um com uma proposta diferente que com certeza irá se encaixar no seu estilo preferido.

A vida noturna da cidade é bem agitada e não deixa nada a desejar em comparação com as demais metrópoles, contribuindo bastante para o turismo em Porto Alegre.

 

O que fazer nos arredores de Porto Alegre

Arredores de Porto Alegre
Gramado | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Não é somente na capital que há coisas para se fazer, nas cidades localizadas nos arredores de Porto Alegre também existem muitas opções. Se a preferência é ir para a serra, as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis ficam localizadas a uma distância de aproximadamente 120 km, isto é, perfeito para um bate e volta.

Já quem prefere praia pode se deslocar rapidamente até as praias do litoral norte, que ficam mais ou menos a 125km de Porto Alegre.  Dá pra ir e voltar no mesmo dia e ainda aproveitar muito o turismo em Porto Alegre e região.

 

Aproveite o turismo Porto Alegre

O turismo em Porto Alegre tem muito a oferecer aos seus visitantes, há diversos pontos turísticos, lugares legais para comer, roteiros diversificados, intensa vida noturna  e muito mais, por isso, programe-se e seja muito bem vindo à capital dos gaúchos.

Está se programando para viajar para Porto Alegre? Conte-nos mais sobre os seus planos nos comentários!

Até + !!!

 

Background Tickets
Porto Alegre

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Porto Alegre

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Porto Alegre

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *