Roteiro em Porto Alegre: o que fazer de 1 a 3 dias de viagem

por Andréia Teixeira
5/5 - (5 votes)

Roteiro em Porto Alegre: o que fazer de 1 a 3 dias de viagem

Um roteiro em Porto Alegre de 3 dias é o que considero ideal para que se possa aproveitar tudo de melhor e mais interessante que a principal cidade gaúcha tem a oferecer. Por isso, neste post indico o que você pode fazer em 1, 2 e 3 dias de viagem pela capital do Rio Grande do Sul.

A cidade é uma das mais belas da região Sul do Brasil e possui diversos atrativos. City tour, museus gratuitos, compras, atividades de lazer aos domingos, são alguns dos inúmeros atrativos que a cidade dispõe. E para quem pesquisou e já conhece um pouco sobre a cidade e se pergunta, por exemplo, o que fazer em Porto Alegre com chuva?; ou, o que fazer em Porto Alegre à noite?; ou ainda, o que fazer no centro histórico de Porto Alegre? Fique tranquilo que há programas para tudo isso.

Mas claro, é bom esclarecer que num roteiro de três dias talvez não dê para conhecer e nem fazer tudo o que você tem vontade. Por isso, nem tudo a se fazer na cidade é possível indicar. Mas ainda assim dá para conhecer com tranquilidade todos os principais pontos turísticos de Porto Alegre. Leia atentamente o artigo e aproveite para criar um excelente roteiro de viagem.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Porto Alegre

Seguro de viagem para viajar no Brasil »

Como montar um roteiro em Porto Alegre?

A resposta parece difícil, mas na verdade é muito tranquilo montar um roteiro de viagem para Porto Alegre. Obviamente que tudo irá depender da disponibilidade do viajante e de quanto ele está disposto a investir em cada passeio na capital gaúcha.

Antes de montar o roteiro, no entanto, acho importante ressaltar que é sempre bom não exagerar na programação escolhida. Procure sempre dosar, por exemplo, uma visita a um parque com outros passeios, encerrando com compras ou um jantar. Assim você pode aproveitar com calma um pouco de cada um dos inúmeros locais de interesse em Porto Alegre, ao invés de tentar conhecer o máximo de atrativos, porém sem aproveitar o que cada um deles pode oferecer.

Roteiro de 1 dia em Porto Alegre

Para quem irá visitar a capital gaúcha por apenas um dia, a dica é aproveitar para conhecer os mais importantes e bem localizados pontos de interesse de Porto Alegre. Alguns desses são: o Mercado Público Municipal, o passeio no Barco Cisne Branco pelo Rio Guaíba e a Usina no Gasômetro.

Todos os locais mencionados são próximos um do outro, o que facilita bastante o deslocamento. E, claro, valoriza o tempo da sua viagem a Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios em POA »

1) Mercado Público Municipal

Dicas de roteiro em Porto Alegre
Visite o Mercado Público Municipal | Foto: Ajmcbarreto, via Wikimedia Commons.

Sugiro começar o roteiro de 1 dia em Porto Alegre pelo Mercado Público Municipal, situado bem no Centro Histórico de Porto Alegre. Esse destino é um dos melhores lugares para conhecer um pouco da cultura da capital gaúcha.

Esse belo e histórico local foi inaugurado em 1869, tendo o segundo piso sido aberto em 1912. Atualmente, após algumas remodelações, o Mercado Público recebe diariamente uma multidão de visitantes, tanto locais como turistas, todos com um só objetivo: usufruir e conhecer melhor a cultura gaúcha.

No ambiente do Mercado há diversas bancas que vendem de tudo, desde artigos típicos, lembrancinhas, artesanato, comidas e bebidas típicas. Dica: este é um dos melhores lugares para fazer compras de artigos para guardar de recordação da cidade.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Porto Alegre. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além das bancas, há também no mercado alguns restaurantes que servem deliciosos pratos de comidas típicas da culinária gaúcha e até portuguesa. O local abre diariamente às 7h30 e fecha às 19h30, exceto aos sábados, quando funciona somente até às 18h30. O estabelecimento não abre aos domingos.

Após caminhar, conhecer o mercado, almoçar, é hora de partir para o segundo momento do roteiro de 1 dia, que é o passeio pelas águas do Rio Guaíba no Barco Cisne Branco.

2) Passeio no Barco Cisne Branco

Tour em Porto Alegre
Foto: www.barcocisnebranco.com.br

O Barco Cisne Branco faz um passeio com 1 hora de duração e percorre as principais ilhas que cercam a capital gaúcha. A navegação sai diariamente do Cais do Porto, que fica bem ao lado do Mercado Público Municipal. Pode-se dizer que esse é um dos melhores serviços de city tours em Porto Alegre.

Os ingressos para o passeio podem ser adquiridos no local, ou ainda no Shopping João Pessoa. Essa opção de turismo náutico em Porto Alegre oferece aos tripulantes acesso à internet wifi, serviço de bar e copa, além de atendimento em português, inglês e espanhol. Os horários de passeios estão disponíveis no site do Barco Cisne Branco (www.barcocisnebranco.com.br).

 
Procurando uma agência de turismo confiável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é utlizar os serviços de empresas conhecidas para evitar dores de cabeça ao organizar sua viagem.

Por isso, faça um orçamento sem compromisso com a Koa Viagens, que oferece atendimento diferenciado e personalizado para seu perfil de viajante. Algumas vantagens de viajar com a Koa Viagens:

  • Pagamento em até 12x sem juros;
  • Grupos exclusivos a partir de 2 pessoas;
  • Atendimento 100% online;
  • Suporte total antes e durante a viagem.
 
   

3) Usina do Gasômetro

O que fazer em Porto Alegre à noite
Usina do Gasômetro.

Saindo do passeio no Barco Cisne Branco, basta caminhar por aproximadamente 15 minutos para chegar até a Usina do Gasômetro, um dos mais conhecidos atrativos turísticos de Porto Alegre.

Além de conhecer a parte interna da usina, que é maravilhosa e possui vários atrativos como teatro, dança, artesanato e arte, você pode também caminhar pela nova Orla do Gasômetro.

O local passou por reforma e foi reinaugurado depois de uma repaginação da região ao redor da Usina. A área ganhou espaço para caminhadas, ciclovia, mirador e restaurante panorâmico. Além, claro, de uma vista privilegiada do pôr do sol no Rio Guaíba, considerado como um dos mais bonitos pôr do sol do Brasil.

Neste roteiro de 1 dia em Porto Alegre, é possível conhecer com calma três das principais atrações da cidade. Os passeios não são cansativos e é bem tranquilo conciliar os três locais num só dia.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre

Já se a sua ideia é ficar em Porto Alegre por 2 dias, esse roteiro de viagem também é perfeito. Além dos locais já mencionados, esse roteiro inclui outros pontos de interesse na capital gaúcha.

Neste roteiro, você pode visitar o Centro Histórico de Porto Alegre e os arredores. O centro possui uma grande variedade de prédios históricos e lugares turísticos, dentre eles destaco a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Teatro São Pedro, a Igreja das dores, dentre outros.

O que fazer em 2 dias em Porto Alegre

Igrejas para visitar em roteiro em Porto Alegre
Catedral de Porto Alegre.

A Catedral Metropolitana está localizada ao lado do Palácio Piratini. Suas torres possuem aproximadamente 50 metros de altura, enquanto que a sua belíssima cúpula, 65 metros. Considerada uma grande obra de arte, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre encanta a todos que a visitam. Por isso, ela é praticamente parada obrigatória para quem faz viagem para a capital gaúcha.

Saindo da Catedral e caminhando apenas alguns metros está o Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e uma bela obra da arquitetura neoclássica de Porto Alegre.

Bem pertinho da Catedral e do Palácio também está localizado o Teatro São Pedro, o mais antigo e mais belo teatro de Porto Alegre. O espaço é palco de grandes espetáculos nacionais e internacionais.

Saindo do teatro e descendo alguns metros em direção à Rua dos Andradas, uma das ruas mais antigas de Porto Alegre, está localizada a Casa de Cultura Mário Quintana.

O local no passado serviu de espaço para o Hotel Magestic, que por sinal abrigou por muitos anos seu hóspede mais ilustre: o poeta Mario Quintana. Sem dúvida é um dos pontos turísticos que não pode falta no roteiro de 2 dias de viagem para Porto Alegre.

Pertinho da Casa de Cultura está outra atração da capital gaúcha, a Igreja das Dores, a mais antiga igreja de Porto Alegre que ainda está de pé. Sua pedra fundamental foi lançada em 1807 e, no ano de 1938, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O grande destaque do templo é escadaria, composta por 65 degraus.

Para encerrar esse roteiro de 2 dias em Porto Alegre, a dica é ir até o Bairro Cidade Baixa, que fica a uns 15 minutos do centro. É  uma das zonas boêmias da cidade, com uma grande variedade de bares e restaurantes para todos os gostos e estilos. Vale a pena dar uma passadinha para conhecer. Esse é um bom programa para se fazer em Porto Alegre à noite.

Roteiro de 3 dias em Porto Alegre

Para um roteiro de 3 dias na capital dos gaúchos a recomendação é explorar os parques da cidade e finalizar o dia em outra zona boêmia: o Bairro Moinhos de Vento.

   

Para quem gosta de natureza e passeios ao ar livre, a dica é conhecer um dos parques mais famosos e movimentados de Porto Alegre: o Parque Farroupilha. O espaço fica localizado no Bairro Bom Fim, a 15 minutos do centro.

O Parque Farroupilha, ou Parque da Redenção como é popularmente conhecido, é a área de lazer mais antiga da capital gaúcha. Estima-se que ele é visitado por aproximadamente 4 milhões de pessoas por ano.

E se a sua viagem inclui um final de semana, não deixe de visitar o Parque Farroupilha num belo domingo em Porto Alegre. O local é bem mais movimentado nesse dia e há diversas atrações, dentre elas o Brick da Redenção, uma feira de artesanato e antiguidades que reúne objetos típicos da cultura gaúcha, além de comidas e bebidas.

Ademais de caminhar pelo Brick, não deixe de conhecer o restante do parque, ele é lindo e possui um espelho d’água por toda sua extensão, jardins e diversos monumentos.

Mais sobre o que fazer em 3 dias em Porto Alegre

Fim de semana em Porto Alegre
Parcão | Foto: Lechatjaune, via Wikimedia Commons.

Depois de conhecer o mais antigo parque municipal de Porto Alegre, a dica de roteiro é seguir para o Bairro Moinhos de Vento. No local há outro parque belíssimo, grande e super movimentado, o Parque Moinhos de Vento (Parcão).

Depois do Parque Farroupilha, o Parcão é o parque preferido dos gaúchos. Ele tem diversos atrativos e uma linda fauna e flora. Para os esportistas o espaço oferece pista de ciclismo e até uma mini tirolesa.

Aproveitando a estadia no Bairro Moinhos de Vento, não deixe de conhecer a vida boêmia do local. Há diversas opções de bares, restaurantes, cafés, pubs, um mais encantador que o outro e cada um reúne estilos diferentes de público, basta escolher o que melhor você se identifica. É outra sugestão de local turístico para você não ficar sem ter o que fazer em Porto Alegre à noite.

Faça um bom roteiro e aproveite Porto Alegre

Ao visitar Porto Alegre é interessante organizar um roteiro que contemple os principais pontos turísticos da cidade, e o sugerido aqui neste post é exatamente isso. Com o roteiro sugerido acima é possível conhecer os principais atrativos da capital gaúcha, tudo a depender do seu tempo de estadia na cidade.

Há opções para você ter sempre o que conhecer em Porto Alegre, seja de dia ou à noite; num domingo ou não; e num dia com sol ou com chuva. Aproveite cada opção de city tour pela capital gaúcha! Faça boas compras, visite lugares históricos no centro, a exemplo dos museus e igrejas, e com isso torne o seu roteiro de viagem a Porto Alegre inesquecível!

Curtiu os lugares indicados neste roteiro em Porto Alegre? Conta nos comentários qual seria o roteiro ideal em Porto Alegre! 

Até + !!!

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *