Tudo o que fazer em Porto Alegre: dicas da capital gaúcha
Neste post, irei resumir tudo o que já foi publicado sobre o que fazer em Porto Alegre, ou seja, colocarei todas as dicas interessantes sobre pontos turísticos, passeios, onde ficar, restaurantes, compras, como se locomover e muito mais.
Chegando à cidade, é hora de aproveitar tudo o que Porto Alegre tem a oferecer, seja comendo em uma das inúmeras tradicionais churrascarias ou fazendo um bonito e relaxante passeio de barco pelas águas do rio Guaíba.
Porto Alegre é uma cidade muito convidativa e sentir-se em casa não é tão difícil. Por isso, não deixe de ler as próximas dicas para aproveitar da melhor forma possível tudo o que a cidade tem a oferecer.
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Porto Alegre
Seguro de viagem para destinos nacionais »
Principais pontos turísticos de Porto Alegre
Conforme já foi dito, Porto Alegre é uma cidade muito completa e tem muito para oferecer a seus visitantes. A cidade possui um leque variado de atrações turísticas, basta escolher a que melhor te agrada.
Por exemplo, para quem curte a natureza e quer explorar os parques da cidade, a ida aos dois principais parques de Porto Alegre é quase obrigatória, por isso, não deixe de conhecer o Parque Farroupilha e o Parque Moinhos de Vento.
Outro local muito interessante para conhecer é o centro histórico, lugar cheio de monumentos, museus e prédios históricos. A usina do gasômetro também é um ponto turístico muito conhecido e visitado na capital dos gaúchos. O local é um tradicional ponto de encontro dos moradores da capital e é lá que acontece o lindo pôr do sol dos gaúchos.
Um bonito e romântico passeio que não pode ficar de fora do roteiro é o passeio de barco pelas águas do Guaíba, a bordo do barco Cisne Branco. A diversão é garantida, com a certeza de desfrutar bons momentos. Juntamente com esses locais, há outros atrativos em Porto Alegre que valem e muito a pena visitar.
Imperdível => Melhores passeios na Serra Gaúcha
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Porto Alegre. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Onde ficar em Porto Alegre
As opções de hospedagem em Porto Alegre são muitas, para todos os estilos e bolsos. A decisão pelo local irá depender da necessidade e comodidade de cada um. Os bairros mais indicados e também os mais procurados para ficar em Porto Alegre são Auxiliadora, a região do aeroporto, Centro Histórico e bairro Moinhos de Vento.
Nesses bairros há uma grande opção de atrativos turísticos e também locais para hospedagem, sendo que o preferido dos visitantes é o Moinhos de vento, justamente em razão da grande variedade de atrações e, claro, de excelentes hotéis. E por falar em hotéis, Porto Alegre oferece muitas opções, desde os mais econômicos até os mais luxuosos.
Por exemplo, na categoria econômico, destaca-se o hotel Ibis Porto Alegre, localizado no bairro Moinhos de vento. Por outro lado, nesse mesmo bairro, se a intenção é não abrir mão do luxo, é possível hospedar-se no Hotel Master Cosmopolitan, situado a apenas 1 km da rua Padre Chagas, a principal da região.
Se a ideia é ficar hospedado na região central da cidade, também encontra-se ótimos locais, como o Eko Residence Hotel, considerado uma boa opção custo-beneficio que está localizado bem no coração do centro. Eu escrevi um post com todas as dicas de onde ficar em Porto Alegre, basta acessar para ler todo o conteúdo.
Serra Gaúcha => Tour circuito dos vinhos
Como se locomover em Porto Alegre
Há muitas formas de como se locomover em Porto Alegre, as mais baratas são o metrô e as linhas de ônibus que circulam pela cidade. Além dessas opções, existe também o aplicativo Uber, táxis e ônibus de empresas privadas. Para se locomover de forma barata, a opção é utilizar o trem ou ônibus, já se a intenção é rapidez e agilidade, eu sugiro utilizar o aplicativo Uber.
Por outro lado, se a ideia é ter mais liberdade e pagar um pouco mais, alugar um carro em Porto Alegre pode ser uma excelente opção. A plataforma Rentcars oferece uma ampla gama de locadoras de carros na cidade, para encontrar o modelo e simular os valores, basta acessar o site e informar os dados da viagem.
Se você está de passagem rápida pela capital e deseja se locomover em busca de atrações para passar o tempo, fiz um post com excelentes dicas, acesse e leia com atenção par não perder tempo numa conexão de 5 ou 10 horas na capital dos gaúchos.
Além do mais, dentro desse tempo de conexão ou até mesmo durante sua estadia em Porto Alegre, é interessante você saber como ir do aeroporto de Porto Alegre para o centro. Pode ser de ônibus, trem ou Uber, basicamente o trajeto é bem simples e o tempo de deslocamento costuma ser rápido, exceto naqueles horários de rush, onde o tempo de chegada pode chegar até 40 minutos.
Imperdível => Tour pelo Vale dos Vinhedos
Onde comer em Porto Alegre
Quem visita a cidade certamente irá buscar onde estão os melhores restaurantes em Porto Alegre. Nesse quesito, a capital dos gaúchos também é super diversificada. Existem muitas opções para todos os paladares. A culinária gaúcha é bem diversa e possui iguarias que muitas vezes só são servidas no Rio Grande do sul. Esse é o caso do arroz carreteiro, e claro, do churrasco gaúcho, que é único em todo o país.
Além desses pratos, não ficam de fora a tradicional alaminuta, o galeto, a comida alemã e a culinária italiana. Pela cidade estão espalhados diversas opções de locais para comer, alguns só oferecem determinado tipo de comida, como por exemplo, as churrascarias.
Outros só servem alaminuta e lanches, outros só comida alemã e italiana, por isso, é essencial ler as dicas do post para escolher o seu local preferido para degustar o melhor da culinária gaúcha.
Além de uma infinidade de locais para comer, a cidade de Porto Alegre também é baladeira e possui uma intensa vida noturna, com restaurantes, bares, pubs e casas de shows.
No mesmo bairro é possível encontrar os mais diversos tipos de baladas, desde o sertanejo universitário até o pagode, as opções são para todos os estilos. Um bom exemplo disso é o boêmio bairro Cidade Baixa, há diversos estabelecimentos, como barzinhos, discotecas, restaurantes e pubs. Se você ler o artigo destacado, verá que eu dei diversas dicas dos melhores locais e também o que cada um oferece, vale a pena ler e escolher o seu preferido.
Dicas sobre Porto Alegre
Não importa o tempo de estadia, é sempre bom ter em mente um roteiro quando se visita Porto Alegre, seja por por 1, 2 ou 3 dias. Em um roteiro de 3 dias é viável conhecer todas as principais atrações de Porto alegre, os pontos turísticos e realizar os passeios.
Lembre-se de respeitar seus limites para não exagerar no roteiro. Isso é, não queira fazer um roteiro de 3 dias em apenas 1 ou 2 dias, isso será muito cansativo e te impedirá de aproveitar calmamente o que cada lugar tem de melhor a oferecer. Falando em roteiro, certamente será preciso inserir um espaço para realizar aquelas famosas comprinhas, afinal, quem regressa de uma viagem sem levar na mala alguma recordação?
Quando o assunto é compras na capital do Rio Grande do Sul, a variedade de locais é grande. Há uma imensa gama de opções e locais que vendem de tudo, há lojas tradicionais, galerias, shoppings centers, camelódromo e lugares que comercializam artesanatos, como o Brique da Redenção e o Mercado Público de Porto Alegre.
E por falar em compras, é essencial fazer uma estimativa de quanto irá gastar numa viagem para Porto Alegre, incluindo a comida, hospedagem, passeios, transporte e compras.
Esse custos obviamente são relativos e irão variar conforme o estilo de cada um e a temporada escolhida para a viagem, por isso, no post Quanto gasto em Porto Alegre, fiz várias sugestões e cálculos com os preços médios de hotéis, comida, passeios, passagem de avião, seguro viagem e deslocamentos.
Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha
Aproveite Porto Alegre
Para saber tudo o que fazer em Porto Alegre, eu te convido a acessar o conteúdo destacado, escrevi sobre praticamente tudo que envolve Porto Alegre, das comidas típicas, dos passeios, ponto turísticos, hospedagem, transporte, vida noturna e muito mais. Se você quer otimizar sua experiência, não deixe de ler todas as dicas, eu as considero super valiosas para quem visita a capital dos gaúchos, principalmente se for pela primeira vez.
Todo o conteúdo escrito sobre Porto Alegre é baseado na minha experiência como “gaúcha nata“, nascida na região metropolitana e vivendo por aproximadamente 20 anos nessa capital tão acolhedora e especial, que até hoje ainda me mata de saudades.
Ficou com alguma dúvida sobre o que fazer em Porto Alegre? Deixe o seu comentário!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *