Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul

Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul

Imagem do Autor por Andréia Teixeira
Curtiu o artigo?
Atualizado em:
COMPARTILHE

A Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul é perfeita para os apaixonados no assunto experimentarem uma forma de turismo diferente. A rota se localiza a 120 km da cidade de Porto Alegre e recebe o nome de Vale dos Vinhedos, pois foi o primeiro local no estado a receber os italianos no fim do século XIX e que hoje é considerada uma das principais produtora de vinhos do Brasil.

Na região, é possível encontrar inúmeras vinícolas, que se encontram separadas em três cidades, Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, que formam a Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul. A melhor maneira de aproveitar a região é conhecendo todas as suas propriedades e a dica para fazer isso da melhor forma é alugando um carro para visitar sem pressa essas três belas cidades.

Se você tem interesse em conhecer essa Rota, fiz um guia com todas as cidades e propriedades que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Planeje sua viagem => Como alugar carro mais barato

Seguro de viagem no Brasil: é preciso contratar? »

 

Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão para garantir 5% com o cupom QUERO5OFF!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!

 

 

Roteiro da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul

Rota da Uva e Vinho
Rota da Uva e Vinho | Foto: Roberto Carlos Locatelli, via Wikimedia Commons
  • Bento Gonçalves
  • Garibaldi
  • Monte Belo do Sul

CLIQUE AQUI para os melhores passeios na Serra Gaúcha »

 

Bento Gonçalves

Na cidade de Bento Gonçalves, as possibilidades de turismo vão além das tradicionais oferecidas pela Rota do Vinho e se estendem a roteiros históricos.

A pequena cidade é perfeita para quem deseja conhecer mais sobre a região e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer. Confira abaixo as propriedades que você pode visitar, pois fazem parte da Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul.

 

Casa Valduga

A Vinícola Casa Valduga é uma das principais e maiores no ramo de produção de vinho. O local conta com visitas guiadas, além de apresentação do processo de fabricação, degustação e cursos rápidos. A propriedade também conta com quatro pousadas e dois restaurantes, facilitando a vida de quem deseja conhecer a Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul.

Em determinadas épocas do ano, a Casa Valduga realiza atividades especiais, como a colheita anual de uvas, a Festa da Vindima e a Wine Experience, que oferece degustação de vinhos e um curso de espumantes. A visita tradicional na propriedade dura em média 1 hora e meia.

 

Miolo

 Passeio uva e vinho + ingresso trem maria fumaça + almoço
Miolo | Foto: FrancoBras, via Wikimedia Commons.

A Miolo também é considerada uma das maiores e mais conhecidas casas de vinho do país. A propriedade possui um megaestrutura, toda focada na enocultura, que inclui vinícola, fábrica de vinho, restaurante e hotel. A vantagem aqui é que você pode aproveitar tudo em um espaço só.

O tour em Miolo inclui visitas guiadas por enólogos especializados e a clássica degustação dos rótulos da casa. Para quem deseja passar um dia pela região, em frente a propriedade encontra-se o Hotel & Spa do Vinho Caudalie, do qual a vinícola é sócia, e oferecem facilidades aos viajantes. A Miolo também conta com uma Escola do Vinho, que oferece cursos de degustação para quem deseja aprender mais sobre a técnica.

Completo => Passeio de trem com vinho e degustação

 

Larentis

A Larentis se destaca pelo seu conceito de vinícola familiar, proporcionando uma experiência diferenciada. É possível participar de um tour pela produção local e conhecer os vinhedos, além de degustar rótulos da casa.

Um dos principais diferenciais aqui é que toda a visita é guiada por um enólogo, especialista em vinho, treinado e que também é o herdeiro da vinícola. A propriedade oferece passeios diferenciados que vão além do tradicional, como por exemplo, participar da colheita de uvas, onde os visitantes colhem durante a noite, com um treinamento prévio.

 

Vinícola Salton

Rota da Uva e Vinho Salton
Salton | Foto: Halley Pacheco de Oliveira, via Wikimedia Commons.

A Salton possui mais de 100 anos de existência e é uma das marcas mais conhecidas no Brasil. Na entrada da propriedade há um belo relógio solar para receber os viajantes e, com mais de 30 mil metros quadrados de área construída, a vinícola conta com tanques de inox gigantes, onde é possível aprender mais sobre o processo de fabricação dos vinhos.

A cave dos espumantes fica a oito metros abaixo do nível da rua e mantém milhares de garrafas de cabeça para baixo, segredo para conservar com qualidade. As visitas ocorrem em intervalos de meia hora.

A degustação de rótulos tradicionais é gratuita, mas há um segundo tipo de degustação, onde é possível provar quase todas as bebidas da casa.

 

Garibaldi

Rota da Uva e Vinho Garibaldi
Garibaldi | Foto: FrancoBras, via Wikimedia Commons.

A cidade de Garibaldi, que faz parte da rota pelo Vale dos Vinhedos, recebeu esse nome em homenagem ao conhecido herói farroupilha, Giuseppe Garibaldi, após os episódios que marcaram a história brasileira.

Essa é uma das cidades mais italianas encontradas na região, sendo perfeita para quem deseja conhecer mais sobre a gastronomia e cultura do país. Confira abaixo as propriedades que fazem parte da Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul.

 

Peterlongo

Uma das pioneiras em produção de espumante no Brasil, a Peterlongo possui autorização legal para usar o termo champagne em suas bebidas. Na visita à propriedade é possível aprender os três diferentes métodos de elaboração (Charmat, Champenoise e Asti) e conferir como era o maquinário nos primeiros anos de fabricação.

A visita ao local é gratuita para grupos que já possuem um agente de turismo; para passeios particulares, o valor é de R$10, mas que pode ser revertido em compra de produtos.

Incrível => Excursão pelas vinícolas do Rio Grande do Sul

 

Chandon

Trem do Vinho Rio Grande do Sul
Trem do Vinho | Foto: gustavo.kunst, via Wikimedia Commons.

Lar de uma das marcas de espumantes mais conhecidas do mundo, Garibaldi conta em seus arredores com a propriedade da famosa Chandon.

A marca encontrou no estado do Rio Grande do Sul, o clima ideal para desenvolvimento de seus famosos champagnes. É possível se fazer um tour interno e aprender mais sobre a produção de espumantes em nosso país.

A Chandon oferece três tipos de visitação:

  • Visitação com degustação, que inclui um tour completo na adega e a degustação de seis rótulos da marca.
  • Degustação que inclui apenas a experimentação de rótulos, mais dicas de harmonização das bebidas.
  • Visita à loja com a degustação de dois rótulos.

Todas essas opções de visitas oferecidas pela empresa são gratuitas, mas devem ser agendadas pelo telefone (54) 3388-4400.

 

Monte Belo Do Sul

Rota da Uva e Vinho Vale dos Vinhedos
Vale dos Vinhedos | Foto: Germano Roberto Schüür, via Wikimedia Commons.

Outra cidade que pertence a Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul, Monte Belo do Sul possui uma famosa vinícola, a Calza. A cidade foi colonizada por imigrantes italianos ao fim da Segunda Guerra Mundial e, até os dias atuais, preserva o que há de melhor da cultura desse povo.

 

Vinícola Calza

A Vinícola Calza foi trazida ao Brasil pela família de mesmo nome, após a Segunda Guerra Mundial, trazendo consigo a tradição e as técnicas de cultivo de videiras direto da Itália. Hoje em dia, a propriedade é parada obrigatória para deseja percorrer a Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul.

No local, os turistas podem conhecer toda a propriedade, degustar rótulos produzidos na casa e conhecer mais sobre a história e cultivo da uva. Para quem deseja visitar o local e desfrutar de um atendimento personalizado, é preciso agendar com antecedência.

 

Como aproveitar a Rota da Uva e Vinho

A Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul proporciona aos viajantes passeios nas vinícolas, paisagens belíssimas e arquitetura local.

No trajeto é possível visitar e conhecer colinas, morros, vales e rios que criam diversas opções de passeios e atividades. Outra forma de conhecer é através de um passeio de Maria Fumaça. São 23 km, percorridos em duas horas, passando por todas as cidades.

No passeio da Maria Fumaça é possível conhecer todas as paisagens que a região oferece, além de aproveitar de atrações típicas italianas e gaúchas que acontecem no interior da locomotiva. Veja ingressos para o trem Maria Fumaça nessa região.

A Rota da Uva e Vinho no Rio Grande do Sul é uma opção de turismo diferente e perfeita para os amantes de uma boa gastronomia.

Ficou com vontade de saber mais? Assista esse vídeo institucional realizado pelo Visit Brazil, do Ministério do Turismo, sobre o vinho na Serra Gaúcha. Demais!

Pretende fazer a Rota da Uva e Vinho? Conte-nos sobre o seu planejamento nos comentários!

Até + !!!

 

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais