Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Não é por acaso que o gaúcho tem tanto orgulho de ter nascido no estado, ou adotado, o Rio Grande do Sul. Os costumes de seus cidadãos são praticamente um legado para toda a vida, como tomar chimarrão, saber preparar um bom churrasco e tantas outras tradições locais. Por fazer fronteira com Argentina e Uruguai, os laços com os vizinhos do Mercosul são evidentes: o sotaque cantado, dieta altamente carnívora e adaptação a invernos mais intensos.

O Rio Grande do Sul é um estado com diversas opções de turismo e costuma receber a cada ano uma média de 1,2 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, dentre os destinos principais estão as praias e a serra gaúcha.

As opções de turismo não acabam no Rio Grande do Sul, com incríveis e simpáticas cidades que contam a história do estados através de seus pontos turísticos, comidas típicas e tantos outros aspectos de sua rica cultura. Confira agora e clique nos links de todos os posts sobre Rio Grande do Sul deste blog de viagem!

Leia também => Onde ficar em Gramado e Canela / RS

Como contratar um seguro de viagem»

 

Mapa do RS: onde ir no Rio Grande do Sul?

o que fazer no rio grande do sul
No destaque o mapa do Rio Grande do Sul. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  • Localização: Região Sul
  • Estados limítrofes: Santa Catarina (norte), Argentina (oeste) e Uruguai (sul)
  • Área Total: 281 730,223 km²
  • População: 11 377 239 hab.
  • Clima: Subtropical úmido e oceânico

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Rio Grande do Sul »

 

História do Rio Grande do Sul

o que fazer no rio grande do sul

Até 1807 o território pertencia a Espanha, num acordo com Portugal firmado através do Tratado de Tordesilhas. A partir daí a região passou a fazer parte da história, sendo palco de guerras e revoluções, como a Cisplatina (1825-1828), Revolução dos Farrapos (1835-1845) e a Guerra do Paraguai (1864-1870).

A imigração estrangeira, principalmente de agricultores alemães e italianos após a 1º Guerra Mundial, também contribuiu muito na formação do Rio Grande do Sul. Isso trouxe inúmeros benefícios para o turismo da Serra Gaúcha em cidades como Gramado e Canela.

Que são conhecidas na época de natal pela decoração das cidades e muito procuradas na temporada de inverno, junto com Caxias do Sul, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, devido às temperaturas que chegam a ser negativas, o que atrai os turistas pela possibilidade de queda de neve.

 

Qual a cidade mais bonita do Rio Grande do Sul?

rota romantica no rio grande do sul

No Rio Grande do Sul você pode aproveitar bons vinhos, frio, lareira e um clima aconchegante e de belas paisagens. Os meses de fevereiro e maio, agosto e outubro são os melhores para aproveitar as cidades turísticas do Rio Grande do Sul, já que com a queda da temperatura, os preços de hotéis e passeios tendem a seguir a mesma intensão, sendo possível conseguir descontos que chegam  a até 40%.

Quer  conhecer e saber mais sobre os pontos turísticos do Rio Grande do Sul? Então, não deixe de ler esse post, pois comentarei um pouco sobre cada um desses lugares que fazem parte da beleza e história do meu estado.

praias do rio grande do sul
Parque da Guarita | Foto: Alfredo hilario, via Wikimedia Commons

São destaques, o  Parque da Guarita em Torres, que está localizado na cidade de Torres, divisa do Rio Grande do Sul com o estado de Santa Catarina. A cidade está a uma distância de 192 km da capital, Porto Alegre.

Uma linda unidade de conservação de aproximadamente 350 hectares, o Parque da Guarita está localizado próximo à praia da Guarita. Ele possui um grande paredão que fica bem em frente ao mar, além disso, a escadaria de 100 degraus leva ao topo da montanha, onde é possível desfrutar uma paisagem simplesmente maravilhosa, com a praia ao fundo.

Para aluguel de casas e aptos na cidade, leia mais no post Airbnb em Torres. O artigo te ajudará em quais das praias se hospedar, selecionei as 21 melhores propriedades em Torres e também da vizinha e bela cidade de Capão da Canoa.

vinicolas no rio grande do sul
Bento Gonçalves e sua vinícolas

Além das conhecidas Gramado e Canela destaco outras cidades turísticas do Rio Grande do Sul, para você conhecer um pouco mais sobre elas e incluí-las na sua lista de opções para a próxima viagem.

Bento Gonçalves é uma delas. Foi colonizada por italianos, característica que é possível perceber em todo o charme, culinária e arquitetura que mantém, além, é claro, de suas paisagens que lembram a da famosa região da Toscana, localizada na Itália.

A cidade é nacionalmente conhecida por suas vinícolas de produção artesanal e as tradicionais casas de pedra, que compõem o roteiro Caminhos de Pedra, formando um dos passeios mais feitos pelos turistas na cidade. Também são promovidos passeios de trem Maria Fumaça rumo a Garibaldi, outra cidade que proporciona uma verdadeira viagem no tempo.

o que visitar no rio grande do sul
Itaimbezinho em Cambará do Sul | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Cambará do Sul é conhecida como a “capital dos cânions”, já que abriga 36 formações rochosas com essa característica. Um dos principais e mais visitados é o cânion do Itaimbezinho, um abismo que chama a atenção por sua vegetação, e existe a 130 milhões de anos. Ele é considerado um dos maiores do Brasil.

A extensão do cânion do Itaimbezinho atinge aproximadamente 5.800 metros e uma largura que varia de 200 a 600 metros, estando localizado dentro do Parque dos Aparados da Serra.

Saiba que durante o inverno, com sorte, é possível até mesmo avistar neve no município e em seus arredores, já que Cambará é considerado um dos municípios mais gelados do estado.

rotas turísticas rio grande do sul
São Miguel das Missões

E não é só isso, o estado têm diversas opções de rotas turísticas no RS, é só clicar nos links a seguir e escolher a que mais combina com você:

  • Rota Romântica: conduz os viajantes por 14 municípios que fazem parte da Serra Gaúcha, sendo a maioria deles colonizada por italianos e alemães. O passeio é realmente muito bonito e faz com que você sinta os ares da colonização por todos os lados que se passe;
  • Rota do Sol: é uma importante rodovia que liga a Serra Gaúcha ao Litoral do estado;
  • Rota da Uva e do Vinho: é perfeita para os apaixonados no assunto experimentarem uma forma de turismo diferente. É possível encontrar inúmeras vinícolas;
  • Rota das Missões: proporciona uma experiência incrível e quase mística, essa viagem ao passado é acessível e pode ser percorrida de carro sem grandes problemas. Ela é uma aula de história que nos conta um pouco mais sobre o início das missões jesuítas no estado, cujo objetivo principal era evangelizar os índios da região.

 

Quais as cidades mais visitadas do Rio Grande do Sul?

A terra do churrasco e do chimarrão esconde muitas belezas incríveis que todo mundo deveria conhecer. Os pontos turísticos do Rio Grande do Sul são lugares com paisagens incríveis e com certeza merecem uma visita. Há lugares para passear com a família, românticos, para relaxar, se divertir e também aqueles de bate-volta.

Veja o vídeo a seguir do site oficial do Ministério do Turismo do Brasil sobre as belezas do Rio Grande do Sul:

 

Porto Alegre

cidades do rio grande do sul

A capital das cidades turísticas do Rio Grande do Sul também está inclusa nesta lista. Apesar de ser uma cidade grande, ela ainda preserva um clima de tranquilidade, perfeito para aproveitar as suas férias.

Porto Alegre possui um dos melhores índices de qualidade de vida do país, além de ser moderna,  muito bem cuidada e preservada, com ruas arborizadas, limpas e parques muito agradáveis. Saiba quais são os bairros para onde ficar em Porto Alegre para aproveitar tudo isso.

A cidade também se destaca pela cultura e lazer que oferece aos turistas e moradores locais, sendo esse um dos seus principais atrativos. Por isso, clique no link abaixo para conferir todos os posts sobre a capital:

Leia todos os posts sobre Porto Alegre aqui

 

Gramado e Canela

dicas de viagem rio grande do sul

A região de Gramado é realmente abençoada, tanto por sua fantástica natureza, quanto pela herança arquitetônica deixada pelos alemães, que colonizaram as cidades com um estilo particular de construção.

O centro de Gramado é um encanto e chega a ser difícil acreditar que estamos dentro do Brasil. O Natal Luz é um dos eventos mais esperados do ano, quando a cidade fica toda decorada para o natal. Confira minhas dicas do Natal Luz em Gramado, onde comer e se hospedar e até que tipo de roupa vestir nessa festa tão especial.

natal em gramado
Natal Luz de Gramado – Foto Site oficial – Crédito:Cleiton Thiele

Já no inverno, o frio é o destaque por aqui, com hotéis charmosos e aconchegantes que fazem qualquer turista querer ficar mais. Canela não fica pra trás, sendo o lugar ideal para complementar uma visita na Serra Gaúcha.

Neste blog é possível descobrir quais são os melhores hotéis em Gramado, onde se hospedar com conforto; quais os hotéis recomendados em Gramado e Canela, os 22 mais reservados por nossos leitores; e dicas atualizadas sobre o airbnb em Gramado, casas e apartamentos.

inverno no rio grande do sul
Canela

São tantos pontos turísticos em Gramado e Canela que fiz um artigo apenas listando os principais. Não dá para deixar de visitar o Snowland em Gramado, e as fábricas de Chocolates em Gramado e lojas para chocólatras. A gastronomia e as compras também são os fortes dessas cidades, além de muitas atrações para crianças, casais e famílias inteiras. Portanto, leia todos os artigos e monte o seu roteiro!

Os restaurantes e setor gastronômico e noturno de Gramado é uma atração à parte. Não deixe de incluir ao menos alguns lugares citados nos artigos específicos. Descubra tudo clicando no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Gramado aqui

 

Serra Gaúcha

gramado com crianças
Snowland Gramado. Foto: Facebook Oficial

A Serra Gaúcha é uns dos locais mais bonitos do sul do Brasil. Além de Gramado e Canela, as cidades mais famosas, existem inúmeros outros atrativos que vale a pena visitar,

Eu adoro as cidades de Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Bento Gonçalves. Também tem muito o que fazer na região do Cânion Itaimbezinho e Vale dos Vinhedos.

 

O que conhecer no Rio Grande do Sul?

Não vejo a hora de explorar alguns dos pontos turísticos do Rio Grande do Sul, passando pelas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, região conhecida como “Pequena Itália” ou Vale dos Vinhedos, onde estão localizadas as melhores vinícolas do Brasil.

Sonho também em visitar as praias mais conhecidas do estado, nas cidades de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres, essa com falésias de até 30 metros de altura que avançam pelo mar. Mais ao sul, a Praia do Cassino é o destaque, reconhecida pelo Guiness Book como a maior praia do mundo. Outras praias do Rio Grande do Sul que também merecem a visita são São Lourenço do Sul, Tapes e Pelotas (Praia do Laranjal).

Entre as cidades mais procuradas do interior, Cambará do Sul é a principal, dando acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra, onde está localizado o Cânion do Itaimbezinho, com penhascos de 720 metros de profundidade e 6 quilômetros de extensão, na divisa com o estado de Santa Catarina.

Se quiser mais dicas sobre o que fazer no Rio Grande do Sul, procure através do post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

E a sua lista de destinos? Quais deles já visitou ou ainda pretende ir? Deixe suas dúvidas, comentários e dicas 🙂

Até + !!!

 

Background Tickets
Rio Grande do Sul

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Rio Grande do Sul

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Rio Grande do Sul

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. danilodeoliveirasalmino

    tenho vontade de conhecer outras cidades

  2. Kelly Castan

    Então fica o convite da Pousada Bela Vista para você vir conhecer as belezas da Terra dos Cânions e Cidade do Mel - Cambará do Sul. Entre em contato com a gente, eu te ajudarei a elaborar um roteiro. Temos visitas ao cânions, traking, montain bike, floating, passeios à cavalo, passeio de 4 x 4 nas cachoeiras, propriedades de produção de geléias, produção de mel e visita a apiário, por do sol no Rancho Tropeiro...programação para uma semana sem repetir...fica o convite.

  3. Nicole Salvi

    Conheci, no ano passado Cambará do Sul, com seus paredões rochosos e sua natureza encantodoura. Tem muitos locais onde se pode fica passando a noite, se pode provas comidas típicas locais, pescar ( eu detesto, mas há quem goste ) caminhar para conhecer os pontos mais bonitos dos locais ( que são liiindos ) Tem também a rota das cachoeiras, na qual uma das cachoeiras foi usada para gravar uma minissérie da rede globo, mas que obviamente não é a mais bonita, lhes digo, vale muuuito a pena caminhar pra ver a última cachoeira da rota, é linda!

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Nicole, Ainda não conheço Cambará do Sul, mas sei que é um roteiro que realmente vale a pena. Obrigado por compartilhar ;)