Mapa das principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul

por Andréia Teixeira

Mapa das principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul

Se você adora viajar pelo Brasil e ainda economizar, você precisa conhecer as cidades turísticas do Rio Grande do Sul. Nosso país, mesmo possuindo alguns problemas econômicos e políticos, é possuidor de grandes belezas naturais, que muitas vezes acabam ignoradas pelas pessoas no momento de planejar as suas férias, sendo este um caso que acontece com o estado do Rio Grande do Sul.

Por este motivo, este texto foi criado com o objetivo de destacar as principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul, para você conhecer um pouco mais sobre elas e incluí-las na sua lista de opções para a próxima viagem.

Planeje sua viagem => Onde ficar barato em Gramado

Seguro de viagem para viajar no Brasil »

Como é o Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul está localizado na região Sul do Brasil e faz fronteira com países, como o Uruguai e Argentina, perfeito para os amantes de temperaturas frias. Você pode aproveitar bons vinhos, frio, lareira e um clima aconchegante e de belas paisagens. Também é uma ótima opção para os apaixonados conhecer a famosa “Rota Romântica”, que inclui um trajeto de Porto Alegre a Nova Petrópolis.

Os meses de fevereiro e maio, agosto e outubro são os melhores para aproveitar as cidades turísticas do Rio Grande do Sul, já que com a queda da temperatura, os preços de hotéis e passeios tendem a seguir a mesma intensão, sendo possível conseguir descontos que chegam  a até 40%.

Nas épocas frias do ano, o estado é perfeito para você e sua família aproveitarem o parque de neve da cidade, o Snowland, além de participar das famosas festas temáticas do município, como a Festa Nacional da Música e a Festa da Uva, todas localizadas em Gramado. Aproveite e confira o post sobre neve em Santa Catarina, estado vizinho do RS.

CLIQUE AQUI para reservar passeios guiados na Serra Gaúcha »

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul

  • Gramado
  • Canela
  • Porto Alegre
  • Bento Gonçalves
  • Torres
  • Três Coroas
  • Cambará do Sul
  • São Miguel das Missões
  • Antônio Prado

Gramado

Gramado Rio Grande do Sul
Centro de Gramado | Foto: Marcelino Souza, via Wikimedia Commons.

Uma colônia de alemães e italianos, Gramado é o destino certo para os apaixonados que querem desfrutar de um ambiente romântico e de paisagens encantadoras, dignas de cinema. A cidade é conhecida por ser uma Europa brasileira, graças as suas raízes europeias e por sua arquitetura bávara, que mantém esse visual, incluindo a vegetação e gastronomia. Confira os lugares mais bonitos de Gramado.

Gramado não pode ficar de fora da lista de cidades turísticas do Rio Grande do Sul, já que até mesmo o seu clima colabora, uma vez que o frio predomina praticamente o ano todo. A cidade está localizada a 120 km da capital Porto Alegre, o que a torna um dos principais destinos durante o inverno no país, principalmente para os turistas que vivem na região sul. Saiba como chegar em Gramado de Porto Alegre.

Há atrações para todos os estilos de turistas, desde casais até famílias. Encante-se com a cultura local e suas casas de estilo colonial, construídas com estacas, e seus belos parques. A cidade também é palco do famoso Festival Internacional de Cinema, de Publicidade e de outros diversos eventos de prestígio, sem contar ainda as festas fixas, como a Festa da Colônia, Natal Luz e a Chocofest. O Natal  Luz é simplesmente um encanto de luzes e magia, vale muito a pena participar desse evento. Para momentos de diversão adquira o Passeio Bus Bier saindo de Gramado e Canela.

Canela

Canela Rio Grande do Sul
Canela | Foto: Josue Marinho, via Wikimedia Commons.

O próximo destino da nossa lista de cidades turísticas do Rio Grande do Sul é Canela, famosa por abrigar a mais alta casa no estilo enxaimel, além de ser vizinha de Gramado. É possível incluir as duas no seu roteiro de viagem sem problemas! Inclusive, confira um roteiro em Gramado e Canela.

A cidade é cercada de jardins bucólicos, matas, e vales. Assim como Gramado, sua gastronomia possui como alimento tradicional o famoso café colonial, o fondue e o chocolate caseiro. Descubra as comidas típicas em Gramado e Canela.

A cidade possui um clima mais tranquilo que Gramado, o que a torna perfeita para famílias e casais que desejam descansar e apreciar as belezas da região. E por falar em casais, depois de Gramado, ela é um dos destinos mais buscados por aqueles que acabam de se casar e desejam passar sua lua-de-mel num lugar encantador e mágico. Para uma programação cultural assista uma apresentação de dança gaúcha + Jantar em Canela.

Porto Alegre

Porto Alegre Rio Grande do Sul
Porto Alegre | Foto: Adreson, via Wikimedia Commons.

A capital das nossas cidades turísticas do Rio Grande do Sul também está inclusa nesta lista. Apesar de ser uma cidade grande, ela ainda preserva um clima de tranquilidade, perfeito para aproveitar as suas férias. Conheça as atrações mais visitadas de Porto Alegre.

Porto Alegre possui um dos melhores índices de qualidade de vida do país, além de ser moderna,  muito bem cuidada e preservada, com ruas arborizadas, limpas e parques muito agradáveis. Saiba quais são os bairros para onde ficar em Porto Alegre para aproveitar tudo isso.

   

A cidade também se destaca pela cultura e lazer que oferece aos turistas e moradores locais, sendo esse um dos seus principais atrativos. Por isso, é interessante conhecer as baladas em Porto Alegre.

Porto Alegre recebe em media mais de 1,5 milhão de turistas por ano, onde a maioria vai atraída por importantes feiras, seminários, congressos, encontros corporativos e também eventos de cultura.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves Rio Grande do Sul
Bento Gonçalves | Foto: Gervacio Rosales, via Wikimedia Commons.

Sendo mais uma das cidades turísticas do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves foi colonizada por italianos, característica que é possível perceber em todo o charme, culinária e arquitetura que mantém, além, é claro, de suas paisagens que lembram a da famosa região da Toscana, localizada na Itália. Aproveite esses encanto ficando nos hotéis em oferta em Bento Gonçalves.

A cidade é nacionalmente conhecida por suas vinícolas de produção artesanal e as tradicionais casas de pedra, que compõem o roteiro Caminhos de Pedra, formando um dos passeios mais feitos pelos turistas na cidade. Também são promovidos passeios de trem Maria Fumaça rumo a Garibaldi, outra cidade que proporciona uma verdadeira viagem no tempo.

Falando em viagem, no trajeto de trem Maria fumaça rumo a Garibaldi, é oferecida a degustação de vinhos e espumantes produzidos nas vinícolas locais. Outra característica que atrai os turistas a cidade são as estações do ano bem marcadas, com temperaturas tipicamente europeias, que no inverno podem chegar até três graus negativos e trinta e seis graus no verão, ressaltando ainda mais as belezas da natureza.

Em Bento Gonçalves também é possível  aproveitar um colorido e bucólico clima de do outono, e também curtir os vales e serras coloridas e exuberantes na primavera.

Torres

Festival de Balonismo Torres
Festival de Balonismo em Torres | Foto: Gabriel Zaparolli, via Wikimedia Commons.

Se engana quem pensa que as cidades turísticas do Rio Grande do Sul servem apenas para aproveitar do que há de melhor no inverno, apreciar bons vinhos e se deliciar com um magnífico fondue. Poucas pessoas conhecem as belezas das praias do estado gaúcho, como Torres, que promete vistas e praias fantásticas.

Um exemplo é a Praia da Guarita, cartão-postal da cidade, que se destaca por seus penhascos, sendo também uma área perfeita para surfistas que procuram ondas agitadas. Na cidade, aproveite para conhecer o Parque da Guarita e suba ao topo da Torre Sul, onde a visão irá recompensar todo o esforço.

Nos arredores da cidade, visite a reserva ecológica da Ilha dos Lobos ou programe sua viagem durante a época de páscoa, que é quando acontece o Festival de Balonismo, que promete um espetáculo no céu. Veja as melhores promoções de Hotéis em Torres.

Três Coroas

Templo Budista Três Coroas
Templo Budista em Três Coroas | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Três Coroas abriga o único templo de caráter budista tibetano da América do Sul, que se encontra nas montanhas do Vale do Paranhama. A cidade ainda conta com tibetanos vivendo no município. Esse templo é considerado uma réplica perfeita do mestre Guru Rinpoche, que é conhecido por levar o Budismo Vajraiana até o Tibete, durante o século VIII. A visitação ao templo é gratuita e fica aberta de quarta-feira a domingo.

Também, quem decidir por essa cidade turística do Rio Grande do Sul, pode visitar os belos jardins da região, participar de retiros e aprender alguns dos ensinamentos budistas.

   

Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha

Cambará do Sul

Cânion Cambará do Sul
Itaimbezinho em Cambará do Sul | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Localizada a 200 km de Porto Alegre, Cambará do Sul é conhecida como a “capital dos cânions”, já que abriga 36 formações rochosas com essa característica. Um dos principais e mais visitados é o cânion do Itaimbezinho, um abismo que chama a atenção por sua vegetação, e existe a 130 milhões de anos. Ele é considerado um dos maiores do Brasil.

A extensão do cânion do Itaimbezinho atinge aproximadamente 5.800 metros e uma largura que varia de 200 a 600 metros, estando localizado dentro do Parque dos Aparados da Serra. Saiba que durante o inverno, com sorte, é possível até mesmo avistar neve no município e em seus arredores, já que Cambará é considerado um dos municípios mais gelados do estado. Confira Hotéis em Cambará do Sul.

São Miguel das Missões

São Miguel das Missões Rio Grande do Sul
São Miguel das Missões | Foto: Goldemberg Fonseca de Almeida, via Wikimedia Commons.

Outro destino que não poderia ficar de fora da nossa lista de cidades turísticas imperdíveis no Rio Grande do Sul, é o município de São Miguel das Missões, localizado a 486 km de Porto Alegre. Veja os hotéis em São Miguel das Missões.

Esse pequeno município é visitado por turistas de toda a América Latina e Europa frequentemente, graças ao conjunto de ruínas antigas, que são um dos principais vestígios das Missões de Jesuítas dos Guaranis. São Miguel das Missões é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

A cidade ainda abriga o conhecido Museu das Missões, onde se localizam estátuas de imagens santas feitas pelos índios da região, no passado. À noite, os turistas podem observar um belo espetáculo de som e luz que narra a história da cidade.

Antônio Prado

Antônio Prado Rio Grande do Sul
Antônio Prado | Foto: tetraktys, via Wikimedia Commons.

Outro pequeno município na nossa lista de cidades turísticas do Rio Grande do Sul é Antônio Prazo, localizado a 185 km de Porto Alegre. A cidade é conhecida por seu clima bucólico e arquitetura, que foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil. O município foi construído entre os séculos XIX e XX, e suas casas de madeira com alvenaria são parte do legado deixado de herança pelos colonizadores italianos.

Aliás, no centro da cidade se encontra o maior acervo arquitetônico referente à Imigração Italiana no Brasil. A culinária, o artesanato e a cultura também foram herdados dos seus antepassados europeus, além do vestuário e de um dialeto ainda usado pelos moradores locais, o Vêneto.

Cidades turísticas do Rio Grande do Sul

Para quem está em busca de turismo diferenciado e que fuja das tradicionais praias brasileiras, as cidades turísticas do Rio Grande do Sul garantem um passeio e paisagens dignas dos continentes europeus. Elas também são perfeitas para quem deseja fugir do verão brasileiro, já que, mesmo durante essa  estação, o estado é conhecido por temperaturas mais amenas e agradáveis.

Pretende conhecer o Rio Grande do Sul? Qual cidade você mais se interessou? Responda nos comentários!

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ione Oliveira

    Olá estou querendo ir a bento Gonçalves agora em outubro pouco tempo três dias .será possível ir ou só ano que vem .obrigada aguardo resposta

  2. Polly Batista

    Oi, Ione. Tudo bem?! Depende bastante de onde você virá. Se for para pegar avião, talvez você possa adiar para dezembro. Se for para viagem curta de carro, vale consultar o hotel da sua preferência para fazer a reserva com antecedência e se certificar se as atrações turísticas do seu interesse estarão disponíveis, como o Trem Maria Fumaça que ainda está operando com 50% da capacidade em poucos dias na semana (entre 2 e 3 dias) e com horários reduzidos. Pelo site da atração, em novembro, há mais dias com viagens, mas só teremos certeza quando estiver mais próximo. Boa sorte!

  3. JOSÉ CAMILO CÂMARA

    O Sul do Brasil oferece um turismo pra lá de confortável. Amo de coração, e vivo repetindo experiências por lá.