Rota do Sol no Rio Grande do Sul: turismo na estrada no RS

Rota do Sol no Rio Grande do Sul: turismo na estrada no RS

Imagem do Autor por Andréia Teixeira
3.7/5 - (3 votos)
Atualizado em:

Rota do Sol no Rio Grande do Sul: turismo na estrada no RS

A Rota do Sol no Rio Grande do Sul é uma importante rodovia que liga a Serra Gaúcha ao Litoral do estado. A rota se inicia na RS-486, na cidade de Capão da Canoa, e cruza a BR-101, atravessando a cidade de Terra de Areia, muito conhecida por sua produção de abacaxis. Depois, ela passa por Itati e vai até a cidade de Tainhas.

A partir de Tainhas, a Rota do Sol vai por três direções, a primeira pela RS-020, que segue por Campos de Cima da Serra, a segunda pela RS-020, que passa por Gramado, Canela e São Francisco de Paula até São Leopoldo. A terceira vai pela RS-253, que vai de Caxias do Sul até Bento Gonçalves, dando início a outra famosa rota: a Rota Do Vinho e Uva.

Conheça mais sobre a Rota do Sol que é considerada uma das estradas mais bonitas do Rio Grande do Sul e oferece um roteiro interessante para o turismo.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis no Rio Grande do Sul

Vantagens de ter seguro de viagem no Brasil »

Paradas na Rota do Sol no Rio Grande do Sul

  • Vacaria
  • São Francisco de Paula
  • Canela
  • Gramado
  • São Leopoldo
  • Caxias do Sul
  • Bento Gonçalves
  • Terra de Areia

CLIQUE AQUI para agendar passeios na Serra Gaúcha »

Vacaria  – Campos de Cima da Serra

Rota do Sol cidades
Vacaria | Foto: caetano051068, via Wikimedia Commons.

A cidade de Vacaria, que faz parte dos Campos de Cima da Serra, é uma das cidades que é parada obrigatória para quem segue pela Rota do Sol. O município é conhecido por seu turismo rural e ecoturismo. A cidade também é lar de obras-primas da natureza, como os impressionantes cânions dos Aparados da Serra; lugares para a realização de esportes radicais, como rapel, trilhas e passeios pelas cachoeiras de águas cristalinas.

Outra opção para se divertir em Campos de Cima da Serra é usufruir das opções de enoturismo. A cidade de Vacaria possui em seus arredores seis vinhedos, alguns até mesmo oferecem a possibilidade de visitação.

São Francisco de Paula

Rota do Sol como chegar
São Francisco de Paula | Foto: Msadp06, via Wikimedia Commons.

Outra cidade que se encontra à margem da Rota do Sol no Rio Grande do Sul é São Francisco de Paula, também conhecida por São Chico. Essa é uma cidade segura, apaixonante e acolhedora que, além de encher os olhos com lindas paisagens, possui várias opções de turismo.

O Lago São Bernardo, um dos principais pontos turísticos da cidade, conta com lindas paisagens formadas por diversos tons diferentes de folhagens. São 1.900 metros de extensão e 5 metros de profundidade.

O local é ideal para fazer caminhadas, exercícios, andar de bicicleta e utilizar a academia ao ar livre ou simplesmente  ficar embaixo das lindas árvores e contemplar a paisagem, e claro tirar muitas fotos. Inclusive, conheças as opções de hotéis em São Francisco de Paula.

Para quem gosta de fazer trilhas, outro local que você não pode deixar de visitar é o Parque da Cachoeira. Com diversas trilhas bem sinalizadas que percorrerem a mata e belíssimas paisagens, o parque é perfeito para os amantes de aventura ou para simplesmente fazer um piquenique e contemplar as belezas.

Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha

Canela

Rota do Sol Canela
Canela | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Chegando a uma das cidades mais famosas, Canela é com toda certeza parada obrigatória para quem visita a região. A cidade é conhecida por oferecer grande variedade de opções turísticas, como o Parque Estadual do Caracol, onde se localiza a Cascata do Caracol.

Para os amantes da natureza, a dica é visitar o Parque da Ferradura, que possui uma grande variedade de paisagens naturais e, no retorno, não deixe de conhecer o Castelinho Caracol, uma linda casa construída em madeira, que é o apfelstrudel mais famoso da região. Veja um roteiro em Gramado e Canela completo.

A cidade conta até mesmo com atrações para os amantes de velocidade, como o Hollywood Dream Cars, que possui vários veículos antigos, e a Super Carros, que além de expor os veículos, também aluga carros de marcas como Porsche e Ferrari. Ambas as atrações fazer parte do Passaporte 5 museus em Gramado e Canela.

Gramado

Rota do Sol Gramado
Gramado | Foto: Fernando S. Aldado, via Wikimedia Commons

Considerada uma das cidades mais românticas do Brasil, Gramado é também um dos locais que você não pode deixar de conhecer. A cidade, além de suas clássicas atrações turísticas, é repleta de natureza e bem marcada pelos seus traços da arquitetura européia. Veja os pontos turísticos mais visitados de Gramado.

   

O passeio de pedalinho no Lago Negro é uma das paradas obrigatórias. Perfeito para um passeio a dois, o lago é cercado por pinheiros e hortênsias, mesmo sendo artificial, as águas verdes criam  um clima de tranquilidade.

Também é possível fazer uma caminhada na pista que há ao redor do lago. Aberto 24 horas, o Lago Negro é uma ótima opção de passeio acessível, mas os pedalinhos só funcionam das 8h30 às 19h. Outra opção de passeio é conhecer a neve no parque Snowland. Veja ingresso antecipado para o Snowland.

Inaugurado em 2013, esse complexo é um dos primeiros parques de neve indoor das Américas, com mais de 16 mil metros quadrados, divididos em três ambientes:

  • Vilarejo Alpino: recria o clima dos Alpes Suíços, possui pista de patinação, restaurantes, simulador 7D e galeria com lojas.
  • Montanha de Neve: a única do Brasil, nela é possível aprender a praticar esqui e snowboard.
  • Mirante Bela Vista: oferece uma vista magnífica da Montanha de Neve.

O parque conta ainda com equipamentos super modernos, que são capazes de recriar as condições necessárias para a formação de gelo, que mantêm a temperatura no local entre -2ºC e -2,5ºC. Inclusive é um dos passeios para fazer com crianças em Gramado e Canela.

São Leopoldo

Rota do Sol São Leopoldo
São Leopoldo | Foto: Defesa Civil de São Leopoldo, via Wikimedia Commons.

Também margeando a Rota do sol no Rio Grande do Sul, São Leopoldo é uma cidade turística e universitária. Uma das melhores épocas para visitar é durante o mês de julho, quando acontece a festa da celebração da imigração alemã e o aniversário da cidade.

Essa é uma das maiores festas da região, enchendo a cidade de turistas que são atraídos pela gastronomia alemã, shows com artistas e bandas famosas, artesanatos, passeios, comércio, parques de diversões, oficinas, exposições e palestras.

Outra opção de passeio é para conhecer a jornada vivida pelos imigrantes alemães que povoaram a cidade e que chegaram navegando pelo Rio dos Sinos, o mais famoso da região. Faça um imperdível Tour pelo Vale dos Vinhedos.

Caxias do Sul

Rota do Sol Caxias do Sul
Caxias do Sul | Foto: caetano051068, via Wikimedia Commons.

Localizada no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é também a segunda maior cidade do estado e possui uma grande variedade de atrações turísticas urbanas e rurais. É possível notar logo de cara as características da colonização italiana que a cidade sofreu ao longo dos anos.

As principais atrações são as vinícolas, castelos, rios, grutas, cachoeiras, museus, cânions e santuários ecológicos. É possível também viver um pouco do tradicionalismo italiano e gaúcho, com as belas paisagens do sul e a culinária única da região. Para isso, hospede-se em uma dos hotéis em oferta de Caxias do Sul.

Outra opção de passeio é conhecer o Vale Trentino com as seus parreirais, vinícolas e cantinas que preservam os costumes da tradição italiana. O local possui várias opções para os visitantes degustarem os vinhos da gastronomia típica. Por isso, aproveite o Tour circuito dos vinhos na Serra Gaúcha.

   

Bento Gonçalves

Rota do Sol Vale da Ferradura
Vale da Ferradura | Foto: Marcelo Lander, via Wikimedia Commons.

Outra cidade à margem da Rota do Sol no Rio Grande do Sul e que também é cheia de referências à cultura Italiana é Bento Gonçalves. A principal forma de manifestação dessa cultura é através da arquitetura, mas também podemos notar traços nos costumes e no folclore. Veja os melhores passeios em Bento Gonçalves.

Um dos principais passeios é conhecer as inúmeras vinícolas, onde muitas até oferecem vistas guiadas por enólogos especializados, degustações e vendas. O Caminho da Pedra é outro trajeto que você não pode deixar de fazer, levando à colônia de São Pedro, distante 13 quilômetros do centro da cidade. Veja um almoço harmonizado em Bento Gonçalves.

O roteiro do Caminho das Pedras possui sete quilômetros e passa por 28 construções belíssimas em pedra e madeira, dando uma aparência que remete ao Norte da Itália. É possível encontrar moinhos, casas de massas, de teares, de erva-mate, perfeitos para conhecer mais sobre o passado do local e tirar lindas fotos.

Terra de Areia

Rota do Sol Terra de Areia
Terra de Areia | Foto: Paulo RS Menezes, via Wikimedia Commons.

Nessa parte da Rota do Sol, o viajante terá acesso à BR-101, que faz o trecho entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Assim como os demais trechos, as belas paisagens também são o destaque da viagem. A dica aqui é visitar o restaurante Miradouro e deliciar-se com a comida e a vista encantadora.

Além do miradouro, outra atração à parte são os túneis conhecidos como Reversão e Galeria da Curva, eles fazem ligação direta com os viadutos Aratinga e Humaitá, ou seja, a paisagem formada por esse conjunto de obras é realmente muito bonita.

Como aproveitar a Rota do Sol

Como você pode perceber, opção de cidades turísticas não faltam para quem está percorrendo a Rota do Sol no Rio Grande do Sul. Essas cidades são apenas algumas das que margeiam os três caminhos possíveis. Ainda há muitas outras e também uma infinidade de paradas que vale a pena conferir.

Uma dica que dou é seguir a rota sempre durante o dia, já que à noite pode ser um tanto perigoso encarar as subidas íngremes e curvas sinuosas sem enxergar praticamente nada à frente, principalmente se o trajeto for realizado no inverno, estação com maior incidência de neblina.

Pretende viajar para Rota do Sol? Conte o seu plano de viagem nos comentários!

Até + !!!

Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#02
Icone
Vale dos Vinhedos

Conheça a região famosa pela produção de vinhos

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Serra Gaúcha

Escolha entre os principais destinos de frio no RS

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Rotas Turísticas

Conheça os roteiros para explorar o Rio Grande do Sul

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Horacio Daniel Kaner
    Alô Andréia,sou de Argentina,sempre vamos para Garopaba,e la conhencimos um monte de gente de Flores da Cunha,e gostaríamos já voltando pegar desde Terra de Areia a Rota do Sol para Flores da Cunha,bom te deixo minha pergunta : Não acostumo dirigir na serra,e muito difícil o percurso ? Muito Brigado o como falamos aqui : Gracias mil pela sua resposta!