Rota do Sol no Rio Grande do Sul: turismo na estrada no RS

por Andréia Teixeira

Rota do Sol no Rio Grande do Sul: turismo na estrada no RS

A Rota do Sol no Rio Grande do Sul é uma importante rodovia que liga a Serra Gaúcha ao Litoral do estado. A rota se inicia na RS-486, na cidade de Capão da Canoa, e cruza a BR-101, atravessando a cidade de Terra de Areia, muito conhecida por sua produção de abacaxis. Depois, ela passa por Itati e vai até a cidade de Tainhas.

A partir de Tainhas, a Rota do Sol vai por três direções, a primeira pela RS-020, que segue por Campos de Cima da Serra, a segunda pela RS-020, que passa por Gramado, Canela e São Francisco de Paula até São Leopoldo. A terceira vai pela RS-253, que vai de Caxias do Sul até Bento Gonçalves, dando início a outra famosa rota: a Rota Do Vinho e Uva.

Conheça mais sobre a Rota do Sol que é considerada uma das estradas mais bonitas do Rio Grande do Sul e oferece um roteiro interessante para o turismo.

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis no Rio Grande do Sul

Seguro de viagem no Brasil »

 

Paradas na Rota do Sol no Rio Grande do Sul

Rota do Sol é perigosa
Rota do Sol | Foto: Germano Roberto Schüür, via Wikimedia Commons.
  • Vacaria
  • São Francisco de Paula
  • Canela
  • Gramado
  • São Leopoldo
  • Caxias do Sul
  • Bento Gonçalves
  • Terra de Areia

CLIQUE AQUI para agendar passeios na Serra Gaúcha »

 

Vacaria  – Campos de Cima da Serra

Rota do Sol cidades
Vacaria | Foto: caetano051068, via Wikimedia Commons.

A cidade de Vacaria, que faz parte dos Campos de Cima da Serra, é uma das cidades que é parada obrigatória para quem segue pela Rota do Sol. O município é conhecido por seu turismo rural e ecoturismo. A cidade também é lar de obras-primas da natureza, como os impressionantes cânions dos Aparados da Serra; lugares para a realização de esportes radicais, como rapel, trilhas e passeios pelas cachoeiras de águas cristalinas.

Outra opção para se divertir em Campos de Cima da Serra é usufruir das opções de enoturismo. A cidade de Vacaria possui em seus arredores seis vinhedos, alguns até mesmo oferecem a possibilidade de visitação.

 

São Francisco de Paula

Rota do Sol como chegar
São Francisco de Paula | Foto: Msadp06, via Wikimedia Commons.

Outra cidade que se encontra à margem da Rota do Sol no Rio Grande do Sul é São Francisco de Paula, também conhecida por São Chico. Essa é uma cidade segura, apaixonante e acolhedora que, além de encher os olhos com lindas paisagens, possui várias opções de turismo.

O Lago São Bernardo, um dos principais pontos turísticos da cidade, conta com lindas paisagens formadas por diversos tons diferentes de folhagens. São 1.900 metros de extensão e 5 metros de profundidade.

O local é ideal para fazer caminhadas, exercícios, andar de bicicleta e utilizar a academia ao ar livre ou simplesmente  ficar embaixo das lindas árvores e contemplar a paisagem, e claro tirar muitas fotos. Inclusive, conheças as opções de hotéis em São Francisco de Paula.

Para quem gosta de fazer trilhas, outro local que você não pode deixar de visitar é o Parque da Cachoeira. Com diversas trilhas bem sinalizadas que percorrerem a mata e belíssimas paisagens, o parque é perfeito para os amantes de aventura ou para simplesmente fazer um piquenique e contemplar as belezas.

Prático => Transfer do aeroporto de Porto Alegre para a Serra Gaúcha

 

Canela

Rota do Sol Canela
Canela | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Chegando a uma das cidades mais famosas, Canela é com toda certeza parada obrigatória para quem visita a região. A cidade é conhecida por oferecer grande variedade de opções turísticas, como o Parque Estadual do Caracol, onde se localiza a Cascata do Caracol.

Para os amantes da natureza, a dica é visitar o Parque da Ferradura, que possui uma grande variedade de paisagens naturais e, no retorno, não deixe de conhecer o Castelinho Caracol, uma linda casa construída em madeira, que é o apfelstrudel mais famoso da região. Veja um roteiro em Gramado e Canela completo.

A cidade conta até mesmo com atrações para os amantes de velocidade, como o Hollywood Dream Cars, que possui vários veículos antigos, e a Super Carros, que além de expor os veículos, também aluga carros de marcas como Porsche e Ferrari. Ambas as atrações fazer parte do Passaporte 5 museus em Gramado e Canela.

Incrível => Dirija um carro de luxo em Canela

 

Gramado

Rota do Sol Gramado
Gramado | Foto: Fernando S. Aldado, via Wikimedia Commons

Considerada uma das cidades mais românticas do Brasil, Gramado é também um dos locais que você não pode deixar de conhecer. A cidade, além de suas clássicas atrações turísticas, é repleta de natureza e bem marcada pelos seus traços da arquitetura européia. Veja os principais pontos turísticos de Gramado.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O passeio de pedalinho no Lago Negro é uma das paradas obrigatórias. Perfeito para um passeio a dois, o lago é cercado por pinheiros e hortênsias, mesmo sendo artificial, as águas verdes criam  um clima de tranquilidade. Confira onde ficar em Gramado.

Também é possível fazer uma caminhada na pista que há ao redor do lago. Aberto 24 horas, o Lago Negro é uma ótima opção de passeio acessível, mas os pedalinhos só funcionam das 8h30 às 19h. Outra opção de passeio é conhecer a neve no parque Snowland. Veja ingresso antecipado para o Snowland.

Inaugurado em 2013, esse complexo é um dos primeiros parques de neve indoor das Américas, com mais de 16 mil metros quadrados, divididos em três ambientes:

  • Vilarejo Alpino: recria o clima dos Alpes Suíços, possui pista de patinação, restaurantes, simulador 7D e galeria com lojas.
  • Montanha de Neve: a única do Brasil, nela é possível aprender a praticar esqui e snowboard.
  • Mirante Bela Vista: oferece uma vista magnífica da Montanha de Neve.

O parque conta ainda com equipamentos super modernos, que são capazes de recriar as condições necessárias para a formação de gelo, que mantêm a temperatura no local entre -2ºC e -2,5ºC. Inclusive é um dos passeios para fazer com crianças em Gramado e Canela.

Imperdível => Tour pelo Vale dos Vinhedos

 

São Leopoldo

Rota do Sol São Leopoldo
São Leopoldo | Foto: Defesa Civil de São Leopoldo, via Wikimedia Commons.

Também margeando a Rota do sol no Rio Grande do Sul, São Leopoldo é uma cidade turística e universitária. Uma das melhores épocas para visitar é durante o mês de julho, quando acontece a festa da celebração da imigração alemã e o aniversário da cidade.

Essa é uma das maiores festas da região, enchendo a cidade de turistas que são atraídos pela gastronomia alemã, shows com artistas e bandas famosas, artesanatos, passeios, comércio, parques de diversões, oficinas, exposições e palestras.

Outra opção de passeio é para conhecer a jornada vivida pelos imigrantes alemães que povoaram a cidade e que chegaram navegando pelo Rio dos Sinos, o mais famoso da região.

Incrível => Passeio de helicóptero pela Serra Gaúcha

 

Caxias do Sul

Rota do Sol Caxias do Sul
Caxias do Sul | Foto: caetano051068, via Wikimedia Commons.

Localizada no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é também a segunda maior cidade do estado e possui uma grande variedade de atrações turísticas urbanas e rurais. É possível notar logo de cara as características da colonização italiana que a cidade sofreu ao longo dos anos.

As principais atrações são as vinícolas, castelos, rios, grutas, cachoeiras, museus, cânions e santuários ecológicos. É possível também viver um pouco do tradicionalismo italiano e gaúcho, com as belas paisagens do sul e a culinária única da região. Para isso, hospede-se em uma dos hotéis em oferta de Caxias do Sul.

Outra opção de passeio é conhecer o Vale Trentino com as seus parreirais, vinícolas e cantinas que preservam os costumes da tradição italiana. O local possui várias opções para os visitantes degustarem os vinhos da gastronomia típica.

Serra Gaúcha => Tour circuito dos vinhos

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Bento Gonçalves

Rota do Sol Vale da Ferradura
Vale da Ferradura | Foto: Marcelo Lander, via Wikimedia Commons.

Outra cidade à margem da Rota do Sol no Rio Grande do Sul e que também é cheia de referências à cultura Italiana é Bento Gonçalves. A principal forma de manifestação dessa cultura é através da arquitetura, mas também podemos notar traços nos costumes e no folclore. Veja os melhores passeios em Bento Gonçalves.

Um dos principais passeios é conhecer as inúmeras vinícolas, onde muitas até oferecem vistas guiadas por enólogos especializados, degustações e vendas. O Caminho da Pedra é outro trajeto que você não pode deixar de fazer, levando à colônia de São Pedro, distante 13 quilômetros do centro da cidade.

O roteiro do Caminho das Pedras possui sete quilômetros e passa por 28 construções belíssimas em pedra e madeira, dando uma aparência que remete ao Norte da Itália. É possível encontrar moinhos, casas de massas, de teares, de erva-mate, perfeitos para conhecer mais sobre o passado do local e tirar lindas fotos. Reserve um almoço em Bento Gonçalves.

Completo => City tour em Bento Gonçalves

 

Terra de Areia

Rota do Sol Terra de Areia
Terra de Areia | Foto: Paulo RS Menezes, via Wikimedia Commons.

Nessa parte da Rota do Sol, o viajante terá acesso à BR-101, que faz o trecho entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Assim como os demais trechos, as belas paisagens também são o destaque da viagem. A dica aqui é visitar o restaurante Miradouro e deliciar-se com a comida e a vista encantadora.

Além do miradouro, outra atração à parte são os túneis conhecidos como Reversão e Galeria da Curva, eles fazem ligação direta com os viadutos Aratinga e Humaitá, ou seja, a paisagem formada por esse conjunto de obras é realmente muito bonita.

Agende => Ingressos para bondinhos aéreos na Serra Gaúcha

 

Como aproveitar a Rota do Sol

Como você pode perceber, opção de cidades turísticas não faltam para quem está percorrendo a Rota do Sol no Rio Grande do Sul. Essas cidades são apenas algumas das que margeiam os três caminhos possíveis. Ainda há muitas outras e também uma infinidade de paradas que vale a pena conferir.

Uma dica que dou é seguir a rota sempre durante o dia, já que à noite pode ser um tanto perigoso encarar as subidas íngremes e curvas sinuosas sem enxergar praticamente nada à frente, principalmente se o trajeto for realizado no inverno, estação com maior incidência de neblina.

Pretende viajar para Rota do Sol? Conte o seu plano de viagem nos comentários!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *