Fábrica de chocolate em Gramado e lojas para chocólatras

por Carolina Arbache

Fábrica de chocolate em Gramado e lojas para chocólatras

Procurando alguma fábrica de chocolate em Gramado para visitar? Então, leia este artigo pois trarei opções de fábricas de chocolates na Serra Gaúcha, assim como parques e museus dedicados ao doce.

Os chocolates de Gramado são bem famosos e a mais famosa entre as cidades da Serra Gaúcha, é referência nacional quando o assunto é a guloseima.

Afinal, aqui nasceu o primeiro chocolate artesanal do Rio Grande do Sul e do Brasil. Hoje em dia, são diversas lojas e fábricas de chocolate em Gramado, além de lojas temáticas e até parques. Tudo aberto a visitação.

O assunto é muito bem explorado e promete agradar a todos os chocólatras. Neste artigo conto um pouco mais da história do chocolate de Gramado, além das principais atrações relacionadas ao tema.

E ainda, dou dicas de algumas opções de marcas presentes, para você fazer boas compras em Gramado para degustar os melhores chocolates e agradar aos familiares e amigos.

Vem comigo descobrir essas delícias e depois me conta qual você achou o melhor chocolate de Gramado. Já garanto que será difícil, porque são diversas opções ótimas em fábrica de chocolate em Gramado.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Gramado

Seguro viagem para o Rio Grande do Sul »

 

Melhor fábrica de chocolate em Gramado?

  1. Prawer
  2. Lugano
  3. Chocolate Gramadense
  4. Florybal
  5. Caracol Chocolates

Confesso que ao chegar em Gramado, ficamos perdidos com tantas opções de lojas de chocolate na cidade. Para te ajudar, conto um pouco de algumas das marcas mais conhecidas, que eu experimentei e amei!

Mas, recomendo que para descobrir qual a melhor fábrica de chocolate para conhecer em Gramado a única maneira é experimentar as opções de fábrica de chocolate em Gramado.

Assim, você saberá qual o sabor que mais lhe agrada e ainda qual a loja ou fábrica que oferece os melhores preços para não ultrapassar seu orçamento das de lembrancinhas e outras compras em Gramado.

E, cá entre nós, não é esforço nenhum experimentar opções de chocolate nos seus dias em Gramado e Canela e escolher seus favoritos.

CLIQUE AQUI para reservar passeios guiados em Gramado e Canela »

 

Chocolates de Gramado: história e tradição

Quanto custa chocolate em Gramado?
Primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil é de 1975.

Antes mesmo de alguém pensar em transformar as sementes de cacau em chocolate, a árvore produtora dessa semente já era muito valiosa.

Os primeiros registros são no México, onde o cacau era considerado sagrado e cultivado pelos povos maias e astecas. Com a colonização passou a ser moeda de troca e foi levada para a Europa, onde a história do chocolate (o doce) começou.

E, foi em países da Europa que foram fabricados os primeiros chocolates comente com cacau e açúcar. A primeira plantação de cacau no Brasil foi em Ilhéus, na Bahia, por volta de 1746.

O Brasil, inclusive, se tornou o maior exportador de cacau na década de 1750. Logo todo o mundo se rendeu ao chocolate que, aos poucos ganhava novas versões e sua fabricação ficava cada vez mais industrializado.

Qual o chocolate mais gostoso de Gramado?
Gramado é referência em chocolate artesanal | Foto: Secretaria de Turismo de Gramado.

E foi durante uma viagem para Bariloche, na Argentina, que o brasileiro Jayme Prawer conheceu a produção de chocolate artesanal e pensou em criar fábrica de chocolate em Gramado.

Se encantou e, em 1975, abriu a 1ª fábrica de chocolate artesanal do Brasil, a Prawer, sediada em Gramado, no Rio Grande do Sul. A cidade é um dos melhores lugares do mundo para comer chocolate.

Assim, a tradição do chocolate em Gramado se tornou tão forte e presente na cultura local e no turismo, que a cidade reúne não só lojas, fábricas, mas também parques e atrações temáticas dedicadas ao tema.

Dessa forma, o chocolate e os pratos feitos com o doce são uma ótima opção de o que comer Gramado. Antes de seguir a leitura, dá uma olhada neste vídeo da Secretaria de Turismo de Gramado.

 

Fábrica de chocolate em Gramado para visitar

Prawer

reino do chocolate gramado
Prawer tem lojas em mais cidades gaúchas | Foto: Facebook Chocolate Prawer.

Não é à toa que a Prawer é uma das fábricas de chocolate mais conhecidas em Gramado: foi pioneira na produção de chocolate artesanal no Brasil e conta com mais de 45 anos de experiência na área,

De fato, eles sabem fazer um bom chocolate! A Chocolates Prawer oferece sabores muito delicados e especiais. O Caramelisè com Pistache e o Salame de Chocolate são fabulosos, é uma riqueza de sabores.

E ainda, tem várias outras delícias entre bombons e barras, que somam mais de 150 produtos, incluindo versões dark e zero açúcar. São tantas opções que é até difícil escolher qual experimentar e levar para casa.

A Loja e Fábrica da Prawer fica na Avenida das Hortênsias, na Estrada de Gramado para Canela. Em Gramado, há ainda outras três lojas, inclusive uma loja-conceito na Avenida Borges de Medeiros e o Museu do Chocolate.

Há também três unidades de Loja de Chocolates Prawer em Porto Alegre, capital do estado, e na cidade de Santa Maria. Você consegue ver os preços na loja online e, assim, planejar seus gastos com a guloseima.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Gramado. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Vale a pena => Tour pelo Vale dos Vinhedos saindo de Gramado

 

Lugano

fábrica de chocolate florybal
Fábrica da Lugano é de 1976 | Foto: Facebook Lugano.

Pouco depois da Prawer veio outra fábrica de chocolate em Gramado, o chocolate da Lugano, em 1976, outra referência de tradição de chocolate em Gramado, que conta com 40 lojas no Brasil, sendo sete só em Gramado, incluindo a loja de fábrica e nos parques.

A Lugano produz mais de 170 receitas, incluindo chocolates orgânicos, sem lactose e sem açúcar. Além de alfajores, drágeas de chocolate, entre outros tipos.

Todas são feitas com matérias primas próprias, o que garante ainda mais qualidade ao produto. Os bombons de vários sabores são deliciosos, lembram pralinés belgas. 

A Lugano experience incluem ainda licor de chocolate, café, capuccino, kits de chocolate para decorar e também kit de chocolate quente e mais.

 

Chocolate Gramadense

rota do chocolate gramado
Fundador da Chocolate Gramadense contribui para a primeira fábrica da cidade.

A Chocolate Gramadense é de 1982, igualmente tradicional, e seu fundador Altanísio Ferreira de Lima teve papel ativo no nascimento da primeira fábrica de chocolate em Gramado, a Prawer.

São produtos delicados e deliciosos com alta concentração de cacau. Possui várias opções de chocolate em barra e em formato de flores e bichinhos, além das trufas e bombons à granel.

De todos, o meu preferido era a novidade da loja: grão de café coberto com chocolate. A loja conta com espaço para degustar os chocolates, além de cardápio com opções de chocolate quente e outras bebidas à base de chocolate. 

A Gramadense possui a fábrica e uma loja em Gramado, além de lojas em Passo Fundo e Lajeado, no Rio Grande Sul, Curitiba, no Paraná, e também em Brasília, no Distrito Federal.

No site oficial você consegue ver todos os tipos de chocolate, assim como os preços na loja online.

 

   

Florybal

Chocolate Florybal de Gramado
Loja de fábrica da Florybal.

Relativamente mais nova perto das suas irmãs, a marca de Chocolates Florybal, que é de 1991, não deixa nada a desejar em relação a fábrica de chocolate em Gramado.

Produz muitas gostosuras e é a que reúne mais lojas, várias delas inclusive temáticas, com personagens gigantes e uma bela decoração.

Sem contar que são mais de 400 produtos, para todos os gostos e bolsos, nas linhas de clássicos, tradicionais, presentes, bem-estar, barras de chocolate Florybal e muitos outros.

Há 14 lojas temáticas, incluindo a loja de fábrica e a dentro do parque, nas cidades de Gramado e Canela.

 

Caracol Chocolates

dicas da serra gaucha
Fábrica da Caracol em Gramado | Foto: Facebook Caracol Chocolates.

A fábrica de chocolate em Gramado, Caracol Chocolates, foi fundada em 1982 e, apesar de ser mais antiga que a Florybal, está em último nesta lista porque ela nasceu na cidade vizinha de Canela.

Foi batizada em homenagem a Cascata do Caracol, um dos pontos turísticos mais famosos de Canela. A fábrica foi transferida para Gramado em 2001, passando a produzir tudo localmente.

Produz diversos tipos de chocolate em formato de barras rústicas, bombons e até chocopizza (uma espécie de barra redonda, cortada em pedaços triangulares, como uma pizza).

A Caracol possui lojas em Gramado, Canela, Novo Hamburgo, Porto Alegre, todas no Rio Grande do Sul, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhas, no Paraná, e também em Brasília, no Distrito Federal.

 

Quanto custa chocolate em Gramado?

onde comprar chocolate em gramado
Loja online da Prawer.

O valor dos chocolates produzidos nas diversas opções de fábrica de chocolate em Gramado depende muito do tipo e formato do produto – barras rústicas, bombons, ovos.

E ainda pode ser gourmet, dark, sem açúcar e sem lactose, recheado, puro. Enfim, a lista é tão grande que é difícil responder a pergunta qual o chocolate mais gostoso de Gramado?

Como citado ao longo do artigo, todas fábricas possuem lojas online. Assim, você já pode cotar e comparar os preços.

Assim, quando chegar em Gramado só precisa escolher seu favoritos pelo sabor, já que terá noção do preço e poderá fazer seu orçamento antes de viajar.

 

Parque temáticos de chocolate em Gramado

Parque Terra Mágica Florybal

Parque temáticos de chocolate em Gramado
Parque Terra Mágica Florybal.

Além das lojas de chocolate, inclusive temáticas, a Florybal possui uma das principais atrações de Gramado, o Parque Terra Mágica Florybal.

O parque da Florybal não é um parque de chocolates, mas é cheio de atrações mágicas. E elas já começam no pórtico de entrada, onde há um gigante de pedra.

Além disso, há cinema 7D, réplicas de dinossauros, uma espécie de montanha russa que simula o voo do pterodáctilo, floresta mágica, trilhas, lagos.

Tem ainda a área dos índios, a dedicada a mitologia grega, um castelo medieval, mini-fazenda, e uma mina de pedras preciosas. E uma mini-fábrica de chocolate, onde visitantes observam como é feita a produção dos chocolates.

O Parque Terra Mágica Florybal funciona de quarta-feira à segunda-feira das 9 às 16h30, ficando fechado somente às terças.

O ingresso comprado antecipadamente aqui. Há atrações pagas à parte no local como o cinema 7D e o Voo do Pterodáctilo.

 

O Reino do Chocolate

passeios em gramado
Reino do Chocolate | Foto: Facebook Caracol Chocolates.

Reino do Chocolate, parque da fábrica de chocolate em Gramado Caracol Chocolates, é um espaço lúdico e delicioso que mostra aos visitantes a história do chocolate por meio esculturas feitas de chocolate, claro. São vários cenários e esculturas, difícil não se encantar.

Logo na entrada está o recordista do Guinness Book: o maior coelho de chocolate do mundo, com mais de 1.600 kg e 2,95 metros de altura, mas esse infelizmente não se pode comer.

Também é possível visitar a mini-fábrica, conhecer o processo de fabricação e claro comprar produtos à base de chocolate, além de tomar um café em poltronas e mesas feitas de chocolate, claro.

O Reino do Chocolate funciona de domingo a sexta-feira das 8h30 às 18h30 e aos sábados e feriados das 8h30 às 19h30. A visita custa 10 reais.

 

Mundo do Chocolate

O Reino do Chocolate
Crianças adoram as esculturas de chocolate | Foto: Facebook Mundo do Chocolate.

Continuando na maravilhosa categorias de locais com chocolate, mais uma opção que irá agradar também aos adultos que viajam para Gramado com crianças: o Mundo do Chocolate.

Inaugurado em 2015, o Mundo do Chocolate leva os visitantes para uma volta ao mundo. São mais de 200 peças, em 3 mil m², que juntas somam 30 toneladas do doce.

O passeio guiado narra a história do Sr Suisse e sua neta Avelã, antigos moradores de uma fábrica de chocolate, em Lugano, na Suíça.

Para realizar o sonho da menina de conhecer o mundo, o avô conta a história de outros países, recriando as paisagens com chocolate.

Além disso, você pode visitar a mini-fábrica, onde os pequenos colocam a “mão na massa” e produzem itens de chocolate. O complexo conta com loja e cafeteria. É um ótimo passeio para quem vai a Gramado com crianças.

   

O Mundo do Chocolate fica na região central de Gramado e funciona de segunda a domingo (exceto quarta-feira) das 9h30 às 20 horas. O ingresso você pode comprar agora.

 

Visitas às fábricas de chocolate em Gramado

mundo do chocolate
Mini fábrica de chocolate em Gramado.

Além das lindíssimas lojas temáticas, que vão encantar adultos e crianças, muitas fábricas de chocolate de Gramado tem horários abertos para visita guiada. A Prawer, a Florybal e a Lugano são algumas delas.

Com tantas coisas para fazer no meu roteiro em Gramado, não fiz a visita às fábricas, mas pude conhecer o processo no Parque da Florybal, que além de ter uma loja e mini-fábrica, mostra como são as fazendas de cacau.

A visitação à fábrica da Prawer é gratuita, e acontece ao longo do ano sempre de segunda a sexta das 9 às 11 horas e das 14 às16 horas.

Para a Fábrica Mágica da Florybal, onde há uma cascata de 200kg de chocolate, a visita também é gratuita e não há necessidade de agendamento. O atendimento na fábrica vai das 8 às 19h50.

Já a mini-fábrica da Lugano fica dentro do parque temático Mundo do Chocolate, inaugurada em 2005, em Gramado.

Embora tenham horários fixos e sejam gratuitas para visitar fábrica de chocolate em Gramado, recomendo a verificar os horários e se há necessidade de reserva na época da sua viagem.

 

Páscoa na Serra Gaúcha

pascoa em gramado
Chocofest em Nova Petrópolis | Foto: Site Chocofest.

O feriado do chocolate, a Páscoa, não poderia passar em branco nas cidades da Serra Gaúcha.

Em Gramado há decoração por toda a cidade, atividades gratuitas na Rua Coberta e Praça Igreja Matriz São Pedro, como a exposição de ovos de Páscoa, shows, pintura facial e muitas outras atividades.

Além da parada de Páscoa, aos fins de semana, na Avenida Borges de Medeiros. As fábricas de chocolate da cidade também realizam atividades no período. Geralmente acontece entre março e abril, dependendo da data da Páscoa.

Na vizinha Canela, que fica a cerca de 7km de Gramado, também há decoração temática e atividades gratuitas, sendo que a programação é maior aos fins de semana.

cidades da serra gaucha
Exposição de Ovos de Páscoa em Gramado | Foto: Lúcia Bischoff, via Wikimedia Commons.

Canela também realiza uma Parada de Páscoa aos fins de semana, Caça ao Ninho e espetáculos teatrais. O evento acontece na mesma época que o de Gramado.

Já um famoso festival de Páscoa da Serra Gaúcha, o Chocofest, considerado o maior festival de chocolate do Brasil, mudou em 2018 para a cidade de Nova Petrópolis, que fica a cerca de 30km de Gramado.

Nova Petrópolis é a terceira cidade a realizar o evento, que já aconteceu em Gramado e também em Canela. A festa recebe mais de 180 mil visitantes e oferece em torno de 120 atrações gratuitas.

Durante a festa acontecem desfiles, exposições, oficinas culinárias e mais atividades para as crianças com o tema de coelhinhos, chocolate e todo o universo da Páscoa. É diversão e sabor garantidos para toda a família. Conheça outros passeios gastronômicos da Serra Gaúcha.

 

Rota do Chocolate em Gramado

A Rota do Chocolate em Gramado, de acordo com a Secretaria de Turismo da cidade, inclui as lojas e fábrica de chocolate em Gramado da Chocolates Prawer; Reino do Chocolate/Chocolates Caracol; Florybal; Chocolates Lugano; e Mundo do Chocolate.

Todas elas citadas ao longo do artigo. Além delas, a lista inclui as lojas Chocolate Caseiro Planalto e Chocolate Caseiro Canto Doce.

Mas, é claro, que vendo a lista de locais que você pode conhecer na Serra Gaúcha você mesmo pode fazer a sua Rota do Chocolate. Ou conhecer todas e escolher suas favoritas, não é mesmo?

Se você está organizando a sua viagem, veja ainda como ir a Gramado e ainda uma lista de hotéis recomendados por nossos leitores.

E, caso você não vá para Gramado na Páscoa, não precise se preocupar, você poderá curtir o Natal Luz, por exemplo, e ainda provar todos os tipos de chocolate. Porque em qualquer época é sempre Páscoa em Gramado.

Espero que você aproveite as dicas e se delicie. Depois me conte o que você achou e tente responder: qual a melhor fábrica de chocolate em Gramado?

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Arbache

ESCRITO POR

Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Natal Luz

Saiba tudo para curtir a festa de Natal em Gramado

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Natal Luz

Saiba tudo para curtir a festa de Natal em Gramado

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *