8 principais pontos turísticos de Alter do Chão, no Pará

8 principais pontos turísticos de Alter do Chão, no Pará

Neste artigo, você conhecerá todos os pontos turísticos de Alter do Chão, essa exuberante praia do oeste do Pará.

O local é o principal ponto turístico não só de Santarém, cidade a qual pertence, mas de todo o Pará. Trata-se de um pequeno distrito administrativo, a 38 km do centro da cidade. Ou seja, é uma vila pacata, onde seus moradores são essencialmente pescadores ou artesãos.

Essa praia ganhou fama mundial depois de ter sido eleita pelo jornal The Guardian como a mais bonita do Brasil, em 2009. Recentemente, a publicação citou a região, mais uma vez, dando destaque ao Rio Tapajós, importante afluente do Rio Amazonas, responsável por banhar Alter.

Apesar de receber muitos estrangeiros, a praia de água doce ainda não é tão popular entre os brasileiros. Muitos nem sabem que ela existe! E Alter do Chão abriga praias dignas de estar entre os mais lindos cenários do país.

Cercada pelo intenso verde amazônico, contrastante com a areia branquinha, a região logo arrebata o coração de quem a conhece e quer voltar. Como paraense e amante do local, conto para você neste artigo tudo sobre os pontos turísticos de Alter do Chão.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Alter do Chão

Seguro viagem no Brasil »

 

Atrativos turísticos de Alter do Chão

  1. Ilha do Amor
  2. Lago Verde
  3. Pontas do Muretá e do Cururu
  4. Serra da Piraoca
  5. Ponta de Pedras
  6. Ponta do Jari
  7. Comunidades do Manguari e do Jamaraquá
  8. Paróquia Nossa Senhora da Saúde

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Brasil »

 

Ilha do Amor

Alter do Chão
Ilha do Amor em Alter do Chão | Foto: Lais Castro, via Wikimedia Commons.

Este é o famoso cartão-postal de Alter do Chão, provavelmente é o primeiro lugar em que você vai bater o olho quando chegar lá, pois fica bem no centrinho da vila.

Porém, você só vai ter esse privilégio se viajar na melhor época, que é entre agosto e dezembro, meses de seca na Amazônia.

Neste período, o volume do Rio Tapajós diminui, fazendo aparecer a famosa ilha que, na verdade, é um istmo.

De janeiro a julho, a água da chuva enche o rio, que acaba cobrindo completamente o local; de longe, você só consegue ver a pontinha do telhado dos quiosques. Confesso que não acreditava que isso acontecia.

A primeira vez que fui a Alter foi no mês de maio; apesar de ver por fotos, não acreditava que uma belíssima ilha poderia estar submersa. Descubra como chegar em Alter do Chão.

Retornei no fim de agosto e boa parte do banco de areia já estava aparecendo.

Confesso que poder presenciar essas duas fases me fez apaixonar mais por esse lugar, pois, pra mim, isso é pura mágica da natureza. Às vezes, as águas do rio secam tanto que é possível atravessar a pé até a Ilha do Amor.

Barco Alter do Chão
Rio Tapajós | Foto: idobi, via Wikimedia Commons.

Se ainda estiver cheio, haverá catraias (pequenas canoas) para chegar até lá. O valor costuma girar em torno de cinco reais e cabem quatro pessoas.

Quem não quiser atravessar, pode ficar na Praia do Cajueiro, ao lado da vila, em frente à Ilha. Nessa época, costuma-se haver possibilidade de andar de canoa e banana boat nas águas do Tapajós.

Quando fui para Alter do Chão, achei os preços bem acessíveis, muito mais baratos do que na maioria das praias mais bonitas do Brasil.

Isso inclui as tendas de artesanato local. Às vezes, não olhamos todas, pois, por se tratar de um local turístico, acreditamos ser artigos caros; mas esse não é o caso das feirinhas de Alter. Vale a pena adquirir e prestigiar o artesanato da região.

Conforto => Traslado de Santarém para Alter do Chão

 

Lago Verde

Lago Verde Alter do Chão
Lago e Rio tornam-se um só, proporcionando uma paisagem incrível.

O Lago Verde é o passeio perfeito para quem curte ecoturismo. É também uma opção para quem deseja ir à Alter no período do inverno amazônico, que acontece de dezembro a julho, meses em que as chuvas inundam os rios.

Dessa forma, Lago e Rio tornam-se um só, proporcionando uma paisagem incrível. Com tanta natureza existente na região, conhecer esse lugar torna-se essencial. Conheça os lugares tombados como patrimônio cultural da humanidade no Brasil.

Também conhecido como Floresta Encantada, o passeio de canoa passa por matas de igapó, vegetação típica da Floresta Amazônica e enormes copas de árvores, cujos troncos ficam submersos no rio.

Também é possível mergulhar para observar os peixinhos nos igarapés, fazer caminhadas por suas margens e observar os animais silvestres.

Imperdível => Viagem de barco de Manaus a Belém do Pará

 

Pontas do Muretá e do Cururu

Ponta do Mureta
Observe os botos e presenciar um pôr do sol único.

Dois lugares perfeitos para quem quer dias com  mais privacidade, sossego e tranquilidade.

A Ponta do Muretá e a Ponta do Cururu são outras duas praias muito famosas da região, mas são acessíveis apenas através de lancha; na vila de Alter, há várias placas de passeios até ela.

Por conta da distância do centro da vila, os locais não contam com infraestrutura turística, como quiosques e vendedores; por isso, é bom levar água e lanche, se você pretende passar muitas horas. Conheça as principais praias no Brasil para solteiros.

Por conta da tranquilidade, é possível observar os botos e presenciar um pôr-do-sol único. Ou seja, programe-se para estar na praia neste horário.

   
   

Jalapão => Lugar mais bonito do Brasil 

 

Serra da Piraoca

Serra da Piraoca
Caminho da serra é íngreme e com mata fechada.

Da Ilha do Amor, é possível avistar uma cruz e também é possível chegar até ela. Lá de cima, você será presenteado com uma vista de 360° de todos os lugares que já falei. A

Serra da Piraoca é a parte mais alta da região, a 110 metros de altura. O acesso é feito através de uma trilha bem famosa, com cerca de uma hora de duração.

O caminho é íngreme e com mata fechada. Mas não se desespere, a trilha é fácil de se fazer e até crianças podem participar.

Esse é mais um lugar super recomendado para assistir um esplendoroso pôr-do-sol. Saiba quais os lugares lindos no Brasil que vale a pena conhecer.

Durante o caminho, você encontrará a cruz de quase cinco metros de altura, colocada pelos portugueses, juntamente com os índios da tribo Borarí, para abençoar o local.

Porém, esse passeio deve ser feito apenas em grupo com algum guia, pois é um lugar isolado e sujeito a riscos. E não esqueça do protetor solar e utilizar calçado e roupas apropriadas.

Aproveite => Balsa de Manaus a Santarém

 

Ponta de Pedras

Ponta de Pedras Alter do Chão
Ponta de Pedras | Foto: Nubirene Ribeiro, via Wikimedia Commons

Uma das minhas praias preferidas em Santarém, por isso, sou suspeita em falar. É uma praia completamente diferente das outras.

Ponta de Pedras ganhou esse nome por estar repleta de um tipo de rocha, conhecida como bauxita, que é composta por óxido de alumínio, formando grutas submersas.

A água dessa praia costuma ser mais azul que a da Ilha do Amor, por isso, o contraste entre a areia branquíssima, água azul e o cinza das pedras formam uma paisagem de filme. Descubra quais as melhores praias de nudismo no Brasil e no mundo.

Além disso, é uma das praias que possui uma das melhores estruturas de Alter do Chão, com restaurantes e quiosques que servem pratos tradicionais da região.

Dúvida => Qual o melhor programa de milhas

 

Ponta do Jari

Ponta do Jari
Aviste diversas espécies de animais, como iguanas, papagaios, jacarés e mais.

Saindo das belíssimas pedras para a impressionante vegetação da Ponta do Jari.

A biodiversidade de fauna e flora de Alter do Chão é impressionante, passando pelo Canal do Jari, você vai confirmar isso.

O passeio é feito de barco e pode durar até duas horas pelas partes mais estreitas do rio.

É um local bastante remoto; amantes da natureza e biologia irão se encantar, pois é possível avistar bem de pertinho diversas espécies de animais, como iguanas, papagaios, jacarés, botos, piranhas, garças e gaviões.

Incrível => Stand-Up Paddle no Rio Amazonas

 

   
   

Comunidades do Manguari e do Jamaraquá

Comunidade do Manguari
Árvore Sumaúma gigante é atração em Maguari.

Essas comunidades encontram-se em meio a Floresta Nacional do Tapajós, uma importante unidade de conservação com 600 mil hectares de lagos e florestas nativas e mais de 160 quilômetros de praias.

Essas comunidades são reservas naturais que abrigam tesouros da natureza brasileira.

Há dois pontos que chamam bastante atenção. Em Maguari, existe uma árvore Sumaúma gigante que impressiona por seus mil anos de vida.

Em Jamaraquá, existe um igarapé de águas cristalinas e tons esverdeados, onde pode-se ver vários peixinhos.

Desfrute => Cruzeiro no Rio Negro

 

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Paróquia Nossa Senhora da Saúde
Alter do Chão também é marcada pela presença da clássica igrejinha.

A vila de Alter do Chão também é marcada pela presença da clássica igrejinha em frente à praça, cenário característico de pequenas cidades brasileiras. Mesmo do lado de fora, a Paróquia oferece um ar aconchegante para o centro da vila.

Construída no século XIX, em estilo barroco português, sua arquitetura é simples por dentro e por fora.

O altar da igreja foi esculpido em estilo rococó por Antônio Batista Belo de Carvalho, em 1923. Descubra quais são as igrejas mais bonitas do mundo.

Nossa Senhora da Saúde se tornou padroeira dos índios Boraris e também da vila. Todos os anos, durante o mês de dezembro, a santa é homenageada com festejos.

Passo a passo => Primeira viagem de avião

 

Atrativos turísticos de Alter do Chão

Os pontos turísticos de Alter do Chão agradam quem busca praias paradisíacas, mas que tenham alguma estrutura próxima.

O acesso é fácil e atende de crianças até idosos, o grau de aventura varia de acordo com o perfil de viagem que você deseja.

Viajar para essa região é a garantia de voltar para casa com incontáveis registros fotográficos belíssimos. E num lugar bem diferente, afinal, não é todo mundo que já viajou para esse paraíso.

Há quem diga que quem banha nas águas do Tapajós nunca mais vai embora. Eu vim, mas talvez não inteira, pois deixei um pedaço enorme do meu coração no local.

Para finalizar, recomendo o artigo lugares para lua de mel no Brasil, com dicas incríveis de destinos brasileiros para viver este momento tão especial.

E você, quais destes pontos turísticos de Alter do Chão gostaria de conhecer? Já esteve em Santarém e tem alguma dica para compartilhar? Responda nos comentários!

 

ESCRITO POR

Pâmela Meireles

ESCRITO POR

Pâmela Meireles

Pâmela Meireles é jornalista e cantora de chuveiro. Especialista em Comunicação Empresarial pela Umesp, atualmente é repórter do programa Entre Família na TV Novo Tempo. Itinerante, já morou em todas as regiões do Brasil, menos o nordeste (aguardando convites). Gosta de música, de doces e de viajar, claro.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *