Início / São Paulo

São Paulo

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalSe engana, e muito, quem pensa que não existem boas opções de turismo em São Paulo. Tudo bem que “trabalho” poderia ser sobrenome dos paulistas, sobretudo moradores da capital, mas o turismo também é muito importante.

E, para quem não sabe, em São Paulo pode-se fazer de tudo um pouco. Do litoral ao interior, há muito o que fazer e não faltam cidades que oferecem excelentes atrações turísticas.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o turismo de negócio é o principal contribuinte para deixar as taxas de ocupação dos hotéis elevadas, perto dos 70%, sobretudo durante a semana.

O estado de São Paulo tem opções de praia, serra, rios, cidades pequenas do interior e grandes e urbanizadas. Enfim, tem de tudo em São Paulo. Por isso, neste artigo, você fica por dentro de tudo para aproveitar São Paulo, essa cidade gigante do nosso Brasil.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em São Paulo

Precisa de seguro viagem para o Brasil? »

 

Turismo em São Paulo

Turismo em São Paulo
Petar | Foto: Nando bomfim, via Wikimedia Commons.

O estado de São Paulo possui a maior cidade da América Latina, sua capital, São Paulo. E os paulistanos fazem dessa grande cidade uma das metrópoles mais agitadas de todo o mundo. Há opções de atrações de de segunda a segunda e a cidade não para nem mesmo nos feriados e no final de ano. Pelo contrário, parece sempre cheia.

Mas, entre os 645 municípios no estado há muitas paisagens diferentes, desde aquelas mais urbanas às várias praias. No estado, há diversos lugares para viajar a dois, seja na praia ou no interior. Rumo ao interior há outros cenários e outros ritmos. É possível praticar rafting em Brotas e Juquitiba, saltar de paraquedas em Boituva.

Ou ainda curtir as estâncias hidrominerais em Águas de Lindóia ou as festas do peão em Americana, Jaguariúna e Barretos, as mais famosas do estado.

Em direção ao litoral norte, a Via Dutra separa as Serras da Mantiqueira e do Mar. A primeira, muito procurada como destino de inverno dos paulistas, principalmente na cidade de Campos do Jordão.

Na segunda, basta descer a serra para encontrar as praias mais bonitas de São Paulo e do Brasil, em cidades como Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião. No litoral sul, o destaque é Santos, eleita uma das cidades com melhor qualidade de vida de todo o país.

Qual é a melhor? => Internet na viagem

 

O que fazer em São Paulo

São Paulo

Roteiro de viagem em São Pulo
São Paulo.

Como uma das maiores metrópoles do mundo, São Paulo está sempre agitada. Também com centenas de opções para moradores e turistas como restaurantes, bares, casas noturnas, shows, museus e tudo mais o que você quiser fazer na cidade. De dia ou de noite! Só podia que ser uma das maiores mesmo.

Para te ajudar a organizar sua viagem para a capital paulista veja como ir dos aeroportos de São Paulo para o Centro e como se locomover em São Paulo utilizando o transporte público. Neste artigo há dicas de onde ficar em São Paulo e neste onde comer em São Paulo com melhores restaurantes e pratos típicos.

Também é importante conhecer os pontos turísticos de São Paulo, este artigo tem os 10 mais visitados da capital; os melhores museus em São Paulo: gratuitos, pagos e dicas de visita (em breve); e também saber o que fazer em São Paulo com crianças; as melhores baladas em São Paulo (em breve)dicas de compras em São Paulo: ruas, bairros e shoppings (em breve).

Neste artigo, você encontra dicas do que fazer em São Paulo e uma sugestão de roteiro pela capital paulista. Se vai ficar para a virada do ano, te ajudo a decidir onde passar o réveillon em SPCom mais tempo em São Paulo, veja o que fazer nos arredores da capital paulista (em breve).

Descubra => Melhores passeios guiados por São Paulo

 

Praias de São Paulo

Viagem em São Paulo
Praia de Maresias, em São Sebastião.

Sou paulistano, nascido e criado na capital, mas eu gosto mesmo é de praia. Conheço muitas, a maioria das praias mais bonitas de São Paulo, mas infelizmente ainda não escrevi sobre todas elas no blog. Gosto tanto do litoral paulista que inclui algumas das praias de São Paulo em minha lista das melhores praias para conhecer no Brasil.

Para quem mora no estado, sobretudo na capital, chegar às praias é facilitado por São Paulo possuir as melhores rodovias do país, basta fugir dos feriados ou ter muita paciência com o trânsito intenso. Se você está na capital, conheça as melhores praias paulistas para se visitar a partir das rodoviárias de São Paulo e se apesar do trânsito quer viajar no feriado, veja minha sugestão para feriado 7 de setembro.

No litoral sul, entre as praias mais bonitas estão Santos e Guarujá, que misturam atmosfera urbana com belas praias, mas você não pode deixar de visitar Ilha do Cardoso, um paraíso perdido e isolado no extremo sul, Ilha Comprida e a Praia da Juréia.

No litoral norte de SP a lista de praias aumenta (e a beleza também). Somente Ubatuba possui mais de 100 praias e minhas preferidas são a Praia do Pulso e a famosa Itamambuca. Em São Sebastião, Maresias é a mais badalada, mas todas as praias merecem a visita. Já em Ilhabela, entre as 41 belíssimas praias, destaque para a tranquila e deserta Praia de Castelhanos e para a Praia do Bonete.

Útil => Segredos para acumular milhas aéreas

 

Outras cidades de São Paulo

Viagem em São Paulo
Campos do Jordão.

Fora do eixo capital-litoral, há muitas cidades turísticas em São Paulo. Algumas voltadas para o descanso, outras para o esporte de aventura. Enfim, são muitas opções para todos os tipos de viajantes. Na região da Serra da Mantiqueira, a estrela é Campos do Jordão.

A cidade com clima e arquitetura europeia, chamada de Suíça Brasileira, fica lotada de viajantes no inverno (quando os preços também aumentam) que aproveitam os pontos turísticos, como a Pedra do baú, o Morro do Elefante, os festivais de música e a gastronomia local, com as cervejarias e chocolaterias. Campos está na minha lista de melhores lugares para lua de mel.

Perto, no Vale do Paraíba, há a charmosa São Luiz de Paraitinga que tem um centro histórico charmoso e um famoso Carnaval de Rua. Por falar em charme, Holambra, no interior, tem forte influências holandesas, além de ser uma grande produtora de flores. Tudo é lindo e florido na cidade.

 

Mais sobre o turismo no interior de SP

Dicas de turismo em São Paulo
Aparecida | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

Um tour interessante no interior é conhecer as 10 cidades produtoras de frutas, como Atibaia, Jundiaí e Vinhedo. Para quem gosta de turismo de aventura, as opções são conhecer Brotas, onde há atrações como trilhas, canoagem, rafting, entre outros; Petar, que é cheia de cavernas; São Roque, onde há uma pista de esqui; Paranapiacaba, a vila inglesa onde há várias trilhas.

Uma sugestão de viagem para feriados, como 12 de outubro, é visitar Aparecida, que faz parte da rota de romeiros brasileiros. Veja ainda neste artigo uma opção de lazer para famílias em resort no interior de São Paulo.

Conheça => Sites de compras coletivas no Brasil

 

Dicas de turismo em São Paulo

Apesar de ter explorado muitas cidades no interior de São Paulo, principalmente em chácaras e casas de amigos, ainda falta muito para conhecer. Quero muito visitar as cavernas do Petar, um sítio arqueológico no sul do estado, mergulhar nas cachoeiras e curtir as praias que ainda não pisei no litoral.

Além dos lugares que cite acima, ainda há várias cidades paulistas com muitos atrativos turísticos e que valem a visita. Por isso, aproveite bem a capital, mas não deixe explorar tudo o que puder, seja no litoral ou no interior do estado.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer em São Paulo, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino. Também faço parte do Alma Paulista, projeto que faço parte para descobrir atrações diferentes de São Paulo, vivendo a cidade com o olhar de um turista.

Quais são os seus lugares preferidos de São Paulo? Deixe nos comentários suas dicas de viagem!

Leia os últimos artigos do blog:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *