São Paulo

O turismo em São Paulo tem muito mais a oferecer do que você pode imaginar. Embora, ao chegar na cidade e ver a quantidade de prédios e pessoas para lá e para cá, muita gente ache que só  há turismo de negócios, logo se descobre que há muito o que se fazer em termos de turismo de lazer.

A cidade, uma das maiores metrópoles do mundo, está sempre agitada seja de dia ou de noite e tem sempre muitas opções de passeios. São centenas de atrativos turísticos, como parques, museus, centros comerciais, restaurantes, bares, casas noturnas, shows, e muito mais.

Além disso, São Paulo é uma cidade muito democrática – talvez reflexo da grande mistura de paulistas com migrantes e imigrantes. Isso quer dizer que há opções para todas as idades, todos os estilos de viajantes e ainda que cabem em qualquer tamanho de orçamento. Fora tudo isso, São Paulo é uma cidade lindíssima, na minha opinião.

Quer saber mais sobre o turismo em São Paulo? Veja neste artigo os principais pontos turísticos da capital paulista, um pouco da sua história, clima, fuso horário e muito mais.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em São Paulo

Precisa de seguro viagem para o Brasil?

 

Turismo em São Paulo: Mapa da cidade

Veja neste mapa, os principais pontos turísticos de São Paulo.

 

Tudo sobre São Paulo

Turismo em São Paulo
São Paulo.

São Paulo é a capital do Estado de São Paulo e cidade mais populosa não apenas do estado, mas também do Brasil, do continente americano e do Hemisfério Sul, além de ser a 8ª cidade com mais habitantes em todo o mundo. Em 1.500 km², moram mais de 12 milhões de pessoas.

E não é só isso, São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul, a cidade brasileira mais influente no mundo, além de ter sido eleita em 2016 a 11ª cidade mais globalizada do mundo. Lá estão 63% das multinacionais do Brasil, a 5ª maior bolsa de valores do mundo e ainda é o 10º maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo.

Foi a primeira cidade do Hemisfério Sul a ser considerada megalópole e hoje está na lista de cidades globais alfa, que são aquelas cuja economia e desenvolvimento afetam diretamente o desenvolvimento global. Ufa! São Paulo está sempre na lista de cidades mais visitadas do Brasil, seja para turismo de negócios ou lazer.

 

Mais sobre a história de São Paulo

Dicas de passeio em São Paulo
Pateo do Colégio, onde São Paulo “nasceu”.

Antes de ser uma megalópole, São Paulo já foi uma vila bem pobre. É que quando a vila foi fundada pelos padres jesuítas, em 1554, não havia nada por perto, além de ser complicado atravessar a Serra do Mar (que divide a capital paulista do litoral) a pé. Por isso, na época do primeiro povoado, em 1560, São Paulo era considerada do interior e isolada.

Em 1683, se tornou a capital da capitania de São Vicente e base para expedições dos Bandeirantes, grupo que explorava as terras ao redor, caçava índios e ainda procurava ouro e diamantes nas erras onde hoje é Minas Gerais. Quando foi descoberto ouro em Minas, São Paulo ficou em evidência. E se tornou uma cidade em 1711.

A cidade cresceu economicamente em vários ciclos: primeiro o Ciclo do Ouro, em seguida o Ciclo da Cana-de-Açúcar e, por fim, o Ciclo do Café. Após a independência do Brasil, se tornou uma cidade imperial, o que ajudou no desenvolvimento. Em 1827 criou-se o curso jurídico no Convento de São Francisco, onde hoje é a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco.

Depois, vieram as ferrovias e no século XIX começaram a chegar os muitos imigrantes e as primeiras indústrias. De lá para cá a cidade não parou mais de crescer até chegarmos ao ponto de megalópole.

 

Outras informações sobre São Paulo

Turismo de aventura em São Paulo
Pico do Jaraguá | Foto: chensiyuan, via Wikimedia Commons.

Com um clima subtropical úmido, São Paulo já foi chamada de Cidade da Garoa, mas hoje não é bem assim. Os altos índices de poluição da capital paulista e a grande quantidade de prédios tem deixado a cidade cada vez mais abafada e cinza.

A temperatura média anual em São Paulo é de 20ºC e as estações do ano são relativamente definidas. O verão é quente (menos que o Rio de Janeiro e outras cidades do Nordeste) e bem chuvoso e o inverno tem um frio brando (comparado com o Sul do Brasil) e mais seco. Fevereiro é o mês mais quente e julho o mês mais frio.

A capital paulista segue o horário oficial de Brasília sendo o fuso horário é menos 3 horas do ponto zero em Greenwich, em Londres. O código telefônico de São Paulo é 11. Para viajar para o Brasil, estrangeiros de alguns países precisam de visto. Quem não exige visto dos brasileiros também não precisa, mas os países que pedem visto de entrada, também precisam de visto para visitar o Brasil.

Qual é a melhor? => Internet na viagem

 

O que fazer em São Paulo

Roteiro de viagem em São Paulo
MASP | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

São Paulo é uma cidade com grande eferverscência cultural e, por isso, a lista de atividades é quase infinita e sempre mutável. Há sempre o que se fazer. Veja neste artigo os pontos turísticos de São Paulo.

É uma lista com os 10 mais visitados da capital como o Parque do Ibirapuera, a Avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Catedral da Sé, o Mercado Municipal, o Parque da Independência. Mas há muitos outros como o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto de São Paulo com 1.135 metros, represas, estádios de futebol, o Teatro Municipal de São Paulo e mais.

Além dos pontos turísticos, fiz uma série de artigo sobre as mais diferentes atividades na cidade. Neste você conhece os melhores museus em São Paulo: gratuitos, pagos e dicas de visita (em breve); e neste há dicas sobre o que fazer em São Paulo com crianças.

E as atrações da cidade vão além, veja as melhores baladas em São Paulo e dicas de compras em São Paulo em ruas, bairros e shoppings. Caso sua viagem para São Paulo seja no fim do ano, te ajudo a decidir onde passar o réveillon em SP.

Para resumir, veja várias dicas sobre o que fazer em São Paulo e uma sugestão de roteiro pela capital paulista.

 

Dicas para montar seu roteiro

Tudo sobre o turismo em SP
Parque do Ibirapuera | Foto: Xctu, via Wikimedia Commons.

Na hora de montar seu roteiro por São Paulo é preciso saber mais do que os pontos turísticos. Para te ajudar fiz um artigo que explica como ir dos aeroportos de São Paulo para o Centro e também como se locomover em São Paulo utilizando o transporte público.

Neste artigo há dicas de onde ficar em São Paulo, com uma lista dos melhores bairros e dos melhores hotéis para você se hospedar e neste outro tudo sobre onde comer em São Paulo com melhores restaurantes e pratos típicos. Se tiver mais tempo em São Paulo, expanda seu roteiro para outras cidade. Para isso, veja o que fazer nos arredores da capital paulista.

Descubra => Melhores passeios guiados por São Paulo

 

Dicas de turismo em São Paulo

Não sei se com todas as classificações acima você consegue entender as proporções e a importância de São Paulo, mas saiba que a Selva de Pedra é uma cidade maravilhosa e cheia de atrativos. Inclusive, a arquitetura colonial e os prédios modernos fazem parte do charme da cidade, que os utiliza também para o turismo.

Isso sem contar as áreas verdes, os muitos shoppings, as áreas de compras populares como a 25 de março, os vários teatros e muito mais. São Paulo recebe os principais shows internacionais, espetáculos musicais, atividades esportivas e muito mais. Vale super a pena conhecer a capital paulista.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer em São Paulo, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino. Também faço parte do Alma Paulista, projeto que faço parte para descobrir atrações diferentes de São Paulo, vivendo a cidade com o olhar de um turista.

Quais são os seus lugares preferidos de São Paulo? Deixe nos comentários suas dicas de viagem!

Até + !!!

 

Background Tickets
São Paulo

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
São Paulo

Lazer e Diversão

Background Acomodação
São Paulo

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *