Roteiro em São Paulo: o que fazer de 1 a 4 dias de viagem

Roteiro em São Paulo: o que fazer de 1 a 4 dias de viagem

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
4.9/5 - (14 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Nada melhor que elaborar um roteiro em São Paulo. Afinal, estou falando da maior cidade do Brasil e que é recheada de opções. Sem um planejamento antecipado, você pode perder a oportunidade aproveitar ao máximo a cidade.

Os pontos turísticos de SP estão espalhados, mas elaborei um roteiro que contempla as diversas possibilidades, começando pela região da Avenida Paulista, dando opções tanto para seguir rumo ao centro da cidade ou ir sentido zona sul, dependendo do perfil do visitante.

Deixando claro que o principal intuito deste roteiro em São Paulo é explorar e se permitir conhecer lugares diferentes, seja você um turista ou morador. Aqui compartilho as minhas experiências nas coisas legais para fazer em SP. É importante saber que alguns dos melhores lugares para visitar costumam ter reserva online e antecipada. Garanta logo os seus passeios com descontos por aqui também.

Dicas => Bairros e hotéis para ficar em São Paulo

Seguro viagem para viajar no Brasil »

Como fazer um roteiro em São Paulo

*Vídeo do Ministério do Turismo.

A organização é fundamental em qualquer viagem, principalmente quando falamos de megalópoles como São Paulo. Primeiro, é necessário verificar o tempo que vai permanecer na cidade ou que você tem disponível. Depois é pesquisar e escolher quais pontos tem interesse em conhecer e se programar.

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para São Paulo. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo Brasil, visitar São Paulo é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em São Paulo é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias em São Paulo só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro em São Paulo:

 
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!
 
  • 1° dia: Parque do Ibirapuera, MASP e Avenida Paulista
  • 2° dia: Museu do Ipiranga e Museu do Imigrante
  • 3° dia: Vila Madalena, Beco do Batman e Praça do Pôr do Sol
  • 4° dia: Rua Oscar Freire, 25 de Março, Shopping e gastronomia

Quantos dias ficar em São Paulo?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer em São Paulo, que você pode planejar um roteiro com 4 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

A cidade tem muito a oferecer, principalmente em termos de compras, gastronomia, entretenimento e lazer.

Um dia em São Paulo: o que fazer?

Roteiro de 1 dia em São Paulo
MASP | Foto: Andredeak, via Wikimedia Commons.

Se você tem apenas 1 dia em São Paulo, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia em São Paulo ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de passeios imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias em São Paulo, porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

Para quem está a fim de curtir a natureza nada melhor que conhecer o Parque do Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo. Dentro do parque temos vários monumentos, museus e atividades que permitem passar um dia agradabilíssimo de contato com a natureza. O Parque fica próximo à Avenida Paulista, o que permite passar o dia na avenida mais famosa de São Paulo.

Aqui você irá se maravilhar com as construções atuais, poderá visitar o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP). Depois, ande por toda a extensão da Paulista e se aventure por uma construção clássica no meio de tantos arranha céus: a Casa das Rosas. E, para encerrar o dia, vá ao Mirante Nove de Julho e aprecie o pôr do sol tipicamente paulistano.

Para quem gosta de apreciar a arquitetura nada melhor que aproveitar o dia em um passeio cultural pelo Centro Histórico. Partindo da Catedral da Sé, que oferece um passeio pela cripta subterrânea, nas proximidades temos o belíssimo Palácio da Justiça. Em 5 minutos de caminhada, você chega ao Pateo do Collegio que foi a primeira construção feita na cidade em 1554.

Uma dica para quem gosta de fazer algumas compras é aproveitar e dar uma passada na Rua 25 de Março que fica 8 minutos de caminhada ou apenas uma estação do metrô, e encerrar o dia comendo no Mercadão de São Paulo, famoso tanto pelas bancas de frutas, quanto pelas de comida com os deliciosos pastéis de bacalhau e lanche de mortadela.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em São Paulo que não podem faltar na sua primeira vez na cidade. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de São Paulo e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em São Paulo:

Roteiro de 2 dias em São Paulo

O que fazer em SP ?
Museu do Ipiranga | Foto: Paolo Massimo Ferretti, via Wikimedia Commons.

Se você tiver um roteiro de 2 dias em São Paulo, no segundo visite o Parque da Independência, localizado no Ipiranga e, de quebra, aproveite para conhecer os jardins do Museu do Ipiranga. O tour arquitetônico contempla essas e outras visitas.

Outra possibilidade para quem tem tempo para aproveitar é conhecer o Museu do Imigrante, localizado na Mooca (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP), cobrando durante a semana entrada de R$ 10 e aos sábados aberto gratuitamente, com horário de funcionamento das 09 às 17 horas.

Aproveitando a proximidade, aproveite para conhecer uma das tradicionais pizzarias da cidade a Pizza do Ângelo (Rua Sapucaia, 527, Belenzinho – SP) localizada a 10 minutos de táxi do Museu, tem uma das melhores pizzas de São Paulo.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em São Paulo sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em São Paulo:

Roteiro de 3 dias em São Paulo

Roteiro de 3 dias em São Paulo
Beco do Batman | Foto: Diego Bravo, via Wikimedia Commons.

No terceiro dia vale curtir a Vila Madalena, um bairro rico em gastronomia, arte e agitada vida noturna. Para quem gosta de arte de rua recomendo o tour de bares e arte para visitar o Beco do Batman (Rua Gonçalo Afonso, Vila Madalena – SP) próximo ao Metrô Sumaré, que possui a parede de suas ruas todas grafitadas de forma coloridas, uma linda forma de arte. Um excelente lugar para fazer fotos incríveis.

Vale também curtir a Praça Pôr do Sol que tem um visual lindo da cidade, além de ser um ponto delicioso para relaxar e fazer uma meditação. Localizada nas proximidades da Vila Madalena (Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, Alto de Pinheiros – SP).

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em São Paulo. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E, para encerrar o dia, que tal escolher um dos barezinhos mais tradicionais da Vila Madalena? O Seu Domingos é um bar com música boa, gente bonita e deliciosas comidas de boteco.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como São Paulo tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer no dia 3 em São Paulo:

Roteiro de 4 dias em São Paulo

Roteiro de 4 dias em São Paulo
Parque Villa Lobos | Foto: Corretor Carvalho, via Wikimedia Commons.

Para o último dia de viagem, separei passeios mais tranquilos, como dar uma volta pela Rua Oscar Freire (próxima ao Metrô Oscar Freire) ou fazer um tour panorâmico. Conhecida como a rua mais elegante de São Paulo, ela possui diversas lojas, que vão desde marcas exclusivas até conhecidos fast-fashion como a Forever 21.

Além das lojas, a rua possui muitos restaurantes em seu entorno, assim é possível fazer compras e curtir o clima a ainda ter uma deliciosa experiência gastronômica. Deixo aqui uma dica, o Oscar Bistrô (Rua Oscar Freire, 727, Cerqueira César – SP), bem escondidinho na rua possui um cardápio com um bom preço e uma comida deliciosa.

Outro passeio clássico paulistano é curtir um bom shopping, e isso não falta em SP. Uma sugestão de shopping com muitas opções de lojas, restaurantes e de uma beleza sensacional é o Shopping Iguatemi (Avenida. Brigadeiro. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano – SP) tradicional e próximo ao Metrô Faria Lima.

Se você for daqueles que curte natureza outra opção é tirar o dia para conhecer o Parque Villa Lobos (Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros – SP), que tem várias opções de atividades ao ar livre, como o circuito das árvores, orquidário, biblioteca e um espaço para ouvir música e descansar.

Sugestões de passeios para o 4° dia

Depois de conhecer o básico de São Paulo, nada melhor do que contar com o conforto dos passeios guiados para visitar aquele lugar que não pode faltar na sua viagem para São Paulo, como os famosos shoppings e pontos de compras, bem como a conhecida gastronomia local. Confira a seguir como montar um roteiro para o dia 4 com os seguintes tours:

Quanto custa São Paulo por dia?

Para descobrir quanto custa São Paulo por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis em São Paulo, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

 
Procurando casas selecionadas para você viver experiências inesquecíveis?

A Holmy é uma plataforma que traz praticidade, segurança e as melhores casas para você alugar no Brasil.

Todas as Holmy’s são selecionadas com carinho e cuidado para você viver grandes experiências. Algumas vantagens de viajar com a Holmy:

  • Pagamento em até 3x sem juros;
  • Suporte personalizado e chat em horários comerciais;
  • Atendimento 100% online;
  • Curadoria de hospedagens feita por especialistas.
 

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

No momento do planejamento do roteiro em São Paulo, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios em São Paulo?

O ideal para organizar o roteiro em São Paulo é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em São Paulo, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro em São Paulo

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o site da Civitatis, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Outra recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.

Guias locais que fazem roteiros guiados em São Paulo

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em São Paulo, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por profissionais que vivem em São Paulo há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em São Paulo. Os melhores para incluir no roteiro são:

Roteiro pelos museus de São Paulo

Incluir no roteiro visitas nos melhores museus de São Paulo é fundamental para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Seja para adquirir com antecedência os ingressos ou fazer um roteiro guiado nos museus de São Paulo, vale muito a pena visitar alguns deles. Confira quais são as exposições e museus mais procurados:

Roteiro de bicicleta em São Paulo

Os roteiros de bicicleta são uma excelente forma de explorar São Paulo e ver tudo o que o lugar tem a oferecer.

A melhor parte é que os pontos turísticos mais famosos estão incluídos nos roteiros de bike. Além disso, com um guia ao seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses roteiros guiados de bicicleta em São Paulo são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo a rota de bike mais popular em São Paulo:

Roteiro a pé em São Paulo

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé em São Paulo é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros em São Paulo para fazer a pé:

Roteiro gratuito em São Paulo

Nem todos os passeios em São Paulo precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove um tour no qual você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de São Paulo com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira:

Roteiro noturno em São Paulo

Planejar um roteiro noturno em São Paulo é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite em São Paulo:

Roteiro em São Paulo com crianças

Montar um roteiro em São Paulo com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças em São Paulo.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Roteiro gastronômico em São Paulo

Durante seu roteiro em São Paulo, você gostaria de visitar os lugares mais legais enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras é fazendo um roteiro gastronômico 😉

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um roteiro culinário em São Paulo é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a economizar. Isso porque esses roteiros guiados são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de roteiros gastronômicos para fazer em São Paulo:

Roteiro nos arredores de São Paulo

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de São Paulo, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores de São Paulo e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo de São Paulo:

Roteiro clássico em São Paulo

Nada mais clássico do que um roteiro em São Paulo com a cara da cidade, ou seja, futebol e samba. Aliás, essas atividades turísticas são uma verdadeira experiência de imersão na cultura e lazer local. E você pode contratar os tours guiados com antecedência e economia, confira:

Transfers em São Paulo

Reservar um transfer é recomendado para quem está chegando na cidade com muita bagagem, ou prioriza o conforto para chegar logo no hotel.

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

A opção de traslado seguro e rápido em São Paulo é:

Roteiro para primeira vez em São Paulo

Na sua primeira viagem a São Paulo não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo em São Paulo, confira o que reservar antecipadamente:

Roteiro de aventura em São Paulo

Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, São Paulo oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!

Roteiro em São Paulo para quem já conhece

Se é a a sua segunda vez em São Paulo ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:

Roteiro alternativo em São Paulo

Quer fugir do óbvio em São Paulo? Veja esse roteiro com o lado B em São Paulo e faça um roteiro diferente e alternativo:

Roteiro de luxo em São Paulo

Além de escolher hotéis luxuosos e restaurantes famosos, você também pode contar com experiências exclusivas e maior conforto e privacidade nos seus tours em São Paulo. Se a ideia é investir em um roteiro de luxo em São Paulo, confira essas sugestões:

Roteiro para relaxar em São Paulo

Você não precisa conhecer todos os pontos turísticos em São Paulo durante o seu roteiro. Para relaxar e aproveitar sem pressa e com experiências que proporcionem bem-estar para o corpo e mente, veja essas atrações relaxantes em São Paulo:

Dicas finais para organizar o melhor roteiro em São Paulo

Essa é apenas uma sugestão de roteiro na cidade de São Paulo, com ideias para otimizar seu tempo, tornando a experiência ainda mais intensa. Não se sinta na obrigação a seguir com extremo rigor, use essas dicas para montar seu roteiro personalizado, conforme seus interesses.

Pesquisar o destino sempre faz toda a diferença na hora de escolher os passeios e distribuir da melhor forma durante os dias que for permanecer na cidade. Meu conselho é não deixar para última hora: comprou a passagem já elabore seu roteiro e tente adiantar tudo que for possível pela internet.

Atualmente, muitos passeios guiados em São Paulo que podem ser agendados, como visita a museus, peças de teatro ou shows, garantindo inclusive um preço melhor. Acredito que, para cidades enormes como São Paulo, o roteiro fará muita diferença. Então, coloque a mão na massa e comece a fazer o seu roteiro turístico de viagem.

Não importa quanto tempo você ficará na cidade, faça dessa uma experiência única. Uma viagem para uma cidade como São Paulo é enriquecedora, seja qual for o tempo que você vai ter, se jogue nessa aventura.

Dúvidas frequentes

O que fazer em 1 dia em São Paulo?

No seu primeiro dia em São Paulo você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Tour pelo Parque Ibirapuera
Visita guiada pela Avenida Paulista

O que fazer em 2 dias em São Paulo?

No seu segundo dia em São Paulo aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Tour privado da arquitetura de São Paulo
Tour privado de metrô por São Paulo

O que fazer em 3 dias em São Paulo?

No terceiro dia de roteiro inclua algumas dessas atrações para conhecer em São Paulo que valem muito a pena:
Tour de bares e arte na Vila Madalena
Tour privado do grafite por Santana e Vila Madalena

O que fazer em 4 dias em São Paulo?

Com mais tempo em São Paulo programe-se para visitar alguns desses lugares incríveis:
Tour de street food na Liberdade e Bixiga
Tour privado de compras por São Paulo

Vale a pena programar um roteiro em São Paulo antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em São Paulo você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo em São Paulo.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais