Melhores parques em São Paulo e atividades ao ar livre

Melhores parques em São Paulo e atividades ao ar livre

Quem olha de cima mal pode imaginar que existem tantos parques em São Paulo que merecem atenção especial. Quer você seja um turista conhecendo a capital paulista pela primeira vez, quer seja alguém que nasceu e cresceu por aqui, a cidade não é só prédios e centros comerciais.

Na verdade, existem muitos parques para relaxar, locais cheios de verde, alguns com entrada gratuita, outros pagos, mas todos ótimos para aproveitar com toda a família uma experiência única, cercada de natureza e com muitas atividades abertas e culturais para todas as idades.

Desde alguns dos mais famosos da cidade, como o icônico Ibirapuera, até outros poucos explorados, até mesmo pelos moradores locais, como o Jardim Botânico, passando por aqueles que as crianças mais amam, como o Parque da Mônica, aqui você encontra uma seleção imperdível para aproveitar um outro lado da cidade que fica longe do cartão postal, repleto de prédios e cinza.

Apreciar a natureza e até alguns espaços remanescentes de Mata Atlântica, como o parque Trianon, no coração da Av. Paulista, e buscar formas de se divertir além dos shoppings e dos restaurantes é uma forma memorável de explorar a cidade — e que, com certeza, mostra um outro viés da capital que não dorme nunca!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em São Paulo?

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Parques em São Paulo

  1. Ibirapuera
  2. Jardim Botânico de São Paulo
  3. Parque da Mônica
  4. Parque da Água Branca
  5. Parque Ecológico do Tietê
  6. Parque Burle Marx
  7. Estação e Parque da Luz

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

 

Parque Ibirapuera

Parques em SP gratuitos
Ibirapuera | Foto: Sérgio Valle Duarte, via Wikimedia Commons

O Parque do Ibirapuera é um dos mais cobiçados atrativos de São Paulo. Com mais de 60 anos de história, foi um dos mais visitados da América Latina em 2017, com 14 milhões de visitantes anuais, e tem acima de 150 hectares área de verde — espaço suficiente para aproveitar ao máximo um belo dia de sol.

A entrada é gratuita e o parque fica aberto até a meia-noite — ou seja, oportunidade é o que não falta para conhecer tudo o que tem no local. Aliás, não só de passeios de bicicleta, corridas e piqueniques vive o parque.

Você encontra museus, como o Museu de Arte Moderna e a Oca, que contam com exposições periódicas. Cada museu tem o seu próprio sistema de entrada e alguns deles cobram valor simbólico de admissão.

No mínimo, você pode apreciar o show de luzes que acontece todas as noites no lago central e que pode ser visto gratuitamente.

Natureza => Trilha pela Serra da Cantareira

 

Jardim Botânico de São Paulo

Parques em SP zona sul
Jardim Botânico de São Paulo | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons

Por ser um pouco mais afastado do centro de São Paulo, o Jardim Botânico é mais vazio e tranquilo, o que não significa que ele é menos interessante.

Na verdade, o espaço, fundado oficialmente em 1928, tem 143 hectares de área total e é ótimo para quem busca fazer trilhas durante o dia ou conhecer as espécies vegetais naturais do estado de São Paulo.

O Instituto de Botânica, que fica dentro do parque, tem uma biblioteca com mais de 6 mil livros sobre o assunto, disponíveis para consulta, e o Museu de Botânica é imperdível para quem quer saber mais sobre a flora local.

A entrada é paga, a partir de R$6, mas garante um dia inteiro de atividades e passeios ao ar livre. Perfeito para um fim de semana de folga. Se você escolheu a cidade como um dos lugares para viajar a dois em SP vale incluir esse passeio romântico.

 

Parque da Mônica

Parque da Mônica SP
É um daqueles parques de diversões que garantem um dia divertidíssimo para toda a família. | Foto: Parque da Mônica

Um marco na história da cidade, apesar de não ser uma área de verde e a céu aberto, o Parque da Mônica é outra das muitas opções de passeio infantil em SP.

O parque  costumava ficar no Shopping Eldorado e anos depois, ele reabriu no Shopping SP Market, próximo à Marginal Pinheiros. É um daqueles parques de diversões que garantem um dia divertidíssimo para toda a família.

São mais de 20 atrações interativas e educativas que exploram os personagens da Turma da Mônica, criados por Maurício de Souza, além de apresentações e shows para os pequenos.

Aliás, é possível comemorar aniversários no parque, uma ideia incrível para tirar a celebração do lugar do comum.

A entrada é paga, com valores a partir de R$89, sendo que a meia entrada é válida para adultos acompanhado crianças, menores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Saiba mais sobre .

Aproveite => Tour gastronômico em Pinheiros

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

 

Parque da Água Branca

Parque Água Branca SP
Parque da Água Branca | Foto: Luiz coelho, via Wikimedia Commons

Um ambiente quase 100% rural no meio a cidade grande. Essa é a melhor maneira de definir o parque da Água Branca que, acredite se quiser, também é um ótimo parque infantil para você que vai viajar com crianças.

Você encontra tanto o Parquinho da Família, uma área perfeita para brincar com os pequenos, quanto passeios de trenzinho e viveiros, ótimos para as crianças verem de perto pavões, patos e outros bichinhos que também ficam soltos no espaço, vale lembrar.

A entrada é gratuita, mas algumas atrações que existem dentro do espaço do parque são pagas.

 

Parque Ecológico do Tietê

Parque Tietê SP
Parque Ecológico do Tietê | Foto: rodrigodemarque, via Wikimedia Commons

Você quer passar um dia inteiro se divertindo com a família próximo à natureza? Pois bem, o Parque Ecológico do Tietê é uma ótima opção.

São mais de 13 milhões de metros quadrados de área útil, que vão da Barragem da Penha até o município de Guarulhos.

Você pode fazer trilhas e caminhadas, andar de bicicleta, patins e até pedalinho, além de relaxar ao ar livre.

O espaço também conta com inúmeras atrações educativas que vão de uma biblioteca até um conjunto aquático, passando por quiosques com churrasqueiras e um pipódromo, um local específico para soltar pipas!

A entrada é gratuita e uma opção incrível para quem busca parques na Zona Leste de SP.

Adquira => Tour panorâmico por São Paulo

 

Parque Burle Marx

Parque Burle Marx SP
Parque Burle Marx | Foto: Semilla Luz, via Wikimedia Commons

Com entrada gratuita, o Burle Marx é um dos parques da zona sul de SP que chamam a atenção por sua proposta diferenciada em relação aos demais.

A ideia é, justamente, oferecer um espaço de contemplação, mais do que de diversão e relaxamento. Por isso mesmo, a sua arquitetura e o paisagismo desenvolvidos ali são um show à parte.

Outro ponto de atenção e interesse é que o parque oferece uma série de atividades gratuitas para aos frequentadores, como aulas de Tai Chi Chuan algumas vezes na semana, oficinas de aquarela, yoga, meditação e capoeira.

 

Estação e Parque da Luz

Parque da Luz SP
Parque da Luz | Foto: Eugenio Hansen, via Wikimedia Commons

Quer conhecer um dos ótimos parques gratuitos de SP e, de quebra, visitar um dos marcos principais da cidade? Então, não deixe de passar na Estação e Parque da Luz.

A estação, aliás, já foi a porta de entrada da cidade, centenas de anos atrás, e por ali passaram de barões do café a membros da realeza e imigrantes vindos de todas as partes do mundo.

   

Colado a esse marco da capital paulista — até hoje uma das estações mais movimentadas da cidade — está o Parque da Luz, repleto de esculturas e que transforma o espaço cheio de verde em uma galeria a céu aberto.

Uma boa ideia para quem busca um lugar para sentar à tarde e ler um livro. Ah, você pode também conhecer a Pinacoteca do Estado, que fica logo em frente e também oferece um passeio cultural imperdível para quem quer saber mais da história de São Paulo.

 

Parques em São Paulo: por que visitar?

*Vídeo do Ministério do Turismo

Talvez você esteja se perguntando porque visitar esses parques em São Paulo, uma cidade tão conhecida pela vida noturna e agitação de uma típica capital metropolitana.

A verdade é que mesmo a cidade grande precisa de uma pausa e esses ambientes são ótimas opções para desconectar do agito do dia a dia.

Aproveitar a proximidade com a natureza é uma das melhores formas de respirar fundo (um pouco de ar puro!) e lembrar que existem oportunidades incríveis de se divertir sem gastar nada por aqui.

Além disso, levar as crianças para um dia no parque é garantia de diversão, muito espaço para correr e brincar e atividades que fogem do comum. Confira mais dicas para 1 a 4 dias em São Paulo.

Visitar o planetário do Ibirapuera ou fazer uma aula gratuita de meditação no Burle Max são duas ideias maravilhosas, se você busca fazer algo diferente. O mesmo vale para conhecer o complexo da Luz, com o parque e a estação lado a lado, coroados com a Pinacoteca logo em frente.

Incluir alguns desses parques na sua visita à cidade ou fazer questão de conhecê-los nos finais de semana prometem uma experiência única de lembrar que, mesmo em um ambiente sempre tão agitado e estressante, também é possível contato com a natureza.

O melhor é que muitos desses passeios são gratuitos! É possível reservar um tempo para aproveitar os espaços bem cuidados e que também exploram muito da fauna e da flora do estado que, apesar de ter sido tomada pelas construções de concreto, ainda resistem e mostram que existe verde (e amor) em SP.

Qual dos parques em São Paulo você ficou com vontade de conhecer? Responda nos comentários!

 

 

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *